Educação Digital & Prática Docente na STE
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O Audiovisual em Sala de Aula

+51
Maria Cristina
Daniela Cunha
Maria Melo
Laudicena Queiroz
thiagobrasilandia
ReiterBorges
Raimundo Rodrigues
Paulo Henrique Vitro
Leila Diniz
Alexsandra
zenilda
ezidio
Fábio Queiroz
Ana Ruthi
Mariúcha Gorre
GALIANO PACCINI NETO
maryelaida
Guilherma
vitoriacem@bol.com.br
Ludmilla Machado Neves
Lúcia Guilherme
Helena
alexander Lucas Vória
Patricia Carneiro Barboza
Luciana Teodoro
josemeire
Edna
luish2oclara
Ana Rita Paião Oliveira
Luciana Carvalho
Carmen Regina
Lidiane Mariano
Ana Rita Dombrowski Andra
Suzeraya
Mireille
Dorothea
Rosana Fanelli
Ana Paula da Silva Zorzan
ivani
Maria Cláudia
Jadir Alves Moreira Jr.
VitorApt
Simone Aparecida Silva de
Fábio Vergilio
Maria Margarida de Matos
EuniceMaria
hilda zp
Mágni
rosa
Danilo
Equipe NTE/TL
55 participantes

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

O Audiovisual em Sala de Aula - Página 2 Empty Re: O Audiovisual em Sala de Aula

Mensagem  EuniceMaria Seg 08 Set 2008, 03:07

Jadir Alves Moreira Jr. escreveu:
Esta é uma pergunta que deveríamos saber responder. Todavia somos um tanto lento quanto a dinâmica de cores, sons e imagens. Nossos alunos estão bem a frente de nós. Mas temos que nos preparar e acompanha-los nestas novas tecnologias.
Para se ter uma idéia, quando utilizamos o giz na sua cor “Branca”, a lousa fica sem harmonia, não prende a atenção dos alunos. Agora quando colorimos a lousa, os alunos ficam perguntando o porquê daquela cor ali e daquela outra lá, e tudo mais. Então imagine se levarmos até os alunos as cores das imagens, os sons e movimentos.
É preciso se adequar a esta realidade para que nossas aulas não fiquem na mesmice, necessitamos evoluir para alcançar a velocidade da tecnologia. Não podemos parar no tempo. Temos utilizar recursos diferentes para que o aluno possa ficar vidrado e assim captar mais o conteúdo explorado pelo professor.
Gostei do exemplo da cor do giz no quadro negro Jadir. Tens razão quando diz que nossos alunos estão à nossa frente em relação às tecnologias, mas existe uma incógnita que me persegue enquanto educadora: por que não conseguimos alfabetizar nossos alunos na leitura das imagens, dos sons, das informações contidas nas entrelinhas? Por não termos sido educados nesta leitura? Acredito que um dos nossos maiores desafios seja alcançar e vencer este vácuo no ensino-aprendizagem: "ensinar nossos alunos a ler/ver com olhos que realmente enxergam". Abraços.
EuniceMaria
EuniceMaria

Mensagens : 80
Data de inscrição : 11/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

O Audiovisual em Sala de Aula - Página 2 Empty Re: O Audiovisual em Sala de Aula

Mensagem  EuniceMaria Seg 08 Set 2008, 03:15

Maria Cláudia escreveu:
Eu, como professora do Ensino Fundamental, na área de ciências, sinto a necessidade de explorar diferentes recursos audiovisuais em sala de aula, que permitem ao aluno uma visão mais ampla, mais real e vivenciada dos conteúdos antes ministrados somente por meio de textos, livros ou exercícios no quadro negro. Sendo assim, vejo as seguintes vantagens: excelente qualidade do visual produzido; uso de cores; movimentação semelhante à vida real; bom para introdução ou resumo; traz um conteúdo para aula que seria muito difícil de outra forma. Entretanto pode ter também as seguintes desvantagens: custo; exige operador com prática; o “filme” é demorado e tende a distrair a turma. O uso de recursos como a televisão, videocassete, microcomputador e aparelho de som cria a oportunidade de o professor ter nas mãos soluções no momento exato da aula ou quando surgem dúvidas. Isso estimula o aluno à pesquisa e o adaptará a realidade e a globalização. Quer estejamos usando um computador, um retroprojetor, ou mesmo uma lousa, o que importa é o conteúdo a ser transmitido e não o recurso em si mesmo. Desse modo a sala de aula torna-se um canal de comunicação onde interagem aluno x professor e aluno x mundo, tal a diversidade de meios.
Maria Claudia, concordo com você, o conteúdo é muito importante. Mas somente consigo alcançar meus objetivos se domino bem o conteúdo e se emprego uma metodologia eficaz. Essa metodologia varia de acordo com o recurso pedagógico utilizado. A Edição de filmes realmente é onerosa se partimos para profissionais, mas nossos alunos sentem-se verdadeiros profissionais quando levados a produzirem filmes e documentários. O Windows e o Linux trazem editores de filmes maravilhosos, que rendem bons resultados em sala de aula. Conheço trabalhos produzidos por alunos com imagens geradas a partir de celulares. Claro não fica nada profissional, a imagem em si não permite isso, mas tem valido a pena as experiências. Abraços.
EuniceMaria
EuniceMaria

Mensagens : 80
Data de inscrição : 11/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

O Audiovisual em Sala de Aula - Página 2 Empty Audiovisuais

Mensagem  Ana Rita Dombrowski Andra Seg 08 Set 2008, 12:20

Estive lendo as opiniões dos colegas a respeito dos desafios das tecnologias e concordo que nossos alunos dão show quando se trata de Internet, Orkut, jogos virtuais, MSN, telefone celular, MP4, MP5 e por ai afora. Temos que aproveitar este interesse pelas tecnologias e organizar aulas que utilizem todos estes recursos a nosso favor.Trabalhando na STE tenho visto alguns professores desenvolvendo trabalhos muito interessantes , através de slides, filmes, pesquisas na Internet onde o aluno pesquisa, monta seus slides e apresenta no data show para a turma.Fica evidente o interesse e a participação nestas atividades.Na sala do 2ºAno-EF , que leciono tenho procurado joguinhos que auxiliem na alfabetização ou com assuntos relacionados ao conteudo que estamos estudando e toda semana trago os alunos para a sala de tecnologias. Outra experiência é organizar slides com imagens e textos para desenvolver a leitura. Percebi que o simples fato de mudar de ambiente , siar da sala de aula e ir para a de "Informatica" como eles dizem, já gera intusiasmo.Precisamos ousar mais nesta área. Temos que nos capacitar para acompanhar nossos alunos neste mundo digital.Este curso está me oportunizando conhecer muitos recursos, programas como TV Escola e sites importantes na área educacional, que com certeza ajudarão muito nas minhas aulas e na orientação aos demais professores .

Ana Rita Dombrowski Andra

Mensagens : 8
Data de inscrição : 18/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

O Audiovisual em Sala de Aula - Página 2 Empty Re: O Audiovisual em Sala de Aula

Mensagem  Lidiane Mariano Seg 08 Set 2008, 15:25

Jadir Alves Moreira Jr. escreveu:
Esta é uma pergunta que deveríamos saber responder. Todavia somos um tanto lento quanto a dinâmica de cores, sons e imagens. Nossos alunos estão bem a frente de nós. Mas temos que nos preparar e acompanha-los nestas novas tecnologias.
Para se ter uma idéia, quando utilizamos o giz na sua cor “Branca”, a lousa fica sem harmonia, não prende a atenção dos alunos. Agora quando colorimos a lousa, os alunos ficam perguntando o porquê daquela cor ali e daquela outra lá, e tudo mais. Então imagine se levarmos até os alunos as cores das imagens, os sons e movimentos.
É preciso se adequar a esta realidade para que nossas aulas não fiquem na mesmice, necessitamos evoluir para alcançar a velocidade da tecnologia. Não podemos parar no tempo. Temos utilizar recursos diferentes para que o aluno possa ficar vidrado e assim captar mais o conteúdo explorado pelo professor.

FAÇO MINHAS, SUAS PALAVRAS COLEGA!
TAMBÉM USO CORES DIFERENTES NA LOUSA E ISSO JÁ PRENDE UM POUCO MAIS A ATENÇÃO DE MEUS ALUNOS.
PENA QUE NÃO OS LEVO MUITO PARA A STE, POIS EM MINHA ESCOLA NO PERÍODO VESPERTINO (QUE DOU AULA) NÃO TEMOS PROFESSOR MONITOR TODOS OS DIAS, APENAS NA TERÇA FEIRA.
MEU ALUNOS VIBRAM QUANDO LHES FALO QUE VAMOS TER AULA NA STE. ELES AMAM COISAS NOVAS.
TAMBÉM GOSTO DE USAR VÍDEOS, DVDS, RETRO PROJETOR. EM MINHA ESCOLA TEM UNS DVDSDA TV ESCOLA "NOSSA" MUITO BONS. Very Happy
Lidiane Mariano
Lidiane Mariano

Mensagens : 36
Data de inscrição : 17/06/2008
Idade : 44

http://lidimariano79.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

O Audiovisual em Sala de Aula - Página 2 Empty Recursos Audiovisuais e suas Contribuições na Aprendizagem

Mensagem  Carmen Regina Seg 08 Set 2008, 15:38

A prática educacional é hoje sem dúvidas um assunto que nos dispersa para as formas de como buscar a atenção dos alunos, não nos prendendo as formas tradicionais.
As aulas audiovisuais apresentam como um excelente mecanismo de transmissão de conhecimento, uma vez que através destas ferramentas de comunicação o aluno pode ter de uma só vez a visualização, o áudio, a expressão do que é apresentado, ajudando seu processo de aprendizagem.
Os meios audiovisuais hoje são de suma importância, pois nos leva ao encontro do saber de uma forma mais atraente e de maior assimilação. Certamente o uso dos mesmos em sala de aula são instrumentos que podem e devem ser utilizados com muita competência. Porém a utilização deles pra debates, construções de conceitos e até mesmo de outros vídeos produzidos pelos educandos contribuem para uma aprendizagem significativa, prazerosa e muito mais criativa.
Temos o desafio de dominar as novas tecnologias a fim de que possamos facilitar o nosso trabalho e conseqüentemente tornar mais agradável e atraente nossas aulas perante os alunos.
Carmen Regina
Carmen Regina

Mensagens : 13
Data de inscrição : 17/06/2008
Idade : 59
Localização : Paranaíba

http://diariocarmenregina.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

O Audiovisual em Sala de Aula - Página 2 Empty Re: O Audiovisual em Sala de Aula

Mensagem  Lidiane Mariano Seg 08 Set 2008, 16:01

COLEGAS VAMOS SER FRANCOS!
EU ADORO LEVAR MEUS ALUNOS PARA A STE, ELES AMAM AULAS LÁ. TAMBÉM OS LEVO PARA VER FILME, NÃO SÓ INSTRUIONAIS - QUE OS ENSINEM OU QUE FRISE ALGO QUE ESTAMOS VENDO EM DETERMINADO MOMENTO EM SALA DE AULA, COMO TAMBÉM COM O INTUITO DE OS SOCIALIZAR, OS DIVERTIR - COMO LAZER MESMO, VISTO QUE MUITOS DE NOSSOS ALUNO NÃO TEM ISSO EM CASA, E ESSES VÍDEOS PODEM CONTRIVUIR MESMO QUE NÃO PROPOSITALMENTE MUITO PARA SEU APRENDIZADO.
PORÉM, CAROS COLEGAS, MUITOS COLEGAS OLHAM COM MAUS OLHOS MINHAS AULAS, ACHAM QUE POR EU LEVAR MEUS ALUNOS À SALA DE VÍDEO, ESTOU "ENFOCANDO" TEMPO DE SALA DE AULA COM BALELAS. JÁ ESCUTEI COLEGAS DIZENDO QUE NÃO LEVAM OS ALUNOS NA STE OU NA SALA DE TV PORQUE NÃO TÊM "TEMPO A PERDER".
Shocked FICO TRISTE COM ISSO, MAS QUEM CONHECE OS PROBLEMAS, ANSEIOS E AS DIFICULDADES DE NOSSOS ALUNOS SOMOS NÓS QUE CONVIVEMOS COM ELES TODOS OS DIAS EM SALA DE AULA.

É ISSO AÍ AMIGOS VAMOS INOVAR E VAMOS DESBAVAR O AUDIOVISUAL EM SALA DE AULA. Smile
Lidiane Mariano
Lidiane Mariano

Mensagens : 36
Data de inscrição : 17/06/2008
Idade : 44

http://lidimariano79.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

O Audiovisual em Sala de Aula - Página 2 Empty O Audiovisual em Sala de Aula

Mensagem  Luciana Carvalho Seg 08 Set 2008, 17:30

Hoje se podem unir os recursos audiovisuais como um aliado no processo de ensino aprendizagem.
No passado, fui criticada e até proibida de usar o vídeo cassete em sala de aula, pois sempre usei e continuo utilizando estes recursos para enriquecer minhas aulas: TV, vídeos em VHS e DVD de clássicos Disney para produção de textos, finais de história e interpretação, aparelho de som com músicas para alfabetização, hinos (do Brasil, da Independência...) para facilitar a memorização das letras dos mesmos, CD com fábulas e clássicos da literatura infantil, aulas na STE utilizando o computador para pesquisas, jogos educativos e DATA SHOW para apresentação de filmes e aulas preparadas com slides no POWER POINT.
Lembrando que os recursos audiovisuais devem ser utilizados de forma que enriqueça as aulas e até mesmo para despertar um interesse maior por parte do aluno que hoje está cada vez mais desinteressado e desatento. O professor deve buscar mostrar para o aluno a importância de buscar estes recursos de forma educativa e para o seu crescimento e, ao mesmo tempo, passando que através destes eles podem adquirir conceitos e valores que acrescentem em suas vidas.
Luciana Carvalho
Luciana Carvalho

Mensagens : 14
Data de inscrição : 18/06/2008
Idade : 57
Localização : Paranaíba-MS

Ir para o topo Ir para baixo

O Audiovisual em Sala de Aula - Página 2 Empty O Audivisual em Sala de Aula

Mensagem  Ana Rita Paião Oliveira Seg 08 Set 2008, 17:31

Os recursos audiovisuais além de possibilitar um conhecimento amplo do mundo, proporcionam também novos conceitos e informações para transmitir aos alunos.
A utilização de qualquer tipo de recursos audiovisuais do mais simples que a TV e o vídeo ao mais sofisticado, todos são de fundamental importância quando utilizados de forma adequada, ou seja, o professor deve conhecer cada um dos recursos para melhor utilização, visando sempre alcançar uma aprendizagem significativa sobre do conteúdo proposto em sala de aula.
Nós educadores precisamos constantemente buscar referenciais, discutir práticas, propor novas reflexões.

Abraços a todos Exclamation
Ana Rita Paião Oliveira
Ana Rita Paião Oliveira

Mensagens : 8
Data de inscrição : 16/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

O Audiovisual em Sala de Aula - Página 2 Empty Re: O Audiovisual em Sala de Aula

Mensagem  EuniceMaria Seg 08 Set 2008, 17:44

Ana Rita Paião Oliveira escreveu:Os recursos audiovisuais além de possibilitar um conhecimento amplo do mundo, proporcionam também novos conceitos e informações para transmitir aos alunos.
A utilização de qualquer tipo de recursos audiovisuais do mais simples que a TV e o vídeo ao mais sofisticado, todos são de fundamental importância quando utilizados de forma adequada, ou seja, o professor deve conhecer cada um dos recursos para melhor utilização, visando sempre alcançar uma aprendizagem significativa sobre do conteúdo proposto em sala de aula.
Nós educadores precisamos constantemente buscar referenciais, discutir práticas, propor novas reflexões.

Abraços a todos Exclamation
Você tocou num ponto fundamental, Ana Rita, a utilização adequada dos recursos pedagógicos. De nada adianta o recurso por si só, é preciso que o conheçamos e saibamos como trazê-lo à prática pedagógica. Abraços.
EuniceMaria
EuniceMaria

Mensagens : 80
Data de inscrição : 11/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

O Audiovisual em Sala de Aula - Página 2 Empty O Audiovisual em Sala de Aula

Mensagem  luish2oclara Seg 08 Set 2008, 17:54

Nas escolas necessita-se urgentemente de pessoas livres, que modifiquem as estruturas passadas e autoritárias de ensino-escolar e gerencial. Pessoas em processo de libertação, para educar, para a liberdade, para a autonomia, para transformar a sociedade.

Professor de STE Luis Fernando de Souza Guarini Domingues
Escola Estadual Chico Mendes
Vespertino
Água Clara - MS
luish2oclara
luish2oclara

Mensagens : 12
Data de inscrição : 17/06/2008
Idade : 38
Localização : Água Clara - H2oClara - MS - Pantanal - Brasil - Mundo....

http://www.luish2oclara.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

O Audiovisual em Sala de Aula - Página 2 Empty Re: O Audiovisual em Sala de Aula

Mensagem  Lidiane Mariano Seg 08 Set 2008, 22:53

luish2oclara escreveu:Nas escolas necessita-se urgentemente de pessoas livres, que modifiquem as estruturas passadas e autoritárias de ensino-escolar e gerencial. Pessoas em processo de libertação, para educar, para a liberdade, para a autonomia, para transformar a sociedade.

Professor de STE Luis Fernando de Souza Guarini Domingues
Escola Estadual Chico Mendes
Vespertino
Água Clara - MS

É ISSO AÍ!!!! Very Happy
Lidiane Mariano
Lidiane Mariano

Mensagens : 36
Data de inscrição : 17/06/2008
Idade : 44

http://lidimariano79.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

O Audiovisual em Sala de Aula - Página 2 Empty É isso aí!!!

Mensagem  Luciana Carvalho Seg 08 Set 2008, 23:00

Lidiane Mariano escreveu:COLEGAS VAMOS SER FRANCOS!
EU ADORO LEVAR MEUS ALUNOS PARA A STE, ELES AMAM AULAS LÁ. TAMBÉM OS LEVO PARA VER FILME, NÃO SÓ INSTRUIONAIS - QUE OS ENSINEM OU QUE FRISE ALGO QUE ESTAMOS VENDO EM DETERMINADO MOMENTO EM SALA DE AULA, COMO TAMBÉM COM O INTUITO DE OS SOCIALIZAR, OS DIVERTIR - COMO LAZER MESMO, VISTO QUE MUITOS DE NOSSOS ALUNO NÃO TEM ISSO EM CASA, E ESSES VÍDEOS PODEM CONTRIVUIR MESMO QUE NÃO PROPOSITALMENTE MUITO PARA SEU APRENDIZADO.
PORÉM, CAROS COLEGAS, MUITOS COLEGAS OLHAM COM MAUS OLHOS MINHAS AULAS, ACHAM QUE POR EU LEVAR MEUS ALUNOS À SALA DE VÍDEO, ESTOU "ENFOCANDO" TEMPO DE SALA DE AULA COM BALELAS. JÁ ESCUTEI COLEGAS DIZENDO QUE NÃO LEVAM OS ALUNOS NA STE OU NA SALA DE TV PORQUE NÃO TÊM "TEMPO A PERDER".
Shocked FICO TRISTE COM ISSO, MAS QUEM CONHECE OS PROBLEMAS, ANSEIOS E AS DIFICULDADES DE NOSSOS ALUNOS SOMOS NÓS QUE CONVIVEMOS COM ELES TODOS OS DIAS EM SALA DE AULA.

É ISSO AÍ AMIGOS VAMOS INOVAR E VAMOS DESBAVAR O AUDIOVISUAL EM SALA DE AULA. Smile

Olá, colega...

Também já passei por isto que você citou no seu texto. Tem colegas que só sabem criticar sem saber o que se passa, mal sabem eles o trabalho que dá preparar e elaborar uma aula utilizando recursos audiovisuais, o tempo que levamos preparando uma aula com slides no Power Point para apresentar no DATA SHOW, o tempo que gastamos elaborando atividades sobre determinado filme, pesquisando e procurando filmes de acordo com o conteúdo ministrado no momento, etc.
E, se levamos os alunos para assistir um filme somente por lazer e prazer, que problema tem? Afinal, temos muitas crianças que não tem acesso a esses recursos e nunca nem ouviram falar em “Alice no País das Maravilhas” ou “Branca de Neve e os Sete Anões”, que só assistem desenhos animados recheados de violência e muitas vezes sem sentido algum.
Nós é que vemos os olhinhos deles brilharem quando os levamos para uma aula na STE ou para assistir um filme, mesmo que depois tenham que desenvolver as atividades propostas sobre o mesmo, atividades estas que desenvolvem com o maior empenho e entusiasmo, já perguntando quando será a próxima vez.
Por isso que te digo: É isso aí!!! Bola pra frente que atrás vem gente!!! E a fila anda... rsrsrs Razz
Luciana Carvalho
Luciana Carvalho

Mensagens : 14
Data de inscrição : 18/06/2008
Idade : 57
Localização : Paranaíba-MS

Ir para o topo Ir para baixo

O Audiovisual em Sala de Aula - Página 2 Empty Re: O Audiovisual em Sala de Aula

Mensagem  Lidiane Mariano Ter 09 Set 2008, 01:58

Luciana escreveu:
Lidiane Mariano escreveu:COLEGAS VAMOS SER FRANCOS!
EU ADORO LEVAR MEUS ALUNOS PARA A STE, ELES AMAM AULAS LÁ. TAMBÉM OS LEVO PARA VER FILME, NÃO SÓ INSTRUIONAIS - QUE OS ENSINEM OU QUE FRISE ALGO QUE ESTAMOS VENDO EM DETERMINADO MOMENTO EM SALA DE AULA, COMO TAMBÉM COM O INTUITO DE OS SOCIALIZAR, OS DIVERTIR - COMO LAZER MESMO, VISTO QUE MUITOS DE NOSSOS ALUNO NÃO TEM ISSO EM CASA, E ESSES VÍDEOS PODEM CONTRIVUIR MESMO QUE NÃO PROPOSITALMENTE MUITO PARA SEU APRENDIZADO.
PORÉM, CAROS COLEGAS, MUITOS COLEGAS OLHAM COM MAUS OLHOS MINHAS AULAS, ACHAM QUE POR EU LEVAR MEUS ALUNOS À SALA DE VÍDEO, ESTOU "ENFOCANDO" TEMPO DE SALA DE AULA COM BALELAS. JÁ ESCUTEI COLEGAS DIZENDO QUE NÃO LEVAM OS ALUNOS NA STE OU NA SALA DE TV PORQUE NÃO TÊM "TEMPO A PERDER".
Shocked FICO TRISTE COM ISSO, MAS QUEM CONHECE OS PROBLEMAS, ANSEIOS E AS DIFICULDADES DE NOSSOS ALUNOS SOMOS NÓS QUE CONVIVEMOS COM ELES TODOS OS DIAS EM SALA DE AULA.

É ISSO AÍ AMIGOS VAMOS INOVAR E VAMOS DESBAVAR O AUDIOVISUAL EM SALA DE AULA. Smile

Olá, colega...

Também já passei por isto que você citou no seu texto. Tem colegas que só sabem criticar sem saber o que se passa, mal sabem eles o trabalho que dá preparar e elaborar uma aula utilizando recursos audiovisuais, o tempo que levamos preparando uma aula com slides no Power Point para apresentar no DATA SHOW, o tempo que gastamos elaborando atividades sobre determinado filme, pesquisando e procurando filmes de acordo com o conteúdo ministrado no momento, etc.
E, se levamos os alunos para assistir um filme somente por lazer e prazer, que problema tem? Afinal, temos muitas crianças que não tem acesso a esses recursos e nunca nem ouviram falar em “Alice no País das Maravilhas” ou “Branca de Neve e os Sete Anões”, que só assistem desenhos animados recheados de violência e muitas vezes sem sentido algum.
Nós é que vemos os olhinhos deles brilharem quando os levamos para uma aula na STE ou para assistir um filme, mesmo que depois tenham que desenvolver as atividades propostas sobre o mesmo, atividades estas que desenvolvem com o maior empenho e entusiasmo, já perguntando quando será a próxima vez.
Por isso que te digo: É isso aí!!! Bola pra frente que atrás vem gente!!! E a fila anda... rsrsrs Razz
Very Happy Smile Very Happy Smile Very Happy Smile Very Happy Smile Very Happy Smile Very Happy Smile Very Happy Smile Very Happy Smile
Lidiane Mariano
Lidiane Mariano

Mensagens : 36
Data de inscrição : 17/06/2008
Idade : 44

http://lidimariano79.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

O Audiovisual em Sala de Aula - Página 2 Empty Re: O Audiovisual em Sala de Aula

Mensagem  EuniceMaria Ter 09 Set 2008, 03:48

Lidiane Mariano escreveu:COLEGAS VAMOS SER FRANCOS!
EU ADORO LEVAR MEUS ALUNOS PARA A STE, ELES AMAM AULAS LÁ. TAMBÉM OS LEVO PARA VER FILME, NÃO SÓ INSTRUIONAIS - QUE OS ENSINEM OU QUE FRISE ALGO QUE ESTAMOS VENDO EM DETERMINADO MOMENTO EM SALA DE AULA, COMO TAMBÉM COM O INTUITO DE OS SOCIALIZAR, OS DIVERTIR - COMO LAZER MESMO, VISTO QUE MUITOS DE NOSSOS ALUNO NÃO TEM ISSO EM CASA, E ESSES VÍDEOS PODEM CONTRIVUIR MESMO QUE NÃO PROPOSITALMENTE MUITO PARA SEU APRENDIZADO.
PORÉM, CAROS COLEGAS, MUITOS COLEGAS OLHAM COM MAUS OLHOS MINHAS AULAS, ACHAM QUE POR EU LEVAR MEUS ALUNOS À SALA DE VÍDEO, ESTOU "ENFOCANDO" TEMPO DE SALA DE AULA COM BALELAS. JÁ ESCUTEI COLEGAS DIZENDO QUE NÃO LEVAM OS ALUNOS NA STE OU NA SALA DE TV PORQUE NÃO TÊM "TEMPO A PERDER".
Shocked FICO TRISTE COM ISSO, MAS QUEM CONHECE OS PROBLEMAS, ANSEIOS E AS DIFICULDADES DE NOSSOS ALUNOS SOMOS NÓS QUE CONVIVEMOS COM ELES TODOS OS DIAS EM SALA DE AULA.

É ISSO AÍ AMIGOS VAMOS INOVAR E VAMOS DESBAVAR O AUDIOVISUAL EM SALA DE AULA. Smile
Oi Lidiane, temos um acordo entre nós tutores deste curso: o de cada professor/multiplicador comentar as contribuições dos cursistas que orientam, no entanto, como percebeu, estou inflingindo as regras...rs...Mas gostaria de lhe dizer algo: "Não é fácil inovar, mais difícil ainda é perceber que alguns conseguem isso melhor que outros. Então, continue sendo a professora que arrisca, que desvela o novo. E a melhor forma de mostrar seu trabalho é levando seus alunos a criarem a partir das suas aulas. Você está dando asas a eles, então deixe-os voar e deixe que mostrem aos demais a beleza encantadora desse vôo". Grande abraço.
EuniceMaria
EuniceMaria

Mensagens : 80
Data de inscrição : 11/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

O Audiovisual em Sala de Aula - Página 2 Empty Ferramentas motivadoras da aprendizagem

Mensagem  Edna Ter 09 Set 2008, 17:41

Os recursos audiovisuais enriquecem, permitindo diversificar as atividades trabalhadas em sala de aula, tornando as aulas mais atrativas, uma vez que trabalhamos com o imaginário dos alunos; eis aqui o grande desafio integrar de forma consciente alunos e professores no universo do audiovisual. Assim o audiovisual torna-se uma ferramenta motivadora da aprendizagem.
Nas aulas de Artes utilizo sempre as ferramentas audiovisuais, e percebo a satisfação dos alunos ao desvendar o desconhecido e descobrir suas potencialidades; é a aprendizagem em ação, é o novo que precisamos estar abertos a conhecer e aprender a utilizar em nossas vidas.
Edna
Edna

Mensagens : 11
Data de inscrição : 17/06/2008
Idade : 57
Localização : Aparecida do Taboado

Ir para o topo Ir para baixo

O Audiovisual em Sala de Aula - Página 2 Empty O audiovisual em sala de aula

Mensagem  josemeire Ter 09 Set 2008, 19:35

Os recursos que temos a nossa disposição

Os conceitos de uso dos recursos audiovisuais ficam ultrapassados rapidamente. A cada dia novos produtos revolucionam o mundo das tecnologias, tornando-as mais bonitas, interessantes e eficientes. Por isso, o profissional da educação precisa estar sempre atualizado com os equipamentos e recursos que a todo o momento são lançados no mercado.Um exemplo é a quantidade de aparelhos celulares que nossos alunos apresentam a cada dia, os mps já estão no nº7 e se brincar nós não temos contato sequer com o nº 3 o mais simples da era.Precisamos buscar fôlego para pensarmos em acompanhar tanta tecnologia.E também buscar muita imaginação e criatividade para fugirmos do quadro negro e do famigerado giz.
josemeire
josemeire

Mensagens : 15
Data de inscrição : 17/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

O Audiovisual em Sala de Aula - Página 2 Empty Re: O Audiovisual em Sala de Aula

Mensagem  josemeire Ter 09 Set 2008, 19:48

Rosana Fanelli escreveu:
Recursos audiovisuais enriquem qualquer aula, mas nem sempre conseguimos utilizá-los para determinados conteúdos. Quanto mais recursos , que envolva os sentidos como a visão e a audição utilizarmos , maior capacidade de captar informações estaremos proporcionando aos nossos alunos. Porém temos que nos preparar bem, pois muitos de nossos alunos dominam diferentes meios tecnológicos e sem dúvidas sabem mais do que muitos professores. O sistema operacional Linux do meu computador, quem instalou foi um aluno do ensino médio, tenho outros alunos que quando tenho dificuldades em desenvolver alguma atividade utilizando por exemplo o windows movie maker peço ajuda a eles. Acho muito legal essa troca de conhecimentos , procuro sempre estar me interando de novas tecnologias por conta de não ficar ultrapassada e utilizá-las em minhas aulas.
Olá amiga, é muito bom ter profissional com tamanho interesse e compromisso, temos algumas dificuldades sim mas é certo que ao buscarmos a interação aluno-professor, aprendemos muito mais.Um grande abraço.
josemeire
josemeire

Mensagens : 15
Data de inscrição : 17/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

O Audiovisual em Sala de Aula - Página 2 Empty AUDIOVISUAL

Mensagem  Luciana Teodoro Qua 10 Set 2008, 13:17

A educação tem um forte aliado na aquisição de conhecimento, os recursos audiovisuais. Sei que para alguns essas novas tecnologia assustam, pois muitos professores desconhece sua utilização ou não busca aprender. Os vídeos, DVd, filmes, computadores, slides, entre outros, são ferramentas para nós educadores inovarmos nossas aulas, tornando-as mais atrativas. Os alunos com certeza agradecem quando usamos algumas delas.Eu sei que dá um pouco de trabalho no começo, pois estamos acostumados a lousa e giz, giz e lousa, mas com o tempo pegamos o jeito e os resultados são surpreendentes. Tem utilizados alguns desses recursos, e alunos que na aula tradicional não participava, em uma com por exemplo na ste, começa a se interessar pelo conteúdo. Vale a pena aprender, a educação agradece.
Luciana Teodoro
Luciana Teodoro

Mensagens : 17
Data de inscrição : 17/06/2008
Idade : 49
Localização : Bataguassu

Ir para o topo Ir para baixo

O Audiovisual em Sala de Aula - Página 2 Empty audiovisual

Mensagem  Luciana Teodoro Qua 10 Set 2008, 13:20

josemeire escreveu:Os recursos que temos a nossa disposição

Os conceitos de uso dos recursos audiovisuais ficam ultrapassados rapidamente. A cada dia novos produtos revolucionam o mundo das tecnologias, tornando-as mais bonitas, interessantes e eficientes. Por isso, o profissional da educação precisa estar sempre atualizado com os equipamentos e recursos que a todo o momento são lançados no mercado.Um exemplo é a quantidade de aparelhos celulares que nossos alunos apresentam a cada dia, os mps já estão no nº7 e se brincar nós não temos contato sequer com o nº 3 o mais simples da era.Precisamos buscar fôlego para pensarmos em acompanhar tanta tecnologia.E também buscar muita imaginação e criatividade para fugirmos do quadro negro e do famigerado giz.

Josi, concordo com você, temos que realmente busca atualização, as inovações estão ai, e nós educadores não podemos ignorá-las.
Luciana Teodoro
Luciana Teodoro

Mensagens : 17
Data de inscrição : 17/06/2008
Idade : 49
Localização : Bataguassu

Ir para o topo Ir para baixo

O Audiovisual em Sala de Aula - Página 2 Empty O audiovisual em sala de aula.

Mensagem  Patricia Carneiro Barboza Qua 10 Set 2008, 19:31

O audiovisual em sala de aula.

Nos dias atuais onde os jovens estão atualizados com as mais diversas tecnologias não tem como nos professores deixarmos de lado todo esse progresso tecnológico das informações, dessa forma temos que criar meios para realizar uma aula mais dinâmica para nossos alunos. Posso dizer por experiência própria que o uso de recursos como vídeos podem ajudar na aprendizagem. Trazer informações úteis para nossos alunos é um meio de possibilitar sua aprendizagem, dessa forma busco sempre que possível utilizar o vídeo em minhas aulas, sempre que inicio um novo conteúdo procuro apresentar a matéria por CD ou DVD, ou mesmo na sala de tecnologia, com exemplos práticos, do cotidiano, de forma que eles possam assimilar melhor os conceitos que iremos usar em nossas aulas.
Percebi desde de o inicio que os alunos gostaram dessa experiência e dessa forma continuei a aplicar com meus alunos.
sunny flower
Patricia Carneiro Barboza
Patricia Carneiro Barboza

Mensagens : 17
Data de inscrição : 20/06/2008
Idade : 43
Localização : Bataguassu

Ir para o topo Ir para baixo

O Audiovisual em Sala de Aula - Página 2 Empty audiovisual

Mensagem  alexander Lucas Vória Qui 11 Set 2008, 13:04

Os recursos audiovisuais são uma poderosa ferramenta para o desenvolvimento de aulas e atividades, aguçando a curiosidade e o interesse do aluno. A união de imagens e sons foge do meto tradicional de lousa e giz, prendendo a atenção do aluno melhorando a capitação, o aprendizado e a participação do alunado. Venho buscando ultimamente desenvolver cada vez mais aulas audiovisuais, mas para isso conto muitas vezes com o auxilio de meus alunos, a preocupação de desenvolver materiais de qualidade e a possibilidade de trocas de experiências, faz com que o sentido de direção do ensino-aprendizagem mude, proporcionando um enriquecimento mútuo, devemos convir que muitos de nossos alunos tem conhecimentos de novas tecnologias melhores que os nossos e essa troca, o pedido de ajuda mostra a importância e engrandece os alunos no processo da aprendizagem What a Face .
alexander Lucas Vória
alexander Lucas Vória

Mensagens : 10
Data de inscrição : 17/06/2008
Idade : 44
Localização : bataguassu

Ir para o topo Ir para baixo

O Audiovisual em Sala de Aula - Página 2 Empty [color=red][font=Trebuchet MS]O audiovisual em sala de aula.[/fon[/color]t]

Mensagem  Patricia Carneiro Barboza Qui 11 Set 2008, 17:30

Nos dias atuais onde os jovens estão atualizados com as mais diversas tecnologias não tem como nos professores deixarmos de lado todo esse progresso tecnológico das informações, dessa forma temos que criar meios para realizar uma aula mais dinâmica para nossos alunos. Posso dizer por experiência própria que o uso de recursos como vídeos podem ajudar na aprendizagem. Trazer informações úteis para nossos alunos é um meio de possibilitar sua aprendizagem, dessa forma busco sempre que possível utilizar o vídeo em minhas aulas, sempre que inicio um novo conteúdo procuro apresentar a matéria por CD ou DVD, ou mesmo na sala de tecnologia, com exemplos práticos, do cotidiano, de forma que eles possam assimilar melhor os conceitos que iremos usar em nossas aulas.
Percebi desde de o inicio que os alunos gostaram dessa experiência e dessa forma continuei a aplicar com meus alunos.
sunny flower
Patricia Carneiro Barboza
Patricia Carneiro Barboza

Mensagens : 17
Data de inscrição : 20/06/2008
Idade : 43
Localização : Bataguassu

Ir para o topo Ir para baixo

O Audiovisual em Sala de Aula - Página 2 Empty UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS AUDIOVISUAIS

Mensagem  Helena Qui 11 Set 2008, 20:00

Com tantas inovações é quase impossível trabalhar sem a tecnologia acessível a nós. A TV desde algum tempo nos oferece esse privilégio na educação. Hoje de acordo com as pesquisas o ser humano retém melhor aquilo que vê, portanto é muito importante utilizar esses recursos audiovisuais,eles chamam a atenção da garotada, despertam curiosidade, criam expectativas, os motivam para as próximas aulas e atividades a serem realizadas. Enfim esses recursos são complementos fundamentais para o aprendizado significativo.

Helena

Mensagens : 9
Data de inscrição : 20/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

O Audiovisual em Sala de Aula - Página 2 Empty Re: O Audiovisual em Sala de Aula

Mensagem  EuniceMaria Seg 15 Set 2008, 23:06

Edna escreveu:Os recursos audiovisuais enriquecem, permitindo diversificar as atividades trabalhadas em sala de aula, tornando as aulas mais atrativas, uma vez que trabalhamos com o imaginário dos alunos; eis aqui o grande desafio integrar de forma consciente alunos e professores no universo do audiovisual. Assim o audiovisual torna-se uma ferramenta motivadora da aprendizagem.
Nas aulas de Artes utilizo sempre as ferramentas audiovisuais, e percebo a satisfação dos alunos ao desvendar o desconhecido e descobrir suas potencialidades; é a aprendizagem em ação, é o novo que precisamos estar abertos a conhecer e aprender a utilizar em nossas vidas.
Verdade Edna, o audiovisual encanta até os adultos, quanto mais crianças e adolescentes! Quanto ao conhecer, é justamente no fazer, na prática cotidiana que aprendemos. Ganha muito o professor que investe no desafio de tentar fazer o nunca feito por ele. E nesses momentos descobrimos o quanto o 'tentar fazer' nos ensina...Abraços, Eunice Maria.
EuniceMaria
EuniceMaria

Mensagens : 80
Data de inscrição : 11/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

O Audiovisual em Sala de Aula - Página 2 Empty Os Recursos Audiovisuais em Sala de aula

Mensagem  Lúcia Guilherme Ter 16 Set 2008, 01:27

Os recursos audiovisuais são mais do que paleativos para Educação dos dias atuais. Eles têm funcionado como vacina para falta de interesse dos alunos e como ferranta auxiliadora para os professores. É claro que sempre haverá quem prefira os métodos convencionais e rejeite as inovações irrevogáveis da tecnologia, no entanto, da minha experiência com esses recursos em sala de aula, posso concluir que em pouco tempo todos os professores estarão se rendendo à eles.
Lúcia Guilherme
Lúcia Guilherme

Mensagens : 13
Data de inscrição : 17/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

O Audiovisual em Sala de Aula - Página 2 Empty Re: O Audiovisual em Sala de Aula

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos