Editor de Texto Writer (Linux)

Página 1 de 5 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Editor de Texto Writer (Linux)

Mensagem  Equipe NTE/TL em Seg 04 Ago 2008, 13:35

Neste espaço você poderá interagir com seus colegas de curso partilhando com eles experiências com o uso do Editor de Texto Writer em sala de aula. Se ainda não utilizou este recurso, poderá partilhar as idéias explícitas no seu plano de aula a ser executado na próxima semana. Boa interação a todos.

Equipe NTE/TL
Admin

Mensagens: 16
Data de inscrição: 11/06/2008

Ver perfil do usuário http://eadste.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

WRITER NO LINUX

Mensagem  Simone Aparecida Silva de em Ter 05 Ago 2008, 04:40

[justify]Bom fiz algumas leituras sobre o writer, e confesso a todos que só vim a conhece-lo agora, mas achei le bem interessante Surprised , achei os comandos mais complexox um pouco do que o wor d apesar da semelhança, entendi que que esse aplicativo traz mais possibilidades para editar textos, fazer planilhas e até slides. Gostei, mas acho que ainda tenho muito a aprender, o linux também é uma novidade pra mim, mas já estou me familiarizando, até já o usamos com os alunos aqui na escola. Gostaria que nos ajudassemos mais a entender esses novos sitemas e aplicativos. BJS a todos.

Simone Aparecida Silva de

Mensagens: 19
Data de inscrição: 18/06/2008
Idade: 32
Localização: Costa Rica

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Aprendendo a aprender

Mensagem  Maria Margarida de Matos em Qua 06 Ago 2008, 05:10

Este é um novo momento para mim, não conhecia muito bem este editor, porém estou me familiarizando gradativamente com ele e estou simpatizando muito e vendo o quanto de recursos úteis nele existe.
Com o auxílio da apostila que baixei, observei a semelhança entre o word e writer, vii que posso desenvolver várias tarefas .
Será gratificante aprender mais sobre este editor de texto.

Maria Margarida de Matos

Mensagens: 10
Data de inscrição: 17/06/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Utilização do Writer em substituição do Word

Mensagem  tania em Qua 06 Ago 2008, 09:48

sunny
Boa tarde aos colegas virtuais da Educação Digital & Práticas Docente na STE. A saudade apertou nesse período de férias, já tinha acostumado interagir com um grupo tão alto astral!!! Um retorno de muuuito sol e calor pra esse segundo semestre...
Sobre a utilização do writer ,tratando -se de um software gratuíto, de fácil acesso, que é a tendencia de mercado principalmente entre a rede pública de ensino para democratizar ainda mais a inclusão digital, trabalhar com o editor de texto writer é muito fácil para quem tem intimidade com o editor de texto word. As semelhanças de possibilidades dos dois software, são muito comuns. Portando sem maiores dúvidas ou dificuldades em utilizá-lo. O que precisamos para popularizá-lo é a instalação do BrOffice nas STE's das escolas.
Wink

tania

Mensagens: 6
Data de inscrição: 17/06/2008
Idade: 42
Localização: Chapadão do Sul - E.E. Jorge Amado

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Editor de Texto Writer

Mensagem  Edna em Qua 06 Ago 2008, 09:53

Ter a oportunidade de conhecer este software educacional Linux está sendo muito interessante, uma vez que atuo na sala de tecnologia está sendo gratificante desenvolver atividades juntamente com os professores. Já trabalhamos atividades com professor de matemática, e os alunos aprovaram. Os editores de textos são muito diferentes, o Writer é muito complexo, acredito que por não conhecê-lo quanto ao editor Word, mas aos poucos estou aprendendo e conhecendo os comandos. Há diferenças, e com o auxílio de uma apostila estou conhecendo e estudando, aprendendo quantos recursos podemos utilizar no editor writer.

Edna

Mensagens: 11
Data de inscrição: 17/06/2008
Idade: 47
Localização: Aparecida do Taboado

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TRABALHANDO NO LINUX

Mensagem  hilda zp em Qua 06 Ago 2008, 10:05

Na etapa da 4ªsemana do curso fiz as atividades no Linux, encontrei muitas dificuldades. Com o trabalho dessa semana encontrei algumas dificuldades mas, com a ajuda da apostila postada no bogspot do curso foi mais fácil.
Os alunos ficaram muito entusiasmados com a nova forma de trabalhar e eu gostei muito de ter aprendido quantos recursos estão disponíveis no editor Writer. Acredito que com a prática tudo será mais fácil num futuro próximo.

hilda zp

Mensagens: 12
Data de inscrição: 17/06/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Recursos do Writer

Mensagem  EuniceMaria em Qui 07 Ago 2008, 05:16

Edna escreveu:Ter a oportunidade de conhecer este software educacional Linux está sendo muito interessante, uma vez que atuo na sala de tecnologia está sendo gratificante desenvolver atividades juntamente com os professores. Já trabalhamos atividades com professor de matemática, e os alunos aprovaram. Os editores de textos são muito diferentes, o Writer é muito complexo, acredito que por não conhecê-lo quanto ao editor Word, mas aos poucos estou aprendendo e conhecendo os comandos. Há diferenças, e com o auxílio de uma apostila estou conhecendo e estudando, aprendendo quantos recursos podemos utilizar no editor writer.
Edna, o Writer traz realmente muitos recursos, alguns mais 'avançados' que no Word, como é o caso da inserção de gifs animados: no Word a figura fica estática e no Writer ele mantém o movimento como em uma apresentação. Se ainda não testou, vale a pena experimentar. Tenho certeza que os alunos irão adorar, principalmente em atividades de produção de texto. Grande bj, Eunice Maria.

EuniceMaria

Mensagens: 80
Data de inscrição: 11/06/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Writer

Mensagem  EuniceMaria em Qui 07 Ago 2008, 05:19

hilda zp escreveu:Na etapa da 4ªsemana do curso fiz as atividades no Linux, encontrei muitas dificuldades. Com o trabalho dessa semana encontrei algumas dificuldades mas, com a ajuda da apostila postada no bogspot do curso foi mais fácil.
Os alunos ficaram muito entusiasmados com a nova forma de trabalhar e eu gostei muito de ter aprendido quantos recursos estão disponíveis no editor Writer. Acredito que com a prática tudo será mais fácil num futuro próximo.
Verdade Hilda, tudo é uma questão de desenvolver habilidades. Quanto mais contato temos com os aplicativos mais facilidade sentimos ao lidar com eles. Bjs.

EuniceMaria

Mensagens: 80
Data de inscrição: 11/06/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Idéias para a utilização de editor de textos!

Mensagem  VitorApt em Qui 07 Ago 2008, 17:17

Há um texto bastante interessante em http://www.crede12.seduc.ce.gov.br/revista3/ideiassaladeaula.htm, onde a Profª Meyre Socorro M. Lino expõe a importância de se estudar maneiras diferentes para a utilização da tecnologia na educação.
Creio que a maior importância do uso desse tipo de recurso é chamar atenção do aluno para os conteúdos que estão sendo repassados, para que ele assim, absorva as informações de modo mais eficiente e as utilize em seu dia-a-dia sendo sempre crítico e coerente.
O editor de textos se tornou uma ferramenta tão importante quanto os cadernos e livros em sala de aula, pois, através dele é possível fazer atividades diversas na grande gama de disciplinas existentes, sem qualquer tipo de exceção. Não só o Writer, como também diversos outros.
De modo geral, a Profª Meyre, cita algumas funções da utilização do editor de textos na educação:


  • Reescritura - estimulando a fluência da escrita.

  • Reescrever um texto torna-se uma oportunidade interessante e estimulante de melhorar a qualidade do texto.

  • Reforçar as Convenções da Língua Escrita – Selecionar estilos, tamanhos de fonte e cores; alinhar e espaçar palavras, usar marcadores, capitulares.

  • Definir margens, usar parágrafos. Editar usando o Corretor Ortográfico e de gramática.

  • Despertar no aluno sua atenção para a escrita.

  • Estimular o processo de concentração e percepção, da descoberta lúdica das possibilidades do teclado.

  • Trabalhar diferentes tipos de textos e documentos através de situações significativas.

  • Usar o suporte integrado HTML convertendo um documento em página da Web.


E com certeza, pode-se abrir o leque das disciplinas, onde em cada uma delas o editor de textos pode ser utillizado de uma maneira distinta.
Levando mais pro lado de minha área, Biologia, o editor de textos pode ser utilizado para atividades simples, como elaboração de relatórios de atividades práticas, textos, artigos, diário de campo, trabalhos, e atividades que utilizem outros recursos tecnológicos, como se estiver ligado na internet, pode-se capturar figuras, fazer montagens, cartazes para prevenção de doenças, avisos sobre vacinação, montar ciclo de parasitas, etc, etc, etc, etc.


O importante é saber que é possível utilizá-lo para facilitar nosso trabalho, torná-lo ainda mais interessante, mais divertido, usemos a criatividade!

VitorApt

Mensagens: 19
Data de inscrição: 17/06/2008
Idade: 31

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Diferentes maneiras de se utilizar o Writer

Mensagem  Maria Cláudia em Qui 07 Ago 2008, 18:26

Creio que é importante encontrarmos formas criativas para utilização de editores de texto em nossa disciplina. Podemos até mesmo pedir sugestão para os próprios alunos, muitos deles já têm prática com editores de texto, internet e programas de mensagens instantâneas. Se quiserem entrar em sites de relacionamento (Orkut), pedimos para eles criarem no editor de texto um perfil fictício, relativo à disciplina, no caso de minha disciplina, ciências, sobre o reino animal, que criem o perfil de uma espécie em extinção, descrevendo-a, reconhecendo espécies que convivem com ela e suas caravterísticas. Caso os alunos queiram entrar em salas de bate-papo, que criem uma conversa no Writer que tenham como assunto o tema estudado, sobre a poluição do planeta, o aquecimento global, etc. São modos interessantes de chamar a atenção e ensinar, além daqueles básicos, elaboração de textos, relatórios, também muito interessantes para o ensino em STE.

Devemos permitir que os alunos se reconheçam nessa sociedade da informação e aprendam a desenvolver uma forma crítica de pensar sobre diversos assuntos e conteúdos que estão recebendo o tempo todo.

Maria Cláudia

Mensagens: 11
Data de inscrição: 17/06/2008
Idade: 38

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Word?...não é o editor Writer do Linux.

Mensagem  Jadir Alves Moreira Jr. em Sex 08 Ago 2008, 10:37

Como o Linux é uma novidade para mim, pois só vim conhecê-lo (manusear) agora, depois que entrei na STE e comecei a fazer este curso, assim também é o editor Writer, já que o mesmo é um editor do Linux.
Apesar de certas diferenças com o Word não é difícil de usá-lo. Nada como um bom treino e algumas edições a fazer para ficar bom. É gostoso saber que existe algo que não conhecíamos e logo passamos a manuseiá-lo como se já o utilizava há tempos.
Com relação a idéias para a utilização do editor Writer em Sala de Aula temos várias maneiras, na minha disciplina, por exemplo - Língua Inglesa, posso pedir para meus alunos em grupos criarem diálogos, imprimo e depois cada grupo apresentaria para a sala.
E assim traríamos nossas aulas para uma forma diferente de se interagir.

Jadir Alves Moreira Jr.

Mensagens: 14
Data de inscrição: 16/06/2008
Idade: 30
Localização: Aparecida do Taboado

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Utilizaçaõ do Editor de texto Writer para sala de aula

Mensagem  Patricia Carneiro Barboza em Sex 08 Ago 2008, 13:11

Para mim o Linux é uma novidade, estou aprendendo, mas já pude perceber que há nele muita semelhança com o Word que estamos tanto acostumados a usar.
Verifiquei que é possível sua utilização nas diversas áreas do conhecimento, matemática com a utilização de gráficos, correção ortográfica, em português na elaboração de redações, dando para utiliza-lo como fazemos com o Word com figuras e elaboração de trabalhos.

Patricia Carneiro Barboza

Mensagens: 17
Data de inscrição: 20/06/2008
Idade: 33
Localização: Bataguassu

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

WRITER X WORD

Mensagem  Mágni em Sex 08 Ago 2008, 17:31

Surprised A cada momento, tento me familiarizar com este editor, o Writer. Apesar de ser muito complexo procuro encontrar semelhanças entre ele e o Word com a ajuda das apostilas. E claro que no começo, tanto eu, quanto os alunos sentimo-nos perdidos devido ao uso rotineiro do Word. Contudo, novas técnicas e experiências são bem vindas e com o tempo, a prática e a ajuda de todos, as habilidades aparecerão, tornando este aplicativo fácil e apreciado pelos alunos e professores. Razz

Mágni

Mensagens: 23
Data de inscrição: 17/06/2008
Idade: 48
Localização: Paranaíba - MS.

Ver perfil do usuário http://magnijorge.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Editor de Texto Writer (Linux)

Mensagem  Mariúcha Gorre em Sab 09 Ago 2008, 13:37

Fiz o meu planejamento com alunos do 2º ano e 3ºano do ensino fundamental.
Utilizei o basico do basico, pois a pouca idade e a não familiarização deles e minha com o linux e o tempo curto foram decisivos para um plano de aula simples. Mas para as proximas aulas estarei aprofundando na utilização dos recursos.

Mariúcha Gorre

Mensagens: 12
Data de inscrição: 19/06/2008
Idade: 36
Localização: Bataguassu - MS

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Software Writer

Mensagem  Fábio Queiroz em Dom 10 Ago 2008, 04:51

O software Writer - processador de texto -, de maneira geral, apresenta muitos comandos semelhantes ao modelo mais utilizado no mundo atualmente, produzido pela Microsoft - processador de texto Word.

Por se tratar de um software de boa qualidade, muitas instituições públicas e privadas o estão adotando.

No entanto, apesar do software Writer ser classificado como livre, isto é, gratuito, e de boa qualidade, o mesmo é pouco difundido e utilizado na sociedade civil, fato que reflete na falta de familiaridade presente na sua utilização entre os professores e o alunado.

Fábio Queiroz

Mensagens: 10
Data de inscrição: 17/06/2008
Idade: 33
Localização: Paranaíba/MS

Ver perfil do usuário http://fllqueiroz.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 1 de 5 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum