O Audiovisual em Sala de Aula
+51
Maria Cristina
Daniela Cunha
Maria Melo
Laudicena Queiroz
thiagobrasilandia
ReiterBorges
Raimundo Rodrigues
Paulo Henrique Vitro
Leila Diniz
Alexsandra
zenilda
ezidio
Fábio Queiroz
Ana Ruthi
Mariúcha Gorre
GALIANO PACCINI NETO
maryelaida
Guilherma
vitoriacem@bol.com.br
Ludmilla Machado Neves
Lúcia Guilherme
Helena
alexander Lucas Vória
Patricia Carneiro Barboza
Luciana Teodoro
josemeire
Edna
luish2oclara
Ana Rita Paião Oliveira
Luciana Carvalho
Carmen Regina
Lidiane Mariano
Ana Rita Dombrowski Andra
Suzeraya
Mireille
Dorothea
Rosana Fanelli
Ana Paula da Silva Zorzan
ivani
Maria Cláudia
Jadir Alves Moreira Jr.
VitorApt
Simone Aparecida Silva de
Fábio Vergilio
Maria Margarida de Matos
EuniceMaria
hilda zp
Mágni
rosa
Danilo
Equipe NTE/TL
55 participantes
Página 1 de 4
Página 1 de 4 • 1, 2, 3, 4
O Audiovisual em Sala de Aula
Vivemos junto a uma geração de alunos agentes de um mundo totalmente tecnológico, parcialmente virtual. Estão cercados pelas imagens, pelos movimentos, pelo som, pela dinâmica das cores, por um mundo sem fronteiras, no qual o tempo e o espaço não representa problemas. Dominam o celular melhor que qualquer um de nós, vencem os obstáculos do desconhecido virtual como que mágicos, aventuram-se, aprendem e dão show quando o assunto está relacionado às tecnologias.
E você, professor, consegue acompanhar seus alunos nessa viagem?
Compartilhe nesse fórum suas experiências com “O Audiovisual em Sala de Aula”. Acesse as contribuições dos seus colegas e interaja com eles nessa discussão.
Atenção: Voltamos a alertá-los para que usem apenas o botão POSTREPLY para postar novas mensagens ou QUOTE para interagir com seus colegas. Não usem o botão NEWTOPIC, o mesmo está destinado à administração do fórum.
E você, professor, consegue acompanhar seus alunos nessa viagem?
Compartilhe nesse fórum suas experiências com “O Audiovisual em Sala de Aula”. Acesse as contribuições dos seus colegas e interaja com eles nessa discussão.
Atenção: Voltamos a alertá-los para que usem apenas o botão POSTREPLY para postar novas mensagens ou QUOTE para interagir com seus colegas. Não usem o botão NEWTOPIC, o mesmo está destinado à administração do fórum.
Que velocidade!!!!!!!
Muito mais do que preparados para ensinarmos os conteúdos pré-estabelecidos pelo planejamento anual, nós professores temos que estar atentos às mudanças que ocorrem no meio tecnológico diariamente. Hoje nossos alunos trazem consigo para dentro da sala de aula equipamentos de última geração e cobram de seus professores informações relacionadas às novidades tecnológicas que nos rodeiam. A internet já está presente na maioria dos aparelhos celulares TV acaba de chegar neste equipamento que é tão ou mais comum entre nossos alunos do que um lápis e uma caneta. Trata-se de um grande desafio acompanhar a chegada de tecnologia em nossas vidas e infelizmente ainda estamos um pouco presos à era do “giz” do árabe jibs, instrumento que nos acompanha a tanto tempo mas que aos poucos vai cedendo espaço aos retroprojetores, aos computadores, à internet, ao data show. Será preciso reaprender a lecionar nessa nova era “digital”.
Danilo- Mensagens : 14
Data de inscrição : 16/06/2008
Idade : 41
Localização : Bataguassu - MS
Re: O Audiovisual em Sala de Aula
A todo instante as crianças e os jovens estão em contato com os meios de comunicação de massa, ficando, bem mais informados a respeito do manuseio das novas tecnologias que os próprios professores. É comum ouvir, no ambiente escolar, termos como telefone celular, tecnologia Bluetooth, mp5, computador, Internet, pen drive, blog, msn, orkut. É só colocar um aparelho novo nas mãos de um jovem e em poucos minutos ele desvenda os mistérios do “desconhecido”, o que não ocorre com o adulto, todo cheio de receio, medo de estragar, desconfigurar e, por aí vai. Acompanhar essa moçada com seu domínio das modernas tecnologias, é um “pouquinho complicado” mas a gente se esforça!!!! pois já estamos conscientes que devemos nos preparar, cada vez mais, para um processo de ensino que exige um preparo relativo ao domínio das novas técnicas que a tecnologia moderna vem desencadeando.
Recursos Audiovisuais
Os recursos audiovisuais permitem realizar estudos de universos intergalácticos e, da mesma forma, penetrar em realidades de dimensões microscópicas. Mesmo as situações mais abstratas e desprovidas de imagens podem ser apresentadas por meio de algum tipo de estrutura audiovisual. Os meios de comunicação revelam-se particularmente eficazes para desenhar e tecer o imaginário de todo o mundo. Um dos grandes desafios que se apresenta é o de integrar consciente e criticamente a escola, seus alunos e professores, no universo do audiovisual. Educar com essa tecnologia é um desafio permanente.
O PRIVILÉGIO AUDIOVISUAL.
Transformações vêm ocorrendo nos diversos campos da sociedade, aliadas ao desenvolvimento tecnológico e na educação não é diferente, já é uma realidade. O professor está diante da necessidade de incorporar à sua prática educativa uma cultura de valorização dos recursos tecnológicos na área de comunicação e informação que passe a fazer parte do cotidiano.
O uso de recursos audiovisual é uma técnica privilegiada no ensino-aprendizagem, principalmente porque a escola estava em desvantagens em relação às tecnologias de mídia, com muitos alunos preparadíssimo e ligados ao mundo digital e muitos professores com certeza também chegarão lá..
O uso de recursos audiovisual é uma técnica privilegiada no ensino-aprendizagem, principalmente porque a escola estava em desvantagens em relação às tecnologias de mídia, com muitos alunos preparadíssimo e ligados ao mundo digital e muitos professores com certeza também chegarão lá..
hilda zp- Mensagens : 12
Data de inscrição : 16/06/2008
Re: O Audiovisual em Sala de Aula
Em meio a tantas novidades da era 'pós-moderna', precisamos mesmo aprender sempre e aventurar no mundo virtual. No entanto, muitos de nós já desenvolve excelentes trabalhos em sala de aula usando o vídeo, DVD, TV e programas variados. Conte-nos um pouco da sua experiência com esses recursos em sala de aula. Bjs curiosos....rosa escreveu:A todo instante as crianças e os jovens estão em contato com os meios de comunicação de massa, ficando, bem mais informados a respeito do manuseio das novas tecnologias que os próprios professores. É comum ouvir, no ambiente escolar, termos como telefone celular, tecnologia Bluetooth, mp5, computador, Internet, pen drive, blog, msn, orkut. É só colocar um aparelho novo nas mãos de um jovem e em poucos minutos ele desvenda os mistérios do “desconhecido”, o que não ocorre com o adulto, todo cheio de receio, medo de estragar, desconfigurar e, por aí vai. Acompanhar essa moçada com seu domínio das modernas tecnologias, é um “pouquinho complicado” mas a gente se esforça!!!! pois já estamos conscientes que devemos nos preparar, cada vez mais, para um processo de ensino que exige um preparo relativo ao domínio das novas técnicas que a tecnologia moderna vem desencadeando.
EuniceMaria- Mensagens : 80
Data de inscrição : 11/06/2008
Re: O Audiovisual em Sala de Aula
Concordo com você Hilda, precisamos correr para não ficar para trás. Mas, muitos professores dão show com essas tecnologias em sala de aula. E você, em que categoria se enquadra? Trabalha com filmes e outros recursos audiovisuais em sala de aula? Tem alguma experiência para partilhar conosco? Estou curiosa! Bjs.hilda zp escreveu:Transformações vêm ocorrendo nos diversos campos da sociedade, aliadas ao desenvolvimento tecnológico e na educação não é diferente, já é uma realidade. O professor está diante da necessidade de incorporar à sua prática educativa uma cultura de valorização dos recursos tecnológicos na área de comunicação e informação que passe a fazer parte do cotidiano.
O uso de recursos audiovisual é uma técnica privilegiada no ensino-aprendizagem, principalmente porque a escola estava em desvantagens em relação às tecnologias de mídia, com muitos alunos preparadíssimo e ligados ao mundo digital e muitos professores com certeza também chegarão lá..
EuniceMaria- Mensagens : 80
Data de inscrição : 11/06/2008
Era virtual
Como é bom conhecer as novas tecnologias que estão a serviço de todos os setores da nossa sociedade, principalmente as que estão a serviço da educação, para tornar as rotineiras aulas em aulas mais atrativas e interessantes, que possa prender mais a atenção dos nossos educandos, acostumados com este mundo virtual, colorido, divertido e apaixonante, porém não podemos perder a direção e nem o equilíbrio, temos que saber "preparar" estas aulas, trabalhando com seriedade e segurança, de forma que realmente haja aprendizagem.
Saibamos enovar onde é possível e necesserário, e conservar o que ainda não for possível mudar, pois queremos formar cidadãos completos, críticos e conscientes, prepardos para enfrentar o mundo lá fora, que é muito "real" , que tem muito de tecnologia séria, sem "colorido e diversão".
Mudar sim, com coerência e sabedoria, de maneira eficiente e eficaz, sem medo se ser feliz!!!
Saibamos enovar onde é possível e necesserário, e conservar o que ainda não for possível mudar, pois queremos formar cidadãos completos, críticos e conscientes, prepardos para enfrentar o mundo lá fora, que é muito "real" , que tem muito de tecnologia séria, sem "colorido e diversão".
Mudar sim, com coerência e sabedoria, de maneira eficiente e eficaz, sem medo se ser feliz!!!
Maria Margarida de Matos- Mensagens : 10
Data de inscrição : 17/06/2008
Re: O Audiovisual em Sala de Aula
EuniceMaria escreveu:Concordo com você Hilda, precisamos correr para não ficar para trás. Mas, muitos professores dão show com essas tecnologias em sala de aula. E você, em que categoria se enquadra? Trabalha com filmes e outros recursos audiovisuais em sala de aula? Tem alguma experiência para partilhar conosco? Estou curiosa! Bjs.hilda zp escreveu:Transformações vêm ocorrendo nos diversos campos da sociedade, aliadas ao desenvolvimento tecnológico e na educação não é diferente, já é uma realidade. O professor está diante da necessidade de incorporar à sua prática educativa uma cultura de valorização dos recursos tecnológicos na área de comunicação e informação que passe a fazer parte do cotidiano.
O uso de recursos audiovisual é uma técnica privilegiada no ensino-aprendizagem, principalmente porque a escola estava em desvantagens em relação às tecnologias de mídia, com muitos alunos preparadíssimo e ligados ao mundo digital e muitos professores com certeza também chegarão lá..
Última edição por Fábio Vergilio em Qui 04 Set 2008, 14:22, editado 2 vez(es)
Fábio Vergilio- Mensagens : 13
Data de inscrição : 17/06/2008
Idade : 57
Localização : Aparecida do Taboado - MS
O audivisual
A tecnologia hoje está sendo a base de quase tudo. Na educação não poderia ser diferente, com alunos cada vez mais exigentes, para incentivar e desafiar nossos alunos temos que usar de vários recursos. Depois de ver os links da atividade desta semana vi as enumeras fontes que o professor pode estar se baseando e até mesmo utilizando. Então, temos que olhar para frente e caminhar com essas tecnologias para atender as expectativas de nossos alunos.
Simone Aparecida Silva de- Mensagens : 19
Data de inscrição : 18/06/2008
Idade : 42
Localização : Costa Rica
Tecnólogia a serviço do Homem
Qual o ritmo de aprendizado que o educador ou outro profissional deve ter, frente às novas tecnologias?
A resposta é simples, espírito de procura e tempo. Espírito de procura eu tenho, agora tempo... Para mim as atividades do nosso curso tem servido para acelerar o meu ritmo de aprendizado e preparado para desvendar segredos e aplicações de qualquer instrumento tecnológico com o mesmo ritmo dos meus alunos.
O tempo de realização de uma tarefa seja ela na STE, ou de outra tarefa qualquer, desde sua análise, sugestão de realização e execução, está cada vez menor e isso é resultado da convivência de atividades tecnologias que contribuem para uma maior rapidez na execução das mesmas. Já usei recursos, como DVD, sala de tecnologias para enriquecer as minhas aulas, sei que não explorei um décimo de seus recursos. Com a disponibilidade de novos DVDs e experiências aqui adquiridas vou explorar ainda mais esses recursos. Quantas vezes um DVD, que insistia em não funcionar eu tive que pedir ajuda a algum aluno, ou acessar o menu de uma câmara digital e entender suas funções, já estou me virando sozinho. Meus filhos conheciam as funções do meu celular mais do que eu, hoje estamos quase iguais, mas como são rápidos. Já reclamei bastante do curso pela falta de tempo, hoje reclamo menos. Vou fazer um curso de educação fiscal, que iniciou dia 01/09/08, será mais um desafio para mim.
A resposta é simples, espírito de procura e tempo. Espírito de procura eu tenho, agora tempo... Para mim as atividades do nosso curso tem servido para acelerar o meu ritmo de aprendizado e preparado para desvendar segredos e aplicações de qualquer instrumento tecnológico com o mesmo ritmo dos meus alunos.
O tempo de realização de uma tarefa seja ela na STE, ou de outra tarefa qualquer, desde sua análise, sugestão de realização e execução, está cada vez menor e isso é resultado da convivência de atividades tecnologias que contribuem para uma maior rapidez na execução das mesmas. Já usei recursos, como DVD, sala de tecnologias para enriquecer as minhas aulas, sei que não explorei um décimo de seus recursos. Com a disponibilidade de novos DVDs e experiências aqui adquiridas vou explorar ainda mais esses recursos. Quantas vezes um DVD, que insistia em não funcionar eu tive que pedir ajuda a algum aluno, ou acessar o menu de uma câmara digital e entender suas funções, já estou me virando sozinho. Meus filhos conheciam as funções do meu celular mais do que eu, hoje estamos quase iguais, mas como são rápidos. Já reclamei bastante do curso pela falta de tempo, hoje reclamo menos. Vou fazer um curso de educação fiscal, que iniciou dia 01/09/08, será mais um desafio para mim.
Fábio Vergilio- Mensagens : 13
Data de inscrição : 17/06/2008
Idade : 57
Localização : Aparecida do Taboado - MS
Re: O Audiovisual em Sala de Aula
[quote="Fábio Vergilio"][quote="EuniceMaria"][quote="hilda zp"][justify]Transformações vêm ocorrendo nos diversos campos da sociedade, aliadas ao desenvolvimento tecnológico e na educação não é diferente, já é uma realidade. O professor está diante da necessidade de incorporar à sua prática educativa uma cultura de valorização dos recursos tecnológicos na área de comunicação e informação que passe a fazer parte do cotidiano.
O uso de recursos audiovisual é uma técnica privilegiada no ensino-aprendizagem, principalmente porque a escola estava em desvantagens em relação às tecnologias de mídia, com muitos alunos preparadíssimo e ligados ao mundo digital e muitos professores com certeza também chegarão lá..[/justify][/quote]Concordo com você Hilda, precisamos correr para não ficar para trás. Mas, muitos professores dão show com essas tecnologias em sala de aula. E você, em que categoria se enquadra? Trabalha com filmes e outros recursos audiovisuais em sala de aula? Tem alguma experiência para partilhar conosco? Estou curiosa! Bjs.[/quote][/quote]
O uso de recursos audiovisual é uma técnica privilegiada no ensino-aprendizagem, principalmente porque a escola estava em desvantagens em relação às tecnologias de mídia, com muitos alunos preparadíssimo e ligados ao mundo digital e muitos professores com certeza também chegarão lá..[/justify][/quote]Concordo com você Hilda, precisamos correr para não ficar para trás. Mas, muitos professores dão show com essas tecnologias em sala de aula. E você, em que categoria se enquadra? Trabalha com filmes e outros recursos audiovisuais em sala de aula? Tem alguma experiência para partilhar conosco? Estou curiosa! Bjs.[/quote][/quote]
Fábio Vergilio- Mensagens : 13
Data de inscrição : 17/06/2008
Idade : 57
Localização : Aparecida do Taboado - MS
Experiências audiovisuais em sala de aula!
Gosto muito de utilizar os recursos audiovisuais em minhas aulas, principalmente para o ensino fundamental, onde o aprendizado é mais difícil apenas ouvindo o professor, e no cursinho popular, no qual os alunos precisam de muito conteúdo, em pouco tempo, de uma forma fácil e simples de entender.
No ensino fundamental, para alunos do sexto e oitavo ano, utilizo vídeos, imagens e sons para facilitar a absorção e compreensão de conteúdos. Em minha disciplina, ciências, é vasto o conteúdo que permite esse tipo de recurso, o qual os alunos se identificam e prestam mais atenção nas aulas. Já no cursinho popular, preparo as aulas de biologia com apresentações em power point e incluo imagens e músicas sobre o assunto, a aula se torna mais dinâmica e os alunos captam mais as informações.
No ensino fundamental, para alunos do sexto e oitavo ano, utilizo vídeos, imagens e sons para facilitar a absorção e compreensão de conteúdos. Em minha disciplina, ciências, é vasto o conteúdo que permite esse tipo de recurso, o qual os alunos se identificam e prestam mais atenção nas aulas. Já no cursinho popular, preparo as aulas de biologia com apresentações em power point e incluo imagens e músicas sobre o assunto, a aula se torna mais dinâmica e os alunos captam mais as informações.
Enfim, creio que os professores devem se adaptar a essa nova realidade, pois, em épocas em que nossos alunos ficam cada vez mais desatentos e desinteressados, temos que criar alternativas para mudar essa tendência.
VitorApt- Mensagens : 19
Data de inscrição : 17/06/2008
Idade : 41
Temos que correr atrás!
Esta é uma pergunta que deveríamos saber responder. Todavia somos um tanto lento quanto a dinâmica de cores, sons e imagens. Nossos alunos estão bem a frente de nós. Mas temos que nos preparar e acompanha-los nestas novas tecnologias.
Para se ter uma idéia, quando utilizamos o giz na sua cor “Branca”, a lousa fica sem harmonia, não prende a atenção dos alunos. Agora quando colorimos a lousa, os alunos ficam perguntando o porquê daquela cor ali e daquela outra lá, e tudo mais. Então imagine se levarmos até os alunos as cores das imagens, os sons e movimentos.
É preciso se adequar a esta realidade para que nossas aulas não fiquem na mesmice, necessitamos evoluir para alcançar a velocidade da tecnologia. Não podemos parar no tempo. Temos utilizar recursos diferentes para que o aluno possa ficar vidrado e assim captar mais o conteúdo explorado pelo professor.
Para se ter uma idéia, quando utilizamos o giz na sua cor “Branca”, a lousa fica sem harmonia, não prende a atenção dos alunos. Agora quando colorimos a lousa, os alunos ficam perguntando o porquê daquela cor ali e daquela outra lá, e tudo mais. Então imagine se levarmos até os alunos as cores das imagens, os sons e movimentos.
É preciso se adequar a esta realidade para que nossas aulas não fiquem na mesmice, necessitamos evoluir para alcançar a velocidade da tecnologia. Não podemos parar no tempo. Temos utilizar recursos diferentes para que o aluno possa ficar vidrado e assim captar mais o conteúdo explorado pelo professor.
Jadir Alves Moreira Jr.- Mensagens : 14
Data de inscrição : 16/06/2008
Idade : 40
Localização : Aparecida do Taboado
Audiovisual
Eu, como professora do Ensino Fundamental, na área de ciências, sinto a necessidade de explorar diferentes recursos audiovisuais em sala de aula, que permitem ao aluno uma visão mais ampla, mais real e vivenciada dos conteúdos antes ministrados somente por meio de textos, livros ou exercícios no quadro negro. Sendo assim, vejo as seguintes vantagens: excelente qualidade do visual produzido; uso de cores; movimentação semelhante à vida real; bom para introdução ou resumo; traz um conteúdo para aula que seria muito difícil de outra forma. Entretanto pode ter também as seguintes desvantagens: custo; exige operador com prática; o “filme” é demorado e tende a distrair a turma. O uso de recursos como a televisão, videocassete, microcomputador e aparelho de som cria a oportunidade de o professor ter nas mãos soluções no momento exato da aula ou quando surgem dúvidas. Isso estimula o aluno à pesquisa e o adaptará a realidade e a globalização. Quer estejamos usando um computador, um retroprojetor, ou mesmo uma lousa, o que importa é o conteúdo a ser transmitido e não o recurso em si mesmo. Desse modo a sala de aula torna-se um canal de comunicação onde interagem aluno x professor e aluno x mundo, tal a diversidade de meios.
Maria Cláudia- Mensagens : 11
Data de inscrição : 17/06/2008
Idade : 47
Recursos Audiovisuais
Nós professores, temos que estar atentos as mudanças que ocorrem a nossa volta. Os nossos alunos não perdem tempo e nos provam a todo instante, que precisamos correr atrás do prejuízo. Raramente utilizo recursos audiovisuais em sala de aula, mas com este curso estou conseguindo entender o quanto isso se faz necessário para uma boa aprendizagem. Já consegui perceber o quanto eles se interessam pela aula na Ste e também o quanto estamos atrasados com relação à tecnologia. Temos que deixar o medo do novo de lado e seguir em frente, pois só assim, acredito eu, teremos uma educação de qualidade.
ivani- Mensagens : 17
Data de inscrição : 17/06/2008
Re: O Audiovisual em Sala de Aula
Concordo com você professora, pois o medo do novo às vezes nos afasta do conhecimento, mas com muito esforço e força de vontade chegaremos lá!!!rosa escreveu:A todo instante as crianças e os jovens estão em contato com os meios de comunicação de massa, ficando, bem mais informados a respeito do manuseio das novas tecnologias que os próprios professores. É comum ouvir, no ambiente escolar, termos como telefone celular, tecnologia Bluetooth, mp5, computador, Internet, pen drive, blog, msn, orkut. É só colocar um aparelho novo nas mãos de um jovem e em poucos minutos ele desvenda os mistérios do “desconhecido”, o que não ocorre com o adulto, todo cheio de receio, medo de estragar, desconfigurar e, por aí vai. Acompanhar essa moçada com seu domínio das modernas tecnologias, é um “pouquinho complicado” mas a gente se esforça!!!! pois já estamos conscientes que devemos nos preparar, cada vez mais, para um processo de ensino que exige um preparo relativo ao domínio das novas técnicas que a tecnologia moderna vem desencadeando.
ivani- Mensagens : 17
Data de inscrição : 17/06/2008
O USO DOS RECURSOS AUDIOVISUAIS
O uso dos recursos audiovisual, televisão, DVD, microcomputador e aparelho de som entre outros cria oportunidade de o professor explorar os conteúdos que muitas vezes no papel se tornam monótono, e com estes recursos os alunos tende a ter maior atenção e interesse.
Em minhas aulas sempre que possível utilizo o DVD e a STE para realizarem pesquisas e desenvolver trabalhos no Power Point, e isto tem contribuído no aprendizado.
Quando aviso que a aula hoje será na STE ou Sala de vídeo eles “vibram de alegria”. E a era digital, o mundo de nossos alunos, então queridos colegas vamos acompanhá-los e tentar estar sempre a “frente” das novas tecnologias.
Em minhas aulas sempre que possível utilizo o DVD e a STE para realizarem pesquisas e desenvolver trabalhos no Power Point, e isto tem contribuído no aprendizado.
Quando aviso que a aula hoje será na STE ou Sala de vídeo eles “vibram de alegria”. E a era digital, o mundo de nossos alunos, então queridos colegas vamos acompanhá-los e tentar estar sempre a “frente” das novas tecnologias.
Ana Paula da Silva Zorzan- Mensagens : 15
Data de inscrição : 16/06/2008
Idade : 51
Localização : Bataguassu
O AUDIOVISUAL EM SALA DE AULA
Recursos audiovisuais enriquem qualquer aula, mas nem sempre conseguimos utilizá-los para determinados conteúdos. Quanto mais recursos , que envolva os sentidos como a visão e a audição utilizarmos , maior capacidade de captar informações estaremos proporcionando aos nossos alunos. Porém temos que nos preparar bem, pois muitos de nossos alunos dominam diferentes meios tecnológicos e sem dúvidas sabem mais do que muitos professores. O sistema operacional Linux do meu computador, quem instalou foi um aluno do ensino médio, tenho outros alunos que quando tenho dificuldades em desenvolver alguma atividade utilizando por exemplo o windows movie maker peço ajuda a eles. Acho muito legal essa troca de conhecimentos , procuro sempre estar me interando de novas tecnologias por conta de não ficar ultrapassada e utilizá-las em minhas aulas.
Rosana Fanelli- Mensagens : 15
Data de inscrição : 19/06/2008
Idade : 64
Localização : Bataguassu
Audio visual na sala de aula.....
Gosto muito do uso de vídeos em sala e apresentações em power point projetadas na tela.
O tempo de giz e lousa tem que ser dividido com estas tecnologias, enriquece e ilustra muito nossas apresentações(aulas).
O que conteúdo que é muito abstrato(muitos não aprenderam a abstrair) ou depende muito da imaginação do aluno torna-se claro e de melhor compreensão quando passamos um filme ou slides (simulações) que representam o assunto abordado.
Grande beijo....
Dorothea
O tempo de giz e lousa tem que ser dividido com estas tecnologias, enriquece e ilustra muito nossas apresentações(aulas).
O que conteúdo que é muito abstrato(muitos não aprenderam a abstrair) ou depende muito da imaginação do aluno torna-se claro e de melhor compreensão quando passamos um filme ou slides (simulações) que representam o assunto abordado.
Grande beijo....
Dorothea
Recursos Audiovisuais
É indiscutível a importância dos recursos audiovisuais para ilustrar as apresentações de qualquer natureza. Uma apresentação que utiliza recursos audiovisuais tem todas as chances de assegurar a compreensão e a memorização dos principais pontos do tema discutido, por uma platéia atenta. Toda apresentação de conteúdo que faz uso de recursos audiovisuais necessita de discussões prévias, que orientarão os pontos a serem vistos e de discussões após a visualização, de modo a sedimentar na estrutura cognitiva dos alunos os novos conceitos. Uma boa maneira de trabalhar este último conteúdo acredito que seja através de atividades em grupo!!!!
MIREILLE
PARANAÍBA – MS
MIREILLE
PARANAÍBA – MS
Comentário...
Parabéns pelo comentário... Realmente nossos alunos hoje necessitam do uso de recursos audiovisuais em sala de aula para o interesse e a motivação façam-se presentes e que sejam fatores preponderantes a um bom aprendizado!! Bjs....Dorothea escreveu:Gosto muito do uso de vídeos em sala e apresentações em power point projetadas na tela.
O tempo de giz e lousa tem que ser dividido com estas tecnologias, enriquece e ilustra muito nossas apresentações(aulas).
O que conteúdo que é muito abstrato(muitos não aprenderam a abstrair) ou depende muito da imaginação do aluno torna-se claro e de melhor compreensão quando passamos um filme ou slides (simulações) que representam o assunto abordado.
Grande beijo....
Dorothea
MIREILLE
Ambientes Digitais e Suas Controvérsias
A grande revolução que o computador vem fazendo no processo de ensino-aprendizagem se dá ao fato dele ser capaz de ensinar, ainda que exista resistência por parte dos educando, criando controvérsias e com fusões devido à falta de informação e insegurança pensando na substituição pela máquina.
Na verdade o computador poderá sim provocar uma mudança de paradigma pedagógico.
O uso adequado das multimídias e o ambiente virtual podem enriquecer o ambiente de aprendizagem onde o aluno, interagindo com os objetos tem a chance de construir o seu conhecimento, onde ele é o construtor de seu próprio conhecimento. Este é o paradigma construcionista onde a ênfase está na aprendizagem e não no ensino.
O computador tem a finalidade de facilitar a construção do conhecimento fornecendo ambientes adequados respeitando a capacidade individual de cada aluno.
Finalmente o aluno está inserido em um contexto social e não está isolado de sua comum idade onde pode ser usado como fonte de suporte intelectual e afetivo.
Na verdade o computador poderá sim provocar uma mudança de paradigma pedagógico.
O uso adequado das multimídias e o ambiente virtual podem enriquecer o ambiente de aprendizagem onde o aluno, interagindo com os objetos tem a chance de construir o seu conhecimento, onde ele é o construtor de seu próprio conhecimento. Este é o paradigma construcionista onde a ênfase está na aprendizagem e não no ensino.
O computador tem a finalidade de facilitar a construção do conhecimento fornecendo ambientes adequados respeitando a capacidade individual de cada aluno.
Finalmente o aluno está inserido em um contexto social e não está isolado de sua comum idade onde pode ser usado como fonte de suporte intelectual e afetivo.
Re: O Audiovisual em Sala de Aula
Olá Fábio, fico feliz em saber que o curso tem lhe ajudado no trabalho com os recursos tecnológicos em sala de aula. Mais feliz ainda em perceber que está se apaixonando mais a cada novo conhecimento (espero não estar enganada..rs...). Realmente, o tempo é o que mais nos faz pecar nesse caminhar, no entanto, sempre conseguimos romper esta barreira. Abraços.Fábio Vergilio escreveu:Qual o ritmo de aprendizado que o educador ou outro profissional deve ter, frente às novas tecnologias?
A resposta é simples, espírito de procura e tempo. Espírito de procura eu tenho, agora tempo... Para mim as atividades do nosso curso tem servido para acelerar o meu ritmo de aprendizado e preparado para desvendar segredos e aplicações de qualquer instrumento tecnológico com o mesmo ritmo dos meus alunos.
O tempo de realização de uma tarefa seja ela na STE, ou de outra tarefa qualquer, desde sua análise, sugestão de realização e execução, está cada vez menor e isso é resultado da convivência de atividades tecnologias que contribuem para uma maior rapidez na execução das mesmas. Já usei recursos, como DVD, sala de tecnologias para enriquecer as minhas aulas, sei que não explorei um décimo de seus recursos. Com a disponibilidade de novos DVDs e experiências aqui adquiridas vou explorar ainda mais esses recursos. Quantas vezes um DVD, que insistia em não funcionar eu tive que pedir ajuda a algum aluno, ou acessar o menu de uma câmara digital e entender suas funções, já estou me virando sozinho. Meus filhos conheciam as funções do meu celular mais do que eu, hoje estamos quase iguais, mas como são rápidos. Já reclamei bastante do curso pela falta de tempo, hoje reclamo menos. Vou fazer um curso de educação fiscal, que iniciou dia 01/09/08, será mais um desafio para mim.
EuniceMaria- Mensagens : 80
Data de inscrição : 11/06/2008
Re: O Audiovisual em Sala de Aula
Vitor, professores precisam ter este perfil, o de aventurar e arriscar com o audiovisual na metodologia em sala. Parabéns pela sua ddidática! Aposto que os alunos correspondem à altura. Abraços.VitorApt escreveu:Gosto muito de utilizar os recursos audiovisuais em minhas aulas, principalmente para o ensino fundamental, onde o aprendizado é mais difícil apenas ouvindo o professor, e no cursinho popular, no qual os alunos precisam de muito conteúdo, em pouco tempo, de uma forma fácil e simples de entender.
No ensino fundamental, para alunos do sexto e oitavo ano, utilizo vídeos, imagens e sons para facilitar a absorção e compreensão de conteúdos. Em minha disciplina, ciências, é vasto o conteúdo que permite esse tipo de recurso, o qual os alunos se identificam e prestam mais atenção nas aulas. Já no cursinho popular, preparo as aulas de biologia com apresentações em power point e incluo imagens e músicas sobre o assunto, a aula se torna mais dinâmica e os alunos captam mais as informações.Enfim, creio que os professores devem se adaptar a essa nova realidade, pois, em épocas em que nossos alunos ficam cada vez mais desatentos e desinteressados, temos que criar alternativas para mudar essa tendência.
EuniceMaria- Mensagens : 80
Data de inscrição : 11/06/2008
Página 1 de 4 • 1, 2, 3, 4
Página 1 de 4
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|