O Desafio da Leitura na Era Virtual

Página 3 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Desafio da leitura tradicional na era virtual

Mensagem  Danilo em Qui 25 Set 2008, 03:20

Viver na era virtual requer uma readaptação nas formas de acesso ao conhecimento. Hoje, ao solicitarmos aos nossos alunos uma pesquisa sobre um tema, teremos sobre nossas mesas, em 90% das vezes, trabalhos retirados da rede mundial de computadores, seja pelos meta pesquisadores, seja pelas enciclopédias virtuais. Sabemos que a internet diponibiliza informações confiáveis ou não sobre os temas trabalhados em sala de aula mas esse “modismo” de recorrer sempre à ela não deve ser incentivado sem antes aleratar para as possibilidades disponibilizadas em livros ou apostilas que parecem estar sendo esquecidos na atualidade. Particularmente ainda prefiro realizar leituras em materiais impressos mas recorro constantemente a outras fontes de informação, assim procuro trabalhar comk meus alunos um “misto” mas que sempre acaba priorizando o “impresso”.
Fazendo uma leitura das opiniões registradas por meus colegas de curso encontrei no pensamento expresso por minha amiga Ivani uma conclusão bastante esclarecedora que segue a seguir:
Creio que o incentivo da leitura deve acontecer muito antes de se chegar à escola, começando mesmo em casa, com a própria família”.
Por Ivani Amaral Bataguassu-MS

Essa colocação me faz relembrar os “livrinhos” de histórias infantis que “recheavam” parte da estante da casa de meus pais quando eu era criança, e saudoso daqueles tempos me recordo das inúmeras vezes que minha mãe se dispôs a ler as história para que passássemos o tempo. Aquele ato de mãe me levou, posteriormente a criar uma curiosidade sobre o contéudo daqueles livros, encadernados com capas coloridas e convidativas ao olhar infantil, e sem perceber passei a fazer a leitura das imgaens que ilustravam as histórias e com essa “leitura” criava em minha mente uma vitalização daquilo que ali estava “congelado”.
Hoje vejos meus amigos e parentes se deslumbrando pois seus filhos “tão pequeninos” demonstram tamnha intimidade com um computador ou com outros aparelhos eletrônicos como o vídeo game e o DVD, e assim passam boa parte de seus dias. Esse novo momento faz com que eu me preocupe cada vez mais com o futuro da sociedade que se mostra diariamente mais dependente de bens e mais distante de sentimentos. Se em uma casa o filho é educado a ficar horas em frente ao computador ou à televisão, este vai crescer acreditando que tratam-se de elementos indispensáveis à sobrevivência, sendo que na maioria das vezes quando um pai ou uma mãe os coloca para fazer isso é para que eles (os pais) possam fazer outra coisa como, por exemplo, fazer o trabalho de casa ou tomar banho ou preparar as aulas do próximo dia.
As mudanças de comportamento que procuro aqui citar são infinitas mas resultam em consequências pouco agradáveis, e neste exato momento ouvi a reclamação de um aluno que disse que não havia estudado para a prova de um professor pois este havia passado três (03) folhas para leitura e estudo. “é muita coisa” disse o aluno. Nossos alunos ficam cinco, sete, dez hora em uma lan house, mas não são capazes de se dedicar uma hora aos estudos. Quem ensinou isso à eles?

Danilo

Mensagens: 14
Data de inscrição: 17/06/2008
Idade: 31
Localização: Bataguassu - MS

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Desafios da leitura na era digital

Mensagem  Maria Margarida de Matos em Qui 25 Set 2008, 16:28

A busca pelo saber é inerente ao ser humano, o novo nos atrai. É tempo de mudança, disso todos estamos conscientes, no entanto nos assustamos ao pensar que um substuirá o outro, no caso do livro pelo computador. Poderemos mudar o meio, o instrumento, porém não o conteúdo, vimos a história da evoluçao, no início, o uso até de bambu, papiro, pergaminho... Hoje a tela de um computador, mais atraente, acessível e amplo. Não tenhamos medo, as mudanças não vierem para banir os livros, mas sim para ampliar e facilitar a leitura de todos, no "livro digital".

Maria Margarida de Matos

Mensagens: 10
Data de inscrição: 17/06/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

A leitura na era virtual

Mensagem  Edna em Qui 25 Set 2008, 20:02

Os livros são essenciais em nossa aprendizagem, e vejo que a presença das tecnologias na escola vem contribuir para o enriquecimento das atividades trabalhadas em salas de aula com a utilização do livro didático, uma vez que este vem expresso também o endereço que você pode encontrar determinado assunto, visando enriquecer e complementar a aprendizagem.
No texto integrando mídias impressas a afirmação "...A incorporação dos recrusos tecnológicos tem de estar diretamente associada aos objetivos didáticos que se pretende alcançar em um projeto de trabalho." Tudo vem auxiliar e priorizar a aprendizagem. Na realização de um projeto de trabalho devemos incorporar os recursos tecnológicos, beneficiando de infinidas possibilidades de adquirirmos o conhecimento.
Com a internet, a idéia de enciclopédia como algo fixo ficou ultrapassado, uma vez que os conceitos hoje são interligados, os registros são feitos em tempo real; é fantástico estar inserido diante de tantas tecnologias e poder utilizá-las para facilitar a aprendizagem.

Edna

Mensagens: 11
Data de inscrição: 17/06/2008
Idade: 48
Localização: Aparecida do Taboado

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O Desafio da Leitura na Era Virtual

Mensagem  Patricia Carneiro Barboza em Sex 26 Set 2008, 00:38

ivani escreveu:
Mesmo com todos os avanços tecnológicos, o livro jamais desaparecerá. Cabe a nós professores sabermos como usá-los. Creio que o incentivo da leitura deve acontecer muito antes de se chegar à escola, começando mesmo em casa, com a própria família. Mas o que fazer quando percebemos que muitas vezes o próprio professor não tem o hábito da leitura? Como mostrar para os alunos que a leitura pode se tornar uma viagem agradável, se nunca tivemos esta experiência? Enquanto nós educadores não tivermos o prazer dessa viagem jamais conseguiremos fazer com que os alunos embarquem conosco rumo a um caminho desconhecido.

Ainda hoje nós professores somos espelhos para muitos alunos e se nós não mostrarmos a importância da leitura fica muito difícil o aluno realizá-la de forma constante no seu cotidiano, precisamos ler mais e dessa forma incentivar nossos alunos. sunny

Patricia Carneiro Barboza

Mensagens: 17
Data de inscrição: 20/06/2008
Idade: 33
Localização: Bataguassu

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

O Desafio da Leitura na Era Virtual

Mensagem  Ana Rita Paião Oliveira em Sex 26 Set 2008, 01:28

O mundo evoluiu muito rápido e a leitura impressa, que antes dava prazer, foi substituida pela tecnologia. A aquisição de livros para leitura, mesmo com tantas propagandas de incentivo, diminuiu porque grande parte de leitores procuram a leitura virtual.Nas escolas são feitos projetos de incentivo, porém nossos alunos e filhos estão perdendo o interesse à medida que tem acesso à internet.
É preocupante a situação, pois através da leitura o aluno fica informado e passa a desenvolver o senso crítico.

Boa leitura... cheers cheers

Ana Rita Paião Oliveira

Mensagens: 8
Data de inscrição: 16/06/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Leitura, desafio do mundo contemporâneo

Mensagem  Ana Paula Antonio em Sex 26 Set 2008, 03:02

drunken A leitura é um dos meios mais importantes na escola para a consecução de novas aprendizagens.
É necessário que se continue reservando um tempo para a leitura.
Uma pessoa desenvolverá o gosto pela leitura se desde cedo tiver experiências gratificantes com
os livros ou até mesmo através da internet buscando textos significativos.
Pesquisas recentes mostram que a televisão não é obstáculo à leitura, atende a certas expectativas
das pessoas, mas não ocupa o lugar do livro. Muitas vezes, ela até chama atenção sobre determinados
títulos, estimulando a leitura.
Se as pessoas não têm acesso a livros interessantes, se passaram apenas por experiências negativas
com o ato de ler, como esperar que de repente passem a gostar de ler?
Um leitor forma-se aos poucos, com o passar do tempo. Daí a importância de se começar o
quanto antes o contato da criança com o mundo dos livros, antes mesmo que ela aprenda a ler.
Um forte abraço a todos e boa leitura!!!! Very Happy bounce sunny flower

Ana Paula Antonio

Mensagens: 7
Data de inscrição: 18/06/2008
Idade: 43
Localização: Ribas do Rio Pardo

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O Desafio da Leitura na Era Virtual

Mensagem  EuniceMaria em Sab 27 Set 2008, 00:17

Maria Cláudia escreveu:
Na educação, a era digital é uma realidade e não há mais como fugir disso. Os alunos de hoje aprendem a teclar o “enter” muito antes de estar alfabetizado. Para eles, navegar na internet é simples e motivador diante da enormidade de ferramentas audiovisuais que eles passam a ter acesso. Por esse motivo é preciso que o educador possibilite a construção do conhecimento levando o aluno à aprendizagem com a utilização desta nova ferramenta.
E para que o professor possa garantir esta possibilidade ao aluno, é preciso que ele busque conhecer também, e como disse a Hilda, esta é uma tarefa muito difícil, porém, maravilhosamente possível. Abraços, Eunice Maria.

EuniceMaria

Mensagens: 80
Data de inscrição: 11/06/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O Desafio da Leitura na Era Virtual

Mensagem  EuniceMaria em Sab 27 Set 2008, 00:42

Danilo Yura escreveu:Olá Companheiros, Voltando ao curso.
Em Relação ao assunto, não tenho duvida que o livro seja eterno, estamos começando a trabalhar com e-book e texto multimídia, os textos multimídia pode ser mais atrativos, pois o autor prevalece uma leitura simples, parágrafos curtos e varias ilustrações isso estimula muito a leitura dos alunos.
Nos Professores temos que adaptar a era digital, e estimular os alunos a leitura diária, isso contribui em todas as áreas, pois o maior problema na minha disciplina Física é capacidade interpretação dos exercícios.
Uma forma ótima de estimular os alunos, a leitura e escrita, são os fóruns e blogs, onde podemos fazer listas de discussões do conteúdo a ser trabalhado em sala de aula, ou postar trabalhos realizados pelos alunos em sites, onde as demais pessoas do meio acadêmico, possa utilizar dos textos para pesquisas.
Obrigado
Olá Danilo, que bom tê-lo de volta, seja bem-vindo novamente! Muito boa as sugestões dos fóruns de discussão e blogs. Muitos assuntos pesquisados hoje na Rede estão disponíveis nesses dois recursos. Já aprendi muito participando de fóruns, ou, simplesmente lendo-os. Abraços, Eunice Maria.

EuniceMaria

Mensagens: 80
Data de inscrição: 11/06/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O Desafio da Leitura na Era Virtual

Mensagem  EuniceMaria em Sab 27 Set 2008, 00:50

Edna escreveu:Os livros são essenciais em nossa aprendizagem, e vejo que a presença das tecnologias na escola vem contribuir para o enriquecimento das atividades trabalhadas em salas de aula com a utilização do livro didático, uma vez que este vem expresso também o endereço que você pode encontrar determinado assunto, visando enriquecer e complementar a aprendizagem.
No texto integrando mídias impressas a afirmação "...A incorporação dos recrusos tecnológicos tem de estar diretamente associada aos objetivos didáticos que se pretende alcançar em um projeto de trabalho." Tudo vem auxiliar e priorizar a aprendizagem. Na realização de um projeto de trabalho devemos incorporar os recursos tecnológicos, beneficiando de infinidas possibilidades de adquirirmos o conhecimento.
Com a internet, a idéia de enciclopédia como algo fixo ficou ultrapassado, uma vez que os conceitos hoje são interligados, os registros são feitos em tempo real; é fantástico estar inserido diante de tantas tecnologias e poder utilizá-las para facilitar a aprendizagem.
Suas palavras, Edna, reportaram-me aos remotos tempos primitivos, uma época de grande riqueza, de evolução, buscas e conquistas, mas com algumas lacunas ainda perdidas por falta de registros. Hoje, como bem disse, podemos fazer isso em tempo real, é nossa história sendo escrita a cada segundo. E como é bom perceber que em cada risco, em cada palavra, em cada áudio ou imagem gravados nosso 'pequeno' mundo vai sendo salvo para, junto aos arquivos de tantos, oferecer ao mundo a sua própria história! Abraços, Eunice Maria.

EuniceMaria

Mensagens: 80
Data de inscrição: 11/06/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O Desafio da Leitura na Era Virtual

Mensagem  EuniceMaria em Sab 27 Set 2008, 00:57

Ana Rita Paião Oliveira escreveu:O mundo evoluiu muito rápido e a leitura impressa, que antes dava prazer, foi substituida pela tecnologia. A aquisição de livros para leitura, mesmo com tantas propagandas de incentivo, diminuiu porque grande parte de leitores procuram a leitura virtual.Nas escolas são feitos projetos de incentivo, porém nossos alunos e filhos estão perdendo o interesse à medida que tem acesso à internet.
É preocupante a situação, pois através da leitura o aluno fica informado e passa a desenvolver o senso crítico.

Boa leitura... cheers cheers
Ana Rita, compartilho com você a preocupação dessa leitura. A Internet pode ser muito atrativa, oferece meios mais rápidos e fáceis de conseguirmos chegar ao objeto em estudo, porém, precisamos tomar muito cuidado com o 'modismo' e as sérias implicações que leituras longas causariam aos olhos dos seres humanos. Tornar o computador um livro virtual é realmente preocupante. Esta é uma questão que deve estar sempre permeando nóssas dicussões enquanto educadores. Abraços, Eunice Maria.

EuniceMaria

Mensagens: 80
Data de inscrição: 11/06/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

LEitura era virtual

Mensagem  Mariúcha Gorre em Ter 30 Set 2008, 01:58

ivani escreveu:
Mesmo com todos os avanços tecnológicos, o livro jamais desaparecerá. Cabe a nós professores sabermos como usá-los. Creio que o incentivo da leitura deve acontecer muito antes de se chegar à escola, começando mesmo em casa, com a própria família. Mas o que fazer quando percebemos que muitas vezes o próprio professor não tem o hábito da leitura? Como mostrar para os alunos que a leitura pode se tornar uma viagem agradável, se nunca tivemos esta experiência? Enquanto nós educadores não tivermos o prazer dessa viagem jamais conseguiremos fazer com que os alunos embarquem conosco rumo a um caminho desconhecido.

Concordo com você Ivani, é triste ouvir alguns colegas de profissão q não gostam de ler. Fico imaginando como esse profissional poderá realmente contribuir para a melhoria da educação. Ele não pode ser um exemplo a ser seguido, mas alguns alunos não sebem disso e acabem se espelhando nesses "falsos" profissionais.

É preciso, mais, muito mais envolvimento da familia com a educação de nossos alunos.

Mariúcha Gorre

Mensagens: 12
Data de inscrição: 19/06/2008
Idade: 36
Localização: Bataguassu - MS

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Livros a riqueza da sociedade

Mensagem  Ludmilla Machado Neves em Ter 30 Set 2008, 14:18

Danilo adorei seus apontamentos.
Sobre as pesquisas, entendo que antes os alunos também faziam uma cópia de um livro, mas, ao menos era necessário ler. Hoje, eles nem se dão ao trabalho de copiar e colar em um editor de texto e formatar, imprimem direto da página com as publicidades e tudo. Inclusive não faz um mês que eu os levei à Sala de Tecnologia para que pesquisassem sobre um tema de Biologia; Evolução do homem (Hominídeos), quando o trabalho foi impresso, para minha surpresa, a metade do trabalho de um dos alunos estava em "inglês" e o aluno nem tinha visto. Essas coisas demonstram o pouco caso que eles têm com os trabalhos, ou por que não falar com a escola.
Bill Gates o dono da maior empresa de software do mundo disse:"Meus filhos terão computadores sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história."
Sou uma das maiores adeptas às tecnologias em minha escola, mas, sem sombra de dúvidas precisamos de material impressos e de livros, para que nossos alunos possam se familiarizar com eles, e que eles passem a fazer parte do dia-a-dia de nossas crianças.

Danilo escreveu:Viver na era virtual requer uma readaptação nas formas de acesso ao conhecimento. Hoje, ao solicitarmos aos nossos alunos uma pesquisa sobre um tema, teremos sobre nossas mesas, em 90% das vezes, trabalhos retirados da rede mundial de computadores, seja pelos meta pesquisadores, seja pelas enciclopédias virtuais. Sabemos que a internet diponibiliza informações confiáveis ou não sobre os temas trabalhados em sala de aula mas esse “modismo” de recorrer sempre à ela não deve ser incentivado sem antes aleratar para as possibilidades disponibilizadas em livros ou apostilas que parecem estar sendo esquecidos na atualidade. Particularmente ainda prefiro realizar leituras em materiais impressos mas recorro constantemente a outras fontes de informação, assim procuro trabalhar comk meus alunos um “misto” mas que sempre acaba priorizando o “impresso”.
Fazendo uma leitura das opiniões registradas por meus colegas de curso encontrei no pensamento expresso por minha amiga Ivani uma conclusão bastante esclarecedora que segue a seguir:
Creio que o incentivo da leitura deve acontecer muito antes de se chegar à escola, começando mesmo em casa, com a própria família”.
Por Ivani Amaral Bataguassu-MS

Essa colocação me faz relembrar os “livrinhos” de histórias infantis que “recheavam” parte da estante da casa de meus pais quando eu era criança, e saudoso daqueles tempos me recordo das inúmeras vezes que minha mãe se dispôs a ler as história para que passássemos o tempo. Aquele ato de mãe me levou, posteriormente a criar uma curiosidade sobre o contéudo daqueles livros, encadernados com capas coloridas e convidativas ao olhar infantil, e sem perceber passei a fazer a leitura das imgaens que ilustravam as histórias e com essa “leitura” criava em minha mente uma vitalização daquilo que ali estava “congelado”.
Hoje vejos meus amigos e parentes se deslumbrando pois seus filhos “tão pequeninos” demonstram tamnha intimidade com um computador ou com outros aparelhos eletrônicos como o vídeo game e o DVD, e assim passam boa parte de seus dias. Esse novo momento faz com que eu me preocupe cada vez mais com o futuro da sociedade que se mostra diariamente mais dependente de bens e mais distante de sentimentos. Se em uma casa o filho é educado a ficar horas em frente ao computador ou à televisão, este vai crescer acreditando que tratam-se de elementos indispensáveis à sobrevivência, sendo que na maioria das vezes quando um pai ou uma mãe os coloca para fazer isso é para que eles (os pais) possam fazer outra coisa como, por exemplo, fazer o trabalho de casa ou tomar banho ou preparar as aulas do próximo dia.
As mudanças de comportamento que procuro aqui citar são infinitas mas resultam em consequências pouco agradáveis, e neste exato momento ouvi a reclamação de um aluno que disse que não havia estudado para a prova de um professor pois este havia passado três (03) folhas para leitura e estudo. “é muita coisa” disse o aluno. Nossos alunos ficam cinco, sete, dez hora em uma lan house, mas não são capazes de se dedicar uma hora aos estudos. Quem ensinou isso à eles?

Ludmilla Machado Neves

Mensagens: 9
Data de inscrição: 17/06/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O Desafio da Leitura na Era Virtual

Mensagem  ivani em Ter 30 Set 2008, 19:32

Maria Cláudia escreveu:
Na educação, a era digital é uma realidade e não há mais como fugir disso. Os alunos de hoje aprendem a teclar o “enter” muito antes de estar alfabetizado. Para eles, navegar na internet é simples e motivador diante da enormidade de ferramentas audiovisuais que eles passam a ter acesso. Por esse motivo é preciso que o educador possibilite a construção do conhecimento levando o aluno à aprendizagem com a utilização desta nova ferramenta.

Realmente Maria Cláudia, não podemos mais fugir é preciso encarar a realidade e possibilitar a construção de novos conhecimentos. Abraços!!

ivani

Mensagens: 17
Data de inscrição: 17/06/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

A leitura na era virtual

Mensagem  zenilda em Qui 09 Out 2008, 16:14

O livro é essencial em nossa aprendizagem e a leitura virtual vem para enriquecer a leitura do livro didático, podemos mudar o meio de ler mas não o conteúdo, o aluno desenvolve o gosto pela leitura desde que tiver experiências gratificantes com os livros ou com a internet, buscando textos interessantes. Temos que estimular a leitura através das pesquisas, não só nossos alunos tem que ler, nós também temos que ler mais e incentivá-los.

zenilda

Mensagens: 9
Data de inscrição: 16/06/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

A leitura na era virtual

Mensagem  Ana Ruthi em Qui 09 Out 2008, 19:37

Falar acerca dos desafios da leitura na era do virtual, implica numa compreensão do ato de ler que envolva a cultura, as diversas formas de apreensão da realidade, a qual possa extrapolar as formas tradicionais de leitura e o que chamaríamos de formas contemporâneas de teleleituras. Nesse sentido diremos que "ler o mundo" nunca foi uma tarefa fácil. Com todo o caráter de arbitrariedade que possui a palavra "evolução", quando observamos a história do desenvolvimento das culturas humanas, vemos as marcas de uma progressiva evolução dos dispositivos utilizados pelas
diversas sociedades no seu ato de "ler o mundo".
Sobre quais são os desafios para a leitura no mundo virtual; quais são os reais impactos das tecnologias de armazenamento e distribuição da informação na cultura contemporânea; Obviamente essas questões não são novas e têm suscitado, ao longo das últimas décadas, uma série de formulações.
Mas não basta salientar unicamente as facilidades e as beneces desse novo campo tecnológico, sob o risco de cairmos naquela visão de que os dispositivos de informática são a panacéia para todos os problemas do homem conteporâneo. O processo de informatização de quase todas as esferas da sociedade, ainda que recentíssimo, envolve também uma série de conflitos e tensões, exibe uma flagrante desigualdade entre os que já acumularam um imenso capital cultural e aqueles que estão completamente à margem desse processo.

Ana Ruthi

Mensagens: 10
Data de inscrição: 16/06/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 3 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum