A Utilização do Livro Didático

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"Vilão"???

Mensagem  Danilo em Qui 25 Set 2008, 03:32

Me surpreende muito saber que o livro didático pode ser tido como um vilão! O livro é um aparato, assim como utilizamos o giz para passar os conteúdos aos nossos alunos, temos nos livros um aporte ao conhecimento. É claro que nem todos os professores hão de concordar que um determinado autor contempla todas as linhas de pensamento de uma determinada disciplina, assim sendo, como disse minha colega Josi, “cabe ao mestre” buscar fontes alternativas de conteúdo que venham complementar o autor adotado por sua escola. Um livro de matemática, trata sobre matemática, assim como um livro de geografia, trata sobre a mesma e não sobre a anterior, o método atual permite, em alguns lugares, que o professor leve seus alunos à uma STE para pesquisarem temas ausentes ou deficitários nos livros. Além disso existem outros livros, apostilas e até mesmo, vídeos e aulas que podem servir como complemento no processo de ensino/aprendizagem. Notas baixas são motivadas por N elementos que, ultimamente não estão sendo discutidos em nosso meio. Cuidado ao citar culpados, pois os culpados podem ser.... silent

Danilo

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Utilização do livro didático

Mensagem  Maria Margarida de Matos em Qui 25 Set 2008, 17:00

O livro didádico é um instrumento na mão "profisssional", o qual tem liberdade para explorá-lo da melhor maneira possível.
Analisando o caminho percorrido para que o livro didático chegasse até aqui, vendo toda a sua evolução, na liguagem, na criatividade, no valor econômico, etc, percebemos que tê-lo em nosso meio foi uma grande conquista, por estas e muitas outras razões não podemos nem pensar em abandoná-lo, porém não podemos nos restringir apenas a ele, como dizia fictício detetive chinês Charlie Chan, "Mente humana é como pára-quedas; funciona melhor aberta", por isso temos que estar sempre abertos às inovações, criando o hábito de somar e não excluir, isto é, conservar e motivar a leitura de livros, mostrando que se você quer aprender algo sobre tecnologia precisa estudar nos livros didáticos...

Maria Margarida de Matos

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Livro didático

Mensagem  Ana Rita Dombrowski Andra em Qui 25 Set 2008, 20:11

O livro didático para mim,serve como apoio e não como única ferramenta de trabalho. Como trabalho com turmas de alfabetização somente algumas atividades e leituras a principio feitas pelo professor, podem ser utilizadas. Mas os livros didáticos (alfabetização)estão bem interessantes, principalmente em relação as leituras que trazem diferentes tipos textuais( músicas, poemas, textos jornalisticos, histórias em quadrinhos, contos, fábulas ....) e as atividades variadas( cruzadinha, caça palavras) Nas séries/anos mais avançados, penso que o livro deva ter a mesma utilidade. Servir de apoio ao professor para organizar /planejar suas aulas.CAbe ao professor analisar e escolher bem os livros que serão adotados na escola.

Ana Rita Dombrowski Andra

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Utilização do livro didático

Mensagem  Edna em Qui 25 Set 2008, 20:35

Se no contexto pedagógico está correto a utilização do livro didático, porque não utilizá-lo? Na minha opinião o livro didático é uma ferramenta essencial que o professor pode utilizar para levar conhecimento e aprendizagens aos alunos. O professor pode utilizar as ferramentas tecnológicas, mídias, vídeo para enriquecer o conteúdo a ser trabalhado.

Edna

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Re: A Utilização do Livro Didático

Mensagem  Patricia Carneiro Barboza em Sex 26 Set 2008, 00:46

Danilo escreveu:Me surpreende muito saber que o livro didático pode ser tido como um vilão! O livro é um aparato, assim como utilizamos o giz para passar os conteúdos aos nossos alunos, temos nos livros um aporte ao conhecimento. É claro que nem todos os professores hão de concordar que um determinado autor contempla todas as linhas de pensamento de uma determinada disciplina, assim sendo, como disse minha colega Josi, “cabe ao mestre” buscar fontes alternativas de conteúdo que venham complementar o autor adotado por sua escola. Um livro de matemática, trata sobre matemática, assim como um livro de geografia, trata sobre a mesma e não sobre a anterior, o método atual permite, em alguns lugares, que o professor leve seus alunos à uma STE para pesquisarem temas ausentes ou deficitários nos livros. Além disso existem outros livros, apostilas e até mesmo, vídeos e aulas que podem servir como complemento no processo de ensino/aprendizagem. Notas baixas são motivadas por N elementos que, ultimamente não estão sendo discutidos em nosso meio. Cuidado ao citar culpados, pois os culpados podem ser.... silent

Concordo plenamente com você Danilo, temos inúmeros meios de trabalhar nosso conteúdo e usar metódos que complemente a utilização do livro, o que não podemos fazer é colocar o livro didático como vilão dessa história, sendo que há muitos outros problemas envolvidos na aprendizagem escolar. sunny

Patricia Carneiro Barboza

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Utilização do Livro Didático

Mensagem  Ana Rita Paião Oliveira em Ter 30 Set 2008, 00:59

O livro didático ainda é a ferramenta mais viável e utilizada no momento, pois com a diminuição das aulas de algumas disciplinas, ficaria impossível concluir boa parte dos conteúdos anuais. Na escolha do livro analisamos sempre o mais adequado em relação à listagem dos conteúdos, na minha disciplina por exemplo a quantidade e a qualidades dos exercícios são fundamentais.

Abraços!

Ana Rita Paião Oliveira

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Re: A Utilização do Livro Didático

Mensagem  ivani em Ter 30 Set 2008, 19:27

Ana Rita Dombrowski Andra escreveu:O livro didático para mim,serve como apoio e não como única ferramenta de trabalho. Como trabalho com turmas de alfabetização somente algumas atividades e leituras a principio feitas pelo professor, podem ser utilizadas. Mas os livros didáticos (alfabetização)estão bem interessantes, principalmente em relação as leituras que trazem diferentes tipos textuais( músicas, poemas, textos jornalisticos, histórias em quadrinhos, contos, fábulas ....) e as atividades variadas( cruzadinha, caça palavras) Nas séries/anos mais avançados, penso que o livro deva ter a mesma utilidade. Servir de apoio ao professor para organizar /planejar suas aulas.CAbe ao professor analisar e escolher bem os livros que serão adotados na escola.

Concordo com você Ana Rita o livro didático deve servir como apoio e não como única ferramenta a ser utilizada. Grande abraço!

ivani

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O livro didático...

Mensagem  maryelaida em Sex 03 Out 2008, 03:27

A
trajetória do Livro Didático mostra desde seu princípio a intencionalidade de atender às necessidades do usuário; seja educador e educando, como mostra também, que com o passar do tempo com a demanda entre editoras e as exigencias do governo em oferecer às escolas um material didático de melhor qualidade, mais coerentes com a diversidade regionais; e mudanças de paradígmas na educação ( lembremos a observação impressa na capa dos livros: Material de acordo com os PCNs). Pois então...graças à democratização do ensino, hoje podemos "escolher" o livro que melhor venha atender os objetivos tanto de professores quanto de alunos. Penso que na prática do dia -a -dia, o livro didático serve como um norte para o planejamento; como um guia, um referencial; um ponto chave, por que não? Porém, como professora regente de sala, planejo as cinco disciplinas para minha turma e recorro não a um único livro, mas a uma pilha deles; devido ao seu conteúdo interdisciplinar, tenho maior liberdade para pesquisar e assim adequar melhor as atividades à aprendizagem dos alunos. Outro fator que considero importante é que na escola pública a realidade é bem diferente, temos alunos escritores-leitores, e alunos em fase de alfabetização numa mesma turma e não há como "mascarar" uma realidade tão divergente assim...não é mesmo? Para concluir essa reflexão, vou parafrasear o colega Danilo, que bem lembrou que: os livros de geografia ensinam geografia , os de matemática, ensinam matemática... isso significa dizer que: quando o aluno busca informação, acontecimentos históricos, relevo, ou formulas matemáticas... os livros são muito parecidos entre sí, porém os que trazem textos, em sua variedade de gêneros e de assuntos como informativos, literários, charges, autores, obras, artes e outros tantos, a busca pelo melhor conteúdo se faz necessária, e a escolha parte do professor ciente de que sua ação irá refletir diretamente na aprendizagem de seus alunos. ou não... Wink
Maria Alida (Maryelaida)

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Utilização do livro didático

Mensagem  Ana Ruthi em Qua 08 Out 2008, 20:18

O livro didático é muito importante para nós educadores, pois é uma ferramenta que se soubermos fazer uso dela melhora e muito o desempenho dos alunos, isso combinado com outras metodologias de trabalho. Trabalho em duas escolas diferentes, onde o 3º ano na escola estadual, seguem um livro de um projeto de leitura e o rendimento dos alunos melhorou e muito.
Não podemos nos prender somente nele, mas é um apoio indispensável em sala de aula.

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A Utilização do Livro Didático

Mensagem  zenilda em Qui 09 Out 2008, 15:16

Não concordo de que o livro seja o grande vilão da problemática da educação no Brasil. Penso que o problema é bem mais complexo. Vai desde a implantação de uma política educacional realmente séria onde, quem dita as reformas tenham pelo menos conhecimento prático de uma sala de aula (e onde não sejam somente um profissional técnico), onde as reformas implantadas dessem tempo de serem "digeridas" pelos professores e onde esses fossem realmente preparados – que essas reformas visassem realmente a melhoria da educação e não servissem a interesses de grupos -, e que não ocorressem umas atropelando as outras.
Claro, o livro didático não pode ser uma escora onde se vá apoiar toda a prática do ensino e aprendizagem, dado os tantos recursos hoje disponíveis para que nós educadores possamos trabalhar, principalmente em se tratando dos recursos tecnológicos. Mas o livro didático ainda continua sendo um importante aliado em nossas atividades docentes.

zenilda

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O USO DO LIVRO DIDÁTICO

Mensagem  Fábio Queiroz em Qui 09 Out 2008, 23:44

O Livro Didático é um importante suporte que o professor tem para ministrar suas aulas, sendo assim, mais uma ferramenta educacional disponibilizada ao professor e aos alunos.

No entanto, o professor não deve fazer do Livro Didático uma muleta, isto é, como única fonte de recurso para suas aulas.

Dentro da disciplina que ministro aula – Geografia – o Livro Didático é imprescindível, sendo utilizado como um importante suporte para o bom desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem.

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LIVRO DIDÁTICO x LIVRO DIDÁTICO

Mensagem  ezidio em Sex 10 Out 2008, 15:58

O livro didático é um material oferecido pelo MEC para as escolas públicas, quando chega as escolas são distribuidos como se fosse apenas um material impresso, é de fato isso que acontece, não há um trabalho específico de divulgação, conservação e valorização.
O material deveria e pode ir além do recurso onde está o conteúdo programático, deveria a escola fazer da entrega um evento com a mesma veemencia de uma festa junina, o professor antes de iniciar as atividades trabalhar a capa, o fichamento bibliográfico, fazer leitura das imagens, pesquisar quem é o autor e muitos outras atividades.
A temática livro didático é muito discutido na mídia onde há uma preocupação com a qualidade do material, a informção a ser apresentada aos alunos, as manobras das vendas dos mesmo ao MEC etc etc.

A baixo deixo alguns links pesquisado na internet

http://veja.abril.com.br/160408/p_092.shtml
http://proftoni.blogspot.com/2008/09/educao-pelo-olhar-da-revista-veja.html
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2007/10/398418.shtml
http://www.moodle.ufba.br/mod/forum/discuss.php?d=7645

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IMPORTANCIA DE UM LIVRO DIDÀTICO

Mensagem  ezidio em Sex 10 Out 2008, 16:06

Ola colega.
Trabalhando em sala de aula com alunos do ensino médio tive uma experiência que quero compartilhar contigo já que sua fala complementa com a minha.
Pois bem, assumi aulas de filosofia e sociologia e não há livro adotado, como esse fator me prejudicado, busquei resolver os problemas , tirar cópias de livros e montar uma pequena apostila, muitas coisa caconteceram, tive que descartar a idéia, resolvi por fim passar conteúdo no quadro negro, imagina o rendimento do aluno 18 aulas bimestrais, pensa quando chega o dia das avaliações.




Ana Ruthi escreveu:O livro didático é muito importante para nós educadores, pois é uma ferramenta que se soubermos fazer uso dela melhora e muito o desempenho dos alunos, isso combinado com outras metodologias de trabalho. Trabalho em duas escolas diferentes, onde o 3º ano na escola estadual, seguem um livro de um projeto de leitura e o rendimento dos alunos melhorou e muito.
Não podemos nos prender somente nele, mas é um apoio indispensável em sala de aula.

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A Utilização do Livro Didático

Mensagem  Lúcia Guilherme em Seg 13 Out 2008, 13:51

Não consigo concordar com a idéia de que o livro didático seja o vilão do ensino e muito menos que o simples fato de retirá-lo das mãos do professor geraria mudanças. Todos sabemos que ele veio para somar e se existe falhas em sua aplicabilidade, são elas que devem ser resolvidos. O livro didático, não deve ser entendido como manuel didático e metodológico e sim como mais uma maneira de aplicar os conteúdos em sala de aula.

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Livro Didático

Mensagem  Ana Paula da Silva Zorzan em Ter 14 Out 2008, 00:28

Lúcia Guilherme escreveu:Não consigo concordar com a idéia de que o livro didático seja o vilão do ensino e muito menos que o simples fato de retirá-lo das mãos do professor geraria mudanças. Todos sabemos que ele veio para somar e se existe falhas em sua aplicabilidade, são elas que devem ser resolvidos. O livro didático, não deve ser entendido como manuel didático e metodológico e sim como mais uma maneira de aplicar os conteúdos em sala de aula.

"Falou e disse" amiga, concordo com seu ponto de vista, o livro didático só veio acrescentar, vai depender como será feito seu uso.
Um beijão, Ana Paula Very Happy

Ana Paula da Silva Zorzan

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