Educação Digital & Prática Docente na STE
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: OS AMBIENTES VIRTUAIS E ALGUMAS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS (Maria Elisabette B.B.Prado)

+7
Daniela Cunha
CleuniceMelo
Alexsandra
Andre
Simone Aparecida Silva de
Lourenço Melo
Equipe NTE/TL
11 participantes

Ir para baixo

EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: OS AMBIENTES VIRTUAIS E ALGUMAS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS (Maria Elisabette B.B.Prado) Empty EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: OS AMBIENTES VIRTUAIS E ALGUMAS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS (Maria Elisabette B.B.Prado)

Mensagem  Equipe NTE/TL Seg 23 Jun 2008, 16:09

Caro professor, após a leitura do texto "EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: OS AMBIENTES VIRTUAIS E ALGUMAS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS" , de Maria Elisabette B. B. Prado, publique neste fórum seu ponto de vista, seus questionamentos e descobertas (Botão POSTREPLY). Interaja também com seus colegas, complementando sua participação (Botão QUOTE), afinal, este espaço é uma das nossas salas de aula virtual. Nela também ocorre aprendizados, só depende de nós!

OBS.: Utilize o botão POSTREPLY para fazer suas postagens. Para interagir com seus colegas, utilize o botão QUOTE da mensagem do mesmo. JAMAIS use o botão NEWTOPIC, o mesmo está destinado apenas à administração do fórum.
Equipe NTE/TL
Equipe NTE/TL
Admin

Mensagens : 16
Data de inscrição : 11/06/2008

https://eadste.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: OS AMBIENTES VIRTUAIS E ALGUMAS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS (Maria Elisabette B.B.Prado) Empty MEDIANDO COM OS AMBIENTES DE APRENDIZAGEM

Mensagem  Lourenço Melo Qua 25 Jun 2008, 13:41

Muito tem se falado sobre inserção das tecnologias no ambiente escolar.

Temos teóricos que vê neles um recursos de suma importância, chamando atenção para o uso devido dos mesmos, como -Maria - Elisabette Brisola Brito Prado - a autora do texto aqui disposto muito bem explicitou. Temos também os apocalipticos que condenam essa inovação e, até mesmo buscam informações na qual demonstram através de pesquisa que essa Tal tecnologias nada tem feito para mudar os índices.

Nossa autora em seu texto enfatiza que : "Equivocadamente, muitas vezes, a informação e o conhecimento são vistos e tratados como sinônimos, mas são conceitos distintos. Reconhecer esta distinção, bem como a inter-relação que existe entre informação e conhecimento, é extremamente importante para a prática do professor e a aprendizagem do aluno".

Penso que esse equivocamento se dá não só no âmbito da prática dos professores, vejo essa realidade quando os órgãos públicos sem mesmo analisar e conhecer a porposta de uma informática pedagógica inserem nas escolas laboratórios "guela a baixo" nos professores sem se preocupar com a real proposta do MEC, buscando cunho eleitoreiros.

Voltando à sala de aula.
O uso das tecnologias se faz necessário estar alicersada na proposta pedagógica dos PPPs , buscar preparar o professor quanto ao uso das tecnologias, assim o mesmo poderá o mediador entre o aluno e a máquina, assim poderemos como disse nossa autora " É preciso que as informações sejam trabalhadas conjuntamente em várias situações de aprendizagem, de modo que o aluno possa estabelecer relações, comparar, diferenciar, experimentar, analisar, atribuir significado e sistematizar os conceitos envolvidos num processo contínuo de (re)construção do conhecimento"
Lourenço Melo
Lourenço Melo

Mensagens : 8
Data de inscrição : 17/06/2008
Idade : 59

Ir para o topo Ir para baixo

EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: OS AMBIENTES VIRTUAIS E ALGUMAS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS (Maria Elisabette B.B.Prado) Empty Novos Tempos

Mensagem  Simone Aparecida Silva de Qua 25 Jun 2008, 14:54

cheers A educação a distância nos abre várias portas para uma educação de qualidade, mas para ser realmente de qualidade depende muito mais do aluno do que das ferramentas utilizadas no curso. Como agora é a primeira vez que participo de um curso on-line, estou aprendendo e gostando muito. sunny
Simone Aparecida Silva de
Simone Aparecida Silva de

Mensagens : 19
Data de inscrição : 18/06/2008
Idade : 42
Localização : Costa Rica

Ir para o topo Ir para baixo

EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: OS AMBIENTES VIRTUAIS E ALGUMAS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS (Maria Elisabette B.B.Prado) Empty Educação a distancia.. e educação presencial

Mensagem  Andre Qua 25 Jun 2008, 17:53

Concordo com você Simone, o melhor aprendizado... depende mesmo dos alunos.. do esforço de cada um... Mas acho que para o ensino fundamental e medio.. ainda temos que mesclar (equilibrar) a tecnologia com a presença.. da para ver nos alunos como eles querem novidades...
Andre
Andre

Mensagens : 12
Data de inscrição : 18/06/2008
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: OS AMBIENTES VIRTUAIS E ALGUMAS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS (Maria Elisabette B.B.Prado) Empty Desafios na era digital..

Mensagem  Alexsandra Qui 26 Jun 2008, 00:15

Trabalhar com as novas tecnologias é sem duvida desafiador .. Como fazer? qual a melhor maneira? como uma informação passa a ser significativa levando ao conhecimento? Qual a melhor abordagem?... São inumeros os questionamentos.

Mas acredito que uma coisa é primordial ... " o querer aprender ".
É essa vontade que nos move. tanto para nós professores quanto para os nossos alunos. Os ambientes virtuais trazem ferramentas que podem fomentar essa busca pelo conhecimento, com inovação, troca de informações e grandes descobertas..

E pra tanto nós professores também precisamos ampliar nossos conhecimentos
..
Alexsandra
Alexsandra

Mensagens : 11
Data de inscrição : 16/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: OS AMBIENTES VIRTUAIS E ALGUMAS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS (Maria Elisabette B.B.Prado) Empty EAD

Mensagem  CleuniceMelo Qui 26 Jun 2008, 01:18

Realmente Simone o ensino a distância facilita muito, principalmente para aqueles que querem aprender mas se encontram longe dos grandes centros, onde acontecem a maioria dos cursos. Entretanto, necessita de muita disciplina, pois se não for metódico nos horários de estudos e no compromisso com as atividades pode se perder num emaranhado de informações. Exclamation Question Exclamation affraid
CleuniceMelo
CleuniceMelo

Mensagens : 5
Data de inscrição : 16/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: OS AMBIENTES VIRTUAIS E ALGUMAS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS (Maria Elisabette B.B.Prado) Empty Mesclando tecnologia com presença

Mensagem  CleuniceMelo Qui 26 Jun 2008, 01:26

Andre escreveu:Concordo com você Simone, o melhor aprendizado... depende mesmo dos alunos.. do esforço de cada um... Mas acho que para o ensino fundamental e medio.. ainda temos que mesclar (equilibrar) a tecnologia com a presença.. da para ver nos alunos como eles querem novidades...
Olá André, certamente você tem razão quando se refere a questão de que o aprendizado depende de cada um. É claro que sim, principalmente devemos levar em conta o objetivo de alguém estar participando de um curso. Em relação ao ensino fundamental e médio, é frequentado na maioria por pré-adolescentes e adolescentes, e sabemos que a maioria destes estão pouco preocupados com aprendizagem, então nestes termos estaria complicado proporcionar a eles um ensino à distância com qualidade, o que podemos fazer é lançar mão de recursos como blogs, fóruns e outros.
CleuniceMelo
CleuniceMelo

Mensagens : 5
Data de inscrição : 16/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: OS AMBIENTES VIRTUAIS E ALGUMAS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS (Maria Elisabette B.B.Prado) Empty Provocando a inovação na educação

Mensagem  Daniela Cunha Sex 27 Jun 2008, 03:58

Fala-se muito, no Brasil em “Inclusão Digital”, mas muito pouco em “Educação Digital”. Enquanto governos e empresas multinacionais investem em equipamentos e no ensino sobre como usar as ferramentas básicas, falta-nos a instrução a respeito do uso correto das novas tecnologias, de acordo com princípios básicos de cidadania.

Desde os primórdios o ser humano procurou desenvolver utensílios que lhe facilitassem suas tarefas rotineiras. Vários acontecimentos assinalaram profundamente sua maneira de agir, de enfrentar os desafios, dando por vezes um novo curso à sua jornada. A descoberta do fogo, do ferro, da escrita, da roda e tantos outros inventos foram surgindo frente às dificuldades que apareciam pelo caminho.

As tecnologias se sucedem uma a uma e rapidamente e o novo de hoje é fruto de um amadurecimento, de uma evolução que se desenvolve progressivamente. O importante é não perder tempo, já que não podemos ignorar e nem evitar tais mudanças.

A imprensa foi, durante muito tempo, a principal tecnologia intelectual. Há pouco ela dividia espaço com o rádio, o telefone, a televisão e, atualmente, é a informática que concentra maior capacidade de troca de informações com extrema rapidez e segurança.

É o avanço da tecnologia que promove um redemoinho cultural na sociedade, provocando uma reorganização, um redimensionamento nas relações entre os indivíduos. Sabe-se que, inicialmente, o computador não foi concebido para ter a utilização que ele tem hoje. A princípio, pensou-se num maquinário capaz de realizar cálculos complexos e de reter uma extensa quantidade de dados.

Atualmente, temos a magnífica possibilidade de utilizá-lo como uma importante ferramenta educacional através do “ensino a distância”. Os recursos oferecidos pelas tecnologias de informação e de comunicação nos dias de hoje, superam, e muito, qualquer expectativa que se pudesse ter há dez anos. Essa nova modalidade de ensino e de aprendizagem possibilita uma diversidade de reações e exige algumas habilidades diferentes daquelas realizadas no ensino presencial. Agora, é muito importante a interação com o outro (professor-aluno, aluno-aluno), pois não havendo proximidade física entre educadores e aprendizes, é preciso que se estabeleçam novas formas de contato que propiciem o desenvolvimento do ensinar e do aprender.

Achei interessante as observações de Maria Elisabette Brisola Brito Prado sobre a distinção entre informação e conhecimento. O educando, de posse das informações passadas pelo professor, passa a transformá-las em conhecimento quando aquelas adquirem um significado maior. E são essas “múltiplas interações”, como bem analisa a autora, que potencializarão a construção da rede humana de aprendizagem.

Vamos juntos nessa longa caminhada!
Daniela Cunha
Daniela Cunha

Mensagens : 11
Data de inscrição : 17/06/2008
Idade : 50
Localização : E.E.Jorge Amado - Chapadão do Sul

http://danielacunha29.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: OS AMBIENTES VIRTUAIS E ALGUMAS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS (Maria Elisabette B.B.Prado) Empty Educação a distância

Mensagem  Simone Aparecida Silva de Sex 27 Jun 2008, 12:45

[justify][flash][/flash]Quero complementar que, para fazer um curso a distância usando a tecnologia como ferramenta, tem que ter uma certa maturidade responsabilidade, por parte de quem faz o curso. Porque senão, não funciona. Quando eu digo que depende mais do aluno do que da ferramenta utilizada é isso que eu quis dizer. Surprised
Simone Aparecida Silva de
Simone Aparecida Silva de

Mensagens : 19
Data de inscrição : 18/06/2008
Idade : 42
Localização : Costa Rica

Ir para o topo Ir para baixo

EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: OS AMBIENTES VIRTUAIS E ALGUMAS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS (Maria Elisabette B.B.Prado) Empty Educação a distância

Mensagem  Simone Aparecida Silva de Sex 27 Jun 2008, 12:47

CleuniceMelo escreveu:
Andre escreveu:

Concordo com você Simone, o melhor aprendizado... depende mesmo dos alunos.. do esforço de cada um... Mas acho que para o ensino fundamental e medio.. ainda temos que mesclar (equilibrar) a tecnologia com a presença.. da para ver nos alunos como eles querem novidades...
Olá André, certamente você tem razão quando se refere a questão de que o aprendizado depende de cada um. É claro que sim, principalmente devemos levar em conta o objetivo de alguém estar participando de um curso. Em relação ao ensino fundamental e médio, é frequentado na maioria por pré-adolescentes e adolescentes, e sabemos que a maioria destes estão pouco preocupados com aprendizagem, então nestes termos estaria complicado proporcionar a eles um ensino à distância com qualidade, o que podemos fazer é lançar mão de recursos como blogs, fóruns e outros.
[quote]

Para se fazer um curso a distância usando as ferramentas da tecnologia o cursista tem que ter maturidade para faze-lo. bounce
Simone Aparecida Silva de
Simone Aparecida Silva de

Mensagens : 19
Data de inscrição : 18/06/2008
Idade : 42
Localização : Costa Rica

Ir para o topo Ir para baixo

EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: OS AMBIENTES VIRTUAIS E ALGUMAS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS (Maria Elisabette B.B.Prado) Empty Re: EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: OS AMBIENTES VIRTUAIS E ALGUMAS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS (Maria Elisabette B.B.Prado)

Mensagem  Lourenço Melo Sex 27 Jun 2008, 13:29

Simone Aparecida Silva de escreveu:cheers A educação a distância nos abre várias portas para uma educação de qualidade, mas para ser realmente de qualidade depende muito mais do aluno do que das ferramentas utilizadas no curso. Como agora é a primeira vez que participo de um curso on-line, estou aprendendo e gostando muito. sunny

Ola Simone.

Quero abrir um parêntese na sua fala.

A educação de fato veio para reduzir a distância entre o educador e o educando. Acredito na eficiência e qualidade da proposta da modalidade a distância. Para que o aprendizado seja de fato assimilado depende do aluno na sua disciplina de estudo dos conteúdos, no domínio dos recursos e outros. Mas penso que o grande responsável é a instituição, a sua dinâmica organizacional, a tutoria do professor, esse penso ser a mola que irá levar o aluno à perseverança.
Lourenço Melo
Lourenço Melo

Mensagens : 8
Data de inscrição : 17/06/2008
Idade : 59

Ir para o topo Ir para baixo

EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: OS AMBIENTES VIRTUAIS E ALGUMAS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS (Maria Elisabette B.B.Prado) Empty Educação à Distância

Mensagem  Maria Cláudia Sex 27 Jun 2008, 18:49

Venho estudando como integrar as tecnologias de comunicação, especialmente a Internet - na educação presencial e a distância, dentro de uma visão humanista e inovadora. Saber combinar o melhor do presencial e do virtual é um dos grandes desafios que enfrentamos hoje, nas escolas e em outras instituições.
Educar é colaborar para que professores e alunos nas escolas e organizações - transformem suas vidas em processos permanentes de aprendizagem. É ajudar os alunos na construção da sua identidade, do seu caminho pessoal e profissional - do seu projeto de vida, no desenvolvimento das habilidades de compreensão, emoção e comunicação que lhes permitam encontrar seus espaços pessoais, sociais e de trabalho e tornarem-se cidadãos realizados e produtivos.
Maria Cláudia
Maria Cláudia

Mensagens : 11
Data de inscrição : 17/06/2008
Idade : 47

Ir para o topo Ir para baixo

EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: OS AMBIENTES VIRTUAIS E ALGUMAS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS (Maria Elisabette B.B.Prado) Empty Integrar Saberes e Tecer Redes

Mensagem  Carmen Regina Dom 29 Jun 2008, 21:49

O texto "Integrar saberes e tecer redes” nos passa valiosas informações a respeito da educação a distância via telemática e, ao mesmo tempo nos leva a uma séria reflexão enquanto educadores.
É sabido por todos nós educadores que numa sala de aula presencial, a nossa função é aproveitar o conhecimento do aluno e oferecer novas informações e orientá-lo, para que possa construir seus próprios conceitos, empregá-los interpretá-los, transformá-los em conhecimento e assimilá-los .
O mesmo deve ocorrer com a Educação à Distância, talvez, digamos assim, com um pouco mais de beleza e encantamento. É claro, dependendo do ponto de vista de quem irá fazer uso.
Como a autora frisou, a rede oferece uma gama de informações. O que não quer dizer que basta somente o professor oferecer a informação e não orientá-lo ou não propiciar meios para que haja a transformação, construção e sistematização da aprendizagem por parte do aluno.
Nas salas presenciais nossos alunos têm a oportunidade de construir seus conceitos através de diversas ferramentas; aulas na STE, exposição de textos, vídeos, confecção de livros...
A educação a distância também possui seus ambientes virtuais em que aluno e professor encontram a disposição, ferramentas que ajudam no enriquecimento da aquisição do conhecimento. É evidente que cabe ao professor saber conduzir e direcionar cada ferramenta de acordo com o objetivo traçado e expectativa e necessidade do aluno.
O professor eficiente saberá de forma sutil ganhar o respeito e ao mesmo tempo conseguir que seu aluno de forma consciente comece a filtrar as informações que lhe são oferecidas.
A autora destacou entre outras ferramentas o emprego do Chat, Fórum de Discussão, Correio Eletrônico e Portfólio por viabilizarem a interação entre participantes.
Se no final o aluno processa as informações em conhecimentos, reconstrói assimila-os e empregando-os corretamente: Houve aprendizagem.
Carmen Regina
Carmen Regina

Mensagens : 13
Data de inscrição : 17/06/2008
Idade : 59
Localização : Paranaíba

http://diariocarmenregina.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: OS AMBIENTES VIRTUAIS E ALGUMAS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS (Maria Elisabette B.B.Prado) Empty Re: EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: OS AMBIENTES VIRTUAIS E ALGUMAS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS (Maria Elisabette B.B.Prado)

Mensagem  Maria Melo Sex 04 Jul 2008, 19:33

Alexsandra escreveu:Trabalhar com as novas tecnologias é sem duvida desafiador .. Como fazer? qual a melhor maneira? como uma informação passa a ser significativa levando ao conhecimento? Qual a melhor abordagem?... São inumeros os questionamentos.

Mas acredito que uma coisa é primordial ... " o querer aprender ".
É essa vontade que nos move. tanto para nós professores quanto para os nossos alunos. Os ambientes virtuais trazem ferramentas que podem fomentar essa busca pelo conhecimento, com inovação, troca de informações e grandes descobertas..

E pra tanto nós professores também precisamos ampliar nossos conhecimentos
..

Isso, Alexsandra, e a grande oportunidade que nos surge hoje é que podemos aprender juntos (alunos e professores).. os ambiente virtuais, as aulas mediadas por tecnologias é uma oprotunidade em que o professor é apenas um orientador, coordenador. E a aprendizagem acontece para todos... bjs da Maria
Maria Melo
Maria Melo

Mensagens : 13
Data de inscrição : 16/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: OS AMBIENTES VIRTUAIS E ALGUMAS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS (Maria Elisabette B.B.Prado) Empty Motivação

Mensagem  EuniceMaria Ter 12 Ago 2008, 22:09

Maria Cláudia escreveu:
Venho estudando como integrar as tecnologias de comunicação, especialmente a Internet - na educação presencial e a distância, dentro de uma visão humanista e inovadora. Saber combinar o melhor do presencial e do virtual é um dos grandes desafios que enfrentamos hoje, nas escolas e em outras instituições.
Educar é colaborar para que professores e alunos nas escolas e organizações - transformem suas vidas em processos permanentes de aprendizagem. É ajudar os alunos na construção da sua identidade, do seu caminho pessoal e profissional - do seu projeto de vida, no desenvolvimento das habilidades de compreensão, emoção e comunicação que lhes permitam encontrar seus espaços pessoais, sociais e de trabalho e tornarem-se cidadãos realizados e produtivos.
Isso mesmo Maria Cláudia, e o maior desafio nisso tudo é conseguirmos fazer com que o aluno inicie e permaneça motivado durante o desenvolvimento das atividades. Acredito que ainda temos muito a aprender!
abraços.
EuniceMaria
EuniceMaria

Mensagens : 80
Data de inscrição : 11/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: OS AMBIENTES VIRTUAIS E ALGUMAS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS (Maria Elisabette B.B.Prado) Empty Re: EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: OS AMBIENTES VIRTUAIS E ALGUMAS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS (Maria Elisabette B.B.Prado)

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos