Desafios e Perigos na Rede
+54
Daniela Cunha
Leila Diniz
Raimundo Rodrigues
thiagobrasilandia
Laudicena Queiroz
Alexei
Danilo Yura
vitoriacem@bol.com.br
maryelaida
Helena
tania
Guilherma
João Messias
Ludmilla Machado Neves
Paulo Henrique Vitro
Neuraci Vasconcelos
Lúcia Guilherme
Fábio Queiroz
GALIANO PACCINI NETO
Luciana Carvalho
zenilda
Ana Ruthi
Danilo
alexander Lucas Vória
Dorothea
ezidio
Suzeraya
Carmen Regina
Ana Rita Paião Oliveira
Alexsandra
Fábio Vergilio
Maria Cláudia
luish2oclara
Ana Paula Antonio
Mireille
rosa
Ana Paula da Silva Zorzan
josemeire
Rosana Fanelli
Jadir Alves Moreira Jr.
Edna
Maria Margarida de Matos
Simone Aparecida Silva de
Mágni
hilda zp
Luciana Teodoro
marco
Patricia Carneiro Barboza
Lidiane Mariano
Mariúcha Gorre
ivani
EuniceMaria
VitorApt
Equipe NTE/TL
58 participantes
Página 3 de 4
Página 3 de 4 • 1, 2, 3, 4
Desafios e Perigos da Rede
Hoje nos estamos ligados a internet com ela infelizmente vem seus perigos para nossos jovens.
Como educadores temos um papel muito importante, sermos mediadores dessa tecnologia e alertar nossos alunos de seus perigos. A sociedade em rede é ao mesmo tempo um mapa de transformação e um aviso; a virtualidade e a fragmantação do acesso a prosperidade apresentam perigos. É importante conhecê-las e saber como controlar ou tirar partido delas para que nossos jovens tenham verdadeiros ganhos com a utilização do mundo on-line
Como educadores temos um papel muito importante, sermos mediadores dessa tecnologia e alertar nossos alunos de seus perigos. A sociedade em rede é ao mesmo tempo um mapa de transformação e um aviso; a virtualidade e a fragmantação do acesso a prosperidade apresentam perigos. É importante conhecê-las e saber como controlar ou tirar partido delas para que nossos jovens tenham verdadeiros ganhos com a utilização do mundo on-line
zenilda- Mensagens : 9
Data de inscrição : 16/06/2008
Desafios e Perigos na Rede
A INTERNET, sem sombra de dúvidas, nos oferece um leque de opções, tanto para o bem como para o mal. Cabe a nós, como educadores e pais, conversar e conscientizar nossos alunos e filhos sobre os perigos que podemos aqui encontrar. Na minha opinião, bloquear ou proibir o acesso a determinados sites somente aguçaria a curiosidade das nossas crianças e jovens, e, já não dizem que o "proibido é mais gostoso"?
Até podemos usar este tipo de recurso na STE de nossas escolas e em nossos lares, mas o que nos garante e o que os impediria de procurar este tipo de entretenimento em outros lugares?
O que devemos e podemos fazer, é ficar sempre atentos para podermos orientá-los, procurando encaminhá-los na direção correta, mostrando que a INTERNET é uma excelente ferramenta de pesquisa com milhões de informações para o nosso crescimento pessoal, intelectual e profissioal, que além de diversão, podemos utilizá-la como instrumento pedagógico e construtivo no aprimoramento da nossa educação.
Até podemos usar este tipo de recurso na STE de nossas escolas e em nossos lares, mas o que nos garante e o que os impediria de procurar este tipo de entretenimento em outros lugares?
O que devemos e podemos fazer, é ficar sempre atentos para podermos orientá-los, procurando encaminhá-los na direção correta, mostrando que a INTERNET é uma excelente ferramenta de pesquisa com milhões de informações para o nosso crescimento pessoal, intelectual e profissioal, que além de diversão, podemos utilizá-la como instrumento pedagógico e construtivo no aprimoramento da nossa educação.
Luciana Carvalho- Mensagens : 14
Data de inscrição : 18/06/2008
Idade : 57
Localização : Paranaíba-MS
A segurança na rede
Na verdade, o problema maior não está tanto em convencer os usuários da internet com relação a segurança. O maior desafio, sem dúvidas, é tornar a internet mais segura. A cultura do crime digital pode ser responsável, em grande parte, pelo tamanho incômodo que a insegurança está ocupando nos dias atuais, assim como diversas outras razões.
É sempre a mesma coisa, não adianta: os governos estatais, de uma maneira geral, são letárgicos, compostos de muitos profissionais que têm pouca ou nenhuma intimidade com a tecnologia. São recorrentes as iniciativas de diversos especialistas independentes informando, demonstrando, apontando as falhas e as possíveis soluções. No entanto, nada é feito preventivamente, o espaço deixado é devidamente explorado pelos criminosos digitais.
Alguns meios corporativos sofrem do mal da letargia, em níveis variados. Daí que não há uma preocupação efetiva no sentido da proteção das pragas virtuais, tornando-as alvos vulneráveis e propagadores de e-mails maliciosos, por exemplo. Assim, segue-se uma reação em cadeia de invasão, acesso a dados corporativos como endereços de e-mails de clientes, culminando na bem-sucedida ação de "espalhe" de vírus, mensagens maliciosas e afluentes.
A ampliação da segurança na internet é tarefa de todos os seus utilizadores. Não é ficção científica imaginar um mundo virtualmente perigoso, na medida em que suas atividades mais triviais dependem vitalmente da internet. Portanto, a consciência das conseqüências diretas de atitudes anteriormente consideradas inofensivas, como abrir um link de um e-mail suspeito, devem ser calculadas e devidamente analisadas. Assim, com maior cuidado, o ambiente torna-se mais seguro.
É sempre a mesma coisa, não adianta: os governos estatais, de uma maneira geral, são letárgicos, compostos de muitos profissionais que têm pouca ou nenhuma intimidade com a tecnologia. São recorrentes as iniciativas de diversos especialistas independentes informando, demonstrando, apontando as falhas e as possíveis soluções. No entanto, nada é feito preventivamente, o espaço deixado é devidamente explorado pelos criminosos digitais.
Alguns meios corporativos sofrem do mal da letargia, em níveis variados. Daí que não há uma preocupação efetiva no sentido da proteção das pragas virtuais, tornando-as alvos vulneráveis e propagadores de e-mails maliciosos, por exemplo. Assim, segue-se uma reação em cadeia de invasão, acesso a dados corporativos como endereços de e-mails de clientes, culminando na bem-sucedida ação de "espalhe" de vírus, mensagens maliciosas e afluentes.
A ampliação da segurança na internet é tarefa de todos os seus utilizadores. Não é ficção científica imaginar um mundo virtualmente perigoso, na medida em que suas atividades mais triviais dependem vitalmente da internet. Portanto, a consciência das conseqüências diretas de atitudes anteriormente consideradas inofensivas, como abrir um link de um e-mail suspeito, devem ser calculadas e devidamente analisadas. Assim, com maior cuidado, o ambiente torna-se mais seguro.
GALIANO PACCINI NETO- Mensagens : 14
Data de inscrição : 17/06/2008
Localização : Paranaíba-MS
DESAFIOS E PERIGOS NA REDE
A segurança na utilização da rede mundial de computadores é uma das grandes preocupações que afligem a sociedade contemporânea, visto que em escala global, um grande número de pessoas tem acesso à rede.
Os benefícios proporcionados pela acessibilidade a rede são inúmeros - como, por exemplo, a aproximação entre as culturas e as pessoas. No entanto, faz-se presente também pontos extremamente nocivos a sociedade, visto que as informações que se propagam na rede mundial de computadores muitas vezes são enganosas.
O poder de persuasão da internet não pode ser desacreditado, temos que procurar mecanismos capazes de inviabilizar o uso inadequado da rede por pessoas de má fé. Mesmo assim, esse processo é lento, uma vez que está diretamente associado às inovações científicas e tecnológicas.
Para tanto, cabe a todos nós, utilizadores da rede, instruir nossos próximos a utilizarem-na com moderação, considerando seus benefícios e suas nocividades.
Os benefícios proporcionados pela acessibilidade a rede são inúmeros - como, por exemplo, a aproximação entre as culturas e as pessoas. No entanto, faz-se presente também pontos extremamente nocivos a sociedade, visto que as informações que se propagam na rede mundial de computadores muitas vezes são enganosas.
O poder de persuasão da internet não pode ser desacreditado, temos que procurar mecanismos capazes de inviabilizar o uso inadequado da rede por pessoas de má fé. Mesmo assim, esse processo é lento, uma vez que está diretamente associado às inovações científicas e tecnológicas.
Para tanto, cabe a todos nós, utilizadores da rede, instruir nossos próximos a utilizarem-na com moderação, considerando seus benefícios e suas nocividades.
A curiosidade move o Mundo
Utilizar a internet não é mais uma questão de escolha.É um novo meio de comunicação e a comunicação é o que nos mantém em contato com o Mundo.
Não há quem queria estar desinformado e não existe criança ou adolescente que não seja curioso. A curiosidade e a facilidade em aprender é que faz deles usuários eficiêntes da internet, no entanto sabemos que os mesmos, embora sejam mais receptivos que os adultos não têm a maturidades desses, portanto cabe aos pais e a nos educadores auxiliarmos nessa tarefa de conscientização.
Não há quem queria estar desinformado e não existe criança ou adolescente que não seja curioso. A curiosidade e a facilidade em aprender é que faz deles usuários eficiêntes da internet, no entanto sabemos que os mesmos, embora sejam mais receptivos que os adultos não têm a maturidades desses, portanto cabe aos pais e a nos educadores auxiliarmos nessa tarefa de conscientização.
Lúcia Guilherme- Mensagens : 13
Data de inscrição : 17/06/2008
Re: Desafios e Perigos na Rede
OláFábio Vergilio escreveu:Procuro explicar aos meus alunos o mundo fantástico que é a internet, para realização de pesquisas, comunicações, notícias, a rede nós mantém informados e podemos aproveitar muitas oportunidades tais como cursos, concursos,vestibulares, ou até mesmo despertar vocações já que profissões são discutidas e analisadas por profissionais em sites especializados, como guia do estudante por exemplo. Explico que cada um deve ter um espírito de procura, pois a vitória na vida só é conquistada com muito esforço e dedicação. Quanto aos perigos da rede tento orientar a crianças, jovens e adultos que comunicação instantânea é interessante, mas, oferece riscos quando não são tomadas as devidas precauções, como ir confiando na pessoa, do outro lado, se não a conhece, pois pode ser alguém com intenções perigosas como venda ou consumo de drogas, pedofilia e outros crimes comuns na internet. Muitas pessoas, às vezes, se envolvem sem perceber colocando a própria vida em risco. Vários casos graves e desagradáveis já aconteceram e vem acontecendo, até desaparecimento de pessoas em virtude de contatos como esses.
Fábio,
que feliz a sua participação nesse fórum, muito esclarecida e direta. Obrigada
Lúcia Guilherme- Mensagens : 13
Data de inscrição : 17/06/2008
Olá Marcos
Parabéns pela sua reflexão. Realmente, apesar da Internet ter sido criada para fins militares, podemos muito bém disparar o gatilho em proveito da Educação.
Abraços,
Neuraci
Abraços,
Neuraci
marco escreveu:A net, oriunda de um modelo de comunicação militar, quando disponibilizada ao mundo, teve uma idéia imediata de "uma rede de informações ao público"....De fato, inicialmente, a rede foi se tornando uma grande biblioteca de informações, que seguidamente, foram agregados produtos, entreterimento, vendas, compras, conversas on line e serviços. É sem dúvida uma ferrramenta poderosa de conhecimento e pesquisas, podendo ser útil à varias formações acadêmicas e até mesmo áqueles que desejam enriquecer seus conhecimentos. Porém, juntamente com todo esse crescimento, vieram também as armadilhas aos usuários desprevinidos ou curiosos, sem a dimensão ou mal que pode fazer a si mesmo. È uma questão de cultura e educação familiar e escolar. Acredito que para os pequenos internautas, quando bem orientados, tiram o proveito da net sem serem alvos de alguma armadilha, por outro lado, jovens adultos, que não conseguem mensurar a gravidade de um problema, acabam tornando-se alvos fáceis à esses perigos da rede.
Talvez possamos agregar ao nosso trabalho diário com alunos, uma educação direcionada ao conhecimento e pesquisa, ao mesmo tempo, dar lhes o alerta para os perigos que a rede também oferece, seja ela mascarada de um convite, de uma premiação ou até mesmo um link.
Neuraci Vasconcelos- Mensagens : 38
Data de inscrição : 14/06/2008
Idade : 60
Olá Luciana
Luciana escreveu:A INTERNET, sem sombra de dúvidas, nos oferece um leque de opções, tanto para o bem como para o mal. Cabe a nós, como educadores e pais, conversar e conscientizar nossos alunos e filhos sobre os perigos que podemos aqui encontrar. Na minha opinião, bloquear ou proibir o acesso a determinados sites somente aguçaria a curiosidade das nossas crianças e jovens, e, já não dizem que o "proibido é mais gostoso"?
Até podemos usar este tipo de recurso na STE de nossas escolas e em nossos lares, mas o que nos garante e o que os impediria de procurar este tipo de entretenimento em outros lugares?
O que devemos e podemos fazer, é ficar sempre atentos para podermos orientá-los, procurando encaminhá-los na direção correta, mostrando que a INTERNET é uma excelente ferramenta de pesquisa com milhões de informações para o nosso crescimento pessoal, intelectual e profissioal, que além de diversão, podemos utilizá-la como instrumento pedagógico e construtivo no aprimoramento da nossa educação.
Parabéns pelas reflexões,
Reamente, proibir vai contra os princúpios educacionais que é a educação propriamente dita. Temos educar para um bom uso, conscientizar.
Abraços,
Neuraci
Neuraci Vasconcelos- Mensagens : 38
Data de inscrição : 14/06/2008
Idade : 60
Olá Magni
Temos realmente que acompanhar a nossa juventude e instruí-los para o melhor uso dessa ferramenta.
Abraços,
Neuraci
Abraços,
Neuraci
Mágni escreveu:Hoje em dia, a internet tornou-se um meio de comunicação indispensável para, praticamente, todas as áreas de trabalho. E, como sempre, a tecnologia atinge primeiro os jovens, portanto temos que conhecer cada mecanismo da rede ( filtros, bloqueio de e-mails e sites, dentre outros) para preservarmos os nossos adolescentes. Conseguiremos, talvez um dia, a proeza de livrarmos os jovens das armadilhas, bem como dos perigos da Net. Entretanto, para isso é preciso controlar e instruí-los, papel exercido não só pelos pais, mas também por nós, educadores. Se ficaremos parados no tempo.
Neuraci Vasconcelos- Mensagens : 38
Data de inscrição : 14/06/2008
Idade : 60
Olá Mireille
Excelente contribuição Mireille.
Eram estas as reflexões que esperávamos que fizessem.
O nossa desafio, enquanto educadores, é muito grande. É mais um dos perigos que temos que afastar dos nossos jovens. A diferença, em relação a outros perigos, é que deste podemos tirar bons proveitos em prol da educação.
Abraços,
Neuraci
Eram estas as reflexões que esperávamos que fizessem.
O nossa desafio, enquanto educadores, é muito grande. É mais um dos perigos que temos que afastar dos nossos jovens. A diferença, em relação a outros perigos, é que deste podemos tirar bons proveitos em prol da educação.
Abraços,
Neuraci
Mireille escreveu:ATIVIDADE 2 – 7ª SEMANA
A internet é uma ferramenta totalmente ambígua. A complexidade desse assunto é muito grande, pois a necessidade de se incorporar à didática recursos tecnológicos é notória, porem a iniciativa de saber dosa-los é emergencial!
Os alunos de hoje aprendem a dar seus primeiros passos ao mesmo tempo em que aprendem a teclar o “enter”. Para eles, navegar na internet é simples e motivador diante da enormidade de ferramentas audiovisuais que lhe são oferecidos.
Ocorre que, esse procedimento de acessar a internet deve ser acompanhado de perto por profissionais e familiares, a fim de evitarem que seus e alunos e filhos possam ser vítimas de algo desagradável, como assédio, pedofilia, etc. Através de um diálogo franco e acessível pode-se conquistar a confiança da criança ou adolescente e, por conseguinte isentá-lo de maiores transtornos.
Finalizando, é importante evidenciar que somente disponibilizar micros para que o aluno acesse aleatoriamente a internet não caracteriza o aprendizado, é preciso que o professor proponha significados aos acessos possibilitando assim a construção do conhecimento e conseqüentemente a aprendizagem.
MIREILLE – PARANAÍBA/MS
Neuraci Vasconcelos- Mensagens : 38
Data de inscrição : 14/06/2008
Idade : 60
OLá Carmem
Palavra chave do seu comentário "FILTRAGEM DOS CONTEUDOS" grande desafio e importante contribuição que nós professores podeemos prestar aos nossas crianças, adolescentes e jovens.
Abraços,
Neuraci
Abraços,
Neuraci
Carmen Regina escreveu:Sabemos que é inegável a grande contribuição do avanço tecnológico, mas precisamente da internet, na educação para aprendizagem. Faz-se necessário a filtragem por parte dos pais, educadores e responsáveis juntamente com os jovens de tudo que lhes interessa, porém que possa lhes trazer conhecimento, lazer e uma comunicação saudável. Pois é sabido que a rede tem implicações tanto positivas quanto negativas na sua formação, sendo um aspecto que deve preocupar pais e educadores.
Os jovens têm um grande domínio da tecnologia, mas sem preocupação com o conhecimento do perigo que a mesma lhe oferece.
Neuraci Vasconcelos- Mensagens : 38
Data de inscrição : 14/06/2008
Idade : 60
Ola Suzely
Realmente, a internet é "uma mercadoria" que pode levar ao consumismo. Precisamos alertar os nossos jovens para o apelo por meio de baners, imagens, etc.
Abraços,
Neuraci
Abraços,
Neuraci
Suzeraya escreveu:A tecnologia muito tem contribuído para o ensino-aprendizagem, mas podemos não podemos negar que nossos jovens com o deslumbramento que os sites oferecem onde as animações, banners e cores acabam influenciando de forma negativa a qualidade dos artigos.
O alto grau de consumismo faz do jovem um ansioso para algo novo e diferente tornando assim superficial e dispersos.
O conhecimento se da pela troca, interação, interiorização, reflexão pessoal e pela capacidade de reorganizar. Precisamos aprender a interagir tudo num olhar abrangente e afetivo que relacione todas as dimensões da realidade, integrar as tecnologias com a vida o tempo todo, o real e o virtual, estar realmente de antena ligada aumentando assim a comunicação entre o sensorial , o emocional, o racional, o tecnológico e o transcendental.
Neuraci Vasconcelos- Mensagens : 38
Data de inscrição : 14/06/2008
Idade : 60
OLá Fabio
Você tocou num ponto importante de conscientização de nosso jovens. "Não acreditar em tudo que lê na Internet. Nem sempre as mensagens que são veiculadas refletem a verdade.
Abraços,
Neuraci (Fábio insira a sua foto)
Abraços,
Neuraci (Fábio insira a sua foto)
Fábio Queiroz escreveu:A segurança na utilização da rede mundial de computadores é uma das grandes preocupações que afligem a sociedade contemporânea, visto que em escala global, um grande número de pessoas tem acesso à rede.
Os benefícios proporcionados pela acessibilidade a rede são inúmeros - como, por exemplo, a aproximação entre as culturas e as pessoas. No entanto, faz-se presente também pontos extremamente nocivos a sociedade, visto que as informações que se propagam na rede mundial de computadores muitas vezes são enganosas.
O poder de persuasão da internet não pode ser desacreditado, temos que procurar mecanismos capazes de inviabilizar o uso inadequado da rede por pessoas de má fé. Mesmo assim, esse processo é lento, uma vez que está diretamente associado às inovações científicas e tecnológicas.
Para tanto, cabe a todos nós, utilizadores da rede, instruir nossos próximos a utilizarem-na com moderação, considerando seus benefícios e suas nocividades.
Neuraci Vasconcelos- Mensagens : 38
Data de inscrição : 14/06/2008
Idade : 60
Ola Dorothea
Importante aspectos abordados por vc "as exposições que sofremos na rede são as mesma de quando estamos na rua, em contato com outras pessoas. As mesmas sofridas por nossas crianças em outros ambiente é só mais um ambiente de exposição portanto, o cuidado é o mesmo que devemos ter em outras formas de interação.
Abraços,
Neuraci
Abraços,
Neuraci
Dorothea escreveu:Oi para todos!
Além de concordar com as considerações de todos vocês, colegas, e para não ficar repetitivo, gostaria de destacar que a Internet não é um ser acima, abaixo, ou do lado de fora das pessoas. A Internet é composta por indivíduos, homens, mulheres, com a pequena grande diferença que o contato é feito com a mediação da tecnologia. Sendo assim, interpreto que os desafios e os perigos são os mesmos presentes no nosso dia-a-dia, embora por vezes potencializados, já que tanto as fraquezas e as maldades quanto a grandeza e a bondade dos interlocutores podem ser escancaradas sem a mediação do olho-no-olho, do contato pessoal. Isso pode aumentar a coragem, criar uma falsa sensação de segurança, de anonimato. Exemplos de maldade na Internet? Diversas modalidades de estelionato; a própria pedofilia. De ajuda ao próximo? Grupos de discussão; sites com mensagens positivas; comunidades do bem, de auxílio mútuo entre pessoas com problemas comuns. A Internet é, sim, humana demais. E os seres humanos por vezes surpreendem, mas também decepcionam demais...
Neuraci Vasconcelos- Mensagens : 38
Data de inscrição : 14/06/2008
Idade : 60
Desafios e Perigos da Rede
Hoje em dia a internet tornou-se uma ferramente indispensável. Nela é possível encontrar grande quantidade de informações úteis ao dia-a-dia de todos. No entanto, deve-se sempre tomar cuidado ao fazer o uso desta nova ferramenta de trabalho, já que nem tudo que encontramos nela traz realmente benefícios. Devemos ficar atentos principalmente ao que crianças e adolescentes encontram na rede. Somente fazendo um trabalho em conjunto poderemos melhorar cada vez este espaço. Este é o nosso maior desafio.
Paulo Henrique Vitro- Mensagens : 12
Data de inscrição : 17/06/2008
Re: Desafios e Perigos na Rede
Lúcia Guilherme escreveu:Utilizar a internet não é mais uma questão de escolha.É um novo meio de comunicação e a comunicação é o que nos mantém em contato com o Mundo.
Não há quem queria estar desinformado e não existe criança ou adolescente que não seja curioso. A curiosidade e a facilidade em aprender é que faz deles usuários eficiêntes da internet, no entanto sabemos que os mesmos, embora sejam mais receptivos que os adultos não têm a maturidades desses, portanto cabe aos pais e a nos educadores auxiliarmos nessa tarefa de conscientização.
Olá Lúcia!
Realmente a rede é um novo meio de comunicação com novidades e informações, ainda mais para crianças e adolescentes que buscam coisas novas a todo instante.
Abraços.
Paulo Henrique Vitro- Mensagens : 12
Data de inscrição : 17/06/2008
Concordo plenamente
Muito bem Lidi,Lidiane Mariano escreveu:A Internet está explodindo como a mídia mais promissora desde a implantação da televisão. É a mídia mais aberta, descentralizada, e, por isso mesmo, mais ameaçadora para os grupos políticos e econômicos hegemônicos. Aumenta o número de pessoas ou grupos que criam na Internet suas próprias revistas, emissoras de rádio ou de televisão, sem pedir licença ao Estado ou ter vínculo com setores econômicos tradicionais. Cada um pode dizer nela o que quer, conversar com quem desejar, oferecer os serviços que considerar convenientes. Como resultado, começamos a assistir a tentativas de controlá-la de forma clara ou sutil.
A distância hoje não é principalmente a geográfica, mas a econômica (ricos e pobres), a cultural (acesso efetivo pela educação continuada), a ideológica (diferentes formas de pensar e sentir) e a tecnológica (acesso e domínio ou não das tecnologias de comunicação). Uma das expressões claras de democratização digital se manifesta na possibilidade de acesso à Internet e em dominar o instrumental teórico para explorar todas as suas potencialidades.
A Internet também está explodindo na educação. Universidades e escolas correm para tornar-se visíveis, para não ficar para trás. Uns colocam páginas padronizadas, previsíveis, em que mostram a sua filosofia, as atividades administrativas e pedagógicas. Outros criam páginas atraentes, com projetos inovadores e múltiplas conexões.
A educação presencial pode modificar-se significativamente com as redes eletrônicas. As paredes das escolas e das universidades se abrem, as pessoas se intercomunicam, trocam informações, dados, pesquisas. A educação continuada é otimizada pela possibilidade de integração de várias mídias, acessando-as tanto em tempo real como assincronicamente, isto é, no horário favorável a cada indivíduo, e também pela facilidade de pôr em contato educadores e educandos.
Na Internet, encontramos vários tipos de aplicações educacionais: de divulgação, de pesquisa, de apoio ao ensino e de comunicação. A divulgação pode ser institucional - a escola mostra o que faz - ou particular - grupos, professores ou alunos criam suas home pages pessoais, com o que produzem de mais significativo. A pesquisa pode ser feita individualmente ou em grupo, ao vivo - durante a aula - ou fora da aula, pode ser uma atividade obrigatória ou livre. Nas atividades de apoio ao ensino, podemos conseguir textos, imagens, sons do tema específico do programa, utilizando-os como um elemento a mais, junto com livros, revistas e vídeos. A comunicação ocorre entre professores e alunos, entre professores e professores, entre alunos e outros colegas da mesma ou de outras cidades e países. A comunicação se dá com pessoas conhecidas e desconhecidas, próximas e distantes, interagindo esporádica ou sistematicamente.
As redes atraem os estudantes. Eles gostam de navegar, de descobrir endereços novos, de divulgar suas descobertas, de comunicar-se com outros colegas. Mas também podem perder-se entre tantas conexões possíveis, tendo dificuldade em escolher o que é significativo, em fazer relações, em questionar afirmações problemáticas.
A internet por ser tão descentralizada, tem sua parte boa onde cada um pode dizer exatamente o que está pensando sem nenhum tipo de censura. Mas, por causa dessa liberdade de expressão são postadas diversos textos plagiados, ou sem nenhuma comprovação científica ou ainda coisas completamente descabidas.
Portanto, além de tantas outras ameaças que vemos na internet como: pedofilia, assédios, vírus, roubos, ainda temos que nos preocupar se o que os nossos alunos ou filhos estão vendo realmente condiz com a verdade, ou é pura brincadeira de quem criou.
Portanto, além de tantas outras ameaças que vemos na internet como: pedofilia, assédios, vírus, roubos, ainda temos que nos preocupar se o que os nossos alunos ou filhos estão vendo realmente condiz com a verdade, ou é pura brincadeira de quem criou.
Ludmilla Machado Neves- Mensagens : 9
Data de inscrição : 17/06/2008
recursos áudio-visuais
Uma das formas, Fábio, de estimular o espírito preventivo contra os aproveitadores na Rede é trabalhar com as crianças os recursos áudio-visuais que temos à nossa disposição como é o caso das reportagens (algumas editadas na Rede), testemunhos de vítimas, de parentes e amigos das mesmas. Grande abraço.Fábio Vergilio escreveu:Procuro explicar aos meus alunos o mundo fantástico que é a internet, para realização de pesquisas, comunicações, notícias, a rede nós mantém informados e podemos aproveitar muitas oportunidades tais como cursos, concursos,vestibulares, ou até mesmo despertar vocações já que profissões são discutidas e analisadas por profissionais em sites especializados, como guia do estudante por exemplo. Explico que cada um deve ter um espírito de procura, pois a vitória na vida só é conquistada com muito esforço e dedicação. Quanto aos perigos da rede tento orientar a crianças, jovens e adultos que comunicação instantânea é interessante, mas, oferece riscos quando não são tomadas as devidas precauções, como ir confiando na pessoa, do outro lado, se não a conhece, pois pode ser alguém com intenções perigosas como venda ou consumo de drogas, pedofilia e outros crimes comuns na internet. Muitas pessoas, às vezes, se envolvem sem perceber colocando a própria vida em risco. Vários casos graves e desagradáveis já aconteceram e vem acontecendo, até desaparecimento de pessoas em virtude de contatos como esses.
EuniceMaria- Mensagens : 80
Data de inscrição : 11/06/2008
Interessantíssimo...
Interessantíssima sua contribuição Ludmilla. Daí a responsabilidade que temos quanto à orientação de nossos alunos e do conhecimento dos sites que irão pesquisar. Assim como temos a responsabilidade de fornecer aos alunos uma bibliografia para pesquisa, também temos a responsabilidade de conhecer e fornecer endereços de sites confiáveis para pequisarem. Além disso, precisamos alertá-los quanto à navegação responsável e crítica. Parabéns! Bjs.Ludmilla Machado Neves escreveu:Muito bem Lidi,Lidiane Mariano escreveu:A Internet está explodindo como a mídia mais promissora desde a implantação da televisão. É a mídia mais aberta, descentralizada, e, por isso mesmo, mais ameaçadora para os grupos políticos e econômicos hegemônicos. Aumenta o número de pessoas ou grupos que criam na Internet suas próprias revistas, emissoras de rádio ou de televisão, sem pedir licença ao Estado ou ter vínculo com setores econômicos tradicionais. Cada um pode dizer nela o que quer, conversar com quem desejar, oferecer os serviços que considerar convenientes. Como resultado, começamos a assistir a tentativas de controlá-la de forma clara ou sutil.
A distância hoje não é principalmente a geográfica, mas a econômica (ricos e pobres), a cultural (acesso efetivo pela educação continuada), a ideológica (diferentes formas de pensar e sentir) e a tecnológica (acesso e domínio ou não das tecnologias de comunicação). Uma das expressões claras de democratização digital se manifesta na possibilidade de acesso à Internet e em dominar o instrumental teórico para explorar todas as suas potencialidades.
A Internet também está explodindo na educação. Universidades e escolas correm para tornar-se visíveis, para não ficar para trás. Uns colocam páginas padronizadas, previsíveis, em que mostram a sua filosofia, as atividades administrativas e pedagógicas. Outros criam páginas atraentes, com projetos inovadores e múltiplas conexões.
A educação presencial pode modificar-se significativamente com as redes eletrônicas. As paredes das escolas e das universidades se abrem, as pessoas se intercomunicam, trocam informações, dados, pesquisas. A educação continuada é otimizada pela possibilidade de integração de várias mídias, acessando-as tanto em tempo real como assincronicamente, isto é, no horário favorável a cada indivíduo, e também pela facilidade de pôr em contato educadores e educandos.
Na Internet, encontramos vários tipos de aplicações educacionais: de divulgação, de pesquisa, de apoio ao ensino e de comunicação. A divulgação pode ser institucional - a escola mostra o que faz - ou particular - grupos, professores ou alunos criam suas home pages pessoais, com o que produzem de mais significativo. A pesquisa pode ser feita individualmente ou em grupo, ao vivo - durante a aula - ou fora da aula, pode ser uma atividade obrigatória ou livre. Nas atividades de apoio ao ensino, podemos conseguir textos, imagens, sons do tema específico do programa, utilizando-os como um elemento a mais, junto com livros, revistas e vídeos. A comunicação ocorre entre professores e alunos, entre professores e professores, entre alunos e outros colegas da mesma ou de outras cidades e países. A comunicação se dá com pessoas conhecidas e desconhecidas, próximas e distantes, interagindo esporádica ou sistematicamente.
As redes atraem os estudantes. Eles gostam de navegar, de descobrir endereços novos, de divulgar suas descobertas, de comunicar-se com outros colegas. Mas também podem perder-se entre tantas conexões possíveis, tendo dificuldade em escolher o que é significativo, em fazer relações, em questionar afirmações problemáticas.A internet por ser tão descentralizada, tem sua parte boa onde cada um pode dizer exatamente o que está pensando sem nenhum tipo de censura. Mas, por causa dessa liberdade de expressão são postadas diversos textos plagiados, ou sem nenhuma comprovação científica ou ainda coisas completamente descabidas.
Portanto, além de tantas outras ameaças que vemos na internet como: pedofilia, assédios, vírus, roubos, ainda temos que nos preocupar se o que os nossos alunos ou filhos estão vendo realmente condiz com a verdade, ou é pura brincadeira de quem criou.
EuniceMaria- Mensagens : 80
Data de inscrição : 11/06/2008
Desafios e Perigo na Rede
Contudo, todo o avanço e aprimaração da tecnologia veio para facilitar nossas vidas, mas junto com esse avanço, trouxe também os pontos negativos, que não são poucos. Todos nós enxergamos varios desses pontos e de diferentes ângulos, trazendo facilidade e agilidade em nossas correspondências, melhorando nosso estilo de vida, salvando mais vidas, ... , enfim, aumentando o progresso, como dizem!!!
Espera aí, progresso??? Será que podemos, no resultado final, ver algum progresso nisso, que facilitou muita coisa isso sim, mas detonou muitos pontos de nossa sociedade. Muitos cidadãos perderam emprego em vários setores, pois não conseguem acompanhar a evolução, a tecnologia (rede de PCs) está cada vez mais presente nos lares pela facilidade de ser adquirida, os conteúdos que são exibidas, são de teor: informaitivo e deformativo, sempre mais deformativo.
Os orgãos competentes que gerenciam este grande "empreendimento" deveriam filtrar, analisar melhor estes conteúdos que são lançados na rede, pois as mentes de nossos jovens estão, de certa forma, sendo dilaceradas com este tipo de conhecimento, se bem que alguns fazem proveito positivo da rede, e a responsabilidade e mais uma vez, cabe aos pais, adura tarefa de "policiar" os filhos nn rede, uma vez que não é fácil.
Mas infelizmente, devido aos monte de sites, dizemos "proibidos", temos que: orientar, aplicar regras, e instalar recursos em nossas máquinas na STE para inibir acessos indevidos. mas é isso, na posição de educador, formador de opinião, não podemos deixar a peteca cair. Vamos lá...!!!
Abraços a todos....
Espera aí, progresso??? Será que podemos, no resultado final, ver algum progresso nisso, que facilitou muita coisa isso sim, mas detonou muitos pontos de nossa sociedade. Muitos cidadãos perderam emprego em vários setores, pois não conseguem acompanhar a evolução, a tecnologia (rede de PCs) está cada vez mais presente nos lares pela facilidade de ser adquirida, os conteúdos que são exibidas, são de teor: informaitivo e deformativo, sempre mais deformativo.
Os orgãos competentes que gerenciam este grande "empreendimento" deveriam filtrar, analisar melhor estes conteúdos que são lançados na rede, pois as mentes de nossos jovens estão, de certa forma, sendo dilaceradas com este tipo de conhecimento, se bem que alguns fazem proveito positivo da rede, e a responsabilidade e mais uma vez, cabe aos pais, adura tarefa de "policiar" os filhos nn rede, uma vez que não é fácil.
Mas infelizmente, devido aos monte de sites, dizemos "proibidos", temos que: orientar, aplicar regras, e instalar recursos em nossas máquinas na STE para inibir acessos indevidos. mas é isso, na posição de educador, formador de opinião, não podemos deixar a peteca cair. Vamos lá...!!!
Abraços a todos....
João Messias- Mensagens : 4
Data de inscrição : 18/06/2008
Desafios e Perigos na Rede
È cada vez maior o número de pessoas que estão aderidos as maravilhas da internet. Então pouco tempo, ela se estabeleceu e ganhou atenção de multidões, não podemos menosprezá-la, pois ela veio para ficar.
Os seus benefícios são tão grandes, mas ela também tem um ilimitado potencial nocivo. Devemos previnir, nada melhor do que o diálogo, por difícil que seja, tentar conversar e mostrar os perigos e armadilhas que tem na rede e de como agem esses predadores, para crianças e a adolescente.
Os perigos virtuais estão cada vez, mas presentes e trazendo muitas preocupações para pais e educadores, devemos orientar par que faça uma navegação saudável.
Os seus benefícios são tão grandes, mas ela também tem um ilimitado potencial nocivo. Devemos previnir, nada melhor do que o diálogo, por difícil que seja, tentar conversar e mostrar os perigos e armadilhas que tem na rede e de como agem esses predadores, para crianças e a adolescente.
Os perigos virtuais estão cada vez, mas presentes e trazendo muitas preocupações para pais e educadores, devemos orientar par que faça uma navegação saudável.
Guilherma- Mensagens : 10
Data de inscrição : 18/06/2008
Desafios e perigos na rede
Na minha opinião, a internet tornou-se o meio mais rápido de ter acesso ao conhecimento. Ajuda através da interatividade ter contato com o antes "inatingível". Isso reforça a globalização. Mas... não podemos nos limitar a rede ou tê-la como único recurso. Cada vez mais, exige-se a valorização da étca e harmonização dos relacionamentos entre o ser humano e o mundo globalizado. Sinto-me, despreparada para lidar com situações limítrofes, sobre o uso adequado da internet. Como lidar com uma total liberdade de acessos, a sites perigosos sem associar isso com uma orientação sobre o que é certo e errado, ou, o que é bom e ruim? Numa inversão de valores sociais que nos encontramos, é muito difícil manter uma postura diante de tantos questionamentos. O pensamento das crianças e dos adolescentes, põem a prova a postura do mundo adulto. Onde muitas vez o discusso não condiz com a prática. Portanto, ainda adoto o método da conversa, debate e tentativa de senso comum, quando falo sobre ética, valores morais e comportamento humano com meus alunos.
tania- Mensagens : 6
Data de inscrição : 17/06/2008
Idade : 52
Localização : Chapadão do Sul - E.E. Jorge Amado
"método da conversa, (..)falo sobre ética, valores morais e comportamento)
Olá Tânia,tania escreveu:Na minha opinião, a internet tornou-se o meio mais rápido de ter acesso ao conhecimento. Ajuda através da interatividade ter contato com o antes "inatingível". Isso reforça a globalização. Mas... não podemos nos limitar a rede ou tê-la como único recurso. Cada vez mais, exige-se a valorização da étca e harmonização dos relacionamentos entre o ser humano e o mundo globalizado. Sinto-me, despreparada para lidar com situações limítrofes, sobre o uso adequado da internet. Como lidar com uma total liberdade de acessos, a sites perigosos sem associar isso com uma orientação sobre o que é certo e errado, ou, o que é bom e ruim? Numa inversão de valores sociais que nos encontramos, é muito difícil manter uma postura diante de tantos questionamentos. O pensamento das crianças e dos adolescentes, põem a prova a postura do mundo adulto. Onde muitas vez o discusso não condiz com a prática. Portanto, ainda adoto o método da conversa, debate e tentativa de senso comum, quando falo sobre ética, valores morais e comportamento humano com meus alunos.
O que vc diz resume tudo. Conversa, educação para os valores éticos, morais, etc.
Abraços,
Neuraci
Neuraci Vasconcelos- Mensagens : 38
Data de inscrição : 14/06/2008
Idade : 60
A INTERNET E SEUS PERIGOS
A INTERNET E SEUS PERIGOS
Como foi dito, estamos na era digital, todos os meios de comunicação oferecem informações positivas e negativas a TV por exemplo parece menos perigosa que a internet, no entanto oferece quase todos os perigos, manipulando e estimulando a sociedade de consumo, em especial o público infantil; notícias que nos chocam mas que ao mesmo tempo dão idéias aos malfeitores. Tanto na internet como na TV é necessário fazer o controle do uso pelas crianças e adolescentes e até mesmo dos adultos. Como foi dito em dos vídeos utilizar programas de proteção ajuda mas não resolve. O correto é educar para a era digital, que é responsabilidade dos pais, professores e de todos os usuários da internet.
Como foi dito, estamos na era digital, todos os meios de comunicação oferecem informações positivas e negativas a TV por exemplo parece menos perigosa que a internet, no entanto oferece quase todos os perigos, manipulando e estimulando a sociedade de consumo, em especial o público infantil; notícias que nos chocam mas que ao mesmo tempo dão idéias aos malfeitores. Tanto na internet como na TV é necessário fazer o controle do uso pelas crianças e adolescentes e até mesmo dos adultos. Como foi dito em dos vídeos utilizar programas de proteção ajuda mas não resolve. O correto é educar para a era digital, que é responsabilidade dos pais, professores e de todos os usuários da internet.
Helena- Mensagens : 9
Data de inscrição : 20/06/2008
Desafios e perigos na rede
Atividade 2
Desafios e perigos na rede
MUNDO VIRTUAL
Quem utiliza com freqüência dos recursos da web, seja para execução de seu trabalho, para pesquisas educacionais, por pura curiosidade ou ainda por lazer, enfim, o internauta pode ter mil motivos para acessar o mundo virtual, dele fazer parte diária ou esporadicamente, como pode ter mil idéias construtivas ou destrutivas ao fazer parte de um mundo em tempo real ou não. O que importa aqui, em minha opinião é saber que ao conectarmos com a web, dependendo da página ou programa que acessamos, automaticamente ou deliberadamente, inserimos dados pessoais, os quais muitas vezes não nos garantem a segurança necessária de que os mesmos não serão rastreados por pessoas mal intencionadas e posteriormente utilizados em proveito próprio, vindo a nos prejudicar de algum modo. Esta preocupação com a preservação de nossa imagem e com tudo o mais que julgamos de bom senso resguardar, devemos passar também aos nossos alunos em forma de orientação e alertas para que os mesmos também aprendam a utilizar as páginas, programas e ferramentas de modo criterioso, evitando acessar páginas de conteúdos inadequados que possam afetar a dignidade do usuário.
Fora isso, a utilização dos muitos meios de navegar pelo mundo virtual, pode ser de grande ajuda ao estudante, ao professor pesquisador e a todas as pessoas que procuram informação, capacitação, conhecimento, interação com familiares e amigos e diversão saudável. Afinal de contas, é imperdível dar uma boa olhada nas janelas abertas à nossa frente, que poderão nos levar em longa e proveitosa viagem de conhecimentos sem que sequer saiamos de nossos assentos. E, que ao voltarmos de tão maravilhoso mundo virtual estejamos um pouco ou muito mais conectados com o saber das coisas cotidianas...
Maria Alida
Desafios e perigos na rede
MUNDO VIRTUAL
Quem utiliza com freqüência dos recursos da web, seja para execução de seu trabalho, para pesquisas educacionais, por pura curiosidade ou ainda por lazer, enfim, o internauta pode ter mil motivos para acessar o mundo virtual, dele fazer parte diária ou esporadicamente, como pode ter mil idéias construtivas ou destrutivas ao fazer parte de um mundo em tempo real ou não. O que importa aqui, em minha opinião é saber que ao conectarmos com a web, dependendo da página ou programa que acessamos, automaticamente ou deliberadamente, inserimos dados pessoais, os quais muitas vezes não nos garantem a segurança necessária de que os mesmos não serão rastreados por pessoas mal intencionadas e posteriormente utilizados em proveito próprio, vindo a nos prejudicar de algum modo. Esta preocupação com a preservação de nossa imagem e com tudo o mais que julgamos de bom senso resguardar, devemos passar também aos nossos alunos em forma de orientação e alertas para que os mesmos também aprendam a utilizar as páginas, programas e ferramentas de modo criterioso, evitando acessar páginas de conteúdos inadequados que possam afetar a dignidade do usuário.
Fora isso, a utilização dos muitos meios de navegar pelo mundo virtual, pode ser de grande ajuda ao estudante, ao professor pesquisador e a todas as pessoas que procuram informação, capacitação, conhecimento, interação com familiares e amigos e diversão saudável. Afinal de contas, é imperdível dar uma boa olhada nas janelas abertas à nossa frente, que poderão nos levar em longa e proveitosa viagem de conhecimentos sem que sequer saiamos de nossos assentos. E, que ao voltarmos de tão maravilhoso mundo virtual estejamos um pouco ou muito mais conectados com o saber das coisas cotidianas...
Maria Alida
maryelaida- Mensagens : 7
Data de inscrição : 07/09/2008
Página 3 de 4 • 1, 2, 3, 4
Página 3 de 4
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|