Definições de Portfolio

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Definições de Portfolio

Mensagem  rosa em Sex 11 Jul 2008, 16:03

EuniceMaria escreveu:Meus parabéns a todos e em especial aos professores de Aparecida do Taboado, os quais sou responsável neste curso enquanto tutora! É muito emocionante ver a riqueza que este fórum vem proporcionando.
Lendo as informações postadas por vcs, percebi que mesmo usando um só caminho na pesquisa, os resultados nem sempre são os mesmos (passa também pela interpretação de cada um), porém, igualmente ricos. Gostei muito dos conceitos de portfolio para as STEs, mas não esqueçam: lidaremos com pastas virtuais e arquivos. Então, diante disso, qual seria o portfolio melhor recomendado? Ou, quais?
Grande abraço.

Eunice, acredito que, nesse caso, o melhor portfolio é o blog - como portfolio individual virtual, onde estamos registrando as atividades desenvolvidas semanalmente, bem como as ferramentas utilizadas, aprendizagens, dificuldades encontradas, etc. flower
avatar
rosa

Mensagens : 8
Data de inscrição : 16/06/2008
Localização : Aparecida do Taboado - MS

Ver perfil do usuário http://diariorosacatarina.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Definição para portfólio

Mensagem  josemeire em Sex 11 Jul 2008, 16:22

Definições para Portfólio:
*É uma lista de trabalhos de um profissional ou empresa.
*Pasta para guardar e transportar papéis (documentos, folhetos, desenhos, etc.);
*Pasta contendo material publicitário, voltada à divulgação pessoal;
* Conjunto de obras de um determinado artista;
*Conjunto de produtos e/ou serviços de uma empresa;
*Conjunto de investimentos (títulos, ações ...)
*Conjunto de títulos detidos por um investidor. Pode ser constituído por ações, obrigações, opções e/ou qualquer outro tipo .
*Conjunto de produtos, serviços oferecidos por uma empresa a um mercado ou a segmentos deste.
*Documento formal que apresenta as experiências de aprendizagem fora da escola, sendo utilizado para solicitar reconhecimento acadêmico da aprendizagem experimental.
*Modelo de avaliação reflexivo, que apela à lógica formativa e compreensiva e dá sentido à apreciação final. A classificação é aberta, partilhada e, por isso, discutível todo o percurso. É um processo auto-investigativo, de auto-descoberta e estimulante do desenvolvimento pessoal.
*Carteira de títulos mantida por um fundo mútuo ou investidor individual. Um portfólio bem feito reduz os riscos de perdas patrimoniais ou financeiras.
*pasta de apresentação das melhores fotos do fotógrafo.

Para a STE a definição mais próxima a que utilizamos é:
Modelo de avaliação reflexivo, que apela à lógica formativa e compreensiva e dá sentido à apreciação final. A classificação é aberta, partilhada e, por isso, discutível todo o percurso. É um processo auto-investigativo, de auto-descoberta e estimulante do desenvolvimento pessoal.
agvaledomouro-m.ccems.pt/mod/glossary/view.php
avatar
josemeire

Mensagens : 15
Data de inscrição : 17/06/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Definições de Portfolio

Mensagem  josemeire em Sex 11 Jul 2008, 16:27

Oi meu amigo,parece que temos a mesma opinião,um grande abraço, e feliz férias.
avatar
josemeire

Mensagens : 15
Data de inscrição : 17/06/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Definições de Portfolio

Mensagem  josemeire em Sex 11 Jul 2008, 16:29

Danilo escreveu:Os resultados para as duas grafias foram os mesmos.
Vamos às definições:
-É uma lista de trabalhos de um profissional ou empresa;
-Pasta para guardar e transportar papéis;
-Pasta contendo material publicitário, voltada à divulgação pessoal;
-Conjunto de obras de um determinado artista;
-Conjunto de produtos e/ou serviços de uma empresa;
-Conjunto de investimentos;
-Conjunto de títulos detidos por um investidor;
-Documento formal que apresenta as experiências de aprendizagem fora da escola, sendo utilizado para solicitar reconhecimento acadâmico da aprendizagem experimental.

O Tipo de portfolio utilizado na STE:
Analisando as definições a que mais se enquadra com os objetivos e utilizações na STE é a que segue abaixo:

"O portfólio também pode ser usado na educação, tanto por alunos como por professores, com o objetivo de fazer uma reflexão crítica sobre o seu processo acadêmico, visando a melhoria de competências, atitudes ou conhecimentos. Normalmente é uma coletânea de documentos ligada a um texto seguindo uma lógica reflexiva".

Acredito que a maneira que temos trabalhado neste curso remete diretamente à essa definição além do que nossos alunos também utilizam a STE com base na coleta e análise de dados.

Está feito. Um abraço
Olá meu amigão, parece que temos a mesma opinião,um grande abraço, feliz férias.
avatar
josemeire

Mensagens : 15
Data de inscrição : 17/06/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Definição: Portfolio ou Portfólio

Mensagem  Marcia em Sex 11 Jul 2008, 16:36

Pois é, mais um termo que gera confusão, mas o que interessa mesmo é o contúdo, pois não há diferença no significado destas palavras quanto a grafia.

*Conjunto de marcas, produtos e serviços de uma empresa;
*Conjunto das contas de uma agência, produtora, fornecedor ou proficional;
*Conjunto dos títulos de uma editora e de programas de uma emissora de rádio e tv.

O portfólio também pode ser usado na educação, tanto por alunos como por professores, com o objetivo de fazer uma reflexão crítica sobre o seu processo acadêmico, visando a melhoria de competências, atitudes ou conhecimentos. Normalmente é uma coletânea de documentos ligada a um texto seguindo uma lógica reflexiva.

Marcia

Mensagens : 6
Data de inscrição : 19/06/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Definições de Portfolio

Mensagem  Marcia em Sex 11 Jul 2008, 16:59

Danilo escreveu:Os resultados para as duas grafias foram os mesmos.
Vamos às definições:
-É uma lista de trabalhos de um profissional ou empresa;
-Pasta para guardar e transportar papéis;
-Pasta contendo material publicitário, voltada à divulgação pessoal;
-Conjunto de obras de um determinado artista;
-Conjunto de produtos e/ou serviços de uma empresa;
-Conjunto de investimentos;
-Conjunto de títulos detidos por um investidor;
-Documento formal que apresenta as experiências de aprendizagem fora da escola, sendo utilizado para solicitar reconhecimento acadâmico da aprendizagem experimental.

O Tipo de portfolio utilizado na STE:
Analisando as definições a que mais se enquadra com os objetivos e utilizações na STE é a que segue abaixo:

"O portfólio também pode ser usado na educação, tanto por alunos como por professores, com o objetivo de fazer uma reflexão crítica sobre o seu processo acadêmico, visando a melhoria de competências, atitudes ou conhecimentos. Normalmente é uma coletânea de documentos ligada a um texto seguindo uma lógica reflexiva".

Acredito que a maneira que temos trabalhado neste curso remete diretamente à essa definição além do que nossos alunos também utilizam a STE com base na coleta e análise de dados.

Está feito. Um abraço


Concordo professor Danilo, quando você disse que a maneira que temos trabalhado nesse curso remete diretamente á essa definição.

Marcia

Mensagens : 6
Data de inscrição : 19/06/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Portifolio

Mensagem  Danilo Yura em Sex 11 Jul 2008, 19:46

Definição simples de portifolio segundo o dicionário Houaiss. A definição de portfolio é: “conjunto ou coleção daquilo que está ou pode ser guardado num porta-fólio (fotografias, gravuras etc.)” ou sob a ótica da publicidade: “conjunto de trabalhos de um artista (designer, desenhista, cartunista, fotógrafo etc.) ou de fotos de ator ou modelo, us. para divulgação entre clientes prospectivos, editores etc.; buque.” (Houaiss, 1991)

O definição que enquadra no STE: “Modelo de avaliação reflexivo, que apela à lógica formativa e compreensiva e dá sentido à apreciação final. A classificação é aberta, partilhada e, por isso, discutível todo o percurso. É um processo auto-investigativo, de auto-descoberta e estimulante do desenvolvimento pessoal”.
agvaledomouro-m.ccems.pt/mod/glossary/view.php

O Portfolio é um instrumento de construção de conhecimentos no processo ensino aprendizagem. É uma forma diagnóstica e contínua de acompanhamento e avaliação de um trabalho desenvolvido, onde se pode verificar e problematizar hipóteses em variadas situações
avatar
Danilo Yura

Mensagens : 7
Data de inscrição : 16/06/2008
Idade : 35

Ver perfil do usuário http://daniloyura.googlepages.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

“Definições de Portfolio”

Mensagem  Ricardo Ramire Gonçalves em Sab 12 Jul 2008, 04:15

Eis a definição de portfolio: é uma ferramenta versátil que promove a reflexão da investigação-acção, servindo, também, como partilha de ideias, actividades e materiais pelo facto poder organizar uma grande diversidade de registos seleccionados. Não pode ser entendido como um armazém para onde se atira tudo ao monte. Tem que estar organizado e conter o que é mais relevante.
Um portifolio é construído a partir do propósito organizacional de um trabalho; visando demonstrar nossas capacidades profissionais. Uma Sala de Tecnologia Educacional, organizada a partir de um portifolio, alcançará seus objetivos com mais eficácia.
O Blog é excelente exemplo de portifolio. As observações e descrições de processos ficarão a disposição de futuras análises. Os apontamentos registrados ganham uma utilidade a mais.
Ao digitar portifólio acentuado, percebi que não ocorreram mudanças quanto ao significado da palavra.
avatar
Ricardo Ramire Gonçalves

Mensagens : 17
Data de inscrição : 17/06/2008
Idade : 42
Localização : Cassilândia

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Portfólio/portfolio?

Mensagem  Rosana Fanelli em Sab 12 Jul 2008, 18:51

Portfólio/portfolio?

Muitas dúvidas existem em torno dessa palavra quanto a sua grafia, mas pelas minhas pesquisas elas têm o mesmo sinônimo.Portfólio, portfolio, portifólio ou porta-fólio, significam a mesma coisa, as diferentes grafias se dão por conta da origem da palavra e se formos procurá-la nos dicionários devemos encontra porta-fólio que é a mais adequada quando se busca uma identidade nacional para utilizar o termo.
ALGUMAS DEFINIÇÕES: Segundo o site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Portfólio
Portfolio: Termo de origem anglo-saxônica que designa o conjunto de títulos e ações de um investidor, individual ou institucional. Ou: Documento formal que apresenta as experiências de aprendizagem fora da escola, sendo utilizado para solicitar reconhecimento académico da aprendizagem experimenal.
Outras definições: Segundo o site : http://pt.wiktionary.org/wiki/portfólio :
port.fó.lio substantivo masculino (plural: portfólios)
1. Pasta para guardar e transportar papéis (documentos, folhetos, desenhos, etc.).
2. Pasta contendo material publicitário, voltada à divulgação pessoal.
3. Conjunto de obras de um determinado artista.
4. Conjunto de produtos e/ou serviços de uma empresa.
5. (economia) Conjunto de investimentos (títulos, ações, etc.).
Utilização de portfólio na Educação: http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/0160/aberto/mt_246268.shtml
Na escola costuma-se trabalhar com portfólios de duas formas: para registrar, ao longo de todo o ano, as atividades desenvolvidas por cada aluno; e como uma espécie de relatório de um trabalho ou projeto específico.
Uma definição de portfólio na STE :
http://agvaledomouro-m.ccems.pt/mod/glossary/view.php?id=135
PORTFÓLIO:
Modelo de avaliação reflexivo, que apela à lógica formativa e compreensiva e dá sentido à apreciação final. A classificação é aberta, partilhada e, por isso, discutível todo o percurso. É um processo auto-investigativo, de auto-descoberta e estimulante do desenvolvimento pessoal.

Enfim o importante é o conteúdo que vamos guardar nesse potfólio, pois será uma maneira de revermos nosso trabalho, de estarmos vendo ao evolução , retrocessos, onde podemos repensar atitudes e buscar soluções.
avatar
Rosana Fanelli

Mensagens : 15
Data de inscrição : 19/06/2008
Idade : 58
Localização : Bataguassu

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Definições de Portfolio

Mensagem  Rosana Fanelli em Sab 12 Jul 2008, 18:59

Alexsandra escreveu:A utilizaçao do acento nao influencia ( acho mais correto com acento)

Porém dependendo da area a ser utilizada ha variaçoes
* Educaçao
* fotografia
*Administraçao de Empresas
* Economia e Finanças.

Portfólio na Educaçao-->> encontrei algumas definiçoes que achei interessantes, segue:

1 -> "Um portfolio é uma amostra significativa do trabalho do estudante que revela o seu progresso, esforço e realizações.
Constitui uma seleção, feita pelo estudante, dos melhores trabalhos ou produtos por si realizados, documentação das experiências de trabalho relacionadas com as finalidade e objetivos do curso e evidência do processo de aprendizagem, crescimento e desenvolvimento.
Reúne não só os produtos finais mas também a evidência do processo continuado de reflexão e tomada de decisão ao longo de todo o percurso.
Este conjunto de elementos evidencia o processo de auto-reflexão e implica participação do estudante na seleção de conteúdos, na identificação dos critérios para seleção e avaliação".
http://www2.eb23-pacos-ferreira.rcts.pt/site_crie/moodle/portfolio_1.doc

2 -> Instrumento de construção de conhecimentos no processo ensino-aprendizagem. É uma forma diagnostica e continua de acompanhamento e avaliação de um trabalho desenvolvido, onde se pode verificar e problematizar hipóteses em variadas situações(...)

Portfólio é uma estratégia, é um diário de aprendizagem onde registramos constantemente, a partir de pesquisa, uma seleção de amostras do nosso trabalho, nossas duvidas e nossas conquistas, e o que nos leva a descoberta do conhecimento.

www.uberaba.mg.gov/websemec/formacao/portfolio/pdf

Portfólio utilizado na STE.

O Portfolio enquanto ferramenta pedagógica pode ser descrito como uma coleção organizada e planejada de trabalhos produzidos pelo(s) aluno(s), ao longo de um determinado período de tempo, de forma a poder proporcionar uma visão alargada e detalhada da aprendizagem efetuada bem como das diferentes componentes do seu desenvolvimento cognitivo, metacognitivo e afectivo. Reflete também a identidade de cada aluno, de cada professor, em cada contexto, enquanto construtores do seu desenvolvimento ao longo da vida. Permite uma verdadeira avaliação contínua

http://portfolio.alfarod.net/

flower

Olá Colega :
Gostei bastante da sua pesquisa, até copiei alguns sites que ainda não tinha entrado. Só fico com uma dúvida, será que o mais correto é portfólio acentuado? Na verdade até agora estou em dúvida! Mas em todo caso se utilizarmos o portifólio da maneira adequada a grafia acho eu não tem muita importância. Surprised
avatar
Rosana Fanelli

Mensagens : 15
Data de inscrição : 19/06/2008
Idade : 58
Localização : Bataguassu

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Portifólio

Mensagem  Rosana Fanelli em Sab 12 Jul 2008, 19:13

alexander Lucas Vória escreveu:Ao se fazer a pesquisa, o acento não teve grande influência no resultado da pesquisa. A diferenciação esta na situação onde a palavra esta inserida.
Para uma empresa, o portifolio é o conjunto de produtos e serviços oferecidos por uma empresa a um mercado ou a um segmento deste;
Para uma secretaria é uma pasta para guardar e transportar documentos, arquivo;
Para um artista é o conjunto de suas obras;
Para o mercado de ações, é o conjunto de títulos e ações que uma pessoa ou um fundo de investimento detém;
Em suma, portfolio é um organograma, com uma listagem de conteúdos que a ele se destina: trabalhos, currículo, fotos, títulos, etc.
Teve outros resultados, como uma marca de acessórios em couro, marca de uma revista, ateliê, entre outros.

PORTFOLIO – STE

O usado na STE deve ser do tipo de avaliação reflexivo, que apela a lógica formativa e compreensiva e da sentido à apreciação final. A classificação é aberta, partilhada e, por isso discutível todo o percursso investigativo de alta-descoberta e estimulante do desenvolvimento pessoal.

cyclops Arrow Algumas partes de textos que nos faz refletir sobre a função de um portfolio para a educação:

Na última década, o saber acumulado e repetitivo do conteúdo de material didático, simplesmente transferido pelo professor e completamente descontextualizado de informação, tem sido substituído pela concepção de uma
proposta atual de educação que propicie uma avaliação da aprendizagem e esteja em consonância com as finalidades educativas, considerando-se a importância de não se confundir a avaliação com mensuração de conteúdos e, conseqüentemente, a aprovação (HERNANDEZ, 2000).

Diferentemente de checar o que e quanto o aluno aprendeu, essas concepções atuais buscam o sentido das aprendizagens para aquele que aprende, trabalhando com diferentes linguagens para a construção efetiva do
conhecimento. Um texto escrito, um texto visual, uma obra artística, um conto ou uma poesia são linguagens que articuladas, expressam idéias, expressam conhecimento. E qual seria, então o instrumento de avaliação coerente com esse processo de aprender? Com certeza não poderia ser um instrumento de mensuração que pontuasse resultados, mas sim um instrumento que desse espaço à criatividade, à construção e que registrasse o percurso desse processo de construção do saber.
O Portfólio é esse instrumento que reflete a trajetória desse saber construído.Também possibilita aos alunos e professores uma compreensão maior do que foi ensinado.

boas ferias a todos!!!!! Sleep Sleep Sleep cheers cheers cheers
Sleep Sleep Sleep
Olá Alex, concordo com você quando diz que o portfólio reflete a trajetória do saber costruído. Não acha que esse instrumento torna nosso trabalho mais fácil, pois o professor pode acompanhar o progresso de sua turma? Boas férias pra você também. Sleep
avatar
Rosana Fanelli

Mensagens : 15
Data de inscrição : 19/06/2008
Idade : 58
Localização : Bataguassu

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Portfólio/portfolio

Mensagem  Rosana Fanelli em Sab 12 Jul 2008, 19:19

Patricia Carneiro Barboza escreveu:Encontrei as seguintes definições de portfólio/portofólio/portefólio: uma lista de trabalhos de um profissional ou empresa; Pasta para guardar e transportar papéis; Pasta contendo material publicitário; Conjunto de produtos e serviços de uma empresa; Conjunto de investiento (títulos, ações). http://pt.wiktionary.org/wiki/portfólio e http://pt.wikipedia.org/wiki/Portfólio.

Portfólio usado na sala de tecnologia tem que ser um processo de investigação e descoberta que auxilia no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, dessa forma “Modelo de avaliação reflexivo, que apela à lógica formativa e compreensiva e dá sentido à apreciação final. A classificação é aberta, partilhada e, por isso, discutível todo o percurso. É um processo auto-investigativo, de auto-descoberta e estimulante do desenvolvimento pessoal.”
agvaledomouro-m.ccems.pt/mod/glossary/view.php

Olá colega! Concordo com sua colocação pois através da investigação fazemos sempre grandes descobertas que com certeza ajudarão muito no ensino-aprendizagem. Beijos e boas férias. Sleep
avatar
Rosana Fanelli

Mensagens : 15
Data de inscrição : 19/06/2008
Idade : 58
Localização : Bataguassu

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Portifólio

Mensagem  Mágni em Sab 12 Jul 2008, 20:12

Smile Olá Colegas. Very Happy
Definição:


É uma lista de trabalhos de um profissional ou empresa;
Pasta para guardar e transportar papéis;
Pasta contendo material publicitário, voltada à divulgação pessoal;
Conjunto de obras de um determinado artista;
Conjunto de produtos e/ou serviços de uma empresa;
Conjunto de investimentos;
Conjunto de títulos detidos por um investidor;
Documento formal que apresenta as experiências de aprendizagem fora da escola, sendo utilizado para solicitar reconhecimento acadâmico da aprendizagem experimental.

O Tipo de portfolio utilizado na STE:

"O portfólio também pode ser usado na educação, tanto por alunos como por professores, com o objetivo de fazer uma reflexão crítica sobre o seu processo acadêmico, visando a melhoria de competências, atitudes ou conhecimentos. Normalmente é uma coletânea de documentos ligada a um texto seguindo uma lógica reflexiva”
avatar
Mágni

Mensagens : 23
Data de inscrição : 17/06/2008
Idade : 51
Localização : Paranaíba - MS.

Ver perfil do usuário http://magnijorge.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Portifólio

Mensagem  Mágni em Sab 12 Jul 2008, 20:16

Endereço do site oferecido na busca (pesquisa) que define o portfolio usado na STE
http://pt.wikipedia.org/wiki/Portfolio
http://agvaledomouro-m.ccems.pt/mod/glossary/view.php?id=135
avatar
Mágni

Mensagens : 23
Data de inscrição : 17/06/2008
Idade : 51
Localização : Paranaíba - MS.

Ver perfil do usuário http://magnijorge.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Com ou sem acento??

Mensagem  Mariúcha Gorre em Seg 14 Jul 2008, 02:29


Para mim a utilizaçao do acento não influenciana pesquisa, mas fiz como foi orientado.

Dependendo de sua aplicação profissional é possivel encontramos algumas variações:

ﻬ Administraçao de Empresas;
ﻬ Economia e Finanças;
ﻬ Educação;
ﻬ Fotografia.

Algumas definições:

1 É uma lista de trabalhos de um profissional ou empresa;

2 Pasta para guardar e transportar papéis;

3 Pasta contendo material publicitário, voltada à divulgação pessoal;

4 Conjunto de obras de um determinado artista;

5 Conjunto de produtos e/ou serviços de uma empresa;

6 Conjunto de investimentos;

7 Conjunto de títulos detidos por um investidor;

8 Documento formal que apresenta as experiências de aprendizagem fora da escola, sendo utilizado para solicitar reconhecimento acadâmico da aprendizagem experimental.

Assim foi com muita pequisa foi possivel definir: O Tipo de portfolio utilizado na STE:

"O portfólio também pode ser utilizado como mais uma importante ferramenta na educação, tanto por alunos como por professores, com o objetivo de fazer uma reflexão crítica sobre o seu processo acadêmico, visando a melhoria de competências, atitudes ou conhecimentos. Permitindo assim uma avaliação continua de um trabalho.”

http://portfolio.alfarod.net/
www.uberaba.mg.gov/websemec/formacao/portfolio/pdf
http://www2.eb23-pacos-ferreira.rcts.pt/site_crie/moodle/portfolio_1.doc
avatar
Mariúcha Gorre

Mensagens : 12
Data de inscrição : 18/06/2008
Idade : 39
Localização : Bataguassu - MS

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Definições de Portfolio

Mensagem  Mariúcha Gorre em Seg 14 Jul 2008, 02:35

Lidiane Mariano escreveu:Gente eu acho que tem diferença em se pesquisar portfólio com e sem acento sim.
Quando pesquisamos com acento os primeiro sites achados são de definições de portífólio.
Já quando pesquisamos sem o acento os primeiros sites encontrados são de sites de portfólios diversos, alem é claro do site da enciclópedia Wikipédia que aparece nos dois casos.
Alguém também concorda? Embarassed

Eu discordo, pois o q li , as definições são as mesmas, com algumas variações apenas.
Mas valeu sua opinião.
avatar
Mariúcha Gorre

Mensagens : 12
Data de inscrição : 18/06/2008
Idade : 39
Localização : Bataguassu - MS

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

PORTFÓLIO & PORTFOLIO

Mensagem  Suzeraya em Seg 14 Jul 2008, 19:30

Uau !!!
Depois de tantas pesquisas descobri que o acento agudo (que parece tão forte, senhor de si) não faz diferença no sentido da palavra PORTFOLIO.

Algumas definições:
  • Portfólio tem sido descritos como uma coletânea das evidencias que documentam o desenvolvimento as competências e as habilidades do individuo.

  • Conjunto ou coleção daquilo que está ou pode ser guardado num porta-fólio para que o profissional guarde o resultado de seu trabalho.

  • É uma lista de trabalho de profissional ou empresa.

[b]Princípios na educação

Construção -disposição própria do estudante; permitindo-lhe fazer escolhas e tomar decisões;
Reflexão - o estudante analisa constantemente suas produções, corrige incompreensões, evidencia avanços, procura atividades e textos complementares;
Auto-avaliação - o estudante avalia processualmente seu progresso;
Criatividade - o estudante escolhe a maneira de organizar seu porta-fólio e apresenta seu próprio estilo, a construção do porta-fólio proporciona o uso de diversas linguagens;
Parceria - o estudante é co-responsável pela avaliação;
Autonomia - o estudante faz escolhas e trabalha de forma independente sem seguir um padrão fechado de trabalho.
Características
  • Deve permitir conhecer o estudante, a maneira como cada um percorre seu processo de aprendizagem.

  • Deve expressar a diversidade de ações e reflexões da sua trajetória no curso.
  • Deve-se analisar progresso do aluno. Valorizam-se todas as suas produções: analisam-se as últimas comparando-as com as primeiras, de modo que se perceba o avanço obtido.

Objetivos
  • Possibilita avaliar as capacidades de pensamento crítico;

  • Articular e solucionar problemas complexos;

  • Trabalhar colaborativamente;

  • Conduzir pesquisa, desenvolver projetos;

  • Formular os seus próprios objetivos para a aprendizagem.

Configurações
No ensino presencial (Portfólio ou Porta-fólio: pasta ou outro artefato que contenha todo o processo envolvendo as várias atividades registradas (experiências profissionais ou estudantis, análises de textos acadêmicos, resenhas, trabalhos em grupos ou individuais, resolução de situações problemas, estudo de caso etc.
No ensino a distância (e-Portfólio): O conteúdo do portfólio fica armazenado num ambiente de aprendizagem, por um período determinado. Ali ficam registrados e armazenados todas as atividades desenvolvidas durante o curso, individuais ou em grupo, e sua participação nos espaços de interação.
Tipos (e-portfólio)
  • De aprendizagem:

  • De evolução:

  • De apresentação:

  • Profissional:

O Tipo de portfolio utilizado na STE:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Portfolio
http://agvaledomouro-m.ccems.pt/mod/glossary/view.php?id=135
http://marciacsales.googlepages/portfolio.pps

"Ao usar o portfólio na educação tanto por alunos como por professores, devemos ter como objetivo de fazer uma reflexão crítica sobre o seu processo ensino/aprendizagem visando à melhoria e agilidades no conhecimento facilitando assim a busca dos registros não só através da memória , mas também da concretização dos fatos".


Última edição por Suzeraya em Seg 14 Jul 2008, 21:55, editado 1 vez(es)
avatar
Suzeraya

Mensagens : 17
Data de inscrição : 17/06/2008
Idade : 55
Localização : Paranaíba

Ver perfil do usuário http://suzerayarecriando.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Definições de Portfolio e Portfólio

Mensagem  Luciana Carvalho em Seg 14 Jul 2008, 20:31

Ao realizar a pesquisa da atividade 2 não notei diferença no resultado das definições apresentadas entre a palavra acentuada ou não, se houver alguma deve ser mínima. scratch

As definições encontradas foram:

• lista de trabalho de um profissional ou empresa;
• pasta para guardar e transportar papéis;
• conjunto de títulos detidos por um investidor;
• conjunto de produtos, serviços oferecidos por uma empresa a um mercado ou a segmentos deste;
• documento formal que apresenta as experiências de aprendizagem fora da escola;
• portfólio: Carteira de títulos mantida por um fundo mútuo ou investidor individual;
• pasta de apresentação das melhores fotos do fotógrafo.

Entre estas definições se encontra uma que, para mim, é a que mais se enquadra com a STE:

“Modelo de avaliação reflexivo, que apela à lógica formativa e compreensiva e dá sentido à apreciação final. A classificação é aberta, partilhada e, por isso, discutível todo o percurso. É um processo auto-investigativo, de auto-descoberta e estimulante do desenvolvimento pessoal”.

O endereço do site oferecido é: agvaledomouro-m.ccems.pt/mod/glossary/view.php

Então, considero o Portfólio necessário na STE para que se possa registrar as atividades desenvolvidas pelos alunos, podendo, assim, acompanhar o desenvolvimento e o progresso dos mesmos de acordo com o que foi trabalhado pelo professor.
avatar
Luciana Carvalho

Mensagens : 14
Data de inscrição : 18/06/2008
Idade : 51
Localização : Paranaíba-MS

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Definições de Portfolio

Mensagem  Luciana Carvalho em Seg 14 Jul 2008, 20:39

Suzeraya escreveu:Uau !!!
Depois de tantas pesquisas descobri que o acento agudo (que parece tão forte, senhor de si) não faz diferença na palavra PORTFOLIO.

Algumas definições:
Portfólio tem sido descritos como uma coletânea das evidencias que documentam o desenvolvimento as competências e as habilidades do individuo.
Conjunto ou coleção daquilo que está ou pode ser guardado num porta-fólio para que o profissional guarde o resultado de seu trabalho.
É uma lista de trabalho de profissional ou empresa.

Princípios na educação
Construção - disposição própria do estudante; permitindo-lhe fazer escolhas e tomar decisões;
Reflexão - o estudante analisa constantemente suas produções, corrige incompreensões, evidencia avanços, procura atividades e textos complementares;
Auto-avaliação - o estudante avalia processualmente seu progresso;
Criatividade - o estudante escolhe a maneira de organizar seu porta-fólio e apresenta seu próprio estilo, a construção do porta-fólio proporciona o uso de diversas linguagens;
Parceria - o estudante é co-responsável pela avaliação;
Autonomia - o estudante faz escolhas e trabalha de forma independente sem seguir um padrão fechado de trabalho.
Características
Deve permitir conhecer o estudante, a maneira como cada um percorre seu processo de aprendizagem.
Deve expressar a diversidade de ações e reflexões da sua trajetória no curso.
Deve-se analisar progresso do aluno. Valorizam-se todas as suas produções: analisam-se as últimas comparando-as com as primeiras, de modo que se perceba o avanço obtido.

Objetivos
Possibilita avaliar as capacidades de pensamento crítico;
Articular e solucionar problemas complexos;
Trabalhar colaborativamente;
Conduzir pesquisa, desenvolver projetos;
Formular os seus próprios objetivos para a aprendizagem.

Configurações
No ensino presencial (Portfólio ou Porta-fólio: pasta ou outro artefato que contenha todo o processo envolvendo as várias atividades registradas (experiências profissionais ou estudantis, análises de textos acadêmicos, resenhas, trabalhos em grupos ou individuais, resolução de situações problemas, estudo de caso etc.

No ensino a distância (e-Portfólio): O conteúdo do portfólio fica armazenado num ambiente de aprendizagem, por um período determinado. Ali ficam registrados e armazenados todas as atividades desenvolvidas durante o curso, individuais ou em grupo, e sua participação nos espaços de interação.

Tipos (e-portfólio)
De aprendizagem:
De evolução:
De apresentação:
Profissional:

O Tipo de portfolio utilizado na STE:

"O portfólio também pode ser usado na educação, tanto por alunos como por professores, com o objetivo de fazer uma reflexão crítica sobre o seu processo acadêmico, visando à melhoria de competências, atitudes ou conhecimentos. Normalmente é uma coletânea de documentos ligada a um texto seguindo uma lógica reflexiva”
Endereço do site oferecido na busca (pesquisa) que define o portfolio usado na STE
http://pt.wikipedia.org/wiki/Portfolio
http://agvaledomouro-m.ccems.pt/mod/glossary/view.php?id=135
http://marciacsales.googlepages/portfolio.pps

Oi, colega!!!
Saudades!
Gostei do acento agudo "senhor de si".
Concordo com você e, nossa, como foi meticulosa e aplicada. Muito bem!
Beijo! cheers
avatar
Luciana Carvalho

Mensagens : 14
Data de inscrição : 18/06/2008
Idade : 51
Localização : Paranaíba-MS

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

PORTFÓLIO

Mensagem  Carmen Regina em Seg 14 Jul 2008, 21:15

Após muitas pesquisas e leituras conclui que não existe diferença, em acentuar ou não PORTFOLIO, quanto ao seu significado.

Algumas definições:
  • Objeto que contém a essência de suas produções e trabalhos de um profissional.

    • É um diário de aprendizagem onde registramos constantemente uma seleção de amostra de nossos trabalhos.

    • Portfólios são trabalhos ilustrativos dos alunos. Representam o seu pensamento, sentimento, a sua maneira de agir; as suas competências e habilidades

    • Os portfólios permitem uma avaliação de cooperação e participação, havendo interação do professor e aluno.

    Portfólio:
No ensino presencial (Portfólio ou Porta-fólio: pasta ou outro artefato que contenha todo o processo envolvendo as várias atividades registradas (experiências profissionais ou estudantis, análises de textos acadêmicos, resenhas, trabalhos em grupos ou individuais, resolução de situações problemas, estudo de caso etc.

No ensino a distância (e-Portfólio): O conteúdo do portfólio fica armazenado num ambiente de aprendizagem, por um período determinado. Ali ficam registrados e armazenados todas as atividades desenvolvidas durante o curso, individuais ou em grupo, e sua participação nos espaços de interação.

Tipos (e-portfólio)
De aprendizagem: apresenta os documentos mais importantes e que evideciam a evolução da aprendizagem do aluno.
De evolução: Tem a característica de apresentar a evolução, o somativo significativo do processo de ensino do aluno.
De apresentação: Serve como uma coleção de dados mais importantes sobre seu trabalho para apresentar para amigos, parentes, colegas profissionais etc.
Profissional: Tem como característica o depósito de produções profissionais de toda a vida. Serve para demonstrar qualidades, currículo, experiências e realizações.
Finanças: uma coleção dos investimentos prendidos por uma instituição ou um indivíduo confidencial.
Gerência e Marketing: é uma coleção dos produtos, dos projetos, dos serviços, ou dos tipos que são oferecidos para a venda por uma companhia.

Modelo de avaliação reflexivo, que apela à lógica formativa e compreensiva e dá sentido à apreciação final. A classificação é aberta, partilhada e, por isso, discutível todo o percurso. É um processo auto-investigativo, de auto-descoberta e estimulante do desenvolvimento pessoal

O endereço que define o portfólio usado na STE:
http:// agvaledomouro-m.ccems.pt/mod/glossary/view.php

Ao término da pesquisa cheguei a conclusão que assim como nossa história de vida deve ser registrada, os trabalhos realizados na STE também poderão ser usado como ferramenta de acompanhamento, desenvolvimento e qualidade do ensino/aprendizagem. Os conhecimentos são registrados, enfatizando a finalidade, as competências e práticas adquiridas no processo de ensino. cheers Sleep


Última edição por Carmen Regina em Ter 15 Jul 2008, 14:53, editado 1 vez(es)
avatar
Carmen Regina

Mensagens : 13
Data de inscrição : 17/06/2008
Idade : 53
Localização : Paranaíba

Ver perfil do usuário http://diariocarmenregina.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Definições de Portfolio

Mensagem  Suzeraya em Seg 14 Jul 2008, 22:05

Luciana escreveu:
Ao realizar a pesquisa da atividade 2 não notei diferença no resultado das definições apresentadas entre a palavra acentuada ou não, se houver alguma deve ser mínima. scratch

As definições encontradas foram:

• lista de trabalho de um profissional ou empresa;
• pasta para guardar e transportar papéis;
• conjunto de títulos detidos por um investidor;
• conjunto de produtos, serviços oferecidos por uma empresa a um mercado ou a segmentos deste;
• documento formal que apresenta as experiências de aprendizagem fora da escola;
• portfólio: Carteira de títulos mantida por um fundo mútuo ou investidor individual;
• pasta de apresentação das melhores fotos do fotógrafo.

Entre estas definições se encontra uma que, para mim, é a que mais se enquadra com a STE:

“Modelo de avaliação reflexivo, que apela à lógica formativa e compreensiva e dá sentido à apreciação final. A classificação é aberta, partilhada e, por isso, discutível todo o percurso. É um processo auto-investigativo, de auto-descoberta e estimulante do desenvolvimento pessoal”.

O endereço do site oferecido é: agvaledomouro-m.ccems.pt/mod/glossary/view.php

Então, considero o Portfólio necessário na STE para que se possa registrar as atividades desenvolvidas pelos alunos, podendo, assim, acompanhar o desenvolvimento e o progresso dos mesmos de acordo com o que foi trabalhado pelo professor.

Olá cara colega....
Também estou com saudades de fazermos as atividades do curso juntas.....Sentimos sua falta, mas espero vê-la em breve.
Ah!!! Gostei da sua visão em relação ao portfolio, e a importante para nós professores atribulados que nem sempre guardamos nossas atividades na área tecnológica e artistica. Agora mais uma ferramenta para registrarmos nossos trabalhos juntamente com nossos alunos
flower Very Happy
Bjs no coração e alma e um bom descanso nesse restinho de férias.
avatar
Suzeraya

Mensagens : 17
Data de inscrição : 17/06/2008
Idade : 55
Localização : Paranaíba

Ver perfil do usuário http://suzerayarecriando.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

oiiieee

Mensagem  Suzeraya em Seg 14 Jul 2008, 22:12

Carmen Regina escreveu:Após muitas pesquisas e leituras conclui que não existe diferença, em acentuar ou não PORTFOLIO, quanto ao seu significado.

Algumas definições:
Objeto que contém a essência de suas produções e trabalhos de um profissional.
É um diário de aprendizagem onde registramos constantemente uma seleção de amostra de nossos trabalhos.
Portfólios são trabalhos ilustrativos dos alunos. Representam o seu pensamento, sentimento, a sua maneira de agir; as suas competências e habilidades
Os portfólios permitem uma avaliação de cooperação e participação, havendo interação do professor e aluno.
Portfólio:
No ensino presencial (Portfólio ou Porta-fólio: pasta ou outro artefato que contenha todo o processo envolvendo as várias atividades registradas (experiências profissionais ou estudantis, análises de textos acadêmicos, resenhas, trabalhos em grupos ou individuais, resolução de situações problemas, estudo de caso etc.

No ensino a distância (e-Portfólio): O conteúdo do portfólio fica armazenado num ambiente de aprendizagem, por um período determinado. Ali ficam registrados e armazenados todas as atividades desenvolvidas durante o curso, individuais ou em grupo, e sua participação nos espaços de interação.

Tipos (e-portfólio)
De aprendizagem: apresenta os documentos mais importantes e que evideciam a evolução da aprendizagem do aluno.
De evolução: Tem a característica de apresentar a evolução, o somativo significativo do processo de ensino do aluno.
De apresentação: Serve como uma coleção de dados mais importantes sobre seu trabalho para apresentar para amigos, parentes, colegas profissionais etc.
Profissional: Tem como característica o depósito de produções profissionais de toda a vida. Serve para demonstrar qualidades, currículo, experiências e realizações.
Finanças: uma coleção dos investimentos prendidos por uma instituição ou um indivíduo confidencial.
Gerência e Marketing: é uma coleção dos produtos, dos projetos, dos serviços, ou dos tipos que são oferecidos para a venda por uma companhia.

Modelo de avaliação reflexivo, que apela à lógica formativa e compreensiva e dá sentido à apreciação final. A classificação é aberta, partilhada e, por isso, discutível todo o percurso. É um processo auto-investigativo, de auto-descoberta e estimulante do desenvolvimento pessoal

O endereço que define o portfólio usado na STE:
http:// agvaledomouro-m.ccems.pt/mod/glossary/view.php

Ao término da pesquisa cheguei a conclusão que assim como nossa história de vida deve ser registrada, os trabalhos realizados na STE também poderão ser usado como ferramenta de acompanhamento, desenvolvimento e qualidade do ensino/aprendizagem. Os conhecimentos são registrados, enfatizando a finalidade, as competências e práticas adquiridas no processo de ensino. cheers Sleep

Hum!!! Shocked

Como é sabida......
Quando crescer quero ser igual a você.
Concordo com o que disse e quero muito continuar trabalhando contigo.
E agora sim....vamos guardar tudo que criamos trabalhamos e ainda fazermos projetos.
Bjs no I love you
avatar
Suzeraya

Mensagens : 17
Data de inscrição : 17/06/2008
Idade : 55
Localização : Paranaíba

Ver perfil do usuário http://suzerayarecriando.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

????????????

Mensagem  Mágni em Ter 15 Jul 2008, 05:06

Ola colega.
achei legal sua pesquisa principalmente do
Very Happy "acento" Very Happy
Mas to numa duvida a palavra correta é : Portfolio, Portfólio, Portifólio ou portifolio? Question Question


Suzeraya escreveu:Uau !!!
Depois de tantas pesquisas descobri que o acento agudo (que parece tão forte, senhor de si) não faz diferença no sentido da palavra PORTFOLIO.

Algumas definições:
  • Portfólio tem sido descritos como uma coletânea das evidencias que documentam o desenvolvimento as competências e as habilidades do individuo.

  • Conjunto ou coleção daquilo que está ou pode ser guardado num porta-fólio para que o profissional guarde o resultado de seu trabalho.

  • É uma lista de trabalho de profissional ou empresa.

[b]Princípios na educação

Construção -disposição própria do estudante; permitindo-lhe fazer escolhas e tomar decisões;
Reflexão - o estudante analisa constantemente suas produções, corrige incompreensões, evidencia avanços, procura atividades e textos complementares;
Auto-avaliação - o estudante avalia processualmente seu progresso;
Criatividade - o estudante escolhe a maneira de organizar seu porta-fólio e apresenta seu próprio estilo, a construção do porta-fólio proporciona o uso de diversas linguagens;
Parceria - o estudante é co-responsável pela avaliação;
Autonomia - o estudante faz escolhas e trabalha de forma independente sem seguir um padrão fechado de trabalho.
Características
  • Deve permitir conhecer o estudante, a maneira como cada um percorre seu processo de aprendizagem.

  • Deve expressar a diversidade de ações e reflexões da sua trajetória no curso.
  • Deve-se analisar progresso do aluno. Valorizam-se todas as suas produções: analisam-se as últimas comparando-as com as primeiras, de modo que se perceba o avanço obtido.

Objetivos
  • Possibilita avaliar as capacidades de pensamento crítico;

  • Articular e solucionar problemas complexos;

  • Trabalhar colaborativamente;

  • Conduzir pesquisa, desenvolver projetos;

  • Formular os seus próprios objetivos para a aprendizagem.

Configurações
No ensino presencial (Portfólio ou Porta-fólio: pasta ou outro artefato que contenha todo o processo envolvendo as várias atividades registradas (experiências profissionais ou estudantis, análises de textos acadêmicos, resenhas, trabalhos em grupos ou individuais, resolução de situações problemas, estudo de caso etc.
No ensino a distância (e-Portfólio): O conteúdo do portfólio fica armazenado num ambiente de aprendizagem, por um período determinado. Ali ficam registrados e armazenados todas as atividades desenvolvidas durante o curso, individuais ou em grupo, e sua participação nos espaços de interação.
Tipos (e-portfólio)
  • De aprendizagem:

  • De evolução:

  • De apresentação:

  • Profissional:

O Tipo de portfolio utilizado na STE:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Portfolio
http://agvaledomouro-m.ccems.pt/mod/glossary/view.php?id=135
http://marciacsales.googlepages/portfolio.pps

"Ao usar o portfólio na educação tanto por alunos como por professores, devemos ter como objetivo de fazer uma reflexão crítica sobre o seu processo ensino/aprendizagem visando à melhoria e agilidades no conhecimento facilitando assim a busca dos registros não só através da memória , mas também da concretização dos fatos".
avatar
Mágni

Mensagens : 23
Data de inscrição : 17/06/2008
Idade : 51
Localização : Paranaíba - MS.

Ver perfil do usuário http://magnijorge.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Portifolio

Mensagem  ednagomeslopes em Ter 15 Jul 2008, 14:17

Portfólios
Um portifólio é um conjunto de produções pessoais exclusivas referentes à aulas, aprendizagens, produções artísticas e outras que proporciona evidências de conhecimentos construídos e estratégias utilizadas no processo de aprendizagem. Como estratégia de avaliação, deixa transparecer uma concepção de aprendizagem construtivista (http://infancias.zip.net/arch2005-09-11_2005-09-17.html). Pode ser descrito como uma coleção organizada e planejada produzida pelo aprendiz ao longo de um período e proporciona uma visão ampla e detalhada da aprendizagem durante do desenvolvimento cognitivo, metacognitvo e afetivo e reflete a identidade do aluno e professor. Constitui-se num verdadeiro instrumento de avaliação contínua (http://portfolio.alfarod.net/). Como ferramenta pedagógica, permite a utilização de metodologias de ensino e estratégias de avaliação individualizadas e diferenciadas.
O uso de portifólios proporciona visibilidade do processo formativo com detalhes dos avanços e dificuldades dos alunos, possibilitando detectar dificuldades e fazer intervenções localizadas. Valoriza e incentiva também a reflexão do aluno sobre sua própria aprendizagem, conduzindo à meta-cognição a aprofundamento do autoconhecimento (http://portfolio.alfarod.net/descricao.php). O portifólio favorece também a reflexão conjunta de alunos e professores sobre o progresso dos estudantes e sua compreensão da realidade, pois os registros constantes oferecem indícios sobre avanços e dificuldades e para as continuidades dos trabalhos. Permite também aproximação entre professor e alunos e verdadeiros diálogos relativos aos elementos e momentos da aprendizagem (http://www.centrorefeducacional.com.br/portfolio.htm)
A técnica de portfólios pode ser usada com os seguintes objetivos (Lankes, 1995):
• Porifólio de desenvolvimento, como forma de documentar a evolução de um aluno;
• Portifólio de planejamento, como auxiliar do professor nas atividades de planejamento e acompanhamento de uma classe e/ou turma;
• Portifólio de proficiências, como forma de atestar nível de aprendizado e fornecer certificação;
• Portifólio demonstrativos, que permitem o aluno expor seus melhores trabalhos.
A idéia de se utilizar portifólios como forma de aprimorar (ou auxiliar) a performance do estudante está sendo usada de diversas maneiras:
• como ferramenta para comunicar o que o aluno sabe e pode fazer, uma "exibição":
• como suporte eletrônico para uma forma alternativa de avaliação;
• como uma ferramenta para avaliar a formação do professor;
• como uma biblioteca de conteúdos científicos;
• como uma ferramenta para investigação reflexiva dos alunos.
Com o emprego das TIC os portifólios passaram a representar um espaço importante de compartilhamento das atividades de aprendizagem colaborativa. Possibilita centrar a aprendizagem no processo e feedback sobre as produções individuais e grupais. Cria novas relações entre as pessoas e hábitos de compreensão e organização de trabalho da aprendizagem. (http://portfoliodigitalelna.blogspot.com/)

Portifólios eletrônicos

A única diferença conceitual entre o portifólio tradicional (de papel) e o portifólio eletrônico é o recipiente. Em lugar de colocar os artefatos em pastas, o aluno os reúne e organiza, utilizando tecnologias eletrônicas (BARRETT, 2005, p.5). Com o seu Banco de Artefatos, o aluno pode organizar e reorganizar o conteúdo, criando diferentes portifólios para diferentes audiências (TOSH e WERDMULLER, 2004, p.2). Além disso, o aluno tem que acrescentar um passo a mais ao processo de colecionar, refletir e selecionar, que é apresentar ou projetar e conectar, criando hiperlinks (BARRETT, 2000; NIGUIDULA et al., 2005).
O aluno pode colocar artefatos digitais, definidos por TOSH e WERDMULLER (2004, p. 2) como qualquer mídia eletrônica: clipe de vídeo, foto digital ou documento digitalizado. AURBACH (2005, p. 9) acrescenta filmes, arquivos de áudio, trabalhos em outros programas e páginas da Internet e o Ministério da Educação de QUEBEC (2002, p. 25) adicionam desenhos gráficos à lista de possibilidades. Os artefatos são organizados através de links de hipertexto, ou hiperlinks, conectando a evidência às metas pessoais ou aos padrões da escola ou instituição (BARRETT, 2005, p. 5). Assim, se o aluno tem um artefato que representa mais de uma meta, o artefato pode ser vinculado às duas.
A tecnologia pode ser um factor motivador na educação (BARRETT, 2004c, p. 3). Contudo, segundo PRADO (2002), “cabe ao professor dar vida, ou seja, dinamizar o seu uso com os alunos”. NIGUIDULA et al. (2005, p. 3) opinam que no desenvolvimento dos portfólios eletrônicos, a importância não está na tecnologia; um portifólio não precisa ser digital, mas as fotos e vídeos mudam a experiência e, além disso, os portifólios eletrônicos liberam os professores da impossibilidade de organizar todos os papéis e pastas necessárias com os porifólios tradicionais. (retirado de : http://www.ufpe.br/hipertexto2005)
Um portifólio digital deve ser capaz de armazenar os objetos (ou artefatos) gerados e /ou adquiridos pelo aluno durante o processo de aprendizagem. Quando o armazenamento destes artefatos é feito na forma de uma base de conhecimento, na qual os objetos estão relacionados semanticamente entre si, viabiliza-se a sua manipulação por mecanismos inteligentes. (http://profcoordenadorpira.blogspot.com/2008/05/portflio-utilizao-na-educao.html)
As ferramentas mais indicadas de para os portifólios eletrônicos são as de autoria:
* editores de texto
* bases de dados
* powerPoint
* editores de imagens
* editores de vídeos
* editores de html
* wiki
* blogs
avatar
ednagomeslopes

Mensagens : 5
Data de inscrição : 19/06/2008
Idade : 54
Localização : Presidente Epitácio/SP

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Portifolio

Mensagem  Domingos em Ter 15 Jul 2008, 20:10

Tipos de Portifolio
As definições de portfólio encontradas podem ser definidas como um material acumulado pelo desenvolvimento de um conjunto de ações de sucesso voltado ao melhor resultado de uma pesquisa ou de um trabalho. Podem ser classificados como:
• Pasta para guardar e transportar papéis (documentos, folhetos, desenhos, etc.).
• Pasta contendo material publicitário, voltada à divulgação pessoal.
• Conjunto de obras de um determinado artista.
• Conjunto de produtos e/ou serviços de uma empresa.
• Conjunto de investimentos (títulos, ações, etc.).

Há vários tipos de portfolios, porém o que será usado em uma ste serão pastas organizadas com todas as atividades realizadas de cada docente ou discente, para que quando precisar será encontrada de forma rápida e precisa. Conforme já citado é também onde se coloca as atividades que estamos realizados, e ainda relatamos nossos avanços e retrocessos.
Modelo de avaliação reflexivo, que apela à lógica formativa e compreensiva e dá sentido à apreciação final. A classificação é aberta, partilhada e, por isso, discutível todo o percurso. É um processo auto-investigativo, de auto-descoberta e estimulante do desenvolvimento pessoal.
avatar
Domingos

Mensagens : 5
Data de inscrição : 27/06/2008
Localização : Paranaíba

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Definições de Portfolio

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum