O Desafio da Leitura na Era Virtual
+46
Rosana Lores
Maria Cristina
ReiterBorges
thiagobrasilandia
Maria Melo
Laudicena Queiroz
alexander Lucas Vória
Raimundo Rodrigues
Leila Diniz
ezidio
Fábio Queiroz
Ana Ruthi
zenilda
Ludmilla Machado Neves
Mariúcha Gorre
Ana Paula Antonio
Ana Rita Paião Oliveira
Edna
Maria Margarida de Matos
Danilo
Danilo Yura
josemeire
Rosana Fanelli
Guilherma
Luciana Carvalho
Suzeraya
Carmen Regina
Mireille
Luciana Teodoro
Lidiane Mariano
Ana Paula da Silva Zorzan
hilda zp
Maria Cláudia
Patricia Carneiro Barboza
Helena
Dorothea
GALIANO PACCINI NETO
Neuraci Vasconcelos
luish2oclara
ivani
EuniceMaria
Fábio Vergilio
VitorApt
Simone Aparecida Silva de
Mágni
Equipe NTE/TL
50 participantes
Educação Digital & Prática Docente na STE :: Primeiros Passos :: O Desafio da Leitura na Era Virtual
Página 2 de 3
Página 2 de 3 • 1, 2, 3
Desafio da leitura tradicional na era virtual
Viver na era virtual requer uma readaptação nas formas de acesso ao conhecimento. Hoje, ao solicitarmos aos nossos alunos uma pesquisa sobre um tema, teremos sobre nossas mesas, em 90% das vezes, trabalhos retirados da rede mundial de computadores, seja pelos meta pesquisadores, seja pelas enciclopédias virtuais. Sabemos que a internet diponibiliza informações confiáveis ou não sobre os temas trabalhados em sala de aula mas esse “modismo” de recorrer sempre à ela não deve ser incentivado sem antes aleratar para as possibilidades disponibilizadas em livros ou apostilas que parecem estar sendo esquecidos na atualidade. Particularmente ainda prefiro realizar leituras em materiais impressos mas recorro constantemente a outras fontes de informação, assim procuro trabalhar comk meus alunos um “misto” mas que sempre acaba priorizando o “impresso”.
Fazendo uma leitura das opiniões registradas por meus colegas de curso encontrei no pensamento expresso por minha amiga Ivani uma conclusão bastante esclarecedora que segue a seguir:
“Creio que o incentivo da leitura deve acontecer muito antes de se chegar à escola, começando mesmo em casa, com a própria família”.
Por Ivani Amaral Bataguassu-MS
Essa colocação me faz relembrar os “livrinhos” de histórias infantis que “recheavam” parte da estante da casa de meus pais quando eu era criança, e saudoso daqueles tempos me recordo das inúmeras vezes que minha mãe se dispôs a ler as história para que passássemos o tempo. Aquele ato de mãe me levou, posteriormente a criar uma curiosidade sobre o contéudo daqueles livros, encadernados com capas coloridas e convidativas ao olhar infantil, e sem perceber passei a fazer a leitura das imgaens que ilustravam as histórias e com essa “leitura” criava em minha mente uma vitalização daquilo que ali estava “congelado”.
Hoje vejos meus amigos e parentes se deslumbrando pois seus filhos “tão pequeninos” demonstram tamnha intimidade com um computador ou com outros aparelhos eletrônicos como o vídeo game e o DVD, e assim passam boa parte de seus dias. Esse novo momento faz com que eu me preocupe cada vez mais com o futuro da sociedade que se mostra diariamente mais dependente de bens e mais distante de sentimentos. Se em uma casa o filho é educado a ficar horas em frente ao computador ou à televisão, este vai crescer acreditando que tratam-se de elementos indispensáveis à sobrevivência, sendo que na maioria das vezes quando um pai ou uma mãe os coloca para fazer isso é para que eles (os pais) possam fazer outra coisa como, por exemplo, fazer o trabalho de casa ou tomar banho ou preparar as aulas do próximo dia.
As mudanças de comportamento que procuro aqui citar são infinitas mas resultam em consequências pouco agradáveis, e neste exato momento ouvi a reclamação de um aluno que disse que não havia estudado para a prova de um professor pois este havia passado três (03) folhas para leitura e estudo. “é muita coisa” disse o aluno. Nossos alunos ficam cinco, sete, dez hora em uma lan house, mas não são capazes de se dedicar uma hora aos estudos. Quem ensinou isso à eles?
Fazendo uma leitura das opiniões registradas por meus colegas de curso encontrei no pensamento expresso por minha amiga Ivani uma conclusão bastante esclarecedora que segue a seguir:
“Creio que o incentivo da leitura deve acontecer muito antes de se chegar à escola, começando mesmo em casa, com a própria família”.
Por Ivani Amaral Bataguassu-MS
Essa colocação me faz relembrar os “livrinhos” de histórias infantis que “recheavam” parte da estante da casa de meus pais quando eu era criança, e saudoso daqueles tempos me recordo das inúmeras vezes que minha mãe se dispôs a ler as história para que passássemos o tempo. Aquele ato de mãe me levou, posteriormente a criar uma curiosidade sobre o contéudo daqueles livros, encadernados com capas coloridas e convidativas ao olhar infantil, e sem perceber passei a fazer a leitura das imgaens que ilustravam as histórias e com essa “leitura” criava em minha mente uma vitalização daquilo que ali estava “congelado”.
Hoje vejos meus amigos e parentes se deslumbrando pois seus filhos “tão pequeninos” demonstram tamnha intimidade com um computador ou com outros aparelhos eletrônicos como o vídeo game e o DVD, e assim passam boa parte de seus dias. Esse novo momento faz com que eu me preocupe cada vez mais com o futuro da sociedade que se mostra diariamente mais dependente de bens e mais distante de sentimentos. Se em uma casa o filho é educado a ficar horas em frente ao computador ou à televisão, este vai crescer acreditando que tratam-se de elementos indispensáveis à sobrevivência, sendo que na maioria das vezes quando um pai ou uma mãe os coloca para fazer isso é para que eles (os pais) possam fazer outra coisa como, por exemplo, fazer o trabalho de casa ou tomar banho ou preparar as aulas do próximo dia.
As mudanças de comportamento que procuro aqui citar são infinitas mas resultam em consequências pouco agradáveis, e neste exato momento ouvi a reclamação de um aluno que disse que não havia estudado para a prova de um professor pois este havia passado três (03) folhas para leitura e estudo. “é muita coisa” disse o aluno. Nossos alunos ficam cinco, sete, dez hora em uma lan house, mas não são capazes de se dedicar uma hora aos estudos. Quem ensinou isso à eles?
Danilo- Mensagens : 14
Data de inscrição : 16/06/2008
Idade : 41
Localização : Bataguassu - MS
Desafios da leitura na era digital
A busca pelo saber é inerente ao ser humano, o novo nos atrai. É tempo de mudança, disso todos estamos conscientes, no entanto nos assustamos ao pensar que um substuirá o outro, no caso do livro pelo computador. Poderemos mudar o meio, o instrumento, porém não o conteúdo, vimos a história da evoluçao, no início, o uso até de bambu, papiro, pergaminho... Hoje a tela de um computador, mais atraente, acessível e amplo. Não tenhamos medo, as mudanças não vierem para banir os livros, mas sim para ampliar e facilitar a leitura de todos, no "livro digital".
Maria Margarida de Matos- Mensagens : 10
Data de inscrição : 17/06/2008
A leitura na era virtual
Os livros são essenciais em nossa aprendizagem, e vejo que a presença das tecnologias na escola vem contribuir para o enriquecimento das atividades trabalhadas em salas de aula com a utilização do livro didático, uma vez que este vem expresso também o endereço que você pode encontrar determinado assunto, visando enriquecer e complementar a aprendizagem.
No texto integrando mídias impressas a afirmação "...A incorporação dos recrusos tecnológicos tem de estar diretamente associada aos objetivos didáticos que se pretende alcançar em um projeto de trabalho." Tudo vem auxiliar e priorizar a aprendizagem. Na realização de um projeto de trabalho devemos incorporar os recursos tecnológicos, beneficiando de infinidas possibilidades de adquirirmos o conhecimento.
Com a internet, a idéia de enciclopédia como algo fixo ficou ultrapassado, uma vez que os conceitos hoje são interligados, os registros são feitos em tempo real; é fantástico estar inserido diante de tantas tecnologias e poder utilizá-las para facilitar a aprendizagem.
No texto integrando mídias impressas a afirmação "...A incorporação dos recrusos tecnológicos tem de estar diretamente associada aos objetivos didáticos que se pretende alcançar em um projeto de trabalho." Tudo vem auxiliar e priorizar a aprendizagem. Na realização de um projeto de trabalho devemos incorporar os recursos tecnológicos, beneficiando de infinidas possibilidades de adquirirmos o conhecimento.
Com a internet, a idéia de enciclopédia como algo fixo ficou ultrapassado, uma vez que os conceitos hoje são interligados, os registros são feitos em tempo real; é fantástico estar inserido diante de tantas tecnologias e poder utilizá-las para facilitar a aprendizagem.
Edna- Mensagens : 11
Data de inscrição : 17/06/2008
Idade : 57
Localização : Aparecida do Taboado
Re: O Desafio da Leitura na Era Virtual
ivani escreveu:Mesmo com todos os avanços tecnológicos, o livro jamais desaparecerá. Cabe a nós professores sabermos como usá-los. Creio que o incentivo da leitura deve acontecer muito antes de se chegar à escola, começando mesmo em casa, com a própria família. Mas o que fazer quando percebemos que muitas vezes o próprio professor não tem o hábito da leitura? Como mostrar para os alunos que a leitura pode se tornar uma viagem agradável, se nunca tivemos esta experiência? Enquanto nós educadores não tivermos o prazer dessa viagem jamais conseguiremos fazer com que os alunos embarquem conosco rumo a um caminho desconhecido.
Ainda hoje nós professores somos espelhos para muitos alunos e se nós não mostrarmos a importância da leitura fica muito difícil o aluno realizá-la de forma constante no seu cotidiano, precisamos ler mais e dessa forma incentivar nossos alunos.
Patricia Carneiro Barboza- Mensagens : 17
Data de inscrição : 20/06/2008
Idade : 43
Localização : Bataguassu
O Desafio da Leitura na Era Virtual
O mundo evoluiu muito rápido e a leitura impressa, que antes dava prazer, foi substituida pela tecnologia. A aquisição de livros para leitura, mesmo com tantas propagandas de incentivo, diminuiu porque grande parte de leitores procuram a leitura virtual.Nas escolas são feitos projetos de incentivo, porém nossos alunos e filhos estão perdendo o interesse à medida que tem acesso à internet.
É preocupante a situação, pois através da leitura o aluno fica informado e passa a desenvolver o senso crítico.
Boa leitura...
É preocupante a situação, pois através da leitura o aluno fica informado e passa a desenvolver o senso crítico.
Boa leitura...
Ana Rita Paião Oliveira- Mensagens : 8
Data de inscrição : 16/06/2008
Leitura, desafio do mundo contemporâneo
A leitura é um dos meios mais importantes na escola para a consecução de novas aprendizagens.
É necessário que se continue reservando um tempo para a leitura.
Uma pessoa desenvolverá o gosto pela leitura se desde cedo tiver experiências gratificantes com
os livros ou até mesmo através da internet buscando textos significativos.
Pesquisas recentes mostram que a televisão não é obstáculo à leitura, atende a certas expectativas
das pessoas, mas não ocupa o lugar do livro. Muitas vezes, ela até chama atenção sobre determinados
títulos, estimulando a leitura.
Se as pessoas não têm acesso a livros interessantes, se passaram apenas por experiências negativas
com o ato de ler, como esperar que de repente passem a gostar de ler?
Um leitor forma-se aos poucos, com o passar do tempo. Daí a importância de se começar o
quanto antes o contato da criança com o mundo dos livros, antes mesmo que ela aprenda a ler.
Um forte abraço a todos e boa leitura!!!!
É necessário que se continue reservando um tempo para a leitura.
Uma pessoa desenvolverá o gosto pela leitura se desde cedo tiver experiências gratificantes com
os livros ou até mesmo através da internet buscando textos significativos.
Pesquisas recentes mostram que a televisão não é obstáculo à leitura, atende a certas expectativas
das pessoas, mas não ocupa o lugar do livro. Muitas vezes, ela até chama atenção sobre determinados
títulos, estimulando a leitura.
Se as pessoas não têm acesso a livros interessantes, se passaram apenas por experiências negativas
com o ato de ler, como esperar que de repente passem a gostar de ler?
Um leitor forma-se aos poucos, com o passar do tempo. Daí a importância de se começar o
quanto antes o contato da criança com o mundo dos livros, antes mesmo que ela aprenda a ler.
Um forte abraço a todos e boa leitura!!!!
Ana Paula Antonio- Mensagens : 7
Data de inscrição : 18/06/2008
Idade : 52
Localização : Ribas do Rio Pardo
Re: O Desafio da Leitura na Era Virtual
E para que o professor possa garantir esta possibilidade ao aluno, é preciso que ele busque conhecer também, e como disse a Hilda, esta é uma tarefa muito difícil, porém, maravilhosamente possível. Abraços, Eunice Maria.Maria Cláudia escreveu:Na educação, a era digital é uma realidade e não há mais como fugir disso. Os alunos de hoje aprendem a teclar o “enter” muito antes de estar alfabetizado. Para eles, navegar na internet é simples e motivador diante da enormidade de ferramentas audiovisuais que eles passam a ter acesso. Por esse motivo é preciso que o educador possibilite a construção do conhecimento levando o aluno à aprendizagem com a utilização desta nova ferramenta.
EuniceMaria- Mensagens : 80
Data de inscrição : 11/06/2008
Re: O Desafio da Leitura na Era Virtual
Olá Danilo, que bom tê-lo de volta, seja bem-vindo novamente! Muito boa as sugestões dos fóruns de discussão e blogs. Muitos assuntos pesquisados hoje na Rede estão disponíveis nesses dois recursos. Já aprendi muito participando de fóruns, ou, simplesmente lendo-os. Abraços, Eunice Maria.Danilo Yura escreveu:Olá Companheiros, Voltando ao curso.
Em Relação ao assunto, não tenho duvida que o livro seja eterno, estamos começando a trabalhar com e-book e texto multimídia, os textos multimídia pode ser mais atrativos, pois o autor prevalece uma leitura simples, parágrafos curtos e varias ilustrações isso estimula muito a leitura dos alunos.
Nos Professores temos que adaptar a era digital, e estimular os alunos a leitura diária, isso contribui em todas as áreas, pois o maior problema na minha disciplina Física é capacidade interpretação dos exercícios.
Uma forma ótima de estimular os alunos, a leitura e escrita, são os fóruns e blogs, onde podemos fazer listas de discussões do conteúdo a ser trabalhado em sala de aula, ou postar trabalhos realizados pelos alunos em sites, onde as demais pessoas do meio acadêmico, possa utilizar dos textos para pesquisas.
Obrigado
EuniceMaria- Mensagens : 80
Data de inscrição : 11/06/2008
Re: O Desafio da Leitura na Era Virtual
Suas palavras, Edna, reportaram-me aos remotos tempos primitivos, uma época de grande riqueza, de evolução, buscas e conquistas, mas com algumas lacunas ainda perdidas por falta de registros. Hoje, como bem disse, podemos fazer isso em tempo real, é nossa história sendo escrita a cada segundo. E como é bom perceber que em cada risco, em cada palavra, em cada áudio ou imagem gravados nosso 'pequeno' mundo vai sendo salvo para, junto aos arquivos de tantos, oferecer ao mundo a sua própria história! Abraços, Eunice Maria.Edna escreveu:Os livros são essenciais em nossa aprendizagem, e vejo que a presença das tecnologias na escola vem contribuir para o enriquecimento das atividades trabalhadas em salas de aula com a utilização do livro didático, uma vez que este vem expresso também o endereço que você pode encontrar determinado assunto, visando enriquecer e complementar a aprendizagem.
No texto integrando mídias impressas a afirmação "...A incorporação dos recrusos tecnológicos tem de estar diretamente associada aos objetivos didáticos que se pretende alcançar em um projeto de trabalho." Tudo vem auxiliar e priorizar a aprendizagem. Na realização de um projeto de trabalho devemos incorporar os recursos tecnológicos, beneficiando de infinidas possibilidades de adquirirmos o conhecimento.
Com a internet, a idéia de enciclopédia como algo fixo ficou ultrapassado, uma vez que os conceitos hoje são interligados, os registros são feitos em tempo real; é fantástico estar inserido diante de tantas tecnologias e poder utilizá-las para facilitar a aprendizagem.
EuniceMaria- Mensagens : 80
Data de inscrição : 11/06/2008
Re: O Desafio da Leitura na Era Virtual
Ana Rita, compartilho com você a preocupação dessa leitura. A Internet pode ser muito atrativa, oferece meios mais rápidos e fáceis de conseguirmos chegar ao objeto em estudo, porém, precisamos tomar muito cuidado com o 'modismo' e as sérias implicações que leituras longas causariam aos olhos dos seres humanos. Tornar o computador um livro virtual é realmente preocupante. Esta é uma questão que deve estar sempre permeando nóssas dicussões enquanto educadores. Abraços, Eunice Maria.Ana Rita Paião Oliveira escreveu:O mundo evoluiu muito rápido e a leitura impressa, que antes dava prazer, foi substituida pela tecnologia. A aquisição de livros para leitura, mesmo com tantas propagandas de incentivo, diminuiu porque grande parte de leitores procuram a leitura virtual.Nas escolas são feitos projetos de incentivo, porém nossos alunos e filhos estão perdendo o interesse à medida que tem acesso à internet.
É preocupante a situação, pois através da leitura o aluno fica informado e passa a desenvolver o senso crítico.
Boa leitura...
EuniceMaria- Mensagens : 80
Data de inscrição : 11/06/2008
LEitura era virtual
ivani escreveu:Mesmo com todos os avanços tecnológicos, o livro jamais desaparecerá. Cabe a nós professores sabermos como usá-los. Creio que o incentivo da leitura deve acontecer muito antes de se chegar à escola, começando mesmo em casa, com a própria família. Mas o que fazer quando percebemos que muitas vezes o próprio professor não tem o hábito da leitura? Como mostrar para os alunos que a leitura pode se tornar uma viagem agradável, se nunca tivemos esta experiência? Enquanto nós educadores não tivermos o prazer dessa viagem jamais conseguiremos fazer com que os alunos embarquem conosco rumo a um caminho desconhecido.
Concordo com você Ivani, é triste ouvir alguns colegas de profissão q não gostam de ler. Fico imaginando como esse profissional poderá realmente contribuir para a melhoria da educação. Ele não pode ser um exemplo a ser seguido, mas alguns alunos não sebem disso e acabem se espelhando nesses "falsos" profissionais.
É preciso, mais, muito mais envolvimento da familia com a educação de nossos alunos.
Mariúcha Gorre- Mensagens : 12
Data de inscrição : 18/06/2008
Idade : 45
Localização : Bataguassu - MS
Livros a riqueza da sociedade
Danilo adorei seus apontamentos.
Sobre as pesquisas, entendo que antes os alunos também faziam uma cópia de um livro, mas, ao menos era necessário ler. Hoje, eles nem se dão ao trabalho de copiar e colar em um editor de texto e formatar, imprimem direto da página com as publicidades e tudo. Inclusive não faz um mês que eu os levei à Sala de Tecnologia para que pesquisassem sobre um tema de Biologia; Evolução do homem (Hominídeos), quando o trabalho foi impresso, para minha surpresa, a metade do trabalho de um dos alunos estava em "inglês" e o aluno nem tinha visto. Essas coisas demonstram o pouco caso que eles têm com os trabalhos, ou por que não falar com a escola.
Bill Gates o dono da maior empresa de software do mundo disse:"Meus filhos terão computadores sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história."
Sou uma das maiores adeptas às tecnologias em minha escola, mas, sem sombra de dúvidas precisamos de material impressos e de livros, para que nossos alunos possam se familiarizar com eles, e que eles passem a fazer parte do dia-a-dia de nossas crianças.
Sobre as pesquisas, entendo que antes os alunos também faziam uma cópia de um livro, mas, ao menos era necessário ler. Hoje, eles nem se dão ao trabalho de copiar e colar em um editor de texto e formatar, imprimem direto da página com as publicidades e tudo. Inclusive não faz um mês que eu os levei à Sala de Tecnologia para que pesquisassem sobre um tema de Biologia; Evolução do homem (Hominídeos), quando o trabalho foi impresso, para minha surpresa, a metade do trabalho de um dos alunos estava em "inglês" e o aluno nem tinha visto. Essas coisas demonstram o pouco caso que eles têm com os trabalhos, ou por que não falar com a escola.
Bill Gates o dono da maior empresa de software do mundo disse:"Meus filhos terão computadores sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história."
Sou uma das maiores adeptas às tecnologias em minha escola, mas, sem sombra de dúvidas precisamos de material impressos e de livros, para que nossos alunos possam se familiarizar com eles, e que eles passem a fazer parte do dia-a-dia de nossas crianças.
Danilo escreveu:Viver na era virtual requer uma readaptação nas formas de acesso ao conhecimento. Hoje, ao solicitarmos aos nossos alunos uma pesquisa sobre um tema, teremos sobre nossas mesas, em 90% das vezes, trabalhos retirados da rede mundial de computadores, seja pelos meta pesquisadores, seja pelas enciclopédias virtuais. Sabemos que a internet diponibiliza informações confiáveis ou não sobre os temas trabalhados em sala de aula mas esse “modismo” de recorrer sempre à ela não deve ser incentivado sem antes aleratar para as possibilidades disponibilizadas em livros ou apostilas que parecem estar sendo esquecidos na atualidade. Particularmente ainda prefiro realizar leituras em materiais impressos mas recorro constantemente a outras fontes de informação, assim procuro trabalhar comk meus alunos um “misto” mas que sempre acaba priorizando o “impresso”.
Fazendo uma leitura das opiniões registradas por meus colegas de curso encontrei no pensamento expresso por minha amiga Ivani uma conclusão bastante esclarecedora que segue a seguir:
“Creio que o incentivo da leitura deve acontecer muito antes de se chegar à escola, começando mesmo em casa, com a própria família”.
Por Ivani Amaral Bataguassu-MS
Essa colocação me faz relembrar os “livrinhos” de histórias infantis que “recheavam” parte da estante da casa de meus pais quando eu era criança, e saudoso daqueles tempos me recordo das inúmeras vezes que minha mãe se dispôs a ler as história para que passássemos o tempo. Aquele ato de mãe me levou, posteriormente a criar uma curiosidade sobre o contéudo daqueles livros, encadernados com capas coloridas e convidativas ao olhar infantil, e sem perceber passei a fazer a leitura das imgaens que ilustravam as histórias e com essa “leitura” criava em minha mente uma vitalização daquilo que ali estava “congelado”.
Hoje vejos meus amigos e parentes se deslumbrando pois seus filhos “tão pequeninos” demonstram tamnha intimidade com um computador ou com outros aparelhos eletrônicos como o vídeo game e o DVD, e assim passam boa parte de seus dias. Esse novo momento faz com que eu me preocupe cada vez mais com o futuro da sociedade que se mostra diariamente mais dependente de bens e mais distante de sentimentos. Se em uma casa o filho é educado a ficar horas em frente ao computador ou à televisão, este vai crescer acreditando que tratam-se de elementos indispensáveis à sobrevivência, sendo que na maioria das vezes quando um pai ou uma mãe os coloca para fazer isso é para que eles (os pais) possam fazer outra coisa como, por exemplo, fazer o trabalho de casa ou tomar banho ou preparar as aulas do próximo dia.
As mudanças de comportamento que procuro aqui citar são infinitas mas resultam em consequências pouco agradáveis, e neste exato momento ouvi a reclamação de um aluno que disse que não havia estudado para a prova de um professor pois este havia passado três (03) folhas para leitura e estudo. “é muita coisa” disse o aluno. Nossos alunos ficam cinco, sete, dez hora em uma lan house, mas não são capazes de se dedicar uma hora aos estudos. Quem ensinou isso à eles?
Ludmilla Machado Neves- Mensagens : 9
Data de inscrição : 17/06/2008
Re: O Desafio da Leitura na Era Virtual
Maria Cláudia escreveu:Na educação, a era digital é uma realidade e não há mais como fugir disso. Os alunos de hoje aprendem a teclar o “enter” muito antes de estar alfabetizado. Para eles, navegar na internet é simples e motivador diante da enormidade de ferramentas audiovisuais que eles passam a ter acesso. Por esse motivo é preciso que o educador possibilite a construção do conhecimento levando o aluno à aprendizagem com a utilização desta nova ferramenta.
Realmente Maria Cláudia, não podemos mais fugir é preciso encarar a realidade e possibilitar a construção de novos conhecimentos. Abraços!!
ivani- Mensagens : 17
Data de inscrição : 17/06/2008
A leitura na era virtual
O livro é essencial em nossa aprendizagem e a leitura virtual vem para enriquecer a leitura do livro didático, podemos mudar o meio de ler mas não o conteúdo, o aluno desenvolve o gosto pela leitura desde que tiver experiências gratificantes com os livros ou com a internet, buscando textos interessantes. Temos que estimular a leitura através das pesquisas, não só nossos alunos tem que ler, nós também temos que ler mais e incentivá-los.
zenilda- Mensagens : 9
Data de inscrição : 16/06/2008
A leitura na era virtual
Falar acerca dos desafios da leitura na era do virtual, implica numa compreensão do ato de ler que envolva a cultura, as diversas formas de apreensão da realidade, a qual possa extrapolar as formas tradicionais de leitura e o que chamaríamos de formas contemporâneas de teleleituras. Nesse sentido diremos que "ler o mundo" nunca foi uma tarefa fácil. Com todo o caráter de arbitrariedade que possui a palavra "evolução", quando observamos a história do desenvolvimento das culturas humanas, vemos as marcas de uma progressiva evolução dos dispositivos utilizados pelas
diversas sociedades no seu ato de "ler o mundo".
Sobre quais são os desafios para a leitura no mundo virtual; quais são os reais impactos das tecnologias de armazenamento e distribuição da informação na cultura contemporânea; Obviamente essas questões não são novas e têm suscitado, ao longo das últimas décadas, uma série de formulações.
Mas não basta salientar unicamente as facilidades e as beneces desse novo campo tecnológico, sob o risco de cairmos naquela visão de que os dispositivos de informática são a panacéia para todos os problemas do homem conteporâneo. O processo de informatização de quase todas as esferas da sociedade, ainda que recentíssimo, envolve também uma série de conflitos e tensões, exibe uma flagrante desigualdade entre os que já acumularam um imenso capital cultural e aqueles que estão completamente à margem desse processo.
diversas sociedades no seu ato de "ler o mundo".
Sobre quais são os desafios para a leitura no mundo virtual; quais são os reais impactos das tecnologias de armazenamento e distribuição da informação na cultura contemporânea; Obviamente essas questões não são novas e têm suscitado, ao longo das últimas décadas, uma série de formulações.
Mas não basta salientar unicamente as facilidades e as beneces desse novo campo tecnológico, sob o risco de cairmos naquela visão de que os dispositivos de informática são a panacéia para todos os problemas do homem conteporâneo. O processo de informatização de quase todas as esferas da sociedade, ainda que recentíssimo, envolve também uma série de conflitos e tensões, exibe uma flagrante desigualdade entre os que já acumularam um imenso capital cultural e aqueles que estão completamente à margem desse processo.
Ana Ruthi- Mensagens : 10
Data de inscrição : 16/06/2008
O DESAFIO DA LEITURA NA ERA VIRTUAL
O desenvolvimento da leitura é um desafio no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que a leitura e a escrita estão diretamente associados, e assim, ocorrem concomitantemente. Os quais são indispensáveis para a ascendência sócio-escolar do estudante, visto que proporcionam que interajam com produções escritas de culturas e ideologias distintas. Além de propiciar que a partir de sua realidade sócio-cultural, produzam suas próprias escrituras.
A sociedade contemporânea vem passando por constantes períodos de superações tecnológicas-informacionais, fato que reflete em todas as esferas da sociedade global. Na esfera educacional essa influência se apresenta na intensificação da utilização do virtual como fonte de pesquisa e conseqüentemente de leitura.
Apesar da grande relevância que possui a utilização do virtual junto à educação, como fonte de pesquisa e leitura, ressalva-se que os materiais impressos não podem ser relegados a segundo plano.
A sociedade contemporânea vem passando por constantes períodos de superações tecnológicas-informacionais, fato que reflete em todas as esferas da sociedade global. Na esfera educacional essa influência se apresenta na intensificação da utilização do virtual como fonte de pesquisa e conseqüentemente de leitura.
Apesar da grande relevância que possui a utilização do virtual junto à educação, como fonte de pesquisa e leitura, ressalva-se que os materiais impressos não podem ser relegados a segundo plano.
Letramento digital
Quero aqui participar indicando um material muito bom sobre a temática estudada
O texto a seguir é um fragmento do artigo do Prof. Antonio Carlos dos Santos Xavier (UFPE) tendo como título : LETRAMENTO DIGITAL E ENSINO
1. A Escrita e o Letramento digital
Nas sociedades em que prevalecem a modalidade escrita da língua, as instituições
escolares vêm desenvolvendo um papel fundamental no processo de alfabetização e letramento
dos alunos. Aliás, essas parecem ser as duas prioridades da escola: alfabetizar e letrar pessoas.
Sem dúvida, a escola, com o auxílio dos meios de comunicação tradicionais (rádio, TV,
jornais, revistas etc.) e agora modernos (Internet, CD, CD-Rom, DVD), ajuda a consolidar a
cultura da escrita. A escola, então, seleciona os conteúdos a serem apreendidos, organiza-os em
programas e níveis de aprendizagem, estabelecem estratégias de como devem proceder aqueles
que ensinam e o que devem responder aqueles que supostamente aprendem, pois, ao final das
contas, é a mesma instituição escolar que premia ou pune seus tutelados através de formas de
avaliação também criadas por ela.
Venho usando esse material em muitos momentos de estudos.
O texto a seguir é um fragmento do artigo do Prof. Antonio Carlos dos Santos Xavier (UFPE) tendo como título : LETRAMENTO DIGITAL E ENSINO
1. A Escrita e o Letramento digital
Nas sociedades em que prevalecem a modalidade escrita da língua, as instituições
escolares vêm desenvolvendo um papel fundamental no processo de alfabetização e letramento
dos alunos. Aliás, essas parecem ser as duas prioridades da escola: alfabetizar e letrar pessoas.
Sem dúvida, a escola, com o auxílio dos meios de comunicação tradicionais (rádio, TV,
jornais, revistas etc.) e agora modernos (Internet, CD, CD-Rom, DVD), ajuda a consolidar a
cultura da escrita. A escola, então, seleciona os conteúdos a serem apreendidos, organiza-os em
programas e níveis de aprendizagem, estabelecem estratégias de como devem proceder aqueles
que ensinam e o que devem responder aqueles que supostamente aprendem, pois, ao final das
contas, é a mesma instituição escolar que premia ou pune seus tutelados através de formas de
avaliação também criadas por ela.
Venho usando esse material em muitos momentos de estudos.
ezidio- Mensagens : 13
Data de inscrição : 17/07/2008
Revendo metodologias
Olá Ana.
Está ai uma grande problemática a ser analisada, precisamos despertar em nossos educandos o gosto pela leitura, nossos alunos não tem esse hábito, trabalho no Ensino Médio com aulas de filosofia, quanto dificuldades eles tem de leitura, interpretação e produção, essa deficiencia vem das bases escolares.
Está ai uma grande problemática a ser analisada, precisamos despertar em nossos educandos o gosto pela leitura, nossos alunos não tem esse hábito, trabalho no Ensino Médio com aulas de filosofia, quanto dificuldades eles tem de leitura, interpretação e produção, essa deficiencia vem das bases escolares.
Ana Rita Paião Oliveira escreveu:O mundo evoluiu muito rápido e a leitura impressa, que antes dava prazer, foi substituida pela tecnologia. A aquisição de livros para leitura, mesmo com tantas propagandas de incentivo, diminuiu porque grande parte de leitores procuram a leitura virtual.Nas escolas são feitos projetos de incentivo, porém nossos alunos e filhos estão perdendo o interesse à medida que tem acesso à internet.
É preocupante a situação, pois através da leitura o aluno fica informado e passa a desenvolver o senso crítico.
Boa leitura...
ezidio- Mensagens : 13
Data de inscrição : 17/07/2008
O DESAFIO DA LEITURA NA ERA VIRTUAL
Falar acerca dos desafios da leitura na era do virtual, implica numa compreensão do ato de ler que envolve a cultura e as diversas formas de apreensão da realidade, a qual possa extrapolar as formas tradicionais de leitura chamada de formas contemporâneas de teleleituras.
É percebido que a busca pelo saber é desafiador para o ser humano, e o novo é atraente, mas mesmo assim nos assustamos ao pensar que o livro será substuido pelo computador.
Os novos dispositivos técnicos possuem um caráter implosivo, destruidor das práticas tradicionais da cultura; preconizam o fim de modelos tradicionais de comunicação e informação, tais como o jornal impresso e o livro.
Assim, na certeza de haver mudanças, a tela de um computador que é atraente, acessível e ampla veio para ampliar e facilitar a leitura de todos, no "livro digital".
O DESAFIO DA LEITURA NA ERA VIRTUAL
O professor que busca interatividade com seus alunos propõe o conhecimento, na busca de uma consolidação de aprendizagem, sempre focado na leitura que nós de mero protagonista de educador para o campo sistemático de aprendiz.
Somos meros colaboradores e facilitadores de algo raro que é aquele que impulsiona os nosso caros e intelectos de aprendizado.
Mesmo com todos avanço tecnológico,os livros jamais desaparecerão, o professor disponibiliza potenciais de conhecimento para o aluno criar participar interferir e modificar.
Desafio da Leitura na Era Virtual
Todos sabemos da importância da leitura, faz com que a pessoa fique mais culta e reflexiva.
Hoje vemos a busca pelo comodismo, para muitos uma leitura deixou de ser um prazer para ser uma obrigação ou punição, os vídeos e apresentações são importantes más a dependência destes recursos é que me preocupa, nossos alunos não são investigadores, procuram tudo pronto, puro comodismo. Uma de nossas tarefas é tentar resgatar o prazer da leitura, não só em livros más utilizando as mídias disponíveis.
Creio que o incentivo é a palavra chave, só com o incentivo a leitura vai se tornar hábito e ai sim vai se tornar prazerosa.
Hoje vemos a busca pelo comodismo, para muitos uma leitura deixou de ser um prazer para ser uma obrigação ou punição, os vídeos e apresentações são importantes más a dependência destes recursos é que me preocupa, nossos alunos não são investigadores, procuram tudo pronto, puro comodismo. Uma de nossas tarefas é tentar resgatar o prazer da leitura, não só em livros más utilizando as mídias disponíveis.
Creio que o incentivo é a palavra chave, só com o incentivo a leitura vai se tornar hábito e ai sim vai se tornar prazerosa.
alexander Lucas Vória- Mensagens : 10
Data de inscrição : 17/06/2008
Idade : 44
Localização : bataguassu
O DESAFIO DA LEITURA NA ERA VIRTUAL
Vejo a leitura virtual uma aliada aos professores como ferramenta de aprendizagem, um recurso desafiador e interessante.
Acredito que o hábito da leitura ainda é uma conquista a ser alcançada, não só entre alunos, mas entre os professores também.
Os livros nunca poderão perder a importância nem o uso, sempre serão ótimas fontes de conhecimentos.
mais atraente...
Oi Simone!! com certeza é muito mais atrante a leitura virtual, todos os recuros tormam a aula mais produtiva...
se os professores souberem usar, é uma grande aliada, sim!! entao temos que divulgar e aprender juntos a utilizar todos os recusos!
bjs da Maria
se os professores souberem usar, é uma grande aliada, sim!! entao temos que divulgar e aprender juntos a utilizar todos os recusos!
bjs da Maria
Simone Aparecida Silva de escreveu: Bom acho a leitura virtual muito interessante é chamativa, desde que entrei na sala de tecnologias na minha escola, venho percebendo que os alunos que os professores trazem para pesquisar e ler essas pesquisas na internet se interessam mais pelo conteúdo, aprendem coisas diferentes que até mesmo o professor não tenha citado em sua aula, eles conhecem vários recursos de leitura na internet. Então vejo a leitura virtual uma aliada aos professores como ferramenta de aprendizagem um recurso desafiador e interessante.
Maria Melo- Mensagens : 13
Data de inscrição : 16/06/2008
O desafio da leitura na era virtual
BOM DIA PESSOAL. COM ESTE GRANDE AVANÇO DA TECNOLOGIA FICA DIFICIL NÃO USAR O RECURSO DO PC, CELULAR E OTRAS APARELHOS EM QUE POSSA FAZER QUALQUER TIPO DE LEITURA.
É MUITO DIFICIL POIS A TECNOLOGIA VEM COM TUDO E OS ALUNOS ESTAM GAMADOS POR ELA E MUITAS VEZES O PROFESSOR NÃO.
É MUITO BOM FAZER UMA AULA DIFERENTE LEVANDO O ALUNO NA STE MAIS TBEM É IMPORTANTE FAZE-LO PESQUISAR EM LIVROS, REVISTAS ETC.
NÃO ACREDITO QUE ALGUM DIA O LIVRO OU QUALQUER OTRA OBRA IMPRESSA PERCA SEU ESPAÇO.NÃO A NADA MELHOR DOQUE PEGAR UM JORNAL E FICAR FOLHANDO, NÃO VEJO COMO ISTO PODE SUMIR, ASSIM COMO MUITA GENTE ANDA DIZENDO.
OS PROFESSORES ASSSIM COM O A FAMILIA TEMOS QUE INTERAGIR NA INCENTIVAÇAO DO ALUNO A LEITURA.
EXEMPLO NESTE CURSO ASSIM COMO OS DEMAIS PROFESSORES ENCONTRAMOS UMA DIFICULDADE EM ABRIR PAGINAS, TROCAR DE UMA PAGINA PRA OUTRA, LER UMA COISA AQUI DIGITAR ALI ETC.. FICARIA MAIS FACIL SE A GENTE TIVESSE TUDO EM MAÕS.
ACABEI DE VER UM VIDEO COM UM GRANDE AVANÇO NA TECNOLOGIA QUE COM O TEMPO PASSARA PARA SALA DE AULA. FOI CRIADO UMA CANETA QUE QUANDO VC ESCREVE ELA GRAVA TUDO,DEPOIS É SÓ CHEGAR EM CASA CONECTA-LA AO PC E LA ESTA TUDO QUE VC ESCREVEU COM UMA COPIA ORIGINAL, UMA COPIA NO WORD E OTRA NO WORD JA CORRIGIDO. LEGAL NÉ
É MUITO DIFICIL POIS A TECNOLOGIA VEM COM TUDO E OS ALUNOS ESTAM GAMADOS POR ELA E MUITAS VEZES O PROFESSOR NÃO.
É MUITO BOM FAZER UMA AULA DIFERENTE LEVANDO O ALUNO NA STE MAIS TBEM É IMPORTANTE FAZE-LO PESQUISAR EM LIVROS, REVISTAS ETC.
NÃO ACREDITO QUE ALGUM DIA O LIVRO OU QUALQUER OTRA OBRA IMPRESSA PERCA SEU ESPAÇO.NÃO A NADA MELHOR DOQUE PEGAR UM JORNAL E FICAR FOLHANDO, NÃO VEJO COMO ISTO PODE SUMIR, ASSIM COMO MUITA GENTE ANDA DIZENDO.
OS PROFESSORES ASSSIM COM O A FAMILIA TEMOS QUE INTERAGIR NA INCENTIVAÇAO DO ALUNO A LEITURA.
EXEMPLO NESTE CURSO ASSIM COMO OS DEMAIS PROFESSORES ENCONTRAMOS UMA DIFICULDADE EM ABRIR PAGINAS, TROCAR DE UMA PAGINA PRA OUTRA, LER UMA COISA AQUI DIGITAR ALI ETC.. FICARIA MAIS FACIL SE A GENTE TIVESSE TUDO EM MAÕS.
ACABEI DE VER UM VIDEO COM UM GRANDE AVANÇO NA TECNOLOGIA QUE COM O TEMPO PASSARA PARA SALA DE AULA. FOI CRIADO UMA CANETA QUE QUANDO VC ESCREVE ELA GRAVA TUDO,DEPOIS É SÓ CHEGAR EM CASA CONECTA-LA AO PC E LA ESTA TUDO QUE VC ESCREVEU COM UMA COPIA ORIGINAL, UMA COPIA NO WORD E OTRA NO WORD JA CORRIGIDO. LEGAL NÉ
thiagobrasilandia- Mensagens : 9
Data de inscrição : 10/07/2008
Idade : 41
Localização : Brasilandia
O Desafio da Leitura na Era Virtual
Hoje temos a possibilidade de ter uma biblioteca virtual no computador, e isto é bom, com certeza, mas mesmo diante disso o livro ainda é melhor, pois o livro pode-se fazer anotação, fichar, carregar para onde quiser etc.
O que vemos hoje, é o jovem procurando outras formas de lazer e aprendizagem além de um livro, nasce assim uma nova geração de pessoas com uma visão de mundo um pouco diferente dos estudantes de séculos anteriores, onde a maior fonte de conhecimento se encontrava nos livros, hoje ainda se encontra neles, entretanto, os mesmos conteúdos encontrados nos livros temos hoje em uma biblioteca aberta mundialmente que é a internet.
No entanto, o que o jovem mais procura na internet são sites de relacionamentos e jogos, deixando de lado a leitura, resta à escola exigir do jovem a mesma.
O que vemos hoje, é o jovem procurando outras formas de lazer e aprendizagem além de um livro, nasce assim uma nova geração de pessoas com uma visão de mundo um pouco diferente dos estudantes de séculos anteriores, onde a maior fonte de conhecimento se encontrava nos livros, hoje ainda se encontra neles, entretanto, os mesmos conteúdos encontrados nos livros temos hoje em uma biblioteca aberta mundialmente que é a internet.
No entanto, o que o jovem mais procura na internet são sites de relacionamentos e jogos, deixando de lado a leitura, resta à escola exigir do jovem a mesma.
ReiterBorges- Mensagens : 9
Data de inscrição : 29/06/2008
Página 2 de 3 • 1, 2, 3
Educação Digital & Prática Docente na STE :: Primeiros Passos :: O Desafio da Leitura na Era Virtual
Página 2 de 3
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|