Softwares e suas possibilidades pedagógicas

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

OS JOGOS

Mensagem  Lidiane Mariano em Dom 14 Set 2008, 20:41

O uso da informática na educação através de softwares educativos é uma das áreas da informática na educação que ganhou mais terreno ultimamente. Isto deve-se principalmente a que é possível a criação de ambientes de ensino e aprendizagem individualizados (ou seja adaptado às características de cada aluno) somado às vantagens que os jogos trazem consigo: entusiasmo, concentração, motivação, entre outros. Os jogos mantém uma relação estreita com construção do conhecimento e possui influência como elemento motivador no processo de ensino e aprendizagem.
Quando estuda-se a possibilidade da utilização de um jogo computadorizado dentro de um processo de ensino e aprendizagem devem ser considerados não apenas o seu conteúdo senão também a maneira como o jogo o apresenta, relacionada, é claro, com a faixa etária do seu público alvo. Também é importante considerar os objetivos indiretos que o jogo pode propiciar, como: memória (visual, auditiva, cinestésica); orientação temporal e espacial (em duas e três dimensões); coordenação motora visomanual (ampla e fina); percepção auditiva, percepção visual (tamanho, cor, detalhes, forma, posição, lateralidade, complementação), raciocínio lógico-matemático, expressão lingüística (oral e escrita), planejamento e organização.
Para uma utilização eficiente e completa de um jogo educativo é necessário realizar previamente uma avaliação consciente do mesmo, analisando tanto aspectos de qualidade de software como aspectos pedagógicos e fundamentalmente a situação pré-jogo e pós-jogo que se deseja atingir.
A utilização de jogos educativos no ambiente escolar traz muitas vantagens para o processo de ensino e aprendizagem, entre elas:

¨ O jogo é um impulso natural da criança funcionando assim como um grande motivador

¨ A criança através do jogo obtém prazer e realiza um esforço espontâneo e voluntário para atingir o objetivo do jogo.

¨ O jogo mobiliza esquemas mentais: estimula o pensamento, a ordenação de tempo e espaço

¨ O jogo integra várias dimensões da personalidade: afetiva, social, motora e cognitiva.

¨ O jogo favorece a adquisição de condutas cognitivas e desenvolvimento de habilidades como coordenação, destreza, rapidez, força, concentração, etc.
avatar
Lidiane Mariano

Mensagens : 36
Data de inscrição : 17/06/2008
Idade : 38

Ver perfil do usuário http://lidimariano79.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Softwares e suas possibilidades pedagógicas

Mensagem  Lidiane Mariano em Dom 14 Set 2008, 20:59

Colegas estava pesquisando alguns softwares gratuitos e achei muitos.
Dêem uma olhada nesses sites, tem muita coisa boa pra baixar: http://www.das.ufsc.br/~wagners/frida/html/todos_por_i18n.html

http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=educalinks.principal

tem muita coisa boa aqui: http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=educalinks.links&id_educalink=2
avatar
Lidiane Mariano

Mensagens : 36
Data de inscrição : 17/06/2008
Idade : 38

Ver perfil do usuário http://lidimariano79.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Conhecendo novos softwares

Mensagem  Guilherma em Seg 15 Set 2008, 14:53

No nosso dia-a-dia usamos mais o software proprietário como Microsoft Windows por ser conhecido, e temos mais acesso e em qualquer escola de informática fala e utiliza esse tipo de software, e enquanto que o software livre, praticamente não temos conhecimentos. Lendo a respeito desse software livre descobri as possibilidades oferecidas, principalmente no que se refere aos ambientes Virtuais de Aprendizagem. Estes ambientes podem ser realizados em instituições de ensino, como suporte ao desenvolvimento de atividades pedagógicas mediadas pelos recursos tecnológicos.
A utilização de um software livre possibilita usufruir das vantagens oferecidas: como a liberdade de execução, cópias, distribuição e aperfeiçoamento.
avatar
Guilherma

Mensagens : 10
Data de inscrição : 18/06/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Softwares

Mensagem  Fábio Vergilio em Seg 15 Set 2008, 18:16

Softwares em Sala de Aula
Os softwares livres oferecem aos usuários varias possibilidades de conquistas e desafios. Para o usuário leigo ele trás inúmeras aplicações sejam elas recreativas, funcionais ou educacionais. Muitos jogos, antivírus, programas úteis para as mais variadas tarefas no computador são oferecidos gratuitamente na internet. Softwares educacionais oferecem ferramentas de treinamento em várias disciplinas através de simulações que mostram diversas atividades em 2 d, 3 d que no caderno ou na lousa seriam muito trabalhosos ou talvez impossíveis de serem mostrados, jogos estimulam o aprendizado e estão disponibilizados a todos na internet. Vários jogos e atividades são oferecidos aos nossos alunos, com conteúdo pedagógico em nossa escola. E Alguns softwares como o Linux estão desempenhando um papel muito importante seja ele na educação ou em grandes empresas que o modificam de acordo com suas necessidades. Mesmo os softwares proprietário, comerciais apesar de possuírem algumas normas de uso ou serem pagos também são importantes para nos auxiliar em muitas tarefas, seja ela domestica, educacional ou empresarial. Enfim temos que pesquisar e aproveitar esses softwares, principalmente os gratuitos.
avatar
Fábio Vergilio

Mensagens : 13
Data de inscrição : 17/06/2008
Idade : 51
Localização : Aparecida do Taboado - MS

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Economia e Viabilidade

Mensagem  Dorothea em Seg 15 Set 2008, 18:52

Ainda existe, embora cada vez em menor escala, algum preconceito em relação aos softwares livres, como a dificuldade em encontrar assistência técnica (o que não é mais verdade). Apesar disso, a questão do baixo custo de implementação e manutenção é fundamental para a viabilidade e para o aproveitamento de todo o potencial das Salas de Tecnologia nas escolas públicas brasileiras. Trata-se também de uma alternativa para que as escolas não vivam na ilegalidade, usando cópias piratas de softwares consagrados, como Windows, Office, Corel Draw, Photoshop. Para alguns desses programas (sobretudo os mais técnicos) ainda não existem programas gratuitos à altura, mas no caso dos programas educativos, como já vimos nos links sugeridos tanto na proposta de atividade quando nos posts dos colegas, existe qualidade aliada à variedade. E isso é ótimo!
avatar
Dorothea

Mensagens : 15
Data de inscrição : 17/06/2008
Idade : 58
Localização : Paranaíba

Ver perfil do usuário http://elgste.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Softwares e suas possibilidades pedagógicas

Mensagem  EuniceMaria em Seg 15 Set 2008, 22:49

Ana Rita Paião Oliveira escreveu:Assim como o professor Jadir, eu também gostei das definições feitas pelas colegas cursistas Simone Aparecida e Maria Margarida, ambas definiram muito bem os softwares: livre, comercial e proprietário..
Há uma enorme lista de software educacional, pena que a lista de software solicitado na atividade dessa semana, eu não consegui abri-los, mas devem ser ótimos com certeza pela relação de conteúdos relatado em cada disciplina. Mas na STE utilizamos outros softwares, tais como: Google Earth, Picasa, Digitação e Jogos de várias disciplinas. Todo software que for utilizado na área educacional deve ser preparado e observado antes de utilizar. De uma olhadinha nesse site:
http://ciberespaconaescola.blogspot.com/2008/02/lista-de-softwares-educacionais.html


Abraços a todos!
Ótima contribuição Ana Rita! Explorei alguns deles, confesso que alguns não conhecia, mas gostei muito. O importante ao professor é saber o que realmente quer alcançar com determinado conteúdo, a partir daí, é só escolher o software que melhor encaixe nos seus objetivos e metodologia. Abraços, Eunice Maria.
avatar
EuniceMaria

Mensagens : 80
Data de inscrição : 11/06/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Softwares e suas possibilidades pedagógicas

Mensagem  EuniceMaria em Seg 15 Set 2008, 22:53

Maria Cláudia escreveu:
Apesar de não estar tão familiarizada com os softwares na educação. Creio que eles são importantes ferramentas para melhoria da prática de ensino. Dei uma olhada na descrição de alguns softwares (KStars, Celestia, Carbópolis, Google Earth) e vi que está cada vez mais fácil ensinar conteúdos mais complexos, como emissões de gás carbônico, sistema solar e característica dos planetas, com imagens e apresentações belíssimas.
Softwares, desde que utilizados de maneira correta no ensino, são de grande valia e acréscimo em nossa profissão.
É isso aí Maria Cláudia, vejo que apesar das dificuldades vocês tem pesquisado e lido bastante. É muito importante que o professor antes de usar um software tenha um amplo contato com o mesmo, no sentido de explorá-lo ao máximo, só assim, saberá medir as potencialidades pedagógicas que ele pode lhe oferecer. Você está no caminho certo! Parabéns! Abraços, Eunice Maria.
avatar
EuniceMaria

Mensagens : 80
Data de inscrição : 11/06/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Softwares e suas possibilidades pedagógicas

Mensagem  EuniceMaria em Seg 15 Set 2008, 22:57

Fábio Vergilio escreveu:Softwares em Sala de Aula
Os softwares livres oferecem aos usuários varias possibilidades de conquistas e desafios. Para o usuário leigo ele trás inúmeras aplicações sejam elas recreativas, funcionais ou educacionais. Muitos jogos, antivírus, programas úteis para as mais variadas tarefas no computador são oferecidos gratuitamente na internet. Softwares educacionais oferecem ferramentas de treinamento em várias disciplinas através de simulações que mostram diversas atividades em 2 d, 3 d que no caderno ou na lousa seriam muito trabalhosos ou talvez impossíveis de serem mostrados, jogos estimulam o aprendizado e estão disponibilizados a todos na internet. Vários jogos e atividades são oferecidos aos nossos alunos, com conteúdo pedagógico em nossa escola. E Alguns softwares como o Linux estão desempenhando um papel muito importante seja ele na educação ou em grandes empresas que o modificam de acordo com suas necessidades. Mesmo os softwares proprietário, comerciais apesar de possuírem algumas normas de uso ou serem pagos também são importantes para nos auxiliar em muitas tarefas, seja ela domestica, educacional ou empresarial. Enfim temos que pesquisar e aproveitar esses softwares, principalmente os gratuitos.
Você disse algo que é fundamental, Fábio, no trabalho com softwares: pesquisar. Somente por meio da pesquisa e da exploração detectamos se o software em questão supre, ou não, nossas necessidades enquanto professores. Abraços, Eunice Maria.
avatar
EuniceMaria

Mensagens : 80
Data de inscrição : 11/06/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Software e suas Possibilidades Pedagógicas

Mensagem  Luciana Carvalho em Ter 16 Set 2008, 04:22

Já está saindo fumaça pelas minhas orelhas de tanto ler e estudar sobre os Softwares, cheguei à conclusão que os mesmos oferecem inúmeras possibilidades educacionais, desde que saibamos utilizá-los de modo adequado. Uso muito alguns Softwares educativos já instalados nos computadores para fixação das quatro operações, principalmente multiplicação, TANGRAM, jogos da memória e outros. Já baixei, salvei (até gravei) e explorei com meus alunos vários jogos dos seguintes sites:
http://web.educom.pt/pr1305/index.htm
http://www.smartkids.com.br/
Já utilizei também alguns jogos sem instalar no PC, encontrados em:
http://www.woodlands-junior.kent.sch.uk/Games/lengame/games_ad.html
http://www.amblesideprimary.com/ambleweb/mentalmaths/tabletrees.html (Floresta da Tabuada)
http://web.educom.pt/pr1305/mat_multiplica_meteoritos.swf (Multiplica e foge dos meteoritos)
http://web.educom.pt/pr1305/mat_multiplica_asteroides_esq.direita.swf (Multiplica e foge dos asteróides)
http://clubematematica.googlepages.com/multiplicacao.swf
Ao utilizar estas ferramentas, os alunos demonstraram muito entusiasmo, concentração e apresentou maior rendimento tanto na STE como na sala de aula, principalmente no que diz respeito à tabuada.
Enfim, os Softwares tem grande importância pedagógica, pois desde que bem selecionados e usados nas horas adequadas, servem para despertar o interesse dos educandos e para aprimorar nossas aulas.
bom
avatar
Luciana Carvalho

Mensagens : 14
Data de inscrição : 18/06/2008
Idade : 51
Localização : Paranaíba-MS

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Sebran

Mensagem  Dorothea em Ter 16 Set 2008, 12:23

Certa vez substituí a professora da sala de informática do colégio Aracilda, aqui em Paranaíba, que estava de licença médica. Tive pouco tempo para me preparar, os alunos tinham no máximo 10 anos, mas acredito que, para o nível de informática que ele tinham (muito baixo), fiz uma escolha de sorte: o jogo gratuito Sebran.

O Sebran é um software educativo que apresenta joguinhos simples, como a escolha do resultado de uma operação proposta pelo programa, a tradicional forca, ou a chuva de letras, que considero auxiliar (e muito) os aluninhos a memorizar a posição das letras do alfabeto no teclado.

Reafirmo: ele é beeeem simples, e meu foco sempre foi ensino médio... não tenho experiência com crianças menores. O que os professores de ensino fundamental acham?
avatar
Dorothea

Mensagens : 15
Data de inscrição : 17/06/2008
Idade : 58
Localização : Paranaíba

Ver perfil do usuário http://elgste.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

softwares e suas possibilidades pedagógicas

Mensagem  maryelaida em Ter 16 Set 2008, 14:51

Foi bom aprender a conceituar os diferentes tipos de softwares: livre . comercial e proprietário. Acessei alguns softwares educativos,disponíveis no blog principalmente os relacionados a educação infantil( outros não consegui pois estão escritos em inglês, o que dificulta um pouco) . Não conhecia estes softwares e vou explorá-los melhor, pois quanto mais sugestões tivermos para oferecer aos professores e alunos ,poderemos planejar aulas mais interessantes.Aqui na escola os mais utilizados são os sites de busca para pesquisa .
Li o artigo indicado pelo professor Vitor no fórum e gostaria de citar um trecho desse artigo
“... avaliar um software para uso educativo exige muito mais do que conhecimento sobre informática exige conhecimentos sobre as teorias de aprendizagens, concepções educacionais e práticas pedagógicas, técnicas computacionais e reflexões sobre o papel do computador, do professor e do aluno no contexto educacional.”
Gostaria de mais sugestões de sites educativos para a educação infantll.
Obrigada!

maryelaida

Mensagens : 7
Data de inscrição : 07/09/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

softwares e suas possibilidades pedadógicas

Mensagem  Ana Rita Dombrowski Andra em Ter 16 Set 2008, 15:00

Foi bom aprender a conceituar os diferentes tipos de softwares.livre . comercial e proprietário. Acessei alguns softwares educativos,principalmente os relacionados a educação infantil ( outros não consegui instalar pois estão escritos em inglês, o que dificulta um pouco) .Não conhecia estes softwares e vou explorá-los mais, pois quanto mais sugestões tivermos para oferecer aos professores e alunos poderemos estar planejando aulas mais interessantes.Aqui na escola os mais utilizados são os sites de busca para pesquisa .
Li o artigo indicado pelo professor Vitor no fórum e gostaria de citar um trecho desse artigo
“... avaliar um software para uso educativo exige muito mais do que conhecimento sobre informática exige conhecimentos sobre as teorias de aprendizagens, concepções educacionais e práticas pedagógicas, técnicas computacionais e reflexões sobre o papel do computador, do professor e do aluno no contexto educacional.”
Gostaria de mais sugestões de sites educativos para a educação infantll.
Obrigada!

OBs.: Enviei esta mensagem erroneamente no fórum da minha colega Maria Alida

Ana Rita Dombrowski Andra

Mensagens : 8
Data de inscrição : 18/06/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Softwares

Mensagem  Luciana Teodoro em Ter 16 Set 2008, 15:27

A utilização de softwares no ensino-aprendizagem tem dado muitos resultados como os alunos da minha escola. Nas séries inciais usamos mais os voltados a alfabetização como suporte para as professoras regente. No segmento 6º ao 9ºano são os jogos de matematica(quarto operações e raiz) onde percebemos o desenvolmento principalmente dos alunos que ficavam um pouco dispersos na sala de aula. As outras disciplinas também participa na STE, mas para enfatizar escolhi apenas duas. Os alunos se mostram basntante motivados e seu desenvolvimento e notório. Creio que que os softwares instalados ou não no pc são de grande valia no auxílio ao aprendizado e temos que explorá-los bastantes para poder ver os resultados. Aqui antes de passarmos para os alunos o professor regente da sala vem e utiliza o softwares para ver até que nivel os seus alunos vão alcançar ou se precisaram de outros e com isso os resultados são alcançados.
avatar
Luciana Teodoro

Mensagens : 17
Data de inscrição : 17/06/2008
Idade : 42
Localização : Bataguassu

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

softwares livres

Mensagem  josemeire em Ter 16 Set 2008, 16:25

Um software é considerado como livre quando atende aos quatro tipos de liberdade para os usuários do software definidas pela Free Software Foundation:
A liberdade para executar o programa, para qualquer propósito;
A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades. Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade;
A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo;
A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie . Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade;
Ainda temos grande dificuldade em executar alguns softwares, e nós como usuários comuns temos algumas restrições.Mas isso não é motivo para desanimo, existe sempre o lado positivo e com ele podemos conhecer,utilizar e levar nosso aluno a entender e exclarecer muitas dúvidas.E ainda podemos contar com o fator animo, coragem e vontade que será despertado com o uso de uma ferramenta que para ele é novidade.
avatar
josemeire

Mensagens : 15
Data de inscrição : 17/06/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Importância dos softwares

Mensagem  Ludmilla Machado Neves em Qui 18 Set 2008, 11:23

What a Face
Na minha escola tenho uma dificuldade muito grande em trazer os professores da área de exatas para a sala de tecnologia. Eles acham que é impossível trabalhar matemática ou física no computador.Eu descordo completamente, sempre que eu acho alguma coisa relacionada mostro para eles, mas, até hoje não tive a participação do professor de matemática na STE, e o de física só trouxe os alunos para que eles fizessem um trabalho na internet.
Existe professores que falam que não vão levar seus alunos na STE, porque lá é lugar de brincadeira, ou de perda de tempo. Pessoalmente quando eu dou minhas aulas na Sala de Tecnologias, saio de lá com o maxilar doendo de tanto falar, pois os alunos ficam mais atentos, mais participativos, o que não acontece na sala de aula.
Além dos softwares que foram comentados nós temos alguns cds, onde cada professor que tinha foi trazendo, ou fizemos cópias ou instalamos no computador.
*Ps: Quem souber de algum software de matemática e física por favor me mandem......
avatar
Ludmilla Machado Neves

Mensagens : 9
Data de inscrição : 17/06/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

NOVOS CAMINHOS

Mensagem  hilda zp em Qui 18 Set 2008, 12:50

Os softwares são de grande utilidade para nós, porque como o Software Livre criado por Richard Stallman, no final dos anos 80, possibilita o desenvolvimento de aprendizado, permitindo: copiar, colar, melhorar, adaptar e assim representa novas formas de trabalhar.
Já o Software Proprietário tem dono e não pode ser modificado e o Software Comercial tem como objetivo o lucro.
Realmente temos muitas possibilidades de trabalhar com os software mas, é necessário muita preparação, muito treinamento.
avatar
hilda zp

Mensagens : 12
Data de inscrição : 16/06/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Softwares e suas possibilidades pedagógicas

Mensagem  EuniceMaria em Qui 18 Set 2008, 15:33

hilda zp escreveu:Os softwares são de grande utilidade para nós, porque como o Software Livre criado por Richard Stallman, no final dos anos 80, possibilita o desenvolvimento de aprendizado, permitindo: copiar, colar, melhorar, adaptar e assim representa novas formas de trabalhar.
Já o Software Proprietário tem dono e não pode ser modificado e o Software Comercial tem como objetivo o lucro.
Realmente temos muitas possibilidades de trabalhar com os software mas, é necessário muita preparação, muito treinamento.
Olá Hilda, até diria que nem tanto treinamento, mas, o professor propor-se a conhecer a ferramenta que pretende utilizar. A maioria dos softwares possuem tópicos de ajuda e mensagens explicativas sobre comandos e funções, basta apenas que exploremos ao máximo seus recursos, a maioria nos oferece a possibilidade de sermos autodidatas. Abraços, Eunice Maria.
avatar
EuniceMaria

Mensagens : 80
Data de inscrição : 11/06/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Caros cursistas,

Mensagem  Neuraci Vasconcelos em Qui 18 Set 2008, 18:25

Continuem participando. Este é um assunto muito rico. Quanto mais refletirmos mais, mais informações teremos sobre as vantegens para a educação.
avatar
Neuraci Vasconcelos

Mensagens : 38
Data de inscrição : 14/06/2008
Idade : 53

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

[b]Softwares[/b]

Mensagem  Carmen Regina em Seg 22 Set 2008, 16:04

Software Livre, ou Free Software, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem restrição. A forma usual de um software ser distribuído livremente é sendo acompanhado por uma licença de software livre, e com a disponibilização do seu código-fonte.
Software Livre é diferente de software em domínio público. O primeiro, quando utilizado em combinação com licenças típicas, garante os direitos autorais do programador/organização. O segundo caso acontece quando o autor do software renuncia à propriedade do programa (e todos os direitos associados) e este se torna bem comum.
• O Software Livre não é substituto para o modelo tradicional de licenciamento de software, e sim uma alternativa para situações onde o modelo tradicional não é tão adequado.
• A utilização de um modelo baseado em Software Livre demanda uma análise cautelosa da estratégia e licenciamento que será utilizado, ambos devem levar em consideração a fonte de renda desejada.
• Software Livre é uma boa opção quando se deseja um crescimento rápido da base de usuários associado a um modelo em que a fonte de renda é proveniente da prestação de serviços.


Software Educacional

Software Educacional possue alguns objetivos fundamentais:

1) o software constitui-se em ferramenta de apoio ao projeto pedagógico da escola e do professor, auxiliando o professor na consecução de seus objetivos educacionais;
2) os conteúdos abordados no software articulam-se com os conteúdos específicos planejados pelo professor, assim, o software, em seus diferentes cenários, apóia o ensino de conteúdos de forma motivadora, do ponto de vista do educando, envolvendo-a na aquisição de novos conceitos;
3) a avaliação de desempenho do educando, diante dos desafios propostos no software, se enquadram na teoria da avaliação da aprendizagem em uma perspectiva interacionista, possibilitando ao professor que exerça a avaliação formativa e diagnóstica.


A análise da utilização dos softwares na educação é muito complexa, pois mais que a livre escolha e manejo no enriquecimento do conhecimento letrado, precisa levar-se em conta o que querem analisar e privilegiar sem esquecer qual realmente é o seu verdadeiro objetivo. Não podemos também descartar a idéia para que tal qualidade educacional é necessário que o educador tenha uma formação inicial, uma capacitação adequada tanto para sua utilização quanto para sua avaliação.
O uso do software é uma maneira agradável de trabalhar de uma forma interdisciplinar.
Observo que o desempenho das crianças no uso do software nos mostram seu especial interesse nas atividades que incitam o auto-desafio das mesmas, quando, por exemplo, repetem os jogos melhoraram seu desempenho gradualmente.
Entendo que as reflexões hoje pertinentes à inclusão das novas tecnologias
na sala de aula devem abordá-las como fruto da dinâmica cultural e por isso, construídas socialmente, cuja utilização prescindem de uma responsabilidade ética e competente no que diz respeito à sua adequação aos conteúdos curriculares, à realidade cultural dos alunos, e na construção de recursos/materiais didáticos que representem esta relação, significativamente.
avatar
Carmen Regina

Mensagens : 13
Data de inscrição : 17/06/2008
Idade : 53
Localização : Paranaíba

Ver perfil do usuário http://diariocarmenregina.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Softwares e suas possibilidades pedagógicas

Mensagem  Mariúcha Gorre em Ter 23 Set 2008, 00:11

Confesso não conhecer muitos softwares para trabalhar com meus alunos, por isso ainda utilizo pouco, mas aceito sugestões.

Acessei alguns links q alguns colegas postaram gostei de varios, muito interessantes.

Sei da importante ajuda destes recursos e q o alunos aproveitam e adoram muito, mas preciso aprender e conhecer mais estes recursos.

Possibilidades são inumeras, como podemos ler nas postagens anteriores a minha, vale apena se vc tiver um tempo clicar nos links sugeridos e aproveitar o q eles tem de bom.
avatar
Mariúcha Gorre

Mensagens : 12
Data de inscrição : 18/06/2008
Idade : 39
Localização : Bataguassu - MS

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Softwares educativos

Mensagem  Ana Paula Antonio em Ter 23 Set 2008, 01:25

O uso do computador como ferramenta educacional tem se mostrado útil e proveitoso no processo de ensino-aprendizagem. Contudo, é importante frisar que o software educativo não deve ser tomado como algo que independe da orientação do professor, dentro de um contexto educacional propício e inovador.
Mas para que o professor possa usar essa ferramenta de maneira correta, tem que conhecer os diversos softwares, assim como avaliar a qualidade desse material: É adequado à faixa etária a que se destina? É visualmente aprazível? Proporciona feedback? Motiva e desperta o aluno para o conhecimento? Todos estes pontos devem ser levados em conta na hora de usar o software em sala de aula.
São muitos os obstáculos que encontramos com os professores regentes, pois muitos não dispõem de tempo para se dedicar em pesquisar os softwares de sua respectiva área de atuação. Embora eu, como professora da sala de tecnologia procuro dar um bom suporte e acompanhar de perto o planejamento das aulas da sala de tecnologia, os professores regentes é que são os conhecedores de seus conteúdos. Mas, como sou brasileira e não desisto nunca, vou continuar insistindo que as aulas de tecnologia têm que ser muito atrativa aos alunos e deve ajudar na aprendizagem. cyclops Laughing affraid

Beijos a todos

Ana Paula Antonio

Mensagens : 7
Data de inscrição : 18/06/2008
Idade : 45
Localização : Ribas do Rio Pardo

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Software e suas Possibilidades Pedagógicas

Mensagem  Lúcia Guilherme em Ter 23 Set 2008, 14:57

Das pesquisas desenvolvidas obtive as seguintes definições:

Software livre é qualquer qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem nenhuma restrição. A maneira usual de distribuição de software livre é anexar a este uma licença de software livre, e tornar o código fonte do programa disponível, mas de maneira alguma almeja lucro.

Software comercial é o software desenvolvido por uma empresa com o objetivo de lucrar com sua utilização. Note que 'comercial' e 'proprietário' não são o mesmo. A maioria do software comercial é proprietário mas existe software livre que é comercial, e existe software não-livre não-comercial.

Software proprietário ou não livre é aquele cuja cópia, redistribuição ou modificação são em alguma medida proibidos pelo seu criador ou distribuidor. A expressão foi cunhada em oposição ao conceito de software livre.
Normalmente, a fim de que se possa utilizar, copiar, ter acesso ao código-fonte ou redistribuir, deve-se solicitar permissão ao proprietário, ou pagar para poder fazê-lo: será necessário, portanto, adquirir uma licença, tradicionalmente onerosa, para cada uma destas ações.

E pude concluir que os softwares são de grande utilidade para a prática docente, os jogos pedagógicos, os utilizados para alfabetização, enciclopédias virtuais e todos os outros que contemplam todas as disciplinas e respostas para toda sorte de assunto, não minimizam a importância do regente mas dão maior abertura para que o aluno seja o autor do seu conhecimento.
avatar
Lúcia Guilherme

Mensagens : 13
Data de inscrição : 17/06/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Softwares e suas possibilidades pedagógicas

Mensagem  Lúcia Guilherme em Ter 23 Set 2008, 15:03

Patricia Carneiro Barboza escreveu:Software e suas Possibilidades Pedagógicas[/center]

São inúmeras as possibilidades para utilização dos softwares, usamos muito em minha escola jogos pedagógicos, para alfabetização, nas disciplinas em geral (matemática, ciências – corpo humano, doenças.- português, geografia – mapas, regiões...- inglês – dicionário, caça palavras...-). Além de encontrarmos esses softwares na internet também instalamos alguns programas que usamos bastante, como em artes – pintura-, matemática - as quatro operações-. O que podemos perceber é que as crianças acabam aprendendo brincando, usamos muito os jogos de matemática, que possibilitam um grande aprendizado, pois os alunos se divertem e aprendem ao mesmo tempo. Acabamos usando muito, os programas de ciências de prevenção, experiências em física, jogos com gramática e melhorando a escrita os alunos brincam e aprendem.[/font][/font] Embarassed sunny

Patrícia,
acompanho de perto as suas experiências como professora regente que utiliza a sala de tecnologias e sei da sua atuação como professora da STE, portanto posso dizer que conheci e aprendi muito da utilização dos softwares com você. Obrigada e parabéns.
avatar
Lúcia Guilherme

Mensagens : 13
Data de inscrição : 17/06/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

O Software em sala de aula

Mensagem  Edna em Qua 24 Set 2008, 18:01

Estes programas muito contribuem na aprendizagem, na STE já instalamos alguns Softwares pedagógicos e estes só enriquecem o conteúdo trabalhado em sala de aula, principalmente os de matemáticas, onde os alunos aprendem brincando, a aprendizagem ocorre de forma prazerosa e as crianças motivadas estão abertas a conhecerem mais e mais programas e assim estes contribuem para o desenvolvimento da auto aprendizagem dos alunos.
Os Software livres são interessantes, uma vez que podemos modificá-los, nestes não há restrições quanto a sua utilização.
Os Sotwares comerciais tem como objetivo lucrar com sua utilização
Os Software proprietário ou livre são aqueles onde os criadores proibem inserindo travas, estes não podem ser modificados.
Como estou tendo a oportunidade através deste curso de estar familiarizando com o Linux, vejo que as aulas poderão ser mais atrativas sem falar que é um programa seguro para ser trabalhado(fonte aberta).
avatar
Edna

Mensagens : 11
Data de inscrição : 17/06/2008
Idade : 50
Localização : Aparecida do Taboado

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Softwares e suas possibilidades pedagógicas

Mensagem  Edna em Qua 24 Set 2008, 18:30

Ana Paula da Silva Zorzan escreveu:São varias as possibilidades dos sofwares, já utilizei muitas vezes, quando trabalhei no período vespertino, pois nas series iniciais utilizávamos estes programas, como por exemplo aprendendo o ABC (http://superdownloads.uol.com.br/download/51/aprendendo-abc/videos.html) e rachacuca (http://rachacuca.com.br/) que auxilia os alunos no aprendizado de letras, números,formas geométricas,cores, estados brasileiros, cálculos, raciocínio lógico e memorização e o principal objetivo é que o aluno aprenda, brincando, o conteúdo básico das séries iniciais.
Neste ano STE noturno estamos explorando mais a internet explorer, em algumas vezes o Rived.
Software livre, é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem nenhuma restrição.
Software comercial é o software desenvolvido por uma empresa com o objetivo de lucrar com sua utilização.
Software proprietário ou não livre é aquele cuja cópia, redistribuição ou modificação são em alguma medida proibidos pelo seu criador ou distribuidor.

Ana Paula, fui conhecer os endereços que você postou, muito legal. Já mostrei para as professoras das séries iniciais e ela adoraram, disse que ao término das avaliações os alunos irão para STE se descontrair e aprender. Também utilizamos muito a Internet Explorer e muitas atividades são trabalhadas no Rived, estas ferramentas contribuem na aprendizagem e podemos usar de forma segura. Cabe ao professor planejar sua aula e preparar as atividades a serem trabalhadas na STE, conhecendo os softwares que serão utilizados.
avatar
Edna

Mensagens : 11
Data de inscrição : 17/06/2008
Idade : 50
Localização : Aparecida do Taboado

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Softwares e suas possibilidades pedagógicas

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum