Softwares e suas possibilidades pedagógicas

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

solfwares

Mensagem  Danilo Yura em Qua 24 Set 2008, 18:57

Em Relação aos softwares livre, comercial e proprietário, indiferente qual seja temos que usar, ou melhor, saber usar, no Linux educacional vem com um pacote incrível de software educacional, o problema que o professor regente, não tem interesse de aprender os mesmo, e manda seus alunos sem um preparo, para orientação, dessa maneira qualquer tipo de software não vai ser um significado relevante ao aprendizado dos alunos. Temos que conhecer bem os mesmo, para serem aplicados como complemento de sala de aula.
Encontramos vários sites de universidades com material pedagógico rico em detalhes, onde podemos explorar. Na UEMS, curso de Física, tem um projeto de extensão, de Coordenação do Prof. Emerson, também fiz parte desse grupo, onde orientávamos os professores da rede de ensino a utilizar computacional para complemento em sala de aula, programas desenvolvidos por varias universidades.
As STE, tem software, em mãos, o que esta faltando e o interesse dos professores regentes em aprender manusear os mesmo e aplicar.
avatar
Danilo Yura

Mensagens : 7
Data de inscrição : 16/06/2008
Idade : 35

Ver perfil do usuário http://daniloyura.googlepages.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

softwares

Mensagem  Andre em Qui 25 Set 2008, 21:06

Very Happy São enormes as opções e formas de utilização dos softwares, aqui em Costa Rica trabalhamos jogos pedagógicos, para alfabetização, ditado, troca-letras, nas disciplinas em geral (matemática, ciências, português, geografia...- inglês – dicionário, caça palavras...). Além de encontrarmos esses softwares na internet também instalamos alguns programas que usamos bastante, como em artes – pintura, datilografia. O que podemos perceber é que as crianças acabam aprendendo brincando, usamos muito os jogos de matemática, que possibilitam um grande aprendizado, pois os alunos se divertem e aprendem ao mesmo tempo. Em portugues, os alunos leem e observao bem mais a gramatica que em sala de aula. Os alunos brincam e aprendem. Aqui eu e meus colegas de STE estamos sempre buscando novos caminhos, sempre trocando ideias com os demais professores, para que os alunos possam aprender mais... e realmente gostar do que estão aprendendo... Very Happy Laughing
avatar
Andre

Mensagens : 12
Data de inscrição : 18/06/2008
Idade : 38

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Softwares e suas possibilidades pedagógicas

Mensagem  Patricia Carneiro Barboza em Qui 25 Set 2008, 22:57

Lúcia Guilherme escreveu:
Patricia Carneiro Barboza escreveu:Software e suas Possibilidades Pedagógicas[/center]

São inúmeras as possibilidades para utilização dos softwares, usamos muito em minha escola jogos pedagógicos, para alfabetização, nas disciplinas em geral (matemática, ciências – corpo humano, doenças.- português, geografia – mapas, regiões...- inglês – dicionário, caça palavras...-). Além de encontrarmos esses softwares na internet também instalamos alguns programas que usamos bastante, como em artes – pintura-, matemática - as quatro operações-. O que podemos perceber é que as crianças acabam aprendendo brincando, usamos muito os jogos de matemática, que possibilitam um grande aprendizado, pois os alunos se divertem e aprendem ao mesmo tempo. Acabamos usando muito, os programas de ciências de prevenção, experiências em física, jogos com gramática e melhorando a escrita os alunos brincam e aprendem.[/font][/font] Embarassed sunny

Patrícia,
acompanho de perto as suas experiências como professora regente que utiliza a sala de tecnologias e sei da sua atuação como professora da STE, portanto posso dizer que conheci e aprendi muito da utilização dos softwares com você. Obrigada e parabéns.

Ok, obrigada, mas posso dizer que você auxilia de forma muito eficiente todos os professores que usam a STE no seu período, continue assim... sunny
avatar
Patricia Carneiro Barboza

Mensagens : 17
Data de inscrição : 20/06/2008
Idade : 36
Localização : Bataguassu

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Softwares e suas possibilidades pedagógicas

Mensagem  Patricia Carneiro Barboza em Qui 25 Set 2008, 23:05

Ana Paula da Silva Zorzan escreveu:São varias as possibilidades dos sofwares, já utilizei muitas vezes, quando trabalhei no período vespertino, pois nas series iniciais utilizávamos estes programas, como por exemplo aprendendo o ABC (http://superdownloads.uol.com.br/download/51/aprendendo-abc/videos.html) e rachacuca (http://rachacuca.com.br/) que auxilia os alunos no aprendizado de letras, números,formas geométricas,cores, estados brasileiros, cálculos, raciocínio lógico e memorização e o principal objetivo é que o aluno aprenda, brincando, o conteúdo básico das séries iniciais.
Neste ano STE noturno estamos explorando mais a internet explorer, em algumas vezes o Rived.
Software livre, é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem nenhuma restrição.
Software comercial é o software desenvolvido por uma empresa com o objetivo de lucrar com sua utilização.
Software proprietário ou não livre é aquele cuja cópia, redistribuição ou modificação são em alguma medida proibidos pelo seu criador ou distribuidor.

Pesquisei alguns dos softwares que você citou, não os conhecia, achei muito interessante e vou passar para os professores da minha escola, gostei... sunny
avatar
Patricia Carneiro Barboza

Mensagens : 17
Data de inscrição : 20/06/2008
Idade : 36
Localização : Bataguassu

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

SOFTWARES EM SALA DE AULA

Mensagem  Fábio Queiroz em Qui 09 Out 2008, 12:48

Segundo Campos (2008), um software livre é aquele “[...] que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem restrição. A forma usual de um software ser distribuído livremente é sendo acompanhado por uma licença de software livre (como a GPL ou a BSD), e com a disponibilização do seu código-fonte.”

Para ser considerado um software livre, Campos (2008) adverte que o mesmo deve oferecer as seguintes condições:

1. A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito;

2. A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades. Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade;

3. A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo;

4. A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie. Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.

O software livre que mais tenho contato, é o processador de texto Writer - que de maneira geral, apresenta muitos comandos semelhantes ao modelo mais utilizado no mundo atualmente, produzido pela Microsoft - processador de texto Word.

Por se tratar de um software de boa qualidade, muitas instituições públicas e privadas o estão adotando. No entanto, é pouco difundido e utilizado pela sociedade civil, fato que reflete na falta de familiaridade presente na sua utilização entre os professores e o alunado.


REFERÊNCIA:
CAMPOS, Augusto. O que é software livre. Disponível:http://br-linux.org/faq-oftwarelivre/. Acessado em 09 Out. 2008.


Última edição por Fábio Queiroz em Sex 10 Out 2008, 22:19, editado 1 vez(es)
avatar
Fábio Queiroz

Mensagens : 10
Data de inscrição : 17/06/2008
Idade : 36
Localização : Paranaíba/MS

Ver perfil do usuário http://fllqueiroz.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Softwares e suas possibilidades pedagógicas

Mensagem  zenilda em Qui 09 Out 2008, 13:08

Uma característica particular de ambientes virtuais, em função das particularidades da Internet, os estudantes não estão restritos a consultar as informações da Rede, eles se tornam produtores da informação, participantes do jogo. A utilização de portfólios virtuais para que os alunos registrem as suas produções ao longo do curso, consiste numa atividade diferente do que entregar um trabalho apenas para o professor, pois, no primeiro caso, as informações estarão disponíveis para qualquer pessoa que tenha possibilidade de acessar a Internet. Dessa forma, a disponibilização de um livro pelo professor pode consistir apenas o início de uma atividade que inclua os seguintes itens: a) uma pesquisa a respeito da temática abordada; b) a disponibilização, no portfólio virtual do aluno, de uma resenha a respeito do livro; c) a criação de uma lista de discussão que tenha por objetivo construir um texto coletivo a partir da análise das resenhas dos colegas; d) outras atividades que possam tornar o ambiente virtual um espaço onde os estudantes sejam efetivamente protagonistas da informação. A participação do aluno no desenvolvimento do produto, em que o estudante conduz suas próprias operações de coleta de informações e não se coloca como um simples consumidor da informação, assim, o dispositivo estimula os estudantes a desenvolverem um conteúdo próprio.
avatar
zenilda

Mensagens : 9
Data de inscrição : 16/06/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

O software nas escolas.

Mensagem  ezidio em Qui 09 Out 2008, 13:19

Muito me preocupa com o uso de software nas escolas, a cada dia o mercado põe em circulação recursos novos, nossas escolas vão comprando sem uma análise dos mesmos. Sabemos que há em ofertas uma infinidade deles, abertos fechados, instituional, jogos educativos, jogos interativos e outros.

Um bom número de software vem sem muita novidades e conteúdos, na qual a internet oferece software free, com uma boa interação pedagógica, dinâmicos e com um ótimo visual.

Há no mercado software que as escolas realmente precisam em seus acervos.

Quanto ao uso de software se faz necessário uma obeservação, não podemos fazer deles um TAPA BURACO com diz Moran, antes de utiliza-los precisamos analisr e se ele está condizente aos conteúdos, fazer um gancho com o assunto ja trabalhado em sala de aulas. Tudo isso é uma forma de se evitar fazer das STE uma lan house, ......jogos pelos jogos.

Nossas máquinas já vem com recursos muito bom para serem usados e abusados... com uma certa transposição didática ... rsrs

ezidio

Mensagens : 13
Data de inscrição : 17/07/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Software on line

Mensagem  ezidio em Qui 09 Out 2008, 13:22

Patricia Carneiro Barboza escreveu:
Ana Paula da Silva Zorzan escreveu:São varias as possibilidades dos sofwares, já utilizei muitas vezes, quando trabalhei no período vespertino, pois nas series iniciais utilizávamos estes programas, como por exemplo aprendendo o ABC (http://superdownloads.uol.com.br/download/51/aprendendo-abc/videos.html) e rachacuca (http://rachacuca.com.br/) que auxilia os alunos no aprendizado de letras, números,formas geométricas,cores, estados brasileiros, cálculos, raciocínio lógico e memorização e o principal objetivo é que o aluno aprenda, brincando, o conteúdo básico das séries iniciais.
Neste ano STE noturno estamos explorando mais a internet explorer, em algumas vezes o Rived.
Software livre, é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem nenhuma restrição.
Software comercial é o software desenvolvido por uma empresa com o objetivo de lucrar com sua utilização.
Software proprietário ou não livre é aquele cuja cópia, redistribuição ou modificação são em alguma medida proibidos pelo seu criador ou distribuidor.

Pesquisei alguns dos softwares que você citou, não os conhecia, achei muito interessante e vou passar para os professores da minha escola, gostei... sunny


Olá cara colega... realmente temos uma infiidade de software disponíveis na internet............quaão bom seria se nossos professores, disponibilizasem tempo para análise

ezidio

Mensagens : 13
Data de inscrição : 17/07/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Softwares e suas possibilidades pedagógicas

Mensagem  Ana Ruthi em Qui 09 Out 2008, 18:03

O importante mesmo é pesquisar, sabemos que quando o conteúdo é dominado pelo professor é bem mais fácil repassa-lo para os alunos e com certeza o ensino-aprendizagem será bem melhor. Assim também são com os softwares, quando bem pesquisados, facilita bastante para repassar o conteúdo. O desenvolvimento dos conteúdos serão mais dinâmicos onde se permite, copiar, colar, melhorar, adaptar e assim representa novas formas de trabalhar.
É necessário que o professor se prepare bastante antes de usar esses Softwares educacionais. Encontramos vários jogos e atividades educativas onde o aprendizado se torna mais atrativo. Hoje também estamos conhecendo e aprendendo a lidar com o Linux, onde encontramos vários jogos educativos para se trabalhar na sala de tecnologia.

Ana Ruthi

Mensagens : 10
Data de inscrição : 16/06/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Softwares..

Mensagem  Alexsandra em Sex 10 Out 2008, 01:22

Bem sabemos dos inumeros softwares que podemos (e devemos) utilizar em nossas aulas. Das grandes possibilidades que eles proporcionam, do quanto é prazeroso para nossos alunos estarem diante de um deles aprendendo e divertindo-se.. Do quanto pode tornar-se significativo a utilização dos mesmos no aprendizado..

Estive lendo alguns artigos e também as postagens dos colegas e é impressionante como novos nomes (softwares) vao aparecendo, uns já conhecidos de todos nós, uns mais utilizados que os outros..

Essa troca de experiencias, conhecimentos aqui vivenciado por nós tem sido de gde valia. Aquele software que nao conhecia agora conheço, aquele que tanto precisei um dia e nao achei aqui está tambem!

Seja ele livre, ou não.. comercial ou nao.. deve ser conhecido, explorado para que cada vez mais possamos avançar na educação.. na melhoria da mesma.. no nosso aperfeiçoamento como educadores.. sunny
avatar
Alexsandra

Mensagens : 11
Data de inscrição : 16/06/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Softwares e suas possibilidades pedagógicas

Mensagem  EuniceMaria em Seg 13 Out 2008, 13:53

Danilo Yura escreveu:Em Relação aos softwares livre, comercial e proprietário, indiferente qual seja temos que usar, ou melhor, saber usar, no Linux educacional vem com um pacote incrível de software educacional, o problema que o professor regente, não tem interesse de aprender os mesmo, e manda seus alunos sem um preparo, para orientação, dessa maneira qualquer tipo de software não vai ser um significado relevante ao aprendizado dos alunos. Temos que conhecer bem os mesmo, para serem aplicados como complemento de sala de aula.
Encontramos vários sites de universidades com material pedagógico rico em detalhes, onde podemos explorar. Na UEMS, curso de Física, tem um projeto de extensão, de Coordenação do Prof. Emerson, também fiz parte desse grupo, onde orientávamos os professores da rede de ensino a utilizar computacional para complemento em sala de aula, programas desenvolvidos por varias universidades.
As STE, tem software, em mãos, o que esta faltando e o interesse dos professores regentes em aprender manusear os mesmo e aplicar.
Olá Danilo, muito bom esse trabalho em parceria com a Universidade, porém, tudo demanda conhecer e conhecer remete-nos a um processo. Acredito que logo venceremos este paradígma e a exploração desses recursos fará parte da prática cotidiana. Abraços, Eunice Maria.
avatar
EuniceMaria

Mensagens : 80
Data de inscrição : 11/06/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

SOFTWARES EM SALA DE AULA

Mensagem  Leila Diniz em Seg 13 Out 2008, 20:13

Software Livre: Tudo o que tem na memória de um computador são programas (mais conhecido como softwares): os jogos, os programas onde se digita textos, o navegador da internet.
Esses programas dizem o que o micro tem de fazer. São escritos em códigos: é como se fosse um grande texto escrito numa língua que o computador entende. Pois algumas empresas escrevem as instruções para os computadores de um jeito que só elas - e os computadores - podem ler.
Outras pessoas querem que os códigos dos programas fiquem abertos, para qualquer programador ler, entender e até mudar, se quiser. Por isso são conhecidos como softwares livres.
As opções e formas de utilização desses softwares são enormes encontramos alguns na internet como: smartkids, Professor Sassá, Usina de letras, Colégio São Francisco entre outros.
A STE Wladislau – Paranaiba – trabalha jogos pedagógicos para alfabetização, ditado, troca-letras, leitura de histórias... . Além de encontrarmos esses softwares na internet também instalamos alguns que usamos bastante e o que se percebe é que as crianças acabam aprendendo brincando, possibilitando a elas um grande aprendizado, pois os educandos se divertem e aprendem ao mesmo tempo.
REFERÊNCIA:
Disponível: http://www.serpro.gov.br/serpronamidia/a-capital-do-codigo-aberto/. Acessado em 13 Out. 2008.
avatar
Leila Diniz

Mensagens : 10
Data de inscrição : 17/06/2008
Idade : 37
Localização : Paranaíba/MS

Ver perfil do usuário http://diarioleiladiniz.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

SOFTWARES EM SALA DE AULA

Mensagem  Raimundo Rodrigues em Ter 14 Out 2008, 13:37

É muito interessante que fale sobre a importância de um wiki no processo de ensino aprendizado.
São inúmeras as possibilidades para utilização dos softwares, usamos muito na escola em que trabalho em jogos pedagógicos para alfabetização, e em todas as disciplinas em geral.
A cada momento desenvolve-se mais softwares voltados para a educação, principalmente a infantil.
avatar
Raimundo Rodrigues

Mensagens : 9
Data de inscrição : 05/09/2008
Idade : 64
Localização : Paranaíba/MS

Ver perfil do usuário http://raimundorodrigues.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Softwares e suas possibilidades pedagógicas

Mensagem  Paulo Henrique Vitro em Ter 14 Out 2008, 18:19

Da pesquisa realizada obtive as seguintes definições:

Software livre: é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem nenhuma restrição.

Software proprietário: é aquele cuja cópia, redistribuição ou modificação são em alguma medida proibidos pelo seu criador ou distribuidor. A expressão foi cunhada em oposição ao conceito de software livre.

Software comercial:é o software desenvolvido por uma empresa com o objetivo de lucrar com sua utilização. Note que 'comercial' e 'proprietário' não são o mesmo. A maioria do software comercial é proprietário mas existe software livre que é comercial, e existe software não-livre não-comercial.

A utilização de softwares em sala de aula vem como uma alternativa interessante determinados conteúdos onde a metodologia tradicional não se encaixa. Para isso basta fazer a escolha adequada para obter sucesso nas aulas. O uso dos softwares nas aulas de disciplinas como Física, Química e Biologia torna a aula mais atrativa ao aluno pois com esse recurso é possível a montagem e visualização de figuras e utilização de imagens, entre outros, que ajudam na aprendizagem significativa do conteúdo.

Paulo Henrique Vitro

Mensagens : 12
Data de inscrição : 17/06/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Softwares e suas possibilidades pedagógicas

Mensagem  Paulo Henrique Vitro em Ter 14 Out 2008, 18:28

Luciana Teodoro escreveu:A utilização de softwares no ensino-aprendizagem tem dado muitos resultados como os alunos da minha escola. Nas séries inciais usamos mais os voltados a alfabetização como suporte para as professoras regente. No segmento 6º ao 9ºano são os jogos de matematica(quarto operações e raiz) onde percebemos o desenvolmento principalmente dos alunos que ficavam um pouco dispersos na sala de aula. As outras disciplinas também participa na STE, mas para enfatizar escolhi apenas duas. Os alunos se mostram basntante motivados e seu desenvolvimento e notório. Creio que que os softwares instalados ou não no pc são de grande valia no auxílio ao aprendizado e temos que explorá-los bastantes para poder ver os resultados. Aqui antes de passarmos para os alunos o professor regente da sala vem e utiliza o softwares para ver até que nivel os seus alunos vão alcançar ou se precisaram de outros e com isso os resultados são alcançados.

Concordo com você Luciana.
O uso de jogos matemáticos para alunos vem como uma forma interessante de se ensinar não somente as operações matemática mas também em outras disciplinas como dito por você.

Paulo Henrique Vitro

Mensagens : 12
Data de inscrição : 17/06/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

software

Mensagem  alexander Lucas Vória em Qua 15 Out 2008, 13:42

A utilização de software e de qualquer outra ferramenta que vem engrandecem e tornar a aula mais atrativa são importantes.
Aqui na escola (Peri Martins) nós utilizamos alguns softwares educativos na área de matemática, português, ciências e infantis, vemos a facilidade que estes programas tocam nossos alunos, fazendo com que a aprendizagem seja prazerosa e espontânea.
Os jogos que vêm no limux são interessantes também, jogos matemáticos, artes, ciências entre outros fazem com que as crianças aprendam brincando, em muitos casos sem perceber.
Posso citar também jogos on-line que fazem o mesmo papel.
Os softwares são outras ferramentas para fazer uma aula diferente.
avatar
alexander Lucas Vória

Mensagens : 10
Data de inscrição : 17/06/2008
Idade : 37
Localização : bataguassu

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

SOFTWARES EM SALA DE AULA

Mensagem  Laudicena Queiroz em Qui 16 Out 2008, 14:24

A utilização de softwares é um importante auxílio na educação. Usamos bastante os jogos pedagógicos em especial nas séries iniciais, em todas as disciplinas.
Notamos o quanto nossos alunos se interessam por tais atividades; e a aprendizagem se torna mais fácil e prazerosa.
Acredito que no término do curso estaremos conhecendo vários outros softwares para que nossas aulas se tornem mais interessantes e motivadoras.

Laudicena Queiroz

Mensagens : 9
Data de inscrição : 09/09/2008
Idade : 66

Ver perfil do usuário http://laudicenaqueiroz.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Softwares

Mensagem  thiagobrasilandia em Seg 20 Out 2008, 10:43

Bom dia pessoal-- Como é importante a utilização de softwares nas STE, Ele é uma ferramenta muito importante na educação. Aqui na Adilson usamos bastante nas séries iniciais, por motivo deles não terem muito conhecimento de informática e precisar de apenas um clic, nos sits em que eu pesquisei foram encontrados programas para varias disciplina só estou com dificuldade pra achar algo para educação física.
Em relação aos softwares não a nada mais gostoso que os FREE mais em compensação os bons estes sempre são pagos. Mais já achei muita coisa boa FREE, nada que uma boa pesquisa não encontre.
ABRAÇO A TODOS
avatar
thiagobrasilandia

Mensagens : 9
Data de inscrição : 10/07/2008
Idade : 35
Localização : Brasilandia

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Softwares em Sala de Aula

Mensagem  ReiterBorges em Ter 21 Out 2008, 17:35

De nada adiantaria um computador com mente vazia, e o que alimenta essa mente artificial são os softwares, o que faz a maquina “pensar” são justamente as instruções que lhe foram dadas.
Os softwares, portanto são importantíssimos, temos softwares para quase tudo hoje em dia, tem-se jogos, softwares para controle de vendas, etc.
No campo da educação ainda há pouco desenvolvimento, principalmente pelo pouco interesse dos desenvolvedores de jogos, pois já que na educação ainda falta grandes investimentos nessa área, e os grandes profissionais de softwares não demonstram interesse em fabricar algo que não lhe de boas rendas como os jogos mortais que se tem por ai.
Os poucos softwares educativos que encontramos sejam eles freewares ou sharewares são peças que colaboram com o aprendizado escolar. Então deveria ter maiores investimento nessa área por parte de nossos governantes.

Reiter Borges Silva
avatar
ReiterBorges

Mensagens : 9
Data de inscrição : 29/06/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

softwares em sala de aula

Mensagem  Maria Cristina em Seg 27 Out 2008, 16:25

Software livre: é aquele em que com o código de fonte disponível para usuários fazer o uso, modifica-lo e redistribui-lo sem restrições, sem precisar pedir autorização do criador e nem pagar o mesmo.

Software comercial: esse pode ser tanto livre como proprietário, mas precisa de uma autorização, o nome já diz ele é comercializado, não se tem acesso ao código de fonte sem essa autorização comercial.

Software proprietário: entre os mais conhecidos software proprietário esta do microsoft windows, esses sotwares precisam de autorização do proprietário para ter acesso ao código de fonte ou pagar por esses direitos autorais.


flower flower

É preciso saber escolher e avaliar o tipo de software mais adequado para ser usado, pois sabendo escolher adequadamente os softwares educativos esses sao de grande valia para o aprendizado.

Em nossa escola os mais usados são os jogos pedagógicos utilizados para alfabetização, enciclopedias virtuais e vários outros que atendem a todas as disciplinas. Mas mesmo assim é importante frizar que o professor deve ainda nortear os caminhos usados para um maior aprendizado.

Esses softwares nada mas são do que ferramentas, para ajudar no processo de ensino-aprendizado. flower flower flower
avatar
Maria Cristina

Mensagens : 13
Data de inscrição : 26/06/2008
Localização : Selviria - ms

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

softwares em sala de aula

Mensagem  Maria Cristina em Seg 27 Out 2008, 16:28

flower flower gostei muita de definição encontrada por voce simone, é bem facil de entender as diferenças de um e de outro.


Esses softwares nada mas são do que ferramentas, para ajudar no processo de ensino-aprendizado. flower flower flower


Simone Aparecida Silva de escreveu:[justify]Software livre: é aquele em que com o código de fonte disponível para usuários fazer o uso, modifica-lo e redistribui-lo sem restrições, sem precisar pedir autorização do criador e nem pagar o mesmo.

Software comercial: esse pode ser tanto livre como proprietário, mas precisa de uma autorização, o nome já diz ele é comercializado, não se tem acesso ao código de fonte sem essa autorização comercial.

Software proprietário: entre os mais conhecidos software proprietário esta do microsoft windows, esses sotwares precisam de autorização do proprietário para ter acesso ao código de fonte ou pagar por esses direitos autorais.

Bom aqui na minha escola, quando iniciamos a sala de tecnologia muitos professores que tinham programas em cds-rom trouxerem e nós gravamos nos computadores, para os mesmos usarem como recursos em suas aulas, entre esses softwares, temos dicionários, jogos interativos, enciclopédias que tem links para entrar em páginas da internet já específicas do conteúdo pesquisado e outros.
avatar
Maria Cristina

Mensagens : 13
Data de inscrição : 26/06/2008
Localização : Selviria - ms

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Software Livre x Software Proprietário

Mensagem  Daniela Cunha em Seg 27 Out 2008, 21:17

Pesquisando sobre os termos Software Livre e Software Proprietário, encontrei informações de que o primeiro refere-se à liberdade que o usuário tem de executar, distribuir, modificar, aperfeiçoar, adaptar e repassar as alterações sem que para isso tenha que pedir permissão ao autor do programa. É, portanto, de domínio público e baseado em padrões abertos e na necessidade dos usuários, além de ter um baixo custo. Já o Software Proprietário não permite modificações ou redistribuições e é de propriedade intelectual (Copyright) e, na maioria das vezes, tem um alto custo ao usuário.

Segundo os especialistas, o Software Livre representa uma opção pela criação, pela colaboração e pela independência tecnológica e cultural, uma vez que é baseado no princípio do compartilhamento do conhecimento e na solidariedade praticada pela inteligência coletiva conectada na rede mundial de computadores.

Desta forma, o software livre apresenta um caráter libertário, pois permite a democratização do conhecimento, a construção coletiva, o estímulo à colaboração, à autonomia e a independência tecnológica, pois não podemos nos limitar a ser apenas consumidores de produtos e tecnologias proprietárias.

Mesmo com as vantagens mencionadas, há algumas limitações do Software Livre, como a falta de compatibilidade de alguns hardwares e/ou o desconhecimento do público em geral dos softwares e ferramentas livres.

Mas uma alternativa segura, eficiente, socialmente correta, ética, libertária, tecnologicamente sustentável, viável e praticamente está ao alcance de todos. Outra razão relevante na escolha do software educativo é o próprio conceito utilizado de inclusão digital, em uma perspectiva não apenas de acesso, mas também de ambiente colaborativo onde os envolvidos têm liberdade para expressarem seus pensamentos e opiniões. Como exemplos, cito a utilização de jogos matemáticos, a continuação de histórias e a construção de histórias em quadrinhos, muito utilizados na STE.
avatar
Daniela Cunha

Mensagens : 11
Data de inscrição : 17/06/2008
Idade : 44
Localização : E.E.Jorge Amado - Chapadão do Sul

Ver perfil do usuário http://danielacunha29.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Mais um grande instrumento à disposição do professor!

Mensagem  Ricardo Ramire Gonçalves em Ter 28 Out 2008, 17:48

Sem sombra de dúvidas, os Sotwares Educacionais são importantes instrumentos didáticos. Nos Sofwares encontramos uma vasta gama de possibilidades interativas. O som e a imagem; o gráfico com seus detalhes e dinâmica; o movimento e o desafio, são caracteres presentes nos Softwares. Aqui em nossa STE; temos poucos Softwares, mas o que temos são explorados constatementes, sobretudo nas aulas direcionadas às séries iniciais. Sabemos da importância didática destes recursos. Certamente teremos a oportunidade de trabalhar mais efetivamente com essas ferramentas, a medida que trocamos vivências acerca do assunto. Smile
avatar
Ricardo Ramire Gonçalves

Mensagens : 17
Data de inscrição : 17/06/2008
Idade : 42
Localização : Cassilândia

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Softwares e suas possibilidades pedagógicas

Mensagem  Ricardo Ramire Gonçalves em Ter 28 Out 2008, 17:56

ivani escreveu:È muito importante a utilização de software na educação. Aqui usamos bastante os jogos pedagógicos na alfabetização e em todas as disciplinas. Percebemos como os alunos se interessam por tais atividades, e a aprendizagem se torna mais fácil e prazerosa. Acredito que ao término do curso estaremos conhecendo vários outros softwares e conseguindo fazer com que nossas aulas se tornem mais atrativas.

Concordo plenamente com você, Ivani. Os jogos lúdicos dispertam um grande fascínio em nossos alunos, sobretudo, nas crianças em fase de alfabetização. Agora, já imaginou os jogos lúdicos inseridos no contexto tecnológico? Não é a toa que a garotada adora a Sala de Tecnologia!
avatar
Ricardo Ramire Gonçalves

Mensagens : 17
Data de inscrição : 17/06/2008
Idade : 42
Localização : Cassilândia

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Softwares e suas possibilidades pedagógicas

Mensagem  Ricardo Ramire Gonçalves em Ter 28 Out 2008, 18:01

Neuraci Vasconcelos escreveu:Continuem participando. Este é um assunto muito rico. Quanto mais refletirmos mais, mais informações teremos sobre as vantegens para a educação.

É um assunto muito rico! E muita coisa tem sido produzida nesta área. Não é mesmo professora? Basta, conscientizar nossos colegas da importância de tais ferramentas. Quanta contribuição didática tais instrumentos podem trazer.
avatar
Ricardo Ramire Gonçalves

Mensagens : 17
Data de inscrição : 17/06/2008
Idade : 42
Localização : Cassilândia

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Softwares e suas possibilidades pedagógicas

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum