O Audiovisual em Sala de Aula

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Concordo Plenamente

Mensagem  Ludmilla Machado Neves em Ter 16 Set 2008, 14:27

Eu também dou aula de Ciências e Biologia, e adoro utilizar recursos audiovisuais em minhas aulas. O interesse dos alunos é outro quando se utiliza metodologias diferentes ou relacionadas às tecnologias. Percebo tambem, que eles sentem como se estivessem descobrindo o conhecimento, acho fantástico como ele se comportam.
Utilizo muito o Power Point, vídeos tirados do youtube, pesquisas na internet e outros.
E também acredito que nós professores temos que nos atualizar e fazer cursos de "reciclagens", principalmente na área de informática, e ainda tirar um tempo para pesquisar na internet, pois nada vem de graça. E vale o aprendizado de nossos alunos. I love you

VitorApt escreveu: Gosto muito de utilizar os recursos audiovisuais em minhas aulas, principalmente para o ensino fundamental, onde o aprendizado é mais difícil apenas ouvindo o professor, e no cursinho popular, no qual os alunos precisam de muito conteúdo, em pouco tempo, de uma forma fácil e simples de entender.
No ensino fundamental, para alunos do sexto e oitavo ano, utilizo vídeos, imagens e sons para facilitar a absorção e compreensão de conteúdos. Em minha disciplina, ciências, é vasto o conteúdo que permite esse tipo de recurso, o qual os alunos se identificam e prestam mais atenção nas aulas. Já no cursinho popular, preparo as aulas de biologia com apresentações em power point e incluo imagens e músicas sobre o assunto, a aula se torna mais dinâmica e os alunos captam mais as informações.
Enfim, creio que os professores devem se adaptar a essa nova realidade, pois, em épocas em que nossos alunos ficam cada vez mais desatentos e desinteressados, temos que criar alternativas para mudar essa tendência.
avatar
Ludmilla Machado Neves

Mensagens : 9
Data de inscrição : 17/06/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O Audiovisual em Sala de Aula

Mensagem  vitoriacem@bol.com.br em Qua 17 Set 2008, 20:14

Audiovisual

Se todos as escolas pudessem ter acesso a esse recurso as aulas seriam mais dinamicas .os alunos se sentiriam mais estimulados,pois falar e poder ver do que se trata assistindo a um video ou seja la que tipo de aula o profewssor planeje,mais e certo que os nosso s alunos terão um rendimento muito,aproveitamento muito melhor adquirindo uma gama de conhecimentos muito maior.
Aqui na minha escola ainda não temos esse recurso a nao ser tv e dvd,mais nossos diretores ja estão providenciando,e então ,o professor vai poder usufruir o maximo desses recursos.

vitoriacem@bol.com.br

Mensagens : 11
Data de inscrição : 06/08/2008
Idade : 53

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O Audiovisual em Sala de Aula

Mensagem  hilda zp em Qui 18 Set 2008, 13:32

EuniceMaria escreveu:
hilda zp escreveu:
Transformações vêm ocorrendo nos diversos campos da sociedade, aliadas ao desenvolvimento tecnológico e na educação não é diferente, já é uma realidade. O professor está diante da necessidade de incorporar à sua prática educativa uma cultura de valorização dos recursos tecnológicos na área de comunicação e informação que passe a fazer parte do cotidiano.
O uso de recursos audiovisual é uma técnica privilegiada no ensino-aprendizagem, principalmente porque a escola estava em desvantagens em relação às tecnologias de mídia, com muitos alunos preparadíssimo e ligados ao mundo digital e muitos professores com certeza também chegarão lá..
Concordo com você Hilda, precisamos correr para não ficar para trás. Mas, muitos professores dão show com essas tecnologias em sala de aula. E você, em que categoria se enquadra? Trabalha com filmes e outros recursos audiovisuais em sala de aula? Tem alguma experiência para partilhar conosco? Estou curiosa! Bjs.

Oi Eunice, eu não dou show na tecnologia(ainda),mas, vou chegar lá. Já utilizei Data-show conectado à internet , realmente é gritante a diferença,inclusive a reação do aluno, desperta curiosidade,a concentração que hoje é quase nula também é maior. Com certeza é um benefício.
avatar
hilda zp

Mensagens : 12
Data de inscrição : 16/06/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

A tecnologia na sala de aula

Mensagem  Guilherma em Qui 18 Set 2008, 23:09

Os nossos alunos hoje vive num mundo totalmente tecnológico. Precisamos mudar a maneira de ministrar as nossas aulas, pois a todo os instantes os alunos estão tendo contato com o mundo virtual. Estamos começando a utilizar os recursos audiovisuais para atender as necessidades dos alunos. Esses recursos são importantes para inriquecer e oportunizar aulas mais interessantes.
Com a introdução dos recursos tecnológicos no universos escolar mostra-se estimulante, pois os alunos vêem na aula um momento em que pode fazer uso da tecnologia que estão acostumados. Os professores podem ter, nessas aulas, a oportinidade de desenvolverem atividades que levam o aluno a pensar e a descobrir novos horizontes.
avatar
Guilherma

Mensagens : 10
Data de inscrição : 18/06/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

O audiovisual na sala de aula

Mensagem  maryelaida em Sex 19 Set 2008, 18:56

...No início era apenas a argila, o homem e suas idéias... (primitivas) mas de resultados...

e, a partir daí, tudo se transformou até que aquela idéia de " gravar " na argila, os primeiros desenhos e símbolos para representar "coisas" do dia-a -dia, objetos e principalmente a escrita. foi um grande achado! Evoluímos desde então... não de modo rápido como nos dias atuais, mas sempre de modo contínuo e tendo como questão primeira, atender as necessidades e o aperfeiçoamento do trabalho. Hoje, com a força e o desempenho da tecnologia disponíveis também na educação; nós, professores nos vemos "solicitados" pelo nosso público a " também dar conta do recado" . Sim, porque eles - os alunos, conjugam o verbo saber no tempo presente - indicativo... O giz e a lousa também são tecnologias, mas existem também os famosos recursos visuais, com ou sem audio como é o caso das imagens, das fotografias, das impressões coloridas como os cartazes e autdoors... Quando se tem a oportunidade de relacionar conteúdos com esses recursos e mais ainda, com a imagem e som, a dinâmica da aula muda, prende mais a atenção da turma e o ato de apreender coisas novas fica mais fácil; porque ao mesmo tempo, podemos ler, ouvir e ver sobre dado assunto. Com certeza é ainda um grande desafio acompanhar nossos alunos nessa "performance" digital, mas não desanimemos... ao contrário, aprendamos juntos e claro,também com eles.


Maria alida ( maryelaida) Idea study sunny

maryelaida

Mensagens : 7
Data de inscrição : 07/09/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

AUDIO VISUAL

Mensagem  GALIANO PACCINI NETO em Sex 19 Set 2008, 20:00

A informação e a forma de ver o mundo predominante nas sociedades atualmente provêm fundamentalmente da televisão, que atua de forma sedutora e aparentemente despretensiosa, alimentando e atualizando os universos sensoriais, afetivos e éticos que crianças, jovens e grande parte dos adultos levam para a sala de aula.
Os meios de comunicação, principalmente a televisão, desenvolvem formas sofisticadas e multidimensionais de comunicação sensorial, emocional e racional, superpondo linguagens e mensagens, que facilitam a interação com o público.
A força da linguagem audiovisual está no fato de que consegue dizer muito mais do que captamos e encontra dentro de nós uma repercussão em imagens básicas, centrais, simbólicas, arquetípicas, com as quais nos identificamos, ou que se relacionam conosco de alguma forma.
Em geral, o vídeo-apoio não aproveita as possibilidades expressivas da linguagem audiovisual. Seria como se tratasse de uma linguagem verbal com imagens ilustrativas.
Recursos audiovisuais permitem realizar estudos de universos intergalácticos e penetrar em realidades de dimensões microscópicas. Mesmo as situações mais abstratas e desprovidas de imagens podem ser apresentadas por meio de algum tipo de estrutura audiovisual.

GALIANO PACCINI NETO

Mensagens : 14
Data de inscrição : 17/06/2008
Localização : Paranaíba-MS

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

O audiovisual em sala de aula

Mensagem  Mariúcha Gorre em Seg 22 Set 2008, 23:43

As STEs estão ai, ao alcance de todos nós.
Temos q trazer mais essa tecnologia ao alcance de nós e de nossos alunos, sem esquecer o pedagogico.
Realmente nossos alunos estão em maior contanto com essa tecnologia do q a maioria de nós professores, por isso temos q nos preparar.
Qdo digo nos preparar, quero dizer fazer cursos tentando diminuir este deficit tecnologico....kkkkkk

Confesso q para mim não é facil usar mais essa tecnologia, mas estou tentando e aprendendo muito com a ajuda dos profissionais das STEs das escolas onde leciono.
avatar
Mariúcha Gorre

Mensagens : 12
Data de inscrição : 18/06/2008
Idade : 39
Localização : Bataguassu - MS

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Recursos audiovisuais em sala de aula

Mensagem  Ana Ruthi em Qua 08 Out 2008, 16:40

O uso de recursos como a televisão, videocassete, microcomputador e aparelho de som cria a oportunidade de o professor ter nas mãos soluções no momento exato da aula ou quando surgem dúvidas. Isso estimulará o aluno à pesquisa e o adaptará à realidade atual e à globalização. O ensino teórico, tão abstrato no ensino infantil e fundamental, transforma-se com o uso de imagens ou com a combinação desses aparelhos num ensino baseado na pesquisa, no novo, na democracia do conhecimento e da cultura, tornando a sala de aula um canal de comunicação.
O uso de recursos audiovisuais só tem uma função social relacionada à educação quando está vinculado a um projeto educacional que norteia os procedimentos pedagógicos. Entendo que a escola, em todos os níveis e em todos os aspectos de trabalho desenvolvidos, tem como preocupação maior a compreensão e apreensão de conceitos e a construção do conhecimento que
permitam ao aluno aprender as relações existentes na sociedade.
O bom profissional nos dias atuais define-se pela capacidade de encontrar e associar informações, de trabalhar em grupo e de se comunicar com desenvoltura. Para ensinar bem, o professor deverá saber o que vai ensinar, deve possuir técnicas de ensino e práticas de sala de aula eficientes que lhe permitam transmitir aos alunos de forma clara e significativa os conteúdos que ele domina. Enfim, para ensinar bem, o professor deve saber organizar o seu dia-a-dia, lidar com situações não-pedagógicas que podem interferir no seu trabalho, bem como organizar seu tempo e recursos didáticos.

Ana Ruthi

Mensagens : 10
Data de inscrição : 16/06/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

O AUDIOVISUAL EM SALA DE AULA

Mensagem  Fábio Queiroz em Qui 09 Out 2008, 11:46

Atualmente estamos passando por constantes inovações científicas e tecnológicas, fato que reflete na dinâmica da sociedade global contemporânea.
De maneira geral o recurso audiovisual é freqüentemente utilizado como forma de lazer. No entanto, o mesmo tem grande aproveitamento como ferramenta educacional.
Esse recurso como ferramenta educacional, permite ao professor apresentar realidades não disponíveis para seus educandos, o que facilita no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem.


Última edição por Fábio Queiroz em Ter 28 Out 2008, 14:49, editado 2 vez(es)
avatar
Fábio Queiroz

Mensagens : 10
Data de inscrição : 17/06/2008
Idade : 36
Localização : Paranaíba/MS

Ver perfil do usuário http://fllqueiroz.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

AUDIOVISUAL EM SALA DE AULA

Mensagem  ezidio em Qui 09 Out 2008, 12:27

Segundo alguns estudos o aluno assimila mais o conteúdo quando usamos o recurso audiovisual.

Esse ano ministrando aulas de filosofia, tendo como conteúdo a estética enfocando o naturalismo grego, a preocupação em fazer uma cópia perfeita representada nas esculturas, sua influencia na arte medieval, o uso das imagens pela igreja católica. Por fim acabei trabalhando Michelangelo um dos mais importante do renascimento.
Meu objetivo era de fato mostrar aos alunos que o naturalismo grego, o nú, o corpo, o belo a arte grega até hoje é modelo para muitos artistas, podendo ser percebida até mesmo nas propagandas de televisão.
Na STE selecionei algumas imagens do naturalismo grego, arte renascentista, até então a reação era, diria que sem novidades mesmo percebendo as características estuda, para terminar meu conteúdo apresentei um material sobre o artista Ron Mueck Austríaco, que usando novas tecnologias na arte da escultura é considerado um revolucionário.
A reação dos alunos foi percebida, todos traçavam cometários adimirando a obra.

Partindo dessa experiencia e muitas outras, o audiovisual é um recurso potente, inovador e dinâmico, ele está nas nossas escolas ha muito tempo e muiiito pouco utilizado.

quem não conhece o artista ......aprecie sua obra

http://olavosaldanha.wordpress.com/exposicoes-incriveis-ron-mueck/

ezidio

Mensagens : 13
Data de inscrição : 17/07/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Corpo tecnico da escola

Mensagem  ezidio em Qui 09 Out 2008, 12:34

Mariúcha Gorre escreveu:As STEs estão ai, ao alcance de todos nós.
Temos q trazer mais essa tecnologia ao alcance de nós e de nossos alunos, sem esquecer o pedagogico.
Realmente nossos alunos estão em maior contanto com essa tecnologia do q a maioria de nós professores, por isso temos q nos preparar.
Qdo digo nos preparar, quero dizer fazer cursos tentando diminuir este deficit tecnologico....kkkkkk

Confesso q para mim não é facil usar mais essa tecnologia, mas estou tentando e aprendendo muito com a ajuda dos profissionais das STEs das escolas onde leciono.

Ola cara colega..... realmente precisamos tarzer essa tecnologias aos nossos alcance, ao mesmo tempo chamo atenção paar o fato de que se na escola não tiver gestores e coordenadores aberto e com um olhar mais crítico e pedagógico estaremos batendo em ferro frio. Eles por muita vez abortam nossas idéias.

ezidio

Mensagens : 13
Data de inscrição : 17/07/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

A era digital

Mensagem  zenilda em Qui 09 Out 2008, 13:00

Estamos vivendo num mundo totalmente tecnológico, onde a velocidade do conhecimento as vezes nos atropela, nós professores temos que estarem atentos as mudanças que ocorrem para acompanhar a chegada da tecnologia em nossas vidas. Nossos alunos trazem para sala de aula equipamentos de ultima geração e cobram de nós o conhecimento quanto essas tecnologias avançadas. Em meio a tantas novidades (digital) nós professores precisamos aprender e não ter medo de aventurar no mundo virtual, e aproveitar todos esses recursos para fazer de sua aula uma aprendizagem inovadora.
avatar
zenilda

Mensagens : 9
Data de inscrição : 16/06/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Recursos audiovisuais

Mensagem  Alexsandra em Qui 09 Out 2008, 23:50

Sempre que possivel utilizo os recursos audiovisuais em minhas aulas.
Notei que as aulas de Artes trabalhadas na STE tem sido mais significativas para os alunos uma vez que ao trabalhar com obras, pintores a visualização torna-se algo mais interessante pra eles. A curiosidade é aguçada assim como a utilização do dvd e do audio qdo necessarios. Sabemos que só o ouvir o professor falar não é satisfatorio. Quando unimos som, imagem, a aprendizagem é mais significativa. As informações obtidas conseguem ser claramente entendidas. Os recursos tornam-se importantes mas que fique claro.. os mesmos nao podem ser um fim em si só..é necessario conhecimento, estudo por parte do professor para que sua aula tenha sentido para o aluno
avatar
Alexsandra

Mensagens : 11
Data de inscrição : 16/06/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

O AUDIOVISUAL EM SALA DE AULA

Mensagem  Leila Diniz em Seg 13 Out 2008, 18:28

Estamos vivendo a era das inovações e a tecnológica contribui para o grande avanço pedagógico.
Os recursos audiovisuais além de possibilitar um conhecimento amplo do mundo, proporcionam também novos conceitos e informações para transmitir aos alunos.
Assim, A utilização de qualquer tipo de recurso audiovisual – TV, vídeo, computdor, som – todos são de fundamental importância quando utilizados de forma adequada, ou seja, o professor deve conhecer cada um dos recursos para melhor utilização, visando sempre alcançar uma aprendizagem significativa sobre do conteúdo proposto em sala de aula.
Esse recurso como ferramenta educacional, permite que o professor apresente aos educandos realidades não vivenciadas no dia-a-dia, o que facilita no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem.
avatar
Leila Diniz

Mensagens : 10
Data de inscrição : 17/06/2008
Idade : 37
Localização : Paranaíba/MS

Ver perfil do usuário http://diarioleiladiniz.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

O Audiovisual em Sala de Aula

Mensagem  Paulo Henrique Vitro em Seg 13 Out 2008, 23:49

Todas as ferramentas utilizadas por nós professores com o objetivo de tornar as aulas dinânicas e mais interessantes são importantes para auxiliar o aluno na aprendizagem significativa do conteúdo proposto. Em algums disciplinas o recuros audiovisual é de grande valia um vez que o professor pode mostrar figuras, animações, filmes, etc, tornando o conteúdo mais menos abstrato. Penso que a utilização do recurso Audiovisual atrelado a outras metodologias contribuem de forma significativa para uma melhor formação do aluno.

Paulo Henrique Vitro

Mensagens : 12
Data de inscrição : 17/06/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O Audiovisual em Sala de Aula

Mensagem  Paulo Henrique Vitro em Ter 14 Out 2008, 00:02

VitorApt escreveu:
Gosto muito de utilizar os recursos audiovisuais em minhas aulas, principalmente para o ensino fundamental, onde o aprendizado é mais difícil apenas ouvindo o professor, e no cursinho popular, no qual os alunos precisam de muito conteúdo, em pouco tempo, de uma forma fácil e simples de entender.
No ensino fundamental, para alunos do sexto e oitavo ano, utilizo vídeos, imagens e sons para facilitar a absorção e compreensão de conteúdos. Em minha disciplina, ciências, é vasto o conteúdo que permite esse tipo de recurso, o qual os alunos se identificam e prestam mais atenção nas aulas. Já no cursinho popular, preparo as aulas de biologia com apresentações em power point e incluo imagens e músicas sobre o assunto, a aula se torna mais dinâmica e os alunos captam mais as informações.


Enfim, creio que os professores devem se adaptar a essa nova realidade, pois, em épocas em que nossos alunos ficam cada vez mais desatentos e desinteressados, temos que criar alternativas para mudar essa tendência.
Concordo com você Vitor.
O audiovisual vem como uma ferramenta para nos auxiliar principalmente nas disciplinas ditas como ´abstratas´. Também leciono para o pré-vestibular (Química e Biologia) e sempre que possível utilizo o audiovisual para mostrar figuras que facilitam de forma significativa a absorção do conteúdo.

Paulo Henrique Vitro

Mensagens : 12
Data de inscrição : 17/06/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

O DESAFIO DA LEITURA NA ERA VIRTUAL

Mensagem  Raimundo Rodrigues em Ter 14 Out 2008, 13:32

Para estarmos preparados para ensinar os conteúdos pré-estabelecidos pelos planejamentos bimestrais e semestrais, nos professores precisamos estar sempre a busca as mudanças que ocorrem no meio tecnológico diariamente.
As transformações vem ocorrendo nos diversos campos da sociedade, aliadas ao desenvolvimento tecnológico da educação uma forma prática e evolutiva apresentada por meio de algum tipo de estrutura audiovisual.
Os meios de comunicação revela-se particularmente eficazes para desempenhar o imaginário de todo o mundo. Em meio a tantas novidades precisamos mesmo aprender a aventurar nesse mundo virtual.
avatar
Raimundo Rodrigues

Mensagens : 9
Data de inscrição : 05/09/2008
Idade : 64
Localização : Paranaíba/MS

Ver perfil do usuário http://raimundorodrigues.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Recursos audio-visuais

Mensagem  ReiterBorges em Ter 14 Out 2008, 17:53

Recursos áudios-visuais prendem muito mais a atenção do jovem, então é uma boa forma de ensinar aos alunos, podendo usar desde o computador até um data show, tudo vai depender dos objetivos do professor. Em sala de aula no mês passado tive uma experiência com o data show em análise de poemas, gostei de usar e percebi que os alunos também gostaram.
avatar
ReiterBorges

Mensagens : 9
Data de inscrição : 29/06/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

O Audiovisual em Sala de Aula

Mensagem  thiagobrasilandia em Qui 16 Out 2008, 13:03

Bom dia sou professor de Educação Física, sempre em minhas aulas procuro usar mais a parte pratica, pois acredito que que tudo que for feito na pratica da mais resultado em curto espaço de tempo, agora com este novo recurso da informática posso passar vídeos slites com detales que vão alem da imaginação dos alunos. 30minutos de aula eu explicaria em 5 minutos de vídeo. É um avanço muito grande para a educação.
avatar
thiagobrasilandia

Mensagens : 9
Data de inscrição : 10/07/2008
Idade : 35
Localização : Brasilandia

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

O AUDIOVISUAL EM SALA DE AULA

Mensagem  Laudicena Queiroz em Qui 16 Out 2008, 14:21

Temos que estar atentos em especial aos professores, às mudanças que ocorrem no meio tecnológico diariamente, pois nossos alunos trazem para a sala de aula equipamentos de última geração e cobram dos professores novidades tecnológicas, sendo assim, precisamos nos preparar cada vez mais nestas técnicas modernas.
O recurso audiovisual é uma técnica privilegiada no ensino-aprendizagem. No entanto, precisamos correr para não ficarmos para trás, na valorização da tecnologia para tornar nossas aulas mais atrativas e que possam prender mais a atenção de nossos educandos.

Laudicena Queiroz

Mensagens : 9
Data de inscrição : 09/09/2008
Idade : 66

Ver perfil do usuário http://laudicenaqueiroz.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ed fisica na STE

Mensagem  Maria Melo em Sex 17 Out 2008, 18:26

Está sendo um pouco dificil conscientizar os prof de ed física a saírem da quadra rs rs . Legal que você perceba esse lado, o audiovisual é um grande aliado p todas as disciplinas, inclusive p Ed física!
abraços



thiagobrasilandia escreveu:Bom dia sou professor de Educação Física, sempre em minhas aulas procuro usar mais a parte pratica, pois acredito que que tudo que for feito na pratica da mais resultado em curto espaço de tempo, agora com este novo recurso da informática posso passar vídeos slites com detales que vão alem da imaginação dos alunos. 30minutos de aula eu explicaria em 5 minutos de vídeo. É um avanço muito grande para a educação.
avatar
Maria Melo

Mensagens : 13
Data de inscrição : 16/06/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Audiovisual nas aulas de Literatura

Mensagem  Daniela Cunha em Dom 26 Out 2008, 17:20

Como professora de Literatura, procuro sempre utilizar outros recursos pedagógicos e tecnológicos que não sejam a tradicional dupla giz e lousa, como, por exemplo, filmes que tenham a ver com o período literário estudado, slides e vídeos curtos do You Tube.

Acredito que a força da linguagem audiovisual está no fato de que consegue dizer muito mais do que captamos e de que encontra dentro de nós uma repercussão em imagens básicas e simbólicas, com as quais nos identificamos ou que se relacionam conosco de alguma forma.

Percebo que os alunos conseguem aproveitar melhor o conteúdo visto, pois questionam o assunto de forma mais incisiva e aprofundada e estabelecem relações, ou seja, como afirmou Morán os recursos audiovisuais “mexem com o corpo, com a pele, com as sensações e com os sentimentos”. Isto é, vídeos motivadores despertam o interesse, facilitando o processo de ensino e de aprendizagem.

Mas devemos atentar para o fato de que não há espaços para exageros. Tudo deve ser muito bem dosado para que não se torne cansativo ou pouco produtivo, pois quando o professor somente organiza sua aula através de recursos audiovisuais, outras formas de interação nas quais os alunos desempenhem papéis mais ativos podem cair em desuso.

A educação através de imagens, trilhas sonoras, enredos e personagens é algo extremamente positivo quando as associamos ao trabalho docente com um objetivo principal: a leitura de mundo.
avatar
Daniela Cunha

Mensagens : 11
Data de inscrição : 17/06/2008
Idade : 44
Localização : E.E.Jorge Amado - Chapadão do Sul

Ver perfil do usuário http://danielacunha29.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

“O Audivisual em sala de aula”

Mensagem  Maria Cristina em Dom 26 Out 2008, 19:58

flower flower

“O Audivisual em sala de aula”

Eu como professora regente de Ciências / biologia, utilizo bastante essa ferramenta em minhas aulas , e seu uso é bem satisfatório ao meu ver.

Temos que trazer mais essa tecnologia ao alcance de todos os professores e alunos, sem esquecer o pedagogico.Para isso é necessario tambem conscientizar alguns gestores, coordenasdores e professores avessos a essas novas ferramentas. flower flower







Daniela Cunha escreveu:Como professora de Literatura, procuro sempre utilizar outros recursos pedagógicos e tecnológicos que não sejam a tradicional dupla giz e lousa, como, por exemplo, filmes que tenham a ver com o período literário estudado, slides e vídeos curtos do You Tube.

Acredito que a força da linguagem audiovisual está no fato de que consegue dizer muito mais do que captamos e de que encontra dentro de nós uma repercussão em imagens básicas e simbólicas, com as quais nos identificamos ou que se relacionam conosco de alguma forma.

Percebo que os alunos conseguem aproveitar melhor o conteúdo visto, pois questionam o assunto de forma mais incisiva e aprofundada e estabelecem relações, ou seja, como afirmou Morán os recursos audiovisuais “mexem com o corpo, com a pele, com as sensações e com os sentimentos”. Isto é, vídeos motivadores despertam o interesse, facilitando o processo de ensino e de aprendizagem.

Mas devemos atentar para o fato de que não há espaços para exageros. Tudo deve ser muito bem dosado para que não se torne cansativo ou pouco produtivo, pois quando o professor somente organiza sua aula através de recursos audiovisuais, outras formas de interação nas quais os alunos desempenhem papéis mais ativos podem cair em desuso.

A educação através de imagens, trilhas sonoras, enredos e personagens é algo extremamente positivo quando as associamos ao trabalho docente com um objetivo principal: a leitura de mundo.
avatar
Maria Cristina

Mensagens : 13
Data de inscrição : 26/06/2008
Localização : Selviria - ms

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

"FERRAMENTAS EDUCACIONAIS DINÂMICAS"

Mensagem  Ricardo Ramire Gonçalves em Seg 27 Out 2008, 19:01

"Ouvir e analisar uma bela canção" ; "compreender e se emocionar com o roteiro de um bom filme"; partem do uso dinâmico dos RECURSOS AUDIOVISUAIS por parte do professor. A TV; o som e STE; são instrumentos importantíssimos para que se estabeleça uma prática educativa inovadora e transformadora. Todos esses recursos facilitam o aprendizado e a assimilação do conteúdo. Com tais ferramentas educativas, podemos adequar nossa linguagem à do jovem, tornando nossas aulas mais prazerosas e produtivas. Em um mundo globalizado, atentar para estas questões é estabelecer diferenciais na construção de uma Educação de Qualidade.
avatar
Ricardo Ramire Gonçalves

Mensagens : 17
Data de inscrição : 17/06/2008
Idade : 42
Localização : Cassilândia

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O Audiovisual em Sala de Aula

Mensagem  Ricardo Ramire Gonçalves em Seg 27 Out 2008, 19:07

Lidiane Mariano escreveu:COLEGAS VAMOS SER FRANCOS!
EU ADORO LEVAR MEUS ALUNOS PARA A STE, ELES AMAM AULAS LÁ. TAMBÉM OS LEVO PARA VER FILME, NÃO SÓ INSTRUIONAIS - QUE OS ENSINEM OU QUE FRISE ALGO QUE ESTAMOS VENDO EM DETERMINADO MOMENTO EM SALA DE AULA, COMO TAMBÉM COM O INTUITO DE OS SOCIALIZAR, OS DIVERTIR - COMO LAZER MESMO, VISTO QUE MUITOS DE NOSSOS ALUNO NÃO TEM ISSO EM CASA, E ESSES VÍDEOS PODEM CONTRIVUIR MESMO QUE NÃO PROPOSITALMENTE MUITO PARA SEU APRENDIZADO.
PORÉM, CAROS COLEGAS, MUITOS COLEGAS OLHAM COM MAUS OLHOS MINHAS AULAS, ACHAM QUE POR EU LEVAR MEUS ALUNOS À SALA DE VÍDEO, ESTOU "ENFOCANDO" TEMPO DE SALA DE AULA COM BALELAS. JÁ ESCUTEI COLEGAS DIZENDO QUE NÃO LEVAM OS ALUNOS NA STE OU NA SALA DE TV PORQUE NÃO TÊM "TEMPO A PERDER".
Shocked FICO TRISTE COM ISSO, MAS QUEM CONHECE OS PROBLEMAS, ANSEIOS E AS DIFICULDADES DE NOSSOS ALUNOS SOMOS NÓS QUE CONVIVEMOS COM ELES TODOS OS DIAS EM SALA DE AULA.

É ISSO AÍ AMIGOS VAMOS INOVAR E VAMOS DESBAVAR O AUDIOVISUAL EM SALA DE AULA. Smile

Olá, Lidiane! Também adoro levar meus alunos na STE, e não me incomodo com o que alguns colegas dizem. Felizmente a Coordenação Pedagógica e Direção; sabem da importância dos Recursos Audiovisuais; e isto é o que me importa. Nossos alunos também sabem reconhecer nossos esforços; nossa dedicação. Uma aula a partir de um recurso audiovisual é uma aula diferenciada, motivadora, interessante. Continue assim colega, desta forma construiremos uma escola melhor, mais justa e igualitária! Um forte abraço!
avatar
Ricardo Ramire Gonçalves

Mensagens : 17
Data de inscrição : 17/06/2008
Idade : 42
Localização : Cassilândia

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O Audiovisual em Sala de Aula

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum