TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA (José Manuel Moran)
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Maria Melo
Neuraci Vasconcelos
Edna
Luciana Teodoro
Suzeraya
Ana Rita Dombrowski Andra
Rosana Fanelli
Marcia
Ana Flavia
Andre
GALIANO PACCINI NETO
Mireille
Leila Diniz
Fábio Queiroz
Lidiane Mariano
Danilo Yura
ednagomeslopes
tania
Lourenço Melo
marco
EuniceMaria
Ricardo Ramire Gonçalves
Jadir Alves Moreira Jr.
Equipe NTE/TL
28 participantes
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Ensino Aprendizagem Inovadoras com Tecnologias
Introdução: Aprender e reaprender na interação individual, integrando humano e o tecnológico mudando assim a qualidade no processo ensino/aprendizagem.
O Educador e as Novas Mídias:O educador ao elaborar seu método de trabalho deverá observar as várias formas de comunicar-se e ensinar bem. E é na diversidade de realizações dos trabalhos tanto presencial quanto a distância, a interação e integração com os educandos tem que estar numa mesma sintonia.
Ao acrescentar o domínio tecnológico devemos conhecer através de um mapeamento nossa clientela como interesses, perspectivas de futuro formação e principalmente a preocupação e a forma de relacionarmos com eles.
Os ambientes virtuais muito tem ajudado no relacionamento interpessoal, pois de informador o professor passa a orientador de aprendizagem, gerenciador de pesquisa e comunicação.
O Educador e as Novas Mídias:O educador ao elaborar seu método de trabalho deverá observar as várias formas de comunicar-se e ensinar bem. E é na diversidade de realizações dos trabalhos tanto presencial quanto a distância, a interação e integração com os educandos tem que estar numa mesma sintonia.
Ao acrescentar o domínio tecnológico devemos conhecer através de um mapeamento nossa clientela como interesses, perspectivas de futuro formação e principalmente a preocupação e a forma de relacionarmos com eles.
Os ambientes virtuais muito tem ajudado no relacionamento interpessoal, pois de informador o professor passa a orientador de aprendizagem, gerenciador de pesquisa e comunicação.
Tecnologias na Educação à Distância
De acordo com o texto de José Manuel Moran, estamos realmente vivenciando uma nova fase na educação à distância. O processo de ensino-aprendizagem está mudando de um meio totalmente presencial para um processo semi-presencial em um ambiente virtual. Onde a visão individualista de cada educando transforma-se para uma visão grupal. O professor deixa de ser o detentor do saber para tornar-se o mediador e incentivador na busca de novas informações.
A internet chegou na sociedade para ficar, e as possibilidades que ela nos oferece na aquisição de novos conhecimentos deve ser trabalhadas paulatinamente. Tudo que é o indivíduo tem pouco familiariedade a tendência é pré estabelecer conceitos erronêos, mas cabe a nós educadores que estamos a frente da ST insistir na utilização da informática na educação. Pois os nossos jovens e crianças na sua maioria convive com essa tecnologia diariamente.
A internet chegou na sociedade para ficar, e as possibilidades que ela nos oferece na aquisição de novos conhecimentos deve ser trabalhadas paulatinamente. Tudo que é o indivíduo tem pouco familiariedade a tendência é pré estabelecer conceitos erronêos, mas cabe a nós educadores que estamos a frente da ST insistir na utilização da informática na educação. Pois os nossos jovens e crianças na sua maioria convive com essa tecnologia diariamente.
Luciana Teodoro- Mensagens : 17
Data de inscrição : 17/06/2008
Idade : 49
Localização : Bataguassu
Mudanças dos paradigmas
No texto Moran nos leva a pensar da importância de estarmos dispostos a aprender a aprender, uma vez que as tecnologias estão transformando a vida e os processos de aprendizagens. Reaprender a aprender se faz necessário.
Esta integração das tecnologias inovadora: telemáticas, audiovisuais, textuais, orais, musicais, lúdicas e corporais enriquecem as opções metodológicas e desenvolver estas atividades com os alunos nos leva a perceber que realmente é preciso reaprender para integrá-las no grupo.
Dominar as formas de comunicação ajudará a enriquecer e se comunicar bem o fará mais produtivo com aulas diversificadas. Com isso as aulas serão mais proveitosas e o professor sentirá feliz construindo novos caminhos de aprendizagem. O professor tendo uma visão pedagógica inovadora, aberta fará com que ocorra de forma natural a participação dos alunos melhorando a interação da sala de aula no ambiente virtual.
Ao desenvolver aulas-pesquisas o professor motiva, incentiva sensibiliza o aluno sobre a importância do trabalho a ser realizado, onde as tecnologias só enriquecerão conteúdo proposto.
Essas novas tecnologias são fantásticas e estão disponíveis a todos, basta estarmos dispostos a aprender, mudando os paradigmas convencionais do ensino.
Esta integração das tecnologias inovadora: telemáticas, audiovisuais, textuais, orais, musicais, lúdicas e corporais enriquecem as opções metodológicas e desenvolver estas atividades com os alunos nos leva a perceber que realmente é preciso reaprender para integrá-las no grupo.
Dominar as formas de comunicação ajudará a enriquecer e se comunicar bem o fará mais produtivo com aulas diversificadas. Com isso as aulas serão mais proveitosas e o professor sentirá feliz construindo novos caminhos de aprendizagem. O professor tendo uma visão pedagógica inovadora, aberta fará com que ocorra de forma natural a participação dos alunos melhorando a interação da sala de aula no ambiente virtual.
Ao desenvolver aulas-pesquisas o professor motiva, incentiva sensibiliza o aluno sobre a importância do trabalho a ser realizado, onde as tecnologias só enriquecerão conteúdo proposto.
Essas novas tecnologias são fantásticas e estão disponíveis a todos, basta estarmos dispostos a aprender, mudando os paradigmas convencionais do ensino.
Edna- Mensagens : 11
Data de inscrição : 17/06/2008
Idade : 57
Localização : Aparecida do Taboado
MUDANÇAS DE PARADIGMAS
Fábio Luiz Leonel Queiroz escreveu:A educação é uma prática livre, histórica e socialmente formada, que busca valorizar as inter-relações humanas, promovendo o ser humano à humanização. O que gera, portanto, a dinamização das relações humanas e uma melhor compreensão do “mundo” em que atuamos. Nesse sentido, o conceito de educação irá sofrer variações segundo o período histórico e o grau de desenvolvimento técnico, científico e informacional em que cada sociedade se insere (QUEIROZ, 2008).Estamos em pleno século XXI, passando por constantes aprimoramentos científicos e tecnológicos, os quais refletem na ruptura de paradigmas.Nesse contexto, professor não pode ser vislumbrado como um ator social detentor de todo o saber e nem os alunos como meros receptores, bloqueados do processo de interação praticado em sala de aula, esta mentalidade empregada em tempos passados não se enquadra nos dias atuais.Ainda na perspectiva anterior, o professor deve compreender e ao mesmo tempo ser compreendido como um mediador. Mas, para que isso aconteça com sucesso, o professor necessita estar sempre informado e capacitado para exercer sua atividade de professor-mediador.Para finalizar, os recursos tecnológicos estão se tornando de suma importância para a dinamização e a integração entre professor e aluno, desde que os mesmos tenham acesso e conhecimento dessas inovações, fato que poderá acarretar em um futuro próximo, a melhoria na qualidade de atuação de todos os envolvidos no processo ensino-aprendizagem.QUEIROZ, Fábio Luiz L. A educação ambiental e o processo de formação de professores na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul: um estudo de caso. Monografia de Especialização – UEMS. Paranaíba/MS, 2008 (em andamento).
Ola nobre colega, muito boa sua fala, mas penso que essa mudança de paradigmas não ser apenas direcionada aos professores é de suma importância que os gestores e equipe técnica também embarquem nessa
Lourenço Melo- Mensagens : 8
Data de inscrição : 17/06/2008
Idade : 59
Ênfase maior deve ser dada ao tratamento da informação que lhes damos
marco escreveu:[justify]Sempre nos colocamos diante de nossos alunos como detentores do conhecimento...E acreditamos que estamos ensinado justamente como sabemos (para nós apenas)....Está próximo a mudança desse equívoco ou hábito constituído, pois muitas vezes, sentimo-nos realizado quando "alguém" corresponde ao que foi proposto e somente esses poucos retornam tais conhecimentos (que foi na verdade apenas informação) em acertos e respostas corretas.
A ênfase maior deve ser dada ao tratamento da informação que lhes damos. Dando-lhes ferramentas para abordarem de forma capilar todos os tópicos que cercam uma única informação, surgindo aí, talvez, o que propõe o texto, a utilização de recursos pelos alunos para terem esse enriquecimento e (mais) conhecimento atrelado à uma única informação.
Propiciar e ensinar aos alunos, que a existência de ferramentas disponíveis na rede, pode dar-lhes um retorno e busca pela abrangência do assunto depende de uma mudança cultural e de atitude. O que pode ser considerado ação não muito fácil, porém, não impossível e inalcansável.
Caberia a nós sermos os multiplicadores dessa mudança de atitude? Teriam demais educadores essa forma de pensar e juntar-se a nós?
Os alunos, acredito que são os que mais aguardam por essa oportunidade ou mudança quanto à utilização dos recursos que lhes já são disponíveis nas STE....
Acredito que o texto já é uma proposta política que será cobrada em curto prazo...
Marcos gostei do que citou sobre a "ênfase maior deve ser dada ao tratamento da informação" e acrescento que os recursos tecnológicos oferece uma imensidade de possibilidades quanto ao trato de informações. O que acha? Poderia utilizar estes argumentos para a motivação dos professores p/ uso. Partindo sempre de um bom planejamento.
Abraços, Neuraci
Neuraci Vasconcelos- Mensagens : 38
Data de inscrição : 14/06/2008
Idade : 60
TUDO EM EQUIPE....
Neuraci Vasconcelos escreveu:marco escreveu:[justify]Sempre nos colocamos diante de nossos alunos como detentores do conhecimento...E acreditamos que estamos ensinado justamente como sabemos (para nós apenas)....Está próximo a mudança desse equívoco ou hábito constituído, pois muitas vezes, sentimo-nos realizado quando "alguém" corresponde ao que foi proposto e somente esses poucos retornam tais conhecimentos (que foi na verdade apenas informação) em acertos e respostas corretas.
A ênfase maior deve ser dada ao tratamento da informação que lhes damos. Dando-lhes ferramentas para abordarem de forma capilar todos os tópicos que cercam uma única informação, surgindo aí, talvez, o que propõe o texto, a utilização de recursos pelos alunos para terem esse enriquecimento e (mais) conhecimento atrelado à uma única informação.
Propiciar e ensinar aos alunos, que a existência de ferramentas disponíveis na rede, pode dar-lhes um retorno e busca pela abrangência do assunto depende de uma mudança cultural e de atitude. O que pode ser considerado ação não muito fácil, porém, não impossível e inalcansável.
Caberia a nós sermos os multiplicadores dessa mudança de atitude? Teriam demais educadores essa forma de pensar e juntar-se a nós?
Os alunos, acredito que são os que mais aguardam por essa oportunidade ou mudança quanto à utilização dos recursos que lhes já são disponíveis nas STE....
Acredito que o texto já é uma proposta política que será cobrada em curto prazo...
Marcos gostei do que citou sobre a "ênfase maior deve ser dada ao tratamento da informação" e acrescento que os recursos tecnológicos oferece uma imensidade de possibilidades quanto ao trato de informações. O que acha? Poderia utilizar estes argumentos para a motivação dos professores p/ uso. Partindo sempre de um bom planejamento.
Abraços, Neuraci
Acredito que sim Neuraci...Desde que tenhamos uma participação e envolvimento de todos, tendo como propósito a busca de conhecimento. Há a necessidade de se quebrar essa barreira entre regentes e a informatica. Temos que ter, em conjunto, planejamento e objetivos para que todos descubram qual o limite de seu potencial e principalmente, compartilhar as alegrias com demais colégas, no sentido da "descoberta", do leque que se abre com a informatica.
abraços e obrigado pelo post
SABER OUSAR, OUSAR SABER... OUSAR QUERER...
Lourenço Melo escreveu:Moran é dos grandes defensores das tecnologias na educação, no texto disposto para leitura ele enfatiza a importância dessas tecnologias no ensino da modalidade a distância.
Segundo o autor muitas de nossas instituições estão aderindo e inserindo no seus currículos os recursos disponíveis na Internet, ele chama atenção para o fato que aos poucos as organizações vão de adequando e iniciando pelos serviços virtual fria onde o educando está tendo uma interção individual aos poucos vão passando para uma dinâmica grupal, participativa, saindo do off-line para on-line.
Para ele as possibilidades educacionais são fantástica, continua dizendo que: " Ensinar com as novas mídias será uma revolução, se mudarmos simultaneamente os paradigmas convencionais do ensino, que mantêm distantes professores e alunos. Caso contrário conseguiremos dar um verniz de modernidade, sem mexer no essencial. A Internet é um novo meio de comunicação, ainda incipiente, mas que pode ajudar-nos a rever, a ampliar e a modificar muitas das formas atuais de ensinar e de aprender".
Para tanto se faz necessário as mudanças de paradigmas, em todos os envolvidos na educação, não basta o professor buscar esse dinamismo se ele encontra barreiras no corpo técnico escolar, é impotante implantar esse novo "jeito" de apendizagem, precisamos ser ousados.... desafiadores.....se deixar envolver e acreditar que nosso ensino precisa passar por uma reestrutaração.
ILUSTRANDO NOSSO FÓRUM
É querido... temos que ser esses educadores cheios de ousadia para vencermos os desafios... não é fácil ser prof de teenologias nessa época de transição, nao inovar é mais cômodo e encontraremos muitas barreiras dentro da escola... mas seremos vitoriosos!! bjs
Maria Melo- Mensagens : 13
Data de inscrição : 16/06/2008
Tecnologias na educação a distância
A internet é um dos meios mais rápidos e seguros para se discutir a educação à distância com ênfase de apoio para didáticos atualizados no tempo que esperamos.
O relacionamento humano vem aprimorar o trabalho desenvolvido em série na fase que abrimos para discussões sobre relação escola alunos e profissionais da educação básica par uma maior aproximação com a família.
Tecnologias na Educação à Distância
A tecnologia está bastante avançada, onde deixamos de participar individual e sim em grupo, onde trocamos experiências.
A internet está caminhando para ser audiovisual, onde facilitará muito mais a interação.
Apesar de existir uma grande desigualdade econômica, de acesso, de maturidade, de motivação das pessoas, alguns estão prontos para a mudança e outros não. Uma vez que, é difícil mudar padrões adquiridos das organizações, governos, dos profissionais e da sociedade.
A internet é um novo meio de comunicação, que poderá nos ajudar muito no processo de ensinar e aprender.
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA (vai continuar a expandir)
Com a tecnologia no aprendizado as possibilidades são infinitas, e uma dessas são os cursos a distância, a primeira vista parece um tanto "rarefeito" mas uma segunda olhada nota-se a possibilidade de interação com os grupos de estudos e um aprendizado "diferente" pois os alunos intereção pelas aulas.
Entretanto alguns colegas professores tem resistência nesse mundo tecnológico, mas a medida que descobrem essa ferramenta didática se surpreende e gostam.
Entretanto alguns colegas professores tem resistência nesse mundo tecnológico, mas a medida que descobrem essa ferramenta didática se surpreende e gostam.
Tecnologias na Educação à Distância
O prof. Moran nos pontecializa a utilização das novas tecnologias para ampliar a capacidade pedagógicas e metodológicas dos nossos alunos.
Embora isso seja um desafio para nos professores/ educadores no ssentido de encontrar a forma ideal para esse desenvolvimento.
Pois não se trata de ter ou dar uma receita pronta ou a melhor forma,pois para cada professor é uma prática diferente. o que é preciso é cada professor encontrar o jeito que melhor lhe caiu bem, quanto a ampliação, a comunicação, a aprendizagem, a realização da aprendizagem e sua avaliação.
Existe um leque de opções em que podemos utilizar, eo nosso papel quanto professor é fazer uso desse novo instrumento para ampliar significativamente os nossos conhecimentos e de nossos alunos.
A internet nos favorece na construção de um novo trabalho de cooperação e colaboração onde todos saem ganhando em novas e significativas experiencias.
Embora isso seja um desafio para nos professores/ educadores no ssentido de encontrar a forma ideal para esse desenvolvimento.
Pois não se trata de ter ou dar uma receita pronta ou a melhor forma,pois para cada professor é uma prática diferente. o que é preciso é cada professor encontrar o jeito que melhor lhe caiu bem, quanto a ampliação, a comunicação, a aprendizagem, a realização da aprendizagem e sua avaliação.
Existe um leque de opções em que podemos utilizar, eo nosso papel quanto professor é fazer uso desse novo instrumento para ampliar significativamente os nossos conhecimentos e de nossos alunos.
A internet nos favorece na construção de um novo trabalho de cooperação e colaboração onde todos saem ganhando em novas e significativas experiencias.
Elisangela Regina da Silv- Mensagens : 4
Data de inscrição : 05/09/2008
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