Desafios e Perigos na Rede

Página 4 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Desafios e Perigos na Rede

Mensagem  vitoriacem@bol.com.br em Qua 17 Set 2008, 19:23

[color=blue]Nos dias de hoje assistimos perplexos cenas de horror,noticias desagradaveis de pessoas ue usam a internet como meio para seduzir garotas e garotos,traficos ,prostituição,e uma variedade de poluição visual,sites cheios de progagandas indutivas que tentam seduzir nossos jovens a caminhos,pensamentos que podem levar a varias consequencias onde a familia toda pode ser a prejudicada.
No cyber o numero de adolescentes ue acessa a internet no bate papo,sem ter noçao do perigo do outro lado ,e os pais que nem imaginam o que seus filhos estão fazendo .
Nos Professores podemos ajudar no combate a esses maleficios,orientando nossos alunos ,conversando,e podemos tambem incentiva-los a outras formas de lazer,diversão,jeito de fazer novos amigos e tantas outras coisas,alem de que devemos prestar atençao nos habitos e hatitudes de nossos alunos,assim poderemos conhece-los melhor saber do que gostam ,o ue fazem,e poder orientar seus pais.
O professor deve ser um amigo para o aluno.
[/color]

vitoriacem@bol.com.br

Mensagens : 11
Data de inscrição : 06/08/2008
Idade : 53

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

OLá Guilherma,

Mensagem  Neuraci Vasconcelos em Qui 18 Set 2008, 18:15

Guilherma escreveu:È cada vez maior o número de pessoas que estão aderidos as maravilhas da internet. Então pouco tempo, ela se estabeleceu e ganhou atenção de multidões, não podemos menosprezá-la, pois ela veio para ficar.
Os seus benefícios são tão grandes, mas ela também tem um ilimitado potencial nocivo. Devemos previnir, nada melhor do que o diálogo, por difícil que seja, tentar conversar e mostrar os perigos e armadilhas que tem na rede e de como agem esses predadores, para crianças e a adolescente.
Os perigos virtuais estão cada vez, mas presentes e trazendo muitas preocupações para pais e educadores, devemos orientar par que faça uma navegação saudável.

Parabéns pela participação e comentários. Procure fazê-los nos demais foruns tambén.
Abraços
Neuraci Tutora da turma
avatar
Neuraci Vasconcelos

Mensagens : 38
Data de inscrição : 14/06/2008
Idade : 53

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

a internet e os perigos na rede..

Mensagem  maryelaida em Qui 18 Set 2008, 21:04

Helena escreveu:A INTERNET E SEUS PERIGOS
Como foi dito, estamos na era digital, todos os meios de comunicação oferecem informações positivas e negativas a TV por exemplo parece menos perigosa que a internet, no entanto oferece quase todos os perigos, manipulando e estimulando a sociedade de consumo, em especial o público infantil; notícias que nos chocam mas que ao mesmo tempo dão idéias aos malfeitores. Tanto na internet como na TV é necessário fazer o controle do uso pelas crianças e adolescentes e até mesmo dos adultos. Como foi dito em dos vídeos utilizar programas de proteção ajuda mas não resolve. O correto é educar para a era digital, que é responsabilidade dos pais, professores e de todos os usuários da internet.

Helena, parabéns pelo seu ponto de vista. Realmente a TV, as propagandas, a Net, manipulam o consumidor; potencializam a curiosidade de muitos, até mesmo dos adultos. Resta então uma pergunta: Quem e Como gerenciar tanta permissividade da rede??

Um grande abraço.
maria alida

maryelaida

Mensagens : 7
Data de inscrição : 07/09/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Desafio da Educação Digital

Mensagem  Danilo Yura em Qua 24 Set 2008, 19:20

Em dezembro de 2000, os Estados Unidos aprovaram o “Children’s Internet Protection Act”, também conhecido como CIPA, que exige que escolas e bibliotecas subsidiadas pelo governo federal possuam uma tecnologia que garanta que menores não tenham acesso a conteúdos obscenos, pornografia infantil e outros conteúdos a eles inapropriados. Assim, os estabelecimentos acabaram por adotar filtros, visando evitar o contato dos alunos com tais materiais.

Devido ao fato de filtros e outras tecnologias serem imperfeitos, e poderem, inclusive, acabar por filtrar recursos educacionais úteis, alguns ainda defendiam a adoção de soluções paralelas ao problema. Neste sentido foi aprovado o “Child Online Protection Act” (COPA) e criada uma comissão para estudar métodos de redução do acesso de menores a materiais de cunho sexualmente explícito. A comissão, formada por representantes da indústria de tecnologia e serviços online, importantes agências federais, grupos defensores dos direitos de crianças e adolescentes, grupos religiosos, educadores e bibliotecários, concluiu que uma combinação de fatores (ações técnicas, legais, econômicas e educacionais) seria a melhor solução.

Por seu turno, no estado americano da Virgínia, foi aprovada uma lei que obriga às escolas públicas a ensinarem sobre Segurança na Internet. A lei – com vigência a partir do primeiro dia de julho de 2006 – exige que o Departamento de Educação daquele estado elabore instruções sobre a inclusão da disciplina na grade curricular. Antes mesmo da lei, várias escolas já haviam adotado a disciplina em período de aula ou mesmo informalmente.

Workshops também têm surtido efeito nos Estados Unidos. Em se tratando de adolescentes, impera a idéia “comigo não acontece” mas, quando se é colocado diante de grupos de pessoas que já passaram por uma situação de perigo na Internet, ou, pelos menos, os educadores usam exemplos reais detalhados para dar ênfase aos perigos online, a mensagem é recebida. “É necessário que os alunos consigam visualizar a si ou a seus amigos na história”, diz Parry Aftab, diretora da ONG americana Wired Safety.

Na Grã-Bretanha, em 2002, o Departamento de Ciência da Informação da Universidade de Loughborough conduziu auditoria em 577 escolas inglesas, visando a coleta de dados sobre o que se tem feito em relação às práticas de segurança online. Alguns dos quesitos analisados foram: existência de filtros, políticas de uso da Internet, monitoramento e educação dos alunos; métodos de ensino de segurança online; métodos de implementação das políticas de uso e de identificação da fonte de informações sobre segurança e, ainda, se estas informações recebidas são realmente colocadas em prática.

Segundo pesquisa britânica, 61% dos professores não se sentem preparados para lidar com a educação digital. Os professores não precisam entender tudo de tecnologia, mas pelo menos necessitam saber sobre os riscos online. As escolas britânicas tendem a acreditar que a educação digital se limita a aplicações que envolvam o ambiente escolar, deixando de lado assuntos como bate-papos, mensagens instantâneas e P2P, por exemplo. Acreditam que, por serem assuntos que não fazem parte do dia-a-dia escolar, devem ficar sob responsabilidade dos pais. Questionamos esta posição.

Em Portugal, ao nível do 1º, 2º, 3º ciclo de ensino e ensino secundário, não existe uma grade curricular que aborde questões da segurança online aos mais novos. O foco é todo na aprendizagem das ferramentas básicas (processador de texto, folha de cálculo, etc.) e nas aplicações básicas relacionadas ao acesso à Internet. No entanto, há margem para que os professores abordem outras questões com os alunos, mas fica sempre ao critério do professor. Assim, um ou outro professor adota atitudes louváveis mas, mesmo assim, ainda precisam de ajuda. E o mesmo acontece com os pais.

Nos restantes países de língua oficial portuguesa, o desafio é o de conseguir levar as tecnologias de informação e comunicação às populações, já que faltam equipamentos, softwares, entre outros.


No Brasil, fala-se muito em Inclusão Digital, mas pouco em Educação Digital. Enquanto governos e empresas multinacionais investem em equipamentos e no ensino sobre como usar as ferramentas básicas, falta instrução a respeito do uso correto, de acordo com princípios básicos de cidadania.

O importante é não perder tempo. Vivemos em uma nova era – a Era Digital – em que as informações são bombardeadas em velocidade espantosa. Somos a Sociedade da Informação! Se não dermos a devida atenção a este novo tipo de educação, as crianças de hoje serão os adultos confusos, perdidos e desinformados de amanhã. Ficaremos de braços cruzados?

Informações Carolina de Aguiar Teixeira Mendes
Advogada e consultora em Direito e Educação Digital
avatar
Danilo Yura

Mensagens : 7
Data de inscrição : 16/06/2008
Idade : 35

Ver perfil do usuário http://daniloyura.googlepages.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Viva os sites conhecidos

Mensagem  Alexei em Seg 06 Out 2008, 12:23

Todos os sites estão de parabéns adorei cada um deles, o rived ensina brincando, já a escola Brasil pode ser ouvida enquanto o internauta faz outras atividades, e me surpreendeu o portal do professor com muitos recursos, e por final o domínio público para pesquisar textos, imagens, músicas e vídeos, porem se torna difícil achar o que quer se não tiver todos os dados para a pesquisa.
avatar
Alexei

Mensagens : 9
Data de inscrição : 17/06/2008
Localização : Cassilândia/MS

Ver perfil do usuário http://alexeiesquerdo.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Bom recurso didático

Mensagem  ezidio em Qui 09 Out 2008, 03:22

Alexei escreveu:Todos os sites estão de parabéns adorei cada um deles, o rived ensina brincando, já a escola Brasil pode ser ouvida enquanto o internauta faz outras atividades, e me surpreendeu o portal do professor com muitos recursos, e por final o domínio público para pesquisar textos, imagens, músicas e vídeos, porem se torna difícil achar o que quer se não tiver todos os dados para a pesquisa.

Olá colega.

Realemente um material riquissimo para ser usado e abusado. Mas para tanto nossas máquinas precisam d euma boa memória. A atividade a ser executada, penei pra visualisar os ambientes.

ezidio

Mensagens : 13
Data de inscrição : 17/07/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

DESAFIOS E PERIGOS NA REDE

Mensagem  Laudicena Queiroz em Qui 09 Out 2008, 14:09

Junto à sociedade mundial a internet é de grande importância, é uma ferramenta pedagógica, de pesquisa e de comunicação. A mesma é uma ferramenta utilizada com sucesso na esfera educacional, principalmente no ensino superior.

No entanto, apesar de sua relevante aplicabilidade, ao utilizarmos à internet devermos nos atentarmos aos riscos que ela oferece, como o caso de programas indesejáveis, a presença de vírus, e de conteúdos inadequados.

Enfim, a internet é um meio bastante útil, muito promissor e eficaz, desde que usada adequadamente.

Laudicena Queiroz

Mensagens : 9
Data de inscrição : 09/09/2008
Idade : 66

Ver perfil do usuário http://laudicenaqueiroz.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Desafios e Perigos na Rede

Mensagem  thiagobrasilandia em Seg 13 Out 2008, 15:06

pirat Cada vez mais os perigos virtuais estão presentes em nossa vida. Na maioria das vezes as pessoas infectadas por vírus, são aquelas que acabaram de comprar um computador e quanto consegue se conectar a internet clica em vários links e nos e-mails maliciosos e se dão mal.
Sempre tem um espertinho na internet querendo se aproveiatr das pessoas temos que tomar muito cuidado e sempre estar de olho aberto pois como foi estudado anteriormente a tecnologia é assustadora e o que mais tem é gente querendo utiliza-la para ludibriar e enganar as pessoas.
No PC da minha casa ja fazem 2 anos que eu não formato e olha que nem anti virus eu não tenho, pois tenho um programa que tira uma copia do meu xp e dai em diante so uzo esta copia e toda vez que reinicio o pc ele deleta a copia e faz otra. Este programa é uma mão na roda quem tiver interesse estou a disposição.
avatar
thiagobrasilandia

Mensagens : 9
Data de inscrição : 10/07/2008
Idade : 35
Localização : Brasilandia

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

DESAFIOS E PERIGOS NA REDE

Mensagem  Raimundo Rodrigues em Ter 14 Out 2008, 13:28

É importante estarmos sempre atentos para os perigos adversos da internet.
Quando usada para a educação sempre traz enormes avanços - principalmente quando usada na educação a distância.
Mas quando usada para outros fins, sempre para quem navega traz inúmeras desvantagens como os vírus, a nudez e outros.
A questão fundamental é a forma como vamos usá-la para pesquisar e enriquecer conhecimentos, expandir horizonte - através de fatos históricos e transmitir ao nosso aluno a segurança que a internet nos dá quando bem usada.
avatar
Raimundo Rodrigues

Mensagens : 9
Data de inscrição : 05/09/2008
Idade : 64
Localização : Paranaíba/MS

Ver perfil do usuário http://raimundorodrigues.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

O DESAFIO DA LEITURA NA ERA VIRTUAL

Mensagem  Leila Diniz em Ter 14 Out 2008, 16:55

A segurança na utilização da rede mundial de computadores é uma das grandes preocupações que afligem a sociedade contemporânea, mas é sabido da grande contribuição desse avanço tecnológico, pontualmente a internet na aprendizagem.
Assim, é preciso que os pais e educadores filtrem os conteúdos acessados, pois o mundo virtual pode ser tanto positivo quanto negativo na formação de um leitor.
Os benefícios proporcionados pela acessibilidade da rede são inúmeros, por isso a preocupação com crianças e jovens, porque eles dominam a tecnologia, mas não temem os perigos que a mesma oferece.
O poder de persuasão da internet não pode ser desacreditado, mas também não se pode acreditar em tudo que lê.
Portanto, nós usuários da rede e educadores precisamos instruir nosos educandos na utilização moderada dessa era virtual, considerando seus benefícios e suas nocividades.
avatar
Leila Diniz

Mensagens : 10
Data de inscrição : 17/06/2008
Idade : 37
Localização : Paranaíba/MS

Ver perfil do usuário http://diarioleiladiniz.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Os desafios e perigos da grande teia

Mensagem  Daniela Cunha em Qua 15 Out 2008, 23:31

Com o advento de novas tecnologias e com a popularização da internet, nos deparamos com a
ampliação de horizontes, mas também com um confronto diário com os perigos que a grande
rede tecnológica nos oferece, principalmente nos casos dos meios de interação on line.

Sabemos que a exploração sexual virtual é apenas um dos aspectos negativos oferecidos
a nós. Mesmo assim, há a falta de um melhor acompanhamento e interesse dos pais sobre
o que os filhos pesquisam na internet, o que eles conversam, o que confessam a estranhos
e com quem se relacionam. Faz-se necessário também o monitoramento do tempo em que
ficam conectados.

Devemos nos prevenir o mais seguramente possível contra a maldade de terceiros. E como
educadores e agora responsáveis pelas salas de tecnologia temos o dever de orientar e instruir
nossos alunos (e até mesmo outros colegas) sobre os perigos e também sobre os inúmeros
benefícios que a internet nos oferece.

Abraços a todos os cursistas e orientadores!
avatar
Daniela Cunha

Mensagens : 11
Data de inscrição : 17/06/2008
Idade : 44
Localização : E.E.Jorge Amado - Chapadão do Sul

Ver perfil do usuário http://danielacunha29.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Desafios e perigos na Rede

Mensagem  Maria Cristina em Dom 26 Out 2008, 17:54

flower flower
A internet tem revolucionado os meios de comunicação, hoje se pode disser com certeza que é um mundo globalizado mesmo, e como todo desafio, também oferece armadilhas muito perigosas para todos, por isso a grande necessidade de conscientização de todos.Este mundo novo globalizado com toda essa tecnologia é muito fascinante quando bem utilizado Ocorre que, esse procedimento de acessar a internet deve ser acompanhado de perto por profissionais e familiares, a fim de evitarem que seus alunos e filhos possam ser vítimas de algo desagradável, como assédio, pedofilia, etc.
flower flower Nós como profissionais da educação temos que incentivar nossos alunos a adquirirem conhecimentos , mas sempre precavidos dos perigos da rede. flower flower



Daniela Cunha escreveu:Com o advento de novas tecnologias e com a popularização da internet, nos deparamos com a
ampliação de horizontes, mas também com um confronto diário com os perigos que a grande
rede tecnológica nos oferece, principalmente nos casos dos meios de interação on line.

Sabemos que a exploração sexual virtual é apenas um dos aspectos negativos oferecidos
a nós. Mesmo assim, há a falta de um melhor acompanhamento e interesse dos pais sobre
o que os filhos pesquisam na internet, o que eles conversam, o que confessam a estranhos
e com quem se relacionam. Faz-se necessário também o monitoramento do tempo em que
ficam conectados.

Devemos nos prevenir o mais seguramente possível contra a maldade de terceiros. E como
educadores e agora responsáveis pelas salas de tecnologia temos o dever de orientar e instruir
nossos alunos (e até mesmo outros colegas) sobre os perigos e também sobre os inúmeros
benefícios que a internet nos oferece.

Abraços a todos os cursistas e orientadores!
avatar
Maria Cristina

Mensagens : 13
Data de inscrição : 26/06/2008
Localização : Selviria - ms

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Desafios e Perigos na Rede

Mensagem  rosana em Sex 31 Out 2008, 01:44

A Internet chegou para ficar, uma facilidade nas diferentes áreas e atividades, na escola e na sociedade como um todo, cada vez é mais raro ouvir alguém dizer que desconhece termos como msn, orkut, e-mail, chats, etc, mas toda essa tecnologia exige cuidados para que valores morais não venha a se deteriorar. Quanto aos perigos, também são incalculáveis e inimagináveis, todo usuário está exposto, por exemplo, em adquirir um vírus que irá destruir todo ou parte de um programa ou documentos, ou na clonagem de cartões utilizados no pagamento de um produto. Além disso, a quantidade de coisas inúteis e porcaria na Internet ultrapassa qualquer imaginação de poluição mental. Crianças jamais deveriam ser deixadas sozinhas usando a rede, pois há um perigo imenso delas entrarem em contato com coisas impróprias para sua idade, como à violência e pornografia.
avatar
rosana

Mensagens : 6
Data de inscrição : 17/06/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Desafios e Perigos na Rede

Mensagem  Rosana Lores em Sab 01 Nov 2008, 18:28

Precisamos estar atentos quanto a utilização da internet pelos nossos filhos e alunos, realmente há pessoas mal intencionadas que utilizam esses recursos para tirarem proveito de determinada situação. Vemos na TV muitos casos preocupantes do mal uso da rede, pessoas prejudicando e causando transtornos irreparáveis, a precaução é necessária.
No texto proposto também concordo que a maioria dos nossos professores estão excluídos do meio digital. Há medo, desconfiança e falta de interesse sem falar que atualmente os alunos no desenvolvimento de suas tarefas com os recursos disponíveis na internet estão somente copiando e deixando de usar sua criatividade. Por isso há necessidade de que os professores se aperfeiçoem e desenvolva suas atividades utilizando os recursos disponíveis na internet, mas tudo muito bem organizado, pesquisado, elaborado.
avatar
Rosana Lores

Mensagens : 15
Data de inscrição : 17/06/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Desafios e Perigos na Rede

Mensagem  Rosana Lores em Sab 01 Nov 2008, 18:32

Laudicena Queiroz escreveu:
Junto à sociedade mundial a internet é de grande importância, é uma ferramenta pedagógica, de pesquisa e de comunicação. A mesma é uma ferramenta utilizada com sucesso na esfera educacional, principalmente no ensino superior.

No entanto, apesar de sua relevante aplicabilidade, ao utilizarmos à internet devermos nos atentarmos aos riscos que ela oferece, como o caso de programas indesejáveis, a presença de vírus, e de conteúdos inadequados.

Enfim, a internet é um meio bastante útil, muito promissor e eficaz, desde que usada adequadamente.
Laudicena disse muito bem os recursos disponíveis na internet são excelentes, mas há de convir que cabe a cada um de nós orientar para o uso adequado, evitando transtornos futuros.
avatar
Rosana Lores

Mensagens : 15
Data de inscrição : 17/06/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Desafios e perigos na rede

Mensagem  Cilma Barbosa em Qui 13 Nov 2008, 10:53

Desafios e perigos na rede
A internet é uma ferramenta grandiosa que atualmente temos nas mãos. No passado para realizarmos uma pesquisa teríamos que ir até uma biblioteca ou consultarmos uma enciclopédia. Hoje, essa tarefa é prática e rápida. Porém, internet não é só isso. A internet nos conecta com o mundo e administrar essa conecção é uma tarefa um tanto complexa para nós que somos adultos e mais ainda para as crianças.
O uso da internet é muito bom, mas precisa ser bem orientado. Essa orientação primeira seria dada pelos pais e posteriormente pela escola. Como recurso pedagógico bem administrado traz um leque de opções que auxiliam o fazer pedagógico.
avatar
Cilma Barbosa

Mensagens : 9
Data de inscrição : 17/06/2008
Localização : Paranaíba - MS

Ver perfil do usuário http://cilmabarbosa.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Desafios e Perigos na Rede

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 4 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum