Softwares e suas possibilidades pedagógicas
+51
Daniela Cunha
Maria Cristina
ReiterBorges
thiagobrasilandia
Laudicena Queiroz
alexander Lucas Vória
Paulo Henrique Vitro
Raimundo Rodrigues
Leila Diniz
Alexsandra
Ana Ruthi
ezidio
zenilda
Fábio Queiroz
Andre
Danilo Yura
Edna
Lúcia Guilherme
Ana Paula Antonio
Mariúcha Gorre
Carmen Regina
hilda zp
Ludmilla Machado Neves
josemeire
Luciana Teodoro
Ana Rita Dombrowski Andra
maryelaida
Luciana Carvalho
Dorothea
Fábio Vergilio
Guilherma
Lidiane Mariano
Rosana Fanelli
Mireille
Maria Cláudia
Ana Rita Paião Oliveira
Helena
Ana Paula da Silva Zorzan
GALIANO PACCINI NETO
ivani
Neuraci Vasconcelos
EuniceMaria
Maria Margarida de Matos
VitorApt
Danilo
luish2oclara
Patricia Carneiro Barboza
Jadir Alves Moreira Jr.
Mágni
Simone Aparecida Silva de
Equipe NTE/TL
55 participantes
Página 1 de 4
Página 1 de 4 • 1, 2, 3, 4
Softwares e suas possibilidades pedagógicas
Discuta com seus colegas as possibilidades pedagógicas dos softwares, livres ou não, e partilhe neste espaço suas experiências com este recurso. Não esqueça de citar o nome so software e em que situação você o utiliza ou utilizou.
Boa conversa a todos!
Atenção: USE apenas o botão POSTREPLY para postar novas mensagens. Para interagir com os colegas, use o botão QUOTE. Mensagens postadas a partir do botão NEWTOPIC serão desconsideradas pelo administrador do fórum.
Boa conversa a todos!
Atenção: USE apenas o botão POSTREPLY para postar novas mensagens. Para interagir com os colegas, use o botão QUOTE. Mensagens postadas a partir do botão NEWTOPIC serão desconsideradas pelo administrador do fórum.
Última edição por Equipe NTE/TL em Qui 11 Set 2008, 14:25, editado 1 vez(es)
Softwares
[justify]Software livre: é aquele em que com o código de fonte disponível para usuários fazer o uso, modifica-lo e redistribui-lo sem restrições, sem precisar pedir autorização do criador e nem pagar o mesmo.
Software comercial: esse pode ser tanto livre como proprietário, mas precisa de uma autorização, o nome já diz ele é comercializado, não se tem acesso ao código de fonte sem essa autorização comercial.
Software proprietário: entre os mais conhecidos software proprietário esta do microsoft windows, esses sotwares precisam de autorização do proprietário para ter acesso ao código de fonte ou pagar por esses direitos autorais.
Bom aqui na minha escola, quando iniciamos a sala de tecnologia muitos professores que tinham programas em cds-rom trouxerem e nós gravamos nos computadores, para os mesmos usarem como recursos em suas aulas, entre esses softwares, temos dicionários, jogos interativos, enciclopédias que tem links para entrar em páginas da internet já específicas do conteúdo pesquisado e outros.
Software comercial: esse pode ser tanto livre como proprietário, mas precisa de uma autorização, o nome já diz ele é comercializado, não se tem acesso ao código de fonte sem essa autorização comercial.
Software proprietário: entre os mais conhecidos software proprietário esta do microsoft windows, esses sotwares precisam de autorização do proprietário para ter acesso ao código de fonte ou pagar por esses direitos autorais.
Bom aqui na minha escola, quando iniciamos a sala de tecnologia muitos professores que tinham programas em cds-rom trouxerem e nós gravamos nos computadores, para os mesmos usarem como recursos em suas aulas, entre esses softwares, temos dicionários, jogos interativos, enciclopédias que tem links para entrar em páginas da internet já específicas do conteúdo pesquisado e outros.
Simone Aparecida Silva de- Mensagens : 19
Data de inscrição : 18/06/2008
Idade : 42
Localização : Costa Rica
Software
Encontrei um wiki muito interessante que fala sobre a importancia de um wiki no processo de ensino-aprendizagem. Aborda essa tecnologia de Software Livre como uma promissora ferramenta estratégica para desenvolver habilidades de escrita e leitura em sala de aula.
Dentre suas aplicabilidades pedagogicas, as que achei mais interessantes foram:
- Produçao de Conhecimento
- Pesquisa
- Permite um planejamento rápido a distância na base da escrita colaborativa e a mais interessante de todas:
*Substitui a prova, a memorização através da construção interativa e colaborativa
Vale a pena conferir!
http://www.escolabr.com/virtual/wiki/index.php?title=Categoria:Organiza%C3%A7%C3%A3o_e_Planejamento
http://superdownloads.uol.com.br/autor/catho-educacao-executiva.html
http://www.ensinolivre.pt/?q=node/91
http://www.ensinolivre.pt/?q=node/11
Dentre suas aplicabilidades pedagogicas, as que achei mais interessantes foram:
- Produçao de Conhecimento
- Pesquisa
- Permite um planejamento rápido a distância na base da escrita colaborativa e a mais interessante de todas:
*Substitui a prova, a memorização através da construção interativa e colaborativa
Vale a pena conferir!
http://www.escolabr.com/virtual/wiki/index.php?title=Categoria:Organiza%C3%A7%C3%A3o_e_Planejamento
http://superdownloads.uol.com.br/autor/catho-educacao-executiva.html
http://www.ensinolivre.pt/?q=node/91
http://www.ensinolivre.pt/?q=node/11
Última edição por Mágni em Qua 10 Set 2008, 18:39, editado 3 vez(es)
Softwares
A nossa cara colega Simone Aparecida definiu bem à respeito dos softwares livre, comercial e proprietário.
Os softwares acredito que tratão para a STE aulas mais diretas, específicas e gostosas.
Não consegui abrir os softwares do site: http://www.escolabr.com/virtual/wiki/index.php?title=Lista_de_Softwares#Ci.C3.AAncias_.26_Qu.C3.ADmica. Mas parece que tem atividades ricas, maravilhosas, super interessantes para os professores regentes trazem seus alunos à STE...
Aproveitando, gostaria de saber como faço para acessar os softwares contido neste site?
Aqui na STE da escola no qual trabalho, fazemos atividades apenas pelo Internet Explorer, mas queria ajuda com relação a softwares, pois acho que haverá atividades bem mais prazerosas e específicas aos nossos alunos.
Um grande abraço a todos.
Os softwares acredito que tratão para a STE aulas mais diretas, específicas e gostosas.
Não consegui abrir os softwares do site: http://www.escolabr.com/virtual/wiki/index.php?title=Lista_de_Softwares#Ci.C3.AAncias_.26_Qu.C3.ADmica. Mas parece que tem atividades ricas, maravilhosas, super interessantes para os professores regentes trazem seus alunos à STE...
Aproveitando, gostaria de saber como faço para acessar os softwares contido neste site?
Aqui na STE da escola no qual trabalho, fazemos atividades apenas pelo Internet Explorer, mas queria ajuda com relação a softwares, pois acho que haverá atividades bem mais prazerosas e específicas aos nossos alunos.
Um grande abraço a todos.
Jadir Alves Moreira Jr.- Mensagens : 14
Data de inscrição : 16/06/2008
Idade : 39
Localização : Aparecida do Taboado
Software e suas Possibilidades Pedagógicas
Software e suas Possibilidades Pedagógicas[/center]
São inúmeras as possibilidades para utilização dos softwares, usamos muito em minha escola jogos pedagógicos, para alfabetização, nas disciplinas em geral (matemática, ciências – corpo humano, doenças.- português, geografia – mapas, regiões...- inglês – dicionário, caça palavras...-). Além de encontrarmos esses softwares na internet também instalamos alguns programas que usamos bastante, como em artes – pintura-, matemática - as quatro operações-. O que podemos perceber é que as crianças acabam aprendendo brincando, usamos muito os jogos de matemática, que possibilitam um grande aprendizado, pois os alunos se divertem e aprendem ao mesmo tempo. Acabamos usando muito, os programas de ciências de prevenção, experiências em física, jogos com gramática e melhorando a escrita os alunos brincam e aprendem.[/font][/font]
São inúmeras as possibilidades para utilização dos softwares, usamos muito em minha escola jogos pedagógicos, para alfabetização, nas disciplinas em geral (matemática, ciências – corpo humano, doenças.- português, geografia – mapas, regiões...- inglês – dicionário, caça palavras...-). Além de encontrarmos esses softwares na internet também instalamos alguns programas que usamos bastante, como em artes – pintura-, matemática - as quatro operações-. O que podemos perceber é que as crianças acabam aprendendo brincando, usamos muito os jogos de matemática, que possibilitam um grande aprendizado, pois os alunos se divertem e aprendem ao mesmo tempo. Acabamos usando muito, os programas de ciências de prevenção, experiências em física, jogos com gramática e melhorando a escrita os alunos brincam e aprendem.[/font][/font]
Patricia Carneiro Barboza- Mensagens : 17
Data de inscrição : 20/06/2008
Idade : 43
Localização : Bataguassu
Software e Suas Possibilidades Pedagógicas...
Olá Pessoal....
Vou falar um pouco sobre o Linux Educacional....
Acho bastante relevante as Ferramentas Educacionais que ja vem Instaladas no Linux Educacional principalmente os Jogos Educativos...
Não tenho estes pcs em minha Escola pois os daqui são antigos mas tenho um em casa e acho super interessante...
Existe a possibilidade de trabalho em todas as disciplinas tanto com educandos como com professores....
Eis o que tenho a exortar sobre tal assunto...
Abraços....
Professor de STE Luis Fernando de Souza Guarini Domingues
Escola Estadual Chico Mendes - Vespertino
Água Clara - MS.
Vou falar um pouco sobre o Linux Educacional....
Acho bastante relevante as Ferramentas Educacionais que ja vem Instaladas no Linux Educacional principalmente os Jogos Educativos...
Não tenho estes pcs em minha Escola pois os daqui são antigos mas tenho um em casa e acho super interessante...
Existe a possibilidade de trabalho em todas as disciplinas tanto com educandos como com professores....
Eis o que tenho a exortar sobre tal assunto...
Abraços....
Professor de STE Luis Fernando de Souza Guarini Domingues
Escola Estadual Chico Mendes - Vespertino
Água Clara - MS.
“Software e suas Possibilidades Pedagógicas”
Realmente as ferramentas disponibilizadas por um software poderão ser de grande utilidade na execução de alguns temas. Infelizmente alguns softwares disponibilizados na apresentação do blog estão em inglês o que dificultaria não só a instalação como, também a utilização dos mesmos por nossos alunos. Programas como o Celestia despertam o interesse não só em professore mas nos alunos e em todos aqueles que gostam de descobrir como o universo é imenso e belo. A seguir listei alguns softwares sobre geografia que se encontram disponíveis no blog.
1. Carbópolis - Poluição ambiental desenvolvido para alunos e professores dos diferentes níveis de ensino.Proprietário
2. Kgeography - Mapas
3. TkGeomap - Dados Geográficos
4. Celestia - Viagem 3d ao Sistema Solar
5. Grass - Sistema de Informação Geográfica.
6. Xrmap - Geography country earth spherical rectangular mercator miller projection
1. Carbópolis - Poluição ambiental desenvolvido para alunos e professores dos diferentes níveis de ensino.Proprietário
2. Kgeography - Mapas
3. TkGeomap - Dados Geográficos
4. Celestia - Viagem 3d ao Sistema Solar
5. Grass - Sistema de Informação Geográfica.
6. Xrmap - Geography country earth spherical rectangular mercator miller projection
Danilo- Mensagens : 14
Data de inscrição : 16/06/2008
Idade : 41
Localização : Bataguassu - MS
Escolha de um software!
A cada dia se desenvolvem mais softwares voltados para a educação, principalmente a infantil. Creio que o uso é extremamente válido e o acréscimo de informação que eles proporcionam é enorme, basta ter cuidado para não utilizar um software de má qualidade, deve-se analisá-los bem antes de usar.
Nesse endereço: http://www.centrorefeducacional.pro.br/eduinsof.htm há um artigo interessante mostrando quais os padrões que devemos seguir para avaliar um software educativo. Desde a apresentação do produto até sua estrutura: Identificação da modalidade do sftware; aspectos pedagógicos; conteúdo apresentado e aspectos técnicos.
Sabendo escolher um bom sofware, com certeza nossas aulas renderão muito mais.
Nesse endereço: http://www.centrorefeducacional.pro.br/eduinsof.htm há um artigo interessante mostrando quais os padrões que devemos seguir para avaliar um software educativo. Desde a apresentação do produto até sua estrutura: Identificação da modalidade do sftware; aspectos pedagógicos; conteúdo apresentado e aspectos técnicos.
Sabendo escolher um bom sofware, com certeza nossas aulas renderão muito mais.
VitorApt- Mensagens : 19
Data de inscrição : 17/06/2008
Idade : 40
Software em sala de aula
São muitos os software que podemos usar em sala de aula, porém percebemos a dificuldade em abrir ou compreender alguns. Na nossa sala de tecnologia usamos muito o google, as ferramentas do offce, como: power point, word e outros, pois são os que estão mais acessíveis a nós e nossos alunos.
Achei muito importante conhecer as diferenças entre os tipos de software como:
Software proprietário- para utilizar, copiar, ter acesso ao código-fonte ou redistribuir, deve-se solicitar permissão ao proprietário, ou pagar para poder fazê-lo...
Os mais conhecidos softwares proprietários são: o Microsoft Windows, o RealPlayer, o Adobe Photoshop, o Mac OS, o WinZip, algumas versões do UNIx...
Software comercial- é o software desenvolvido por uma empresa com o objetivo de lucrar com sua utilização...
Temos um vasto campo a ser explorado, porém precisamos primeiro conhecer melhor para empregá-lo, é mais um "instrumento" a serviço da educação.
Achei muito importante conhecer as diferenças entre os tipos de software como:
Software proprietário- para utilizar, copiar, ter acesso ao código-fonte ou redistribuir, deve-se solicitar permissão ao proprietário, ou pagar para poder fazê-lo...
Os mais conhecidos softwares proprietários são: o Microsoft Windows, o RealPlayer, o Adobe Photoshop, o Mac OS, o WinZip, algumas versões do UNIx...
Software comercial- é o software desenvolvido por uma empresa com o objetivo de lucrar com sua utilização...
Temos um vasto campo a ser explorado, porém precisamos primeiro conhecer melhor para empregá-lo, é mais um "instrumento" a serviço da educação.
Maria Margarida de Matos- Mensagens : 10
Data de inscrição : 17/06/2008
Softwares no Linux
Oi Jadir, existem softwares realmente ricos enquanto recurso pedagógico. O Linux possui suas especificidades quanto à instalação desse recurso, mas estarei preparando material informativo/didático para que possam instalá-los no Sistema. Vou aproveitar e abrir um tópico "Manutenção do Linux" para trocarmos estas informações, assim, os professores de STE inscritos no curso poderão trocar experiências quanto ao assunto, o que acha? Logo que tiver com o material ok, publico no fórum. Aguarde. Abraços.Jadir Alves Moreira Jr. escreveu:A nossa cara colega Simone Aparecida definiu bem à respeito dos softwares livre, comercial e proprietário.
Os softwares acredito que tratão para a STE aulas mais diretas, específicas e gostosas.
Não consegui abrir os softwares do site: http://www.escolabr.com/virtual/wiki/index.php?title=Lista_de_Softwares#Ci.C3.AAncias_.26_Qu.C3.ADmica. Mas parece que tem atividades ricas, maravilhosas, super interessantes para os professores regentes trazem seus alunos à STE...
Aproveitando, gostaria de saber como faço para acessar os softwares contido neste site?
Aqui na STE da escola no qual trabalho, fazemos atividades apenas pelo Internet Explorer, mas queria ajuda com relação a softwares, pois acho que haverá atividades bem mais prazerosas e específicas aos nossos alunos.
Um grande abraço a todos.
EuniceMaria- Mensagens : 80
Data de inscrição : 11/06/2008
Re: Softwares e suas possibilidades pedagógicas
Vitor, li o artigo indicado. Excelente! Obrigada por enriquecer este fórum. Se, de repente, tiver sugestões de outros softwares, passe-nos as dicas também. Abraços.VitorApt escreveu:A cada dia se desenvolvem mais softwares voltados para a educação, principalmente a infantil. Creio que o uso é extremamente válido e o acréscimo de informação que eles proporcionam é enorme, basta ter cuidado para não utilizar um software de má qualidade, deve-se analisá-los bem antes de usar.
Nesse endereço: http://www.centrorefeducacional.pro.br/eduinsof.htm há um artigo interessante mostrando quais os padrões que devemos seguir para avaliar um software educativo. Desde a apresentação do produto até sua estrutura: Identificação da modalidade do sftware; aspectos pedagógicos; conteúdo apresentado e aspectos técnicos.
Sabendo escolher um bom sofware, com certeza nossas aulas renderão muito mais.
EuniceMaria- Mensagens : 80
Data de inscrição : 11/06/2008
Escrita colaborativa
Mágni escreveu:Encontrei um wiki muito interessante que fala sobre a importancia de um wiki no processo de ensino-aprendizagem. Aborda essa tecnologia de Software Livre como uma promissora ferramenta estratégica para desenvolver habilidades de escrita e leitura em sala de aula.
Dentre suas aplicabilidades pedagogicas, as que achei mais interessantes foram:
- Produçao de Conhecimento
- Pesquisa
- Permite um planejamento rápido a distância na base da escrita colaborativa e a mais interessante de todas:
*Substitui a prova, a memorização através da construção interativa e colaborativa
Vale a pena conferir!
http://www.escolabr.com/virtual/wiki/index.php?title=Categoria:Organiza%C3%A7%C3%A3o_e_Planejamento
http://superdownloads.uol.com.br/autor/catho-educacao-executiva.html
http://www.ensinolivre.pt/?q=node/91
http://www.ensinolivre.pt/?q=node/11
Olá Magni,
Existe uma tendência forte em termos de escrita colaborativa,
e as ferramentas wiki permitem isso. Que tal promover na sua escola!
Abraços,
Neuraci
Neuraci Vasconcelos- Mensagens : 38
Data de inscrição : 14/06/2008
Idade : 60
SOFTWARE E SUAS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS
È muito importante a utilização de software na educação. Aqui usamos bastante os jogos pedagógicos na alfabetização e em todas as disciplinas. Percebemos como os alunos se interessam por tais atividades, e a aprendizagem se torna mais fácil e prazerosa. Acredito que ao término do curso estaremos conhecendo vários outros softwares e conseguindo fazer com que nossas aulas se tornem mais atrativas.
ivani- Mensagens : 17
Data de inscrição : 17/06/2008
SOFTWARE LIVRE
Software Livre, é o software disponível com a permissão para qualquer um usá-lo, copiá-lo, e distribuí-lo, seja na sua forma original ou com modificações, seja gratuitamente ou com custo. Em especial, a possibilidade de modificações implica em que o código fonte esteja disponível. Se um programa é livre, potencialmente ele pode ser incluído em um sistema operacional também livre. E importante não confundir software livre com software grátis porque a liberdade associada ao software livre de copiar, modificar e redistribuir, independe de gratuidade. Existem programas que podem ser obtidos gratuitamente mas que não podem ser modificados, nem re-distribuídos.
GALIANO PACCINI NETO- Mensagens : 14
Data de inscrição : 17/06/2008
Localização : Paranaíba-MS
Re: Softwares e suas possibilidades pedagógicas
EuniceMaria escreveu:Oi Jadir, existem softwares realmente ricos enquanto recurso pedagógico. O Linux possui suas especificidades quanto à instalação desse recurso, mas estarei preparando material informativo/didático para que possam instalá-los no Sistema. Vou aproveitar e abrir um tópico "Manutenção do Linux" para trocarmos estas informações, assim, os professores de STE inscritos no curso poderão trocar experiências quanto ao assunto, o que acha? Logo que tiver com o material ok, publico no fórum. Aguarde. Abraços.Jadir Alves Moreira Jr. escreveu:A nossa cara colega Simone Aparecida definiu bem à respeito dos softwares livre, comercial e proprietário.
Os softwares acredito que tratão para a STE aulas mais diretas, específicas e gostosas.
Não consegui abrir os softwares do site: http://www.escolabr.com/virtual/wiki/index.php?title=Lista_de_Softwares#Ci.C3.AAncias_.26_Qu.C3.ADmica. Mas parece que tem atividades ricas, maravilhosas, super interessantes para os professores regentes trazem seus alunos à STE...
Aproveitando, gostaria de saber como faço para acessar os softwares contido neste site?
Aqui na STE da escola no qual trabalho, fazemos atividades apenas pelo Internet Explorer, mas queria ajuda com relação a softwares, pois acho que haverá atividades bem mais prazerosas e específicas aos nossos alunos.
Um grande abraço a todos.
Seria muito bom se pudesse nos ajudar quanto ao material informativo/educativo para que possamos instalá-los no Sistema...Com relação a um tópico sobre o Linux, acredito que nos ajudaria muito, pois O linux aqui na minha escola não tem intenet e não entra nos softwares educativos.
Abraços
Jadir Alves Moreira Jr.- Mensagens : 14
Data de inscrição : 16/06/2008
Idade : 39
Localização : Aparecida do Taboado
SOFTWARE EDUCACIONAL
Para contribuir com o assunto em pauta; Software Educacional - seja livre, gratuíto, comercial, etc... -; o artigo abaixo, vem esclarecer muita coisa. Que penso ser no momento o que deve ser discutido; e não; realizar algo pelo realizar! Tem fazer acontecer, porque se tem investimentos financeiros! A questão não é política-socioeconômica. A questão é cultural e ideológica (a Revolução Tecnológica começou com a Revolução Francesa) e se todos concordam que a tecnologia educacional é mais uma ferramenta no processo ensino-aprendizagem. Porque não começar-mos a questionar, afinal a Educação vai servir a quem e para quê? Conceitos do escolanovismo podem ajudar a responder estas questões.
"A teoria sem a prática é estéril, e a prática sem a teoria é ingênua".
Gilberto Cotrim.
Abraços à todos.
Galiano.
O que é Software Educacional?
Eduardo Chaves
O principal problema em relação à questão do software educacional é que ninguém parece ser capaz de defini-lo com precisão e clareza. Uma linguagem de programação pode ser um software educacional? Dificilmente o Cobol seria assim considerado,, mas o Logo, o Pilot,, talvez o Prolog, quem sabe o Pascal? Uma jogo pode ser considerado um software educacional? E se for um jogo pedagógico? Mas quando é que um jogo deixa de ser só jogo e passa a ser pedagógico? O que se convencionou chamar de linguagem de autor é um software educacional? Qual seria a diferença entre software educacional e o que se chama de courseware, entre o que os franceses chamam de logiciel e ditacticiel? O que dizer quando os expert systems prometidos para a área de educação começarem a aparecer: serão eles software educacionais também, comparáveis aos programinhas de instrução programada que ensinam as crianças a contar e a decorar os nomes das capitais do mundo? E programas que permitem a construção e a manipulação de estatísticas educacionais para uso por supervisores e orientadores pedagógicos? E aqueles voltados para a administração do ensino e da escola?
A dificuldade em responder com precisão a essas perguntas decorre da falta de clareza sobre o que realmente é software educacional. Quais são os critérios para que um determinado software seja considerado educacional? Que ele tenha sido feito sob a ótica da educação para desenvolver algum objetivo educacional? (Neste caso o Logo seria considerado um software educacional, mas processadores de texto e a maioria dos jogos provavelmente não). Que ele seja usado para algum objetivo educacional ou pedagogicamente defensável, qualquer que seja a finalidade com que
tenha sido criado? (Quase qualquer software pode, em princípio, ser, educacional, até o Cobol, para dar um exemplo bastante fora do padrão).
A questão é: o que é um objetivo educacional ou pedagogicamente defensável? Transmitir informações?
Desenvolver a auto-aprendizagem? A questão novamente ameaça se diluir nos meandros da filosofia da educação e da teoria pedagógica. Promover a recreação pela recreação, como fim em si e não como meio de atingir alguma finalidade supostamente mais nobre, seria um objetivo educacional perfeitamente defensável. Será que poderíamos defender uma tese em que os jogos,, mesmo os não considerados pedagógicos, são software educacional? Note-se que o problema é semelhante ao que encontramos em outras áreas. Quando um livro é educacional? Quando é educacional um programa de televisão? Tenho para mim que os piores livros são os livros escritos especificamente para uso na educação, os malditos livros-textos. Como professor de filosofia, sempre preferi recomendar a leitura dos próprios filósofos aos livros-textos, geralmente muito mais pobres, tanto no conteúdo como na forma. Na televisão também os chamados programas educacionais são, a meu ver, piores que aqueles não desenvolvidos com intuito educacional. Daí o pequeno índice de audiência das televisões educativas. Os livros não considerados educacionais têm impacto educacional muito maior do que aqueles escritos deliberadamente para uso em educação e em sala de aula. A televisão comercial tem um impacto sobre a educação do nosso povo muito maior do que a televisão
voltada para a educação. Receio que a ênfase que vem sendo dada ao software educacional e o envolvimento cada vez maior dos gigantes da área do livro didático na produção e comercialização do software educacional venha a fazer com que estes apareçam em grande quantidade, mas em qualidade comparável à dos livros-texto de hoje, senão pior. Sugiro que, pelo menos temporariamente, se considere software educacional aquele que puder ser usado para
algum objetivo educacional ou pedagogicamente defensável, qualquer que seja a natureza ou finalidade para a qual tenha sido criado. Além disso, que nos preocupemos em ver como é que os programas comerciais que já existem em grande quantidade ( processadores de textos, gerenciadores de banco de dados, planilhas eletrônicas,, geradores gráficos etc.) podem ser usados para ajudar a atingir mais fácil e eficientemente os objetivos educacionais a que nos propomos.
Vamos usar pedagogicamente o que já temos em quantidade e qualidade suficiente antes de embarcar em projetos que poderão apenas produzir grande volume de software com qualidade semelhante à dos livros didáticos de hoje.
Proponho, portanto, que nos voltemos para a utilização dos software de que já dispomos como ferramenta indispensável para atingir os objetivos educacionais, concebendo-os de maneira muito ampla, que extrapole os limites da sala de aula e da escola. Não me parece possível no momento conceituar software educacional exclusivamente em termos do que tradicionalmente se tem convencionado denominar tecnologia educacional, ou pior ainda, tecnologia instrucional. O software educacional deve ser conceituado em referência à sua função, e não à sua natureza.
Se vamos realmente responder afirmativamente à questão sobre a introdução do computador na educação brasileira, sugiro que se coloquem computadores e software aplicativos à disposição dos professores e dos alunos de nossas escolas e que lhes sejam dadas condições (em termos de tempo, treinamento, material de apoio) para que descubram como eles podem lhes ser úteis.
Fonte: http://www.chaves.com.br/TEXTSELF/EDTECH/softedu.htm
http://www.inf.pucrs.br/~lleite/psicoped/sweduc.pdf
"A teoria sem a prática é estéril, e a prática sem a teoria é ingênua".
Gilberto Cotrim.
Abraços à todos.
Galiano.
O que é Software Educacional?
Eduardo Chaves
O principal problema em relação à questão do software educacional é que ninguém parece ser capaz de defini-lo com precisão e clareza. Uma linguagem de programação pode ser um software educacional? Dificilmente o Cobol seria assim considerado,, mas o Logo, o Pilot,, talvez o Prolog, quem sabe o Pascal? Uma jogo pode ser considerado um software educacional? E se for um jogo pedagógico? Mas quando é que um jogo deixa de ser só jogo e passa a ser pedagógico? O que se convencionou chamar de linguagem de autor é um software educacional? Qual seria a diferença entre software educacional e o que se chama de courseware, entre o que os franceses chamam de logiciel e ditacticiel? O que dizer quando os expert systems prometidos para a área de educação começarem a aparecer: serão eles software educacionais também, comparáveis aos programinhas de instrução programada que ensinam as crianças a contar e a decorar os nomes das capitais do mundo? E programas que permitem a construção e a manipulação de estatísticas educacionais para uso por supervisores e orientadores pedagógicos? E aqueles voltados para a administração do ensino e da escola?
A dificuldade em responder com precisão a essas perguntas decorre da falta de clareza sobre o que realmente é software educacional. Quais são os critérios para que um determinado software seja considerado educacional? Que ele tenha sido feito sob a ótica da educação para desenvolver algum objetivo educacional? (Neste caso o Logo seria considerado um software educacional, mas processadores de texto e a maioria dos jogos provavelmente não). Que ele seja usado para algum objetivo educacional ou pedagogicamente defensável, qualquer que seja a finalidade com que
tenha sido criado? (Quase qualquer software pode, em princípio, ser, educacional, até o Cobol, para dar um exemplo bastante fora do padrão).
A questão é: o que é um objetivo educacional ou pedagogicamente defensável? Transmitir informações?
Desenvolver a auto-aprendizagem? A questão novamente ameaça se diluir nos meandros da filosofia da educação e da teoria pedagógica. Promover a recreação pela recreação, como fim em si e não como meio de atingir alguma finalidade supostamente mais nobre, seria um objetivo educacional perfeitamente defensável. Será que poderíamos defender uma tese em que os jogos,, mesmo os não considerados pedagógicos, são software educacional? Note-se que o problema é semelhante ao que encontramos em outras áreas. Quando um livro é educacional? Quando é educacional um programa de televisão? Tenho para mim que os piores livros são os livros escritos especificamente para uso na educação, os malditos livros-textos. Como professor de filosofia, sempre preferi recomendar a leitura dos próprios filósofos aos livros-textos, geralmente muito mais pobres, tanto no conteúdo como na forma. Na televisão também os chamados programas educacionais são, a meu ver, piores que aqueles não desenvolvidos com intuito educacional. Daí o pequeno índice de audiência das televisões educativas. Os livros não considerados educacionais têm impacto educacional muito maior do que aqueles escritos deliberadamente para uso em educação e em sala de aula. A televisão comercial tem um impacto sobre a educação do nosso povo muito maior do que a televisão
voltada para a educação. Receio que a ênfase que vem sendo dada ao software educacional e o envolvimento cada vez maior dos gigantes da área do livro didático na produção e comercialização do software educacional venha a fazer com que estes apareçam em grande quantidade, mas em qualidade comparável à dos livros-texto de hoje, senão pior. Sugiro que, pelo menos temporariamente, se considere software educacional aquele que puder ser usado para
algum objetivo educacional ou pedagogicamente defensável, qualquer que seja a natureza ou finalidade para a qual tenha sido criado. Além disso, que nos preocupemos em ver como é que os programas comerciais que já existem em grande quantidade ( processadores de textos, gerenciadores de banco de dados, planilhas eletrônicas,, geradores gráficos etc.) podem ser usados para ajudar a atingir mais fácil e eficientemente os objetivos educacionais a que nos propomos.
Vamos usar pedagogicamente o que já temos em quantidade e qualidade suficiente antes de embarcar em projetos que poderão apenas produzir grande volume de software com qualidade semelhante à dos livros didáticos de hoje.
Proponho, portanto, que nos voltemos para a utilização dos software de que já dispomos como ferramenta indispensável para atingir os objetivos educacionais, concebendo-os de maneira muito ampla, que extrapole os limites da sala de aula e da escola. Não me parece possível no momento conceituar software educacional exclusivamente em termos do que tradicionalmente se tem convencionado denominar tecnologia educacional, ou pior ainda, tecnologia instrucional. O software educacional deve ser conceituado em referência à sua função, e não à sua natureza.
Se vamos realmente responder afirmativamente à questão sobre a introdução do computador na educação brasileira, sugiro que se coloquem computadores e software aplicativos à disposição dos professores e dos alunos de nossas escolas e que lhes sejam dadas condições (em termos de tempo, treinamento, material de apoio) para que descubram como eles podem lhes ser úteis.
Fonte: http://www.chaves.com.br/TEXTSELF/EDTECH/softedu.htm
http://www.inf.pucrs.br/~lleite/psicoped/sweduc.pdf
GALIANO PACCINI NETO- Mensagens : 14
Data de inscrição : 17/06/2008
Localização : Paranaíba-MS
Software e suas Possibilidades Pedagógicas
São varias as possibilidades dos sofwares, já utilizei muitas vezes, quando trabalhei no período vespertino, pois nas series iniciais utilizávamos estes programas, como por exemplo aprendendo o ABC (http://superdownloads.uol.com.br/download/51/aprendendo-abc/videos.html) e rachacuca (http://rachacuca.com.br/) que auxilia os alunos no aprendizado de letras, números,formas geométricas,cores, estados brasileiros, cálculos, raciocínio lógico e memorização e o principal objetivo é que o aluno aprenda, brincando, o conteúdo básico das séries iniciais.
Neste ano STE noturno estamos explorando mais a internet explorer, em algumas vezes o Rived.
Software livre, é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem nenhuma restrição.
Software comercial é o software desenvolvido por uma empresa com o objetivo de lucrar com sua utilização.
Software proprietário ou não livre é aquele cuja cópia, redistribuição ou modificação são em alguma medida proibidos pelo seu criador ou distribuidor.
Neste ano STE noturno estamos explorando mais a internet explorer, em algumas vezes o Rived.
Software livre, é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem nenhuma restrição.
Software comercial é o software desenvolvido por uma empresa com o objetivo de lucrar com sua utilização.
Software proprietário ou não livre é aquele cuja cópia, redistribuição ou modificação são em alguma medida proibidos pelo seu criador ou distribuidor.
Ana Paula da Silva Zorzan- Mensagens : 15
Data de inscrição : 16/06/2008
Idade : 50
Localização : Bataguassu
Re: Softwares e suas possibilidades pedagógicas
Não se preocupe Jadir, o tópico está criado e a partir de amanhã estaremos disponibilizando essas dicas. Por favor, repita seu questionamento no tópico recém-criado. Obrigada e grande abraço.Jadir Alves Moreira Jr. escreveu:EuniceMaria escreveu:Oi Jadir, existem softwares realmente ricos enquanto recurso pedagógico. O Linux possui suas especificidades quanto à instalação desse recurso, mas estarei preparando material informativo/didático para que possam instalá-los no Sistema. Vou aproveitar e abrir um tópico "Manutenção do Linux" para trocarmos estas informações, assim, os professores de STE inscritos no curso poderão trocar experiências quanto ao assunto, o que acha? Logo que tiver com o material ok, publico no fórum. Aguarde. Abraços.Jadir Alves Moreira Jr. escreveu:A nossa cara colega Simone Aparecida definiu bem à respeito dos softwares livre, comercial e proprietário.
Os softwares acredito que tratão para a STE aulas mais diretas, específicas e gostosas.
Não consegui abrir os softwares do site: http://www.escolabr.com/virtual/wiki/index.php?title=Lista_de_Softwares#Ci.C3.AAncias_.26_Qu.C3.ADmica. Mas parece que tem atividades ricas, maravilhosas, super interessantes para os professores regentes trazem seus alunos à STE...
Aproveitando, gostaria de saber como faço para acessar os softwares contido neste site?
Aqui na STE da escola no qual trabalho, fazemos atividades apenas pelo Internet Explorer, mas queria ajuda com relação a softwares, pois acho que haverá atividades bem mais prazerosas e específicas aos nossos alunos.
Um grande abraço a todos.
Seria muito bom se pudesse nos ajudar quanto ao material informativo/educativo para que possamos instalá-los no Sistema...Com relação a um tópico sobre o Linux, acredito que nos ajudaria muito, pois O linux aqui na minha escola não tem intenet e não entra nos softwares educativos.
Abraços
EuniceMaria- Mensagens : 80
Data de inscrição : 11/06/2008
OS SOFTWARES E SUAS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICA
Os softwares são muito comentado e também utilizado nas escolas. Em particular utilizo e conheço poucos, mas na escola em que trabalho ouço os professores das séries iniciais do Ensino Fundamental comentar sobre a empolgação dos alunos e vantagens na utilização dos softwares, em especial dos jogos educativos. Em minhas aulas já utilizei jogos e quebra-cabeça dos mapas e dos pontos cardeais. Gostei muito do resultado os alunos realmente realizam a atividade com muita empolgação. Os softwares se bem selecionados podem ser um excelente recurso pedagógico.
Helena- Mensagens : 9
Data de inscrição : 20/06/2008
Parabéns pela reflexão
Helena escreveu:Os softwares são muito comentado e também utilizado nas escolas. Em particular utilizo e conheço poucos, mas na escola em que trabalho ouço os professores das séries iniciais do Ensino Fundamental comentar sobre a empolgação dos alunos e vantagens na utilização dos softwares, em especial dos jogos educativos. Em minhas aulas já utilizei jogos e quebra-cabeça dos mapas e dos pontos cardeais. Gostei muito do resultado os alunos realmente realizam a atividade com muita empolgação. Os softwares se bem selecionados podem ser um excelente recurso pedagógico.
Parabéns a todos, pelas reflexões colocadas sobre software livre, pelos comentários sobre a utilização prática, etc. Fica aqui a reflexão e convite para utilizarmos mais em proveito da educação
Neuraci Vasconcelos- Mensagens : 38
Data de inscrição : 14/06/2008
Idade : 60
Software e suas possibilidades pedagógicas
Assim como o professor Jadir, eu também gostei das definições feitas pelas colegas cursistas Simone Aparecida e Maria Margarida, ambas definiram muito bem os softwares: livre, comercial e proprietário..
Há uma enorme lista de software educacional, pena que a lista de software solicitado na atividade dessa semana, eu não consegui abri-los, mas devem ser ótimos com certeza pela relação de conteúdos relatado em cada disciplina. Mas na STE utilizamos outros softwares, tais como: Google Earth, Picasa, Digitação e Jogos de várias disciplinas. Todo software que for utilizado na área educacional deve ser preparado e observado antes de utilizar. De uma olhadinha nesse site:
http://ciberespaconaescola.blogspot.com/2008/02/lista-de-softwares-educacionais.html
Abraços a todos!
Há uma enorme lista de software educacional, pena que a lista de software solicitado na atividade dessa semana, eu não consegui abri-los, mas devem ser ótimos com certeza pela relação de conteúdos relatado em cada disciplina. Mas na STE utilizamos outros softwares, tais como: Google Earth, Picasa, Digitação e Jogos de várias disciplinas. Todo software que for utilizado na área educacional deve ser preparado e observado antes de utilizar. De uma olhadinha nesse site:
http://ciberespaconaescola.blogspot.com/2008/02/lista-de-softwares-educacionais.html
Abraços a todos!
Ana Rita Paião Oliveira- Mensagens : 8
Data de inscrição : 16/06/2008
Software na educação!
Apesar de não estar tão familiarizada com os softwares na educação. Creio que eles são importantes ferramentas para melhoria da prática de ensino. Dei uma olhada na descrição de alguns softwares (KStars, Celestia, Carbópolis, Google Earth) e vi que está cada vez mais fácil ensinar conteúdos mais complexos, como emissões de gás carbônico, sistema solar e característica dos planetas, com imagens e apresentações belíssimas.
Softwares, desde que utilizados de maneira correta no ensino, são de grande valia e acréscimo em nossa profissão.
Softwares, desde que utilizados de maneira correta no ensino, são de grande valia e acréscimo em nossa profissão.
Maria Cláudia- Mensagens : 11
Data de inscrição : 17/06/2008
Idade : 47
Re: Softwares e suas possibilidades pedagógicas
Maria Claudia, concordo plenamente com vc, qdo diz:[/b] "desde que utilizados de maneira correta no ensino, são de grande valia..."Maria Cláudia escreveu:Apesar de não estar tão familiarizada com os softwares na educação. Creio que eles são importantes ferramentas para melhoria da prática de ensino. Dei uma olhada na descrição de alguns softwares (KStars, Celestia, Carbópolis, Google Earth) e vi que está cada vez mais fácil ensinar conteúdos mais complexos, como emissões de gás carbônico, sistema solar e característica dos planetas, com imagens e apresentações belíssimas.
Softwares, desde que utilizados de maneira correta no ensino, são de grande valia e acréscimo em nossa profissão.
[/b]Temos que ter essa consciência sempre! Saber oferecer e nortear aquilo que é realmente interessante ao processo de aprendizagem, e assim incansavelmente buscar a cada dia um melhor aperfeiçoamento!
Softwares e suas possibilidades pedagógicas
A utilização de softwares educativos é de grande valia para o processo de aprendizagem desde que saibamos avaliá-los e escolhê-los adequadamente. No site http://sitededicas.uol.com.br/artigo6.htm encontrei dicas interessantes. Como mencionou o colega Vítor,quanto ao uso de softwares, devemos analisá-los bem e ter cuidados ao utilizá-los. Gostei bastante do site indicado por ele. Com meus alunos utilizo alguns softwares educativos que estão instalados nos computadores com os quais exploramos as operações matemáticas, cores, sons, jogos da memória,etc. Em http://sitededicas.uol.com.br/software.htm encontramos alguns softwares educativos onde os utilizamos sem a necessidade de instalarmos no computador. Levar conhecimento de forma divertida e que disperte interesse dos alunos é muito prazeroso pois até aqueles que costumam dar trabalho com indisciplina em sala de aula ficam concentrados na frente de jogos desse tipo. Precisamos estarmos sempre ligados quanto às novidades para não correr o risco de ficar repetindo atividades, por isso essas trocas de experiências quanto a diferentes softwares utilizados pelos colegas é muito importante. Gostei bastante dos sites indicados pelas colegas Ana Rita e Ana Paula. Obrigado a todos pelas dicas.
Última edição por Rosana Fanelli em Dom 21 Set 2008, 20:36, editado 1 vez(es)
Rosana Fanelli- Mensagens : 15
Data de inscrição : 19/06/2008
Idade : 64
Localização : Bataguassu
Re: Softwares e suas possibilidades pedagógicas
Existem diferentes maneiras de classificar os programas computacionais que podem ser utilizados na Educação. Uma das maneiras, por exemplo, consistiria em categorizar de acordo com a natureza do software e suas propriedades. Uma outra forma seria classificar pela finalidade para a qual o programa computacional é utilizado no processo educacional, assim como, informação, reforço, entre outros
O aprendizado proporcionado pelo ambiente Logo ( hoje não é mais a única opção ) também pode ser obtido através de outros softwares como os sistemas de autoria e softwares abertos como planilhas, banco de dados e simulações, dependendo de como o professor irá utilizá-los.
A existência conjunta desses diversos modos de usar o computador traz uma grande diversidade de experiências, e, a decisão por uma ou por outra precisa considerar as variáveis que atuam no processo de ensino-aprendizagem.
Podemos também concluir que o Software Educativo é todo e qualquer software utilizado com finalidade educativa.
Citamos o exemplo do Word 7.0 que pode ter uma finalidade bastante educativa, apesar de não ter sido programado com este propósito.
O aprendizado proporcionado pelo ambiente Logo ( hoje não é mais a única opção ) também pode ser obtido através de outros softwares como os sistemas de autoria e softwares abertos como planilhas, banco de dados e simulações, dependendo de como o professor irá utilizá-los.
A existência conjunta desses diversos modos de usar o computador traz uma grande diversidade de experiências, e, a decisão por uma ou por outra precisa considerar as variáveis que atuam no processo de ensino-aprendizagem.
Podemos também concluir que o Software Educativo é todo e qualquer software utilizado com finalidade educativa.
Citamos o exemplo do Word 7.0 que pode ter uma finalidade bastante educativa, apesar de não ter sido programado com este propósito.
Tipos de softwares
* Tutorial: software no qual a informação é organizada de acordo com uma seqüência pedagógica particular
* Exercícios e Práticas: software que utiliza perguntas e respostas, normalmente utilizadas para revisar material já estudado
* Programação: softwares onde o aluno programa o computador
* Aplicativos: incluem processadores de texto, planilhas eletrônicas, etc.
* Multimídia e Internet: misturam som, imagem e texto
* Simulação: simulam situações reais
* Jogos: originalmente programado para entreter, possui grande valor pedagógico
* Ferramentas para resolução de problemas: o aprendiz deve produzir qual problema quer solucionar
http://pt.wikipedia.org/wiki/Software_educativo
Página 1 de 4 • 1, 2, 3, 4
Página 1 de 4
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|